LiaPandora

Membro
  • #Conteúdo

    26
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por LiaPandora

  1. Eu não me importo com algas ou caracóis, até porque tenho bótias que os comem e peixes que adoram algas, tenho medo é de doenças que a planta possa trazer, por isso prefiro fazer a quarentena à mesma. É que da primeira vez que comprei uma planta apenas a passei por água e uns dias depois tinha o aquário com íctio, não tenho a certeza a 100% que foi culpa da planta mas não quero arriscar.
  2. Obrigada Flaips, vou então desinfetar a planta e deixá-la de quarentena antes de a colocar no aquário.
  3. Obrigada, Álvaro. Vou confessar que estou um pouco reticente em relação à Lixívia, tenho medo que mate a planta. Penso que vou fazer como diz em relação ao Permanganato de Potássio e também vou deixá-la umas semaninhas de quarentena, por precaução. Já agora, o Sulfato de Cobre também elimina bactérias e doenças, para além dos caramujos e das algas?
  4. Olá João, Para mim foi assustador porque me dizimou o aquário, mas enfim, são águas passadas. Entretanto coloquei a planta sozinha num aquário com água tratada e uma bomba para fazer a água circular, vou então deixá-la assim durante 2 ou 3 semanas. De qualquer das formas, é necessário tratá-la com sulfato de cobre ou outra substância para eliminar bactérias que possam prejudicar a saúde dos peixes?
  5. Boas, Comprei uma Limnophila Heterophylla para o meu aquário já habitado por peixes. As minha dúvidas são as seguinte: Qual o método de quarentena/desinfeção mais eficaz, e devo de fazer quarentena durante quanto tempo? Após a leitura de alguns tópicos deparei-me com várias opiniões: - Água Oxigenada - Sulfato de Cobre - Permanganato de Potássio - Lixívia - Betadine Estou mais inclinada para o Sulfato de Cobre ou Água Oxigenada porque já os tenho. O meu problema não é com as algas e os caramujos, é somente com possíveis doenças que a planta possa trazer, das quais me quero livrar, como o assustador ÍCTIO! Deixo aqui algumas informações acerca do meu aquário que possam ser úteis: Litragem: 120Litros Temperatura: 26ºC Filtragem: 25w 240v Obrigada!
  6. Esperemos que sim, de qualquer das formas vou experimentar o remédio. Muito obrigada pela ajuda Flaips.
  7. O Black Spot supostamente provoca manchas pequenas, não sei se será porque as manchas do meu tetra são bem grandes e alastraram-se... Se fôr da velhice fico mais descansada Muito obrigada pelas dicas, Álvaro. Vou então tentar comprar o remédio e seguir o devido procedimento! Já vou dormir mais descansada ahah!
  8. Sim elas não são propriamente novas mas não sei se este problema tem a ver com a idade. Esperemos que tenha razão e que não seja contagioso...
  9. Boa noite Álvaro, Já fiz um TPA, ando a fazer com mais regularidade desde que reparei que o tetra não anda bem, mas não tenho notado melhorias. Vou então tentar comprar esse remédio. O que é que acha que possa ser?
  10. Boa noite JVHiggs, Duas delas tenho-as há quase 2 anos, e as outras duas (uma delas é esta que está doente) foram-me oferecidas, por isso não sei a idade delas mas sei que devem de ter à volta de 3 anos ou mais. Obrigada
  11. Olá Flaips, O aquário é de 120 litros, tem termostato (26ºC), fiz ainda hoje um teste ao ph (7.1) e não faço testes de amónia, nitratos e nitritos. Tenho 4 tetras viúvas Ele alimentava-se bem até hoje, ainda não o vi comer. Tenho medo que seja alguma doença contagiosa... Mas também tenho medo de o colocar num aquário hospital e que ele acabe por morrer. Não sei mesmo o que fazer. Obrigada
  12. O meu Tetra Viúva Negra começou a desenvolver uma espécie de mancha negra que se tem vindo a propagar e a intensificar por todo o corpo, incluindo num dos olhos, que está inchado e envolvido numa espécie de "fungo?" preto. Os olhos do peixe estão ligeiramente avermelhados, tem uma respiração ofegante, começou hoje a nadar à superfície, apareceu com as barbatanas roídas e não se alimenta desde hoje de manhã. O que poderá ser? Algum parasita, contaminação por amónia ou nitritos? É contagioso ou não? Já fui pesquisar na internet e nenhum diagnóstico bate certo com o que ele tem, pelo menos a meu ver. Gostava de ter mais ou menos uma ideia do que fazer. Se alguém me puder ajudar agradeço imenso! Como ele estava há cerca de 3 semanas atrás: Como está hoje: Atualização: O Tetra Viúva Negra acabou por morrer. Obrigada a todos pela ajuda.
