Fluval Edge 23l - 1º aquário


EdiMC

Recommended Posts

há 21 minutos, EdiMC disse:

Um ou dois Red Cherry's é a minha próxima adição, já estão na lista há algum tempo 😉
 

Eu punha pelo menos 6 a 10. 1 ou 2 até num copo de água só com musgo dá para os ter... Em termos de carga biológica fazem mais bem do que mal.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estão encomendados! ;) a ver se chegam rápido...

Já voltei a colocar o tronco no aquário, depois de o ter lavado e esfregando. Vamos ver quanto tempo vai demorar a aparecer outra vez a "nuvem"... É incrível como aquilo apareceu literalmente da noite para o dia!

 

Edit: encomendados às 15h e já foram enviados! Excelente serviço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

Já introduzi os camarões no aquário mas agora estou com um problema... mas já lá vamos!

 

Começando pelo início, depois de ler várias coisas sobre como adicionar os invertebrados e de reunir várias opiniões, optei por fazer o gota a gota e depois a aclimatização dos mesmos à temperatura do aquário usando a técnica do saco. Correu bem e não identifiquei qualquer problema com os camarões.

 

Inicialmente um ou outro Neon mais atrevido ainda se aproximou deles, mas depois cada um foi à sua vida... Pelo menos no início! É que no dia a seguir, já só vi 3 dos 6 camarões... Das duas uma: ou estão bem escondidos ou foram comidos.

Só ainda não vi no meio da matéria filtrante porque não tive tempo, mas no tubo do filtro também não estão...

 

Antes de os introduzir fiz uma TPA, limpei tudo (não se preocupem, mexi pouco nas cerâmicas e na esponja do filtro), tirei o saco de carvão e coloquei mais um de cerâmicas.

Aproveitei e tirei também o suporte do filtro e limpei tudo, bem como todas as ventosas (termómetro e termostato) e o rotor da bomba. Vidros também limpos por dentro.

 

Ah! E o Purigen vai ser regenerado... Está todo castanho como se pode ver na foto.

Não consegui encontrar lixívia a 8.25% como sugere a marca, mas espero que a que comprei faça o trabalho apesar de ter uma concentração bem inferior (2 ponto qualquer coisa).

780410ac8f91de2cfe35a2b290ad47ae.jpg&key=df89ec890ce5e8db9e4eb3e1ee4b3476c30fc29585458412ff23cfe319f12c06

 

 

Agora o (provável) problema:

Os Neons começaram a fazer umas fezes alongadas... Estão todos assim

Coisas em que pensei:

1. Tenho estado a alimentá-los com uns flocos, mas entretanto decidi experimentar outros...

2. Reparei que eles começaram a alimentar-se da tal substância tipo algodão que surgiu no tronco mais recente...

3. Terá sido de terem comido os camarões?

9c5c3af0a8a268341118079428382328.jpg&key=82803057cd549114866e394388d866bef3828525294caac04bae196981d996ec

 

5602e9144fd739d0003bc0f7135f2ef0.jpg&key=80de9518d7fe666e972cb17d77ee76aa7656431684eed6cc6f5b726e57f73ff0

 

Será algum parasita intestinal?

Eles continuam com cores vivas, enérgicos e a alimentar-se...

Obrigado!

 

 

Edit: encontrei os sacaninhas!!! Afinal estavam mesmo por baixo do cesto que tem a matéria filtrante! Estavam lá 4!

Tenho mesmo de mandar vir o pré-filtro.

 

Entretanto já aprendi mais qualquer coisa em relação ao processo de regeneração do Purigen.

Resultou, está branquinho, mas notava um odor que parecia urina de gato... A minha mulher disse que lhe cheirava a peixe... Como é a primeira vez que estou a fazer isto, tive receio que fosse algum resquício de lixívia que, misturada com o material, deitasse aquele cheiro. Mas não, é mesmo o cheiro do Prime!

 

No fórum da marca pode encontrar-se esta resposta:

"If after regenerating Purigen, it is has a detectable chlorine/bleach smell, you need another Prime bath since that indicated that there is some bleach left over in the Purigen. Simply rinsing it in water will not ensure that the bleach will be removed. Ideally, after the regeneration process, Purigen should have a fishy or sulfury smell."

 

Editado por EdiMC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu desisti de comprar néons e cardinais... a reprodução em massa está a torná-los muito débeis e sensíveis. Normalmente, se não começo a fazer tratamentos logo que os recebo, 2 semanas depois já estão todos mortos. E isto não me acontece com mais peixes nenhuns. 

Os camarões são assim. Mesmo com pré filtro não os vês a toda a hora. Antes de desmantelar um aquário que tinha, pensava que tinha aí uns 20 ou 30 camarões lá dentro. Acabei por apanhar quase 100... por isso é que te disse para comprares mais alguns! 😅

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já parece que se estão a aguentar... Vamos ver...

