Fluval Edge 23l - 1º aquário


Recommended Posts

 

Olá amigos da aquariofilia! Espero que não estejam já a revirar os olhos só de olhar para o título! Eheh

Depois de o meu filhote ter pedido "uns peixinhos", a vontade de ter um aquário voltou a surgir 🙂

Já antes de ele nascer tinha pensado nisto e cheguei a inscrever-me aqui no fórum quando fiz as minhas pesquisas (há uns bons anos) e já nessa altura, apesar de ser um aquário de kit, os meus olhos sempre me caíram para esta bonita peça.

 

Estou ciente de que é um aquário pequeno (logo mais difícil de manter), ainda por cima com apenas aquela abertura no topo que dificulta o acesso ao seu interior (como já pude constatar por mim próprio! Lol) e com um sistema de filtragem.......... de kit...

Junta-se a isto tudo a inexperiência do utilizador e poderá dar-se aqui uma catástrofe... Vou esforçar-me (mesmo!) para que tal não aconteça eheh

 

Começando pelo início:

- coloquei o substrato (simples, nada de fertilizantes) depois de o lavar muito bem e um tronco que, supostamente e de acordo com a senhora da loja, estaria pronto a ser utilizado...

49558371773_84b74d4c76_z.jpg

 

Confiei, deu raia... 1 dia depois de iniciar o ciclo, a agua estava cor de chá...

49558371698_301fe98085_z.jpg

 

Retirei o tronco, a água e voltei a encher com água nova.

49558867071_d8f2959c45_z.jpg

 

Estou neste momento a fazer o tratamento ao tronco de acordo com as indicações que li aqui no fórum e o ciclo do azoto está em andamento, sendo que o iniciei no dia 15/2, colocando alguma comida no interior do aquário (devo fazê-lo de 3 em 3 dias, correcto?).

Hoje comprei umas anúbias e dois musgos para ajudar à qualidade da água. Era para ter comprado logo tudo na mesma altura, mas a loja não tinha grande oferta e então deixei para uns dias depois.

49559104312_f64e2ef8e2_z.jpg

Penso que as anúbias se aguentarão sem substrato certo?

 

Estou neste momento a equacionar qual o termostato a comprar... A temperatura do escritório onde está o aquário, no inverno, não desce dos 17º.

É esta a temperatura que devo usar como referência para escolher a potência?

Ou seja, tendo em conta que precisarei de aquecer a água cerca de 10º para chegar a uma temperatura adequada à vida dos peixes, deverei optar por um termo de 50W, certo?

Qual me aconselham?

Neste momento a água está nos 18º, sem qualquer aquecimento.

 

Entretanto hoje já fiz uns testes da Será (tentei encontrar da Nutrafin, mas não havia no Bricomarche aqui da zona):

NO3 - 25

NO2 - 0

GH - >10ºd

KH - 10ºd

pH - 7,6 (pareceu-me entre o 7,2 e o 7,6)

Cl2 - 0

 

Peixes no horizonte - poucos eheh ainda estou a estudar as espécies e as suas características, mas agradam-me muito as Kuhli's (2 no máximo), os Endlers Guppy's e eventualmente 2 camarões para equipa de limpeza... Acham muita fauna para esta litragem?

 

E pronto, para já é só...

Desculpem-me as dúvidas de novato e agradeço desde já a vossa paciência para as esclarecerem.

 

Edited by EdiMC
Fotos adicionadas
Link to post
Share on other sites
  • Replies 103
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Eu na imagem não vi Anubias o eu me pareceu que eram Echinodorus,bem mas posso estar enganado,sobre os Guppy's sim podes só ter machos não há problema de haver a sim criação. O tronco fazer a águ

Boas EdiMC Já vi que gostas de arranjares formas de conseguires fazeres as coisa com um pouco de Diy( Faça voçê mesmo) talvez se conseguires colocares na ponta do sifão uma espécie de saco de pas

Olá a todos! Tenho andado com pouco tempo para vir aqui. Já introduzi algumas mudanças no layout do aquário para tentar que os Neons se mostrem um pouco mais, mas vou fazer mais. Podem ver n

Posted Images

Boas EDIMC

Começo pelas Anubias não as podes enterrar,mas podes atar a um tronco ou pedra,porque se o Rizoma for enterrado a planta acaba por morrer,o mugo também e atado ao tronco ou pedra,mas podes colocares fetos de Java e outras plantas de baixa manutenção.