  13. Bom dia, Tenho 4 tetras viúvas, 2 delas são coloridas e as outras 2, que são viúvas negras, começaram a desenvolver manchas pretas pelo corpo que parecem ser salientes. Será um fungo, uma doença, ou não é nada com que me deva preocupar? Estão assim há cerca de 3 semanas. Agradeço, desde já, ajuda no esclarecimento desta questão.
  14. Boas Álvaro, o objeto foi retirado do aquário imediatamente após o incidente. Até agora parece estar a correr tudo bem, mas caso infecte, o que devo de fazer? O meu aquário é de 120litros.
  15. Boa noite, o meu tubarão bicolor magoou-se num ornamento,(imediatamente retirado do aquário após o incidente), tendo ficado entalado no mesmo e, ao debater-se para tentar escapar, esfolou parte das escamas da barriga e do dorso. A minha dúvida é a seguinte, visto que não noto qualquer mudança no seu comportamento, continua o mesmo de sempre, a perseguir os outros peixes, e a comer normalmente, devo de fazer alguma coisa ou as escamas voltam a regenerar-se sozinhas? Atualização: O Tubarão Bicolor acabou por se regenerar sozinho sem ser necessário aplicar nenhum medicamento. Obrigada!
  16. Eu usei azul de metileno mas de nada serviu, os peixes acabaram por morrer, só sobreviveram 2, mas obrigada na mesma pela dica. Pois se calhar as plantas trouxeram essa doença, mas claro a culpa também foi minha que não as lavei devidamente antes de as colocar no aquário. Enfim, aprendemos com os erros.
  17. Não, apenas removi uma espécie de algodão que tinha nas raízes e coloquei a Anúbia no aquário juntamente com as bolas de marimo.
  18. Boas Alvaro. Realmente há mesmo muito por onde escolher, obrigada pela partilha da página. Também estou hesitante em colocar plantas porque li que o ideal é colocar primeiro as plantas e só depois os peixes, mas como já tenho o aquário com peixes não consigo seguir essa ordem. Cumprimentos
  19. Bom, assim já me sinto mais confiante em colocar plantas no aquário, irei então começar pelas mais simples. Muito obrigada pelos conselhos.
  20. Boas Álvaro Silva, Pois pelo que me foi explicado neste tópico, parece que o problema não estava de todo nas plantas. Em princípio irei colocar primeiro o musgo, e se tudo correr bem, quem sabe se não adiciono mais uma planta ou outra. Muito obrigada pelo esclarecimento, cumprimentos.
  21. Não, infelizmente só sobreviveram 2 peixes, entretanto ofereceram-me mais peixes e até agora tem corrido tudo bem. O termoestato e o filtro são novos e mais potentes, faço troca de água de 15 em 15 dias, limpo e mudo os filtros e também coloco um líquido para estabilizar a água. Tenho o aquário assim há cerca de 4 meses, será boa ideia começar já a adicionar plantas? E se sim, quais é que me aconselha a comprar?
  22. De facto a descrição dessa doença condiz com os sintomas que observei nos peixes. O termoestato deixou de funcionar e eu não dei por isso, e um guppy ficou com a barbatana traseira completamente comida. Então em princípio as plantas nada tiveram a ver com esta situação? Por acaso estava a pensar em atar musgo de java a um tronco ou uma pedra, mas como tive esta má experiência estou com algum receio que volte a acontecer por adicionar uma planta viva ao aquário.
  23. Olá, é precisamente isso mas no corpo todo e alguns peixes tinham buracos...
  24. Não coloquei a água do saco dos guppies nem das plantas no aquário. Sendo assim, é impossível a doença ter vindo com as plantas?
  25. Quando coloquei as plantas no aquário confesso que não as passei por água, e também não consegui remover por completo uma espécie de algodão que estava entranhada nas raízes. Em relação aos peixes, já estavam no aquário há pouco mais de 1 ano, à excepção de dois guppies que introduzi no aquário no mesmo dia das plantas.