Lol se eu não visse os camarões mas eles estivessem escondidos dentro do aquário, tudo bem. Mas os sacanas foram sugados e estavam num compartimento por baixo do cesto que tem a matéria filtrante (já estava mais ou menos a contar com isto porque já tinha lido sobre casos semelhantes do pessoal que também tem um Edge). Dali não conseguem voltar ao aquário, tenho mesmo de lá ir buscá-los.
O pré-filtro sempre evita que sejam sugados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro pré-filtro metálicos... as esponjas normalmente entopem muito fácilmente. Tipo estas:

s-l1600.jpg

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já arranjei uma solução provisória: agarrei num saco de filtro e fiz uma carapuça à medida do tubo.

Não está a coisa mais bonita do mundo, mas cumpre a função e permite a passagem de detritos na mesma. Acho que vou tentar arranjar um saco igual mas de cor preta e resolvo assim. Não ocupa espaço nenhum, fica discreto e resolve o problema.

À pala disto já perdi 4 camarões :( Sobram 2, a ver se os consigo manter!

 

Hoje consegui dar-lhes uns sticks da Amtra. Tenho de o fazer usando a pinça e largá-los mesmo à frente deles senão os Tetras roubam tudo lol

 

Aquela substância branca é que continua a aumentar :(

 

 

 

43eac9decc1a607df968b4a783f61862.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... Mais uma fatalidade... Mais um camarão! Já só tenho um... Aconteceu do nada...

Estavam ambos com boa cor, não notei qualquer alteração na movimentação deles, activos... De manhã, estava um no fundo do aquário...

 

Os peixes estão todos bem! Parece que aquela situação das fezes estará resolvida.

 

Entretanto tenho andado a testar umas ideias para ver se consigo limpar o areão... Construí um sifonador com bomba de ar e pedra difusora, mas não funcionou.

Estou prestes a desistir!

O próximo passo é tentar com uma bomba de água...

É realmente um exercício de paciência tentar limpar este aquário :(

Se alguém tiver alguma ideia de como limpar o fundo, agradeço...

Já agora aproveito para perguntar: há problema de se movimentar o areão? Não poderá levar a picos de amónia por se estar a remexer o areão e a matéria que se vai depositando e infiltra do nele?

 

Obrigado!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, EdiMC disse:

Bom... Mais uma fatalidade... Mais um camarão! Já só tenho um... Aconteceu do nada...

Estavam ambos com boa cor, não notei qualquer alteração na movimentação deles, activos... De manhã, estava um no fundo do aquário...

Tens a certeza que não é só uma "casca" (não sei qual é o termo que se usa em português para isto)? Eles quando mudam de casca podem pregar um susto, porque sai tudo inteiro e pode parecer um camarão morto.

Os camarões podem ser muito sensíveis ao transporte e à aclimatização... e alguns chegam a sobreviver 1 ou 2 semanas, mas depois morrem sem explicação.

 

há 2 horas, EdiMC disse:

Já agora aproveito para perguntar: há problema de se movimentar o areão? Não poderá levar a picos de amónia por se estar a remexer o areão e a matéria que se vai depositando e infiltra do nele?

O problema não são picos de amónia. No areão/substrato, por haver pouco oxigénio, normalmente há denitrificação anaeróbica, ou seja, há uma "conversão" de Nitratos (NO3) para gás de Nitrogénio (N2), que é tóxico. Daí vermos bolhas ou bolsas de ar no substrato em alguns aquários. Mas isto geralmente demora muito tempo para começar a acontecer (praí uns 6 meses ou mais nalguns casos, para as bactérias anaeróbicas se começarem a desenvolver).

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso já tenho[mention=6206]Álvaro Silva[/mention] ;)

 

O que eu tenho estado a tentar magicar é uma maneira de sifonar, filtrar e simultaneamente devolver a água ao aquário.

É que como o aquário é de tão pouca litragem, mal começo a sifonar, pouco tempo depois já retirei a quantidade de água necessária para fazer a TPA. Não dá para limpar quase nada...

Se quiser continuar a limpar o areão, tenho de parar, voltar a colocar a água no aquário e continuar o processo. Over&over again, até estar tudo limpo...

 

Claro que para poder fazer isto, tenho de colocar lã no sifão para que os detritos lá fiquem retidos.

(já agora pergunto: há algum problema em fazer isto? Ou depois de retirada a água, não devo voltar a colocar no aquário?)

 

Tendo a água a retornar ao aquário simultaneamente, ficava à vontade para poder limpar, sem estar preocupado com o tempo que pudesse demorar...

 

Basicamente é algo como isto:

 

 https://youtu.be/qkfYFVTOHgk

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas EdiMC

Já vi que gostas de arranjares formas de conseguires fazeres as coisa com um pouco de Diy( Faça voçê mesmo) talvez se conseguires colocares na ponta do sifão uma espécie de saco de passar o café dei para ao mesmo tempo que estas a limpar o substrato a água acaba por cair dentro outra vez no aquário,não sei se me fiz compreender.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/05/2020 at 11:25, EdiMC disse:

Bom... Mais uma fatalidade... Mais um camarão! Já só tenho um... Aconteceu do nada...