Termostato de 50w dá muito bem para esse aquário colocas a 25 graus fica ótimo.

Agora sabes que esse aquário e muito pequeno e ao colocares Guppy's ,sabes que eles a ter filhos são piores que os coelhos,o que quer dizer que em pouco tempo tens o aquário super lotado,umas Kuhli's tudo bem,uns camarões Amanos para comer algas e mais uns que seijam em adultos peixes muito pequenos.

Saudações 

Link to post
Share on other sites

Obrigado @Alvaro Silva!

Bom, então as Anúbias não podem ficar como na imagem... ☹️ 

A ideia em relação aos musgos era colocar no tronco, sim... mas só quando ele estiver pronto.

Em relação aos Guppy's, essa é exactamente a minha preocupação. Não é possível ter só machos?

A minha ideia era alcançar algo deste género:

 

Aconselha algum termo em específico?

Não me importo de pagar um pouco mais se isso significar maior qualidade/durabilidade...

Edited by EdiMC
Link to post
Share on other sites

Eu na imagem não vi Anubias o eu me pareceu que eram Echinodorus,bem mas posso estar enganado,sobre os Guppy's sim podes só ter machos não há problema de haver a sim criação.

O tronco fazer a água ficar cor de chá não faz mal nenhum isso são os taninos do troco,e com o tempo o filtro acaba por limpar a água.

Saudações  

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Boas,

Diria que essas Cryptocorynes de trás vão crescer muito para a altura desse aquário. Do lado direita à frente, as plantas não serão fetos de java?

Conheço esses aquário e dão um efeito muito bom para o tamanho que têm.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
Eu na imagem não vi Anubias o eu me pareceu que eram Echinodorus,bem mas posso estar enganado,sobre os Guppy's sim podes só ter machos não há problema de haver a sim criação.

O tronco fazer a água ficar cor de chá não faz mal nenhum isso são os taninos do troco,e com o tempo o filtro acaba por limpar a água.

Saudações  

 

Será que me venderam gato por lebre?

Eu perguntei na loja se tinham Anubias e venderam-me estas... Sendo noviço nestas andanças, não me admirava nada lol

 

Sim, sei da questão dos taninos, mas obrigado pela chamada de atenção ;)

 

 

P. S. O meu aquário é o que está nas imagens do primeiro post, não o que está no vídeo... O que está no vídeo é que serviu de inspiração eheh

Link to post
Share on other sites
há 25 minutos, EdiMC disse:

Será que me venderam gato por lebre?

Eu perguntei na loja se tinham Anubias e venderam-me estas... Sendo noviço nestas andanças, não me admirava nada lol

Sim, as das fotos são anubias. Desculpa, mas como vi o video pensei que era o teu... 

Podes usar anubias, mas convém que o rizoma não esteja enterrado, apenas as raízes é que podes enterrar. Senão agarradas as anubias ao tronco que fica bem. O tronco podes ferver bem dentro de uma panela para libertar o máximo de taninos possível. Eu gosto do efeito dessa cor, mas se não ferveres o tronco há-de libertar tanto que nem vês nada lá dentro.

Link to post
Share on other sites
Sim, as das fotos são anubias. Desculpa, mas como vi o video pensei que era o teu...  Podes usar anubias, mas convém que o rizoma não esteja enterrado, apenas as raízes é que podes enterrar. Senão agarradas as anubias ao tronco que fica bem. O tronco podes ferver bem dentro de uma panela para libertar o máximo de taninos possível. Eu gosto do efeito dessa cor, mas se não ferveres o tronco há-de libertar tanto que nem vês nada lá dentro.

 

Sem problema! Ok, fico mais descansado assim! ;) como o[mention=6206]Alvaro[/mention] Silva tinha também feito o reparo, comecei a ficar na dúvida :)

 

Nos comentários comentários do vídeo a questão do crescimento enorme daquelas plantas aparece várias vezes (confirmado pelo dono do aquário). Ele até diz que tinha de as estar a podar frequentemente e que iria trocar por umas de crescimento mais lento...

 

O que está dentro desse aquário é:

Cobras kuhli (uma é kma Weather loach)

Fancy guppies

Cobra endlers

Ghost shrimps

Java fet

Bleheri

Anubias

 

Sem CO2, sem substrato, sem fertilizante, sem termo (pelos vistos o quarto era bastante quente e a água mantinha-se a uma temperatura ideal para os peixes).

 

 

Link to post
Share on other sites
há 1 hora, EdiMC disse:

Sem problema! Ok, fico mais descansado assim! 😉 como o[mention=6206]Alvaro[/mention] Silva tinha também feito o reparo, comecei a ficar na dúvida 🙂

Pois... olha que agora fiquei na dúvida... tira uma das plantas fora e vê se são de rizoma. Se não tiver rizoma então o Álvaro tem razão e são as mesmas do vídeo.

Link to post
Share on other sites

Que confusão xD Eu acho que estão a baralhar o aquário do EdiMC com o do vídeo.

O teu aquário tem 3 pés de anúbias e duas bolas de cladophora.

As anúbias devem ter o rizoma desenterrado e uma curiosidade a cladophora é uma alga e não uma planta.

 

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

É isso mesmo @Brunomcc2000

O meu aquário é o que está nas imagens antes do vídeo.

O do vídeo só serve/serviu de inspiração.

 

Mais logo já vou averiguar do rizoma (tenho ideia que têm). Vou comprar umas pinças longas para não estar a mexer na água novamente...

 

E em relação ao termostato?

Cheguei a comprar um Fluval Série E (o E50), mas como é o meu primeiro aqua, fiquei com a sensação de que ficava com o topo muito fora de água e tive receio que queimasse... Não deveria ficar totalmente submergido?

E depois há outra: para caber na vertical (que era como o queria colocar por questões estéticas), ele vai ocupar parte da abertura, o que certamente que irá dificultar (ainda mais!) o acesso ao interior...

Gosto da funcionalidade e do facto de dispensar a utilização de termómetro, que é mais uma peça dentro do aquário...

Edited by EdiMC
Link to post
Share on other sites

Boas EdiMC

Sabes quando eu te dei a primeira resposta e não vi nenhuma fotos tuas elas só apareceram depois,e ai sim efectivamente no teu aquário o que tens são Anubias,o que no video não eram,foi por esse motivo que eu te dei a resposta que dei.

Saudações 

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
Boas EdiMC
Sabes quando eu te dei a primeira resposta e não vi nenhuma fotos tuas elas só apareceram depois,e ai sim efectivamente no teu aquário o que tens são Anubias,o que no video não eram,foi por esse motivo que eu te dei a resposta que dei.
Saudações 
Sem problema! Agradeço a ajuda!
  • Like 1
Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

Olá!

Bom, então o aquário continua a ciclar (tenho acrescentado um pouco de comida a cada 3 dias) e o tronco está de molho em água salgada.

Em relação ao tronco, uma vez mergulhado é só ir repondo a água que evapora para o manter submerso, certo? Não é preciso andar a trocar de água de X em X tempo pois não?

 

Entretanto acrescentei mais uma Anubia, mas por azar aconteceu-me um imprevisto e não pude colocá-la logo e teve de ficar de um dia para o outro fora de água... Coloquei-a numa taça com a raiz submersa para não secar totalmente, mas algumas folhas começaram a ficar escuras nas pontas... Aparei-as e coloquei então dentro do aquário, mas tem vindo a piorar... Será também excesso de luz? Elas não apanham luz directa/intensa durante o dia... As que coloquei primeiro estão impecáveis...

 

Os valores dos testes mantêm-se mais ou menos iguais... O NO3 ainda não desceu (mantém-se nos 25) e o pH mantém-se nos 7.6...

 

Ando a ver se escolho um termostato mas não está fácil...

Queria uma coisa que não me estragasse a estética do aquário e também não pode ser muito grande porque o aquário não é muito alto...

Estou neste momento indeciso entre um Eheim Jager 50, um Fluval M50 e um Fluval E50 (este é o maior e mais volumoso dos 3).

Também vi os Hydor Theo pelo tamanho, mas não conheço a marca para poder decidir se é fiável ou não...

Link to post
Share on other sites

Boas EdiMC

Podes ir para o Hydor,nunca tive mas já li que é bom.

 

Saudações 

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Obrigado! A ver o que se arranja... 

Ficam fotos das manchas nas Anubias

49618789111_f5a9b9eca2_c.jpg

49618789351_77a89bed03_c.jpg

 

 

Link to post
Share on other sites

Boas EdiMC

Essas Anubias não podem estar enterradas uma vez que o Rizoma estando enterrado acaba por ficar podre e a planta morre,tens que atares a uma pedra ou tronco,mas se quiseres colocares no solo,tens que deixar o Rizoma fora do substrato.

Saudações

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Depois de me terem avisado já as puxei (literalmente) todas para cima ;) só têm as raízes enterradas...

As primeiras que coloquei estão bem, estas duas é que estão a ficar assim...

Lá está, começou depois daquele imprevisto que mencionei e depois continuou já dentro do aquário...

 

 

Link to post
Share on other sites
On 02/03/2020 at 19:12, EdiMC disse:

Estou neste momento indeciso entre um Eheim Jager 50, um Fluval M50 e um Fluval E50 (este é o maior e mais volumoso dos 3).

Também vi os Hydor Theo pelo tamanho, mas não conheço a marca para poder decidir se é fiável ou não...

Eu sempre usei Eheim, mas agora já não são tão fiáveis. Experimentei os Sicce, além de mais baratos e mais pequenos, são muito fiáveis na temperatura. Tenho 2 e não falham. Um deles inclusivé no meu aquário de recife. Sinceramente só experimentei porque na loja usam em todos os aquários. 

Edited by brunofasoares
  • Like 1
Link to post
Share on other sites
Posted (edited)

Obrigado pela dica! Vou espreitar!
Permitem regulação de temperatura ou são de temperatura fixa?
 

Edited by EdiMC
Link to post
Share on other sites

Boas

Quanto aos termostatos também tens os da marca Aquael. Um dos nosso moderadores, o @Tozé Nunes, sugeriu este num outro tópico: o Aquael Platinium 50w.  Agora quanto ao preço não te sei dizer se serão mais baratos ou mais caros que os Sicce.

Eu tenho um Eheim 50w mas, confesso que gostaria de ter um de tamanho mais pequeno. Num aqua de 30L (o meu) é mais difícil de esconder. Penso que os Aquael são um pouco mais pequenos que os Eheim mas não tenho a certeza.

 

Edited by bettaa
  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Pois[mention=71424]bettaa[/mention], a minha questão é exactamente essa: tamanho. Como este Edge é pequeno, não queria lá pôr um trambolho dentro...

Os Cobalt parecem-me os ideais, mas são caríssimos!

Vou analisar também os Aquael, obrigado

 

Link to post
Share on other sites

EdiMC vê o vídeo do Aquarium Co-op sobre termostatos, eu gostei bastante deste vídeo porque fala em coisas que nunca tinha pensado antes ao olhar para um termostato, acho que te vai fazer ter outra ideia sobre qual o termostato ideal para o teu aquário é claro que em termos estéticos um pequeno é sempre mais bonito no entanto o termostato tem outros propósitos/benefícios que são postos em causa quando se reduz o tamanho do termostato:

https://www.youtube.com/watch?v=8u2IwRgHZCU

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.