Estavam ambos com boa cor, não notei qualquer alteração na movimentação deles, activos... De manhã, estava um no fundo do aquário...

A mim também aconteceu o mesmo. Em fevereiro comprei 6 camarões Amano (Caridina Japonica) e no espaço de 5 dias desde que os coloquei no aqua, morreram todos e até hoje não sei o motivo...

Editado por bettaa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas EdiMC Já vi que gostas de arranjares formas de conseguires fazeres as coisa com um pouco de Diy( Faça voçê mesmo) talvez se conseguires colocares na ponta do sifão uma espécie de saco de passar o café dei para ao mesmo tempo que estas a limpar o substrato a água acaba por cair dentro outra vez no aquário,não sei se me fiz compreender. Saudações

 

 

 Sim, foi o que testei exactamente há dois dias. Mas não funcionou porque usei uma air stone para criar sucção.

Deveria funcionar, mas não consegui. Nos vídeos do YouTube parece tão fácil! Eheheh

 

Mas entretanto já arranjei uma outra geringonça e até consegui limpar bastante porcaria do areão! Adaptei uma bomba de transferência manual... cortei o tubo de aspiração a meio, coloquei uma rede para o areão não ser sugado e coloquei o saco no final do tubo para fazer a filtragem. Mesmo sendo um saco com uma malha super fina, passou bastante material como se vê na foto

2943da3c809fe282d73bcfa5e1f36696.jpg&key=010c3d2dbde1c083a63c13212106c65a8b4d89211a95933d1fb38fd0f281e6ef

 

 

Mas lá está, tive de sifonar, parar e voltar a colocar a água "limpa" para dentro do aquário. Apesar de tudo só tive de o fazer 2 vezes porque a aspiração é lenta.

E no fim a água ficou bem mexida, o que não me agradou muito porque tenho algum receio de prejudicar os peixes...

83db526158a070ab61b8758e436014b6.jpg&key=a5afed2d86e4dd6b596d7e7f7749ac569be4fb47f09f1cf92e3922cdc6b3c83a

 

 

Mas já assentou tudo e a água parece-me mais limpa do que estava. Brevemente faço o mesmo e faço a TPA semanal.

 

Ainda vou comprar a bomba de água para repor a água simultaneamente ;)

 

Cumprimentos

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá pessoal!

Já há algum tempo que não postava 🙂 para já tudo está estável e os peixes estão bem de saúde! (knock on wood!)

Não tive mais nenhuma perda para além dos camarões e aquela situação dos cocós também passou. O tronco que ganhava os fungos é que me parece que brevemente o vou retirar...

Agora que se aproximam as férias estou aqui a pensar como irei fazer em relação à água que evapora (em relação à comida está tratado)... Sei que há sistemas automatizados que repõem a água, mas preferia fazer algo mais caseiro, pois será algo temporário e não queria estar a gastar mais dinheiro por agora... o que me aconselham?

Obrigado!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 2 exemplos para ti.

O mais simples é uma garrafa de água ao contrário...

 

Mas há outras formas

 

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @João Cardoso (Kadoxu)! Vou ver da melhor maneira, mas a primeira era aquela em que já tinha pensado 😉

 

Fica uma foto do novo layout... tive de retirar aquele tronco do lado esquerdo porque estava sempre cheio de algas. Não está nada de extraordinário, mas até acabei por gostar da composição

 

50166909528_bdc09494f2_k.jpg

Cumprimentos a todos!

Editado por EdiMC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom, tenho a reportar que o alimentador automático funcionou às mil maravilhas (2 semanas fora e o ícone da bateria nem sequer mexeu!), com alimentação diária, duas rotações.
O auto top off também funcionou, mas 33cl é pouco. Para a próxima tenho de usar uma de 50cl.

Com muita pena minha tive uma perda 😞 um dos neon's saltou para fora do aquário... Tenho de arranjar uma forma de colocar uma rede ou algo parecido no topo quando me ausentar por períodos grandes.

De resto, tudo ok! Uns dias antes andei a testar se seria possível deixar o termostato desligado e como a temperatura mantém-se constante nos 26º, optei por deixar desligado.

294ce8f7088e1c6b04d395cfead803d3.jpg
 

Editado por EdiMC
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, EdiMC disse:

Bom, tenho a reportar que o alimentador automático funcionou às mil maravilhas (2 semanas fora e o ícone da bateria nem sequer mexeu!), com alimentação diária, duas rotações.
O auto top off também funcionou, mas 33cl é pouco. Para a próxima tenho de usar uma de 50cl.

Com muita pena minha tive uma perda 😞 um dos neon's saltou para fora do aquário... Tenho de arranjar uma forma de colocar uma rede ou algo parecido no topo quando me ausentar por períodos grandes.

De resto, tudo ok! Uns dias antes andei a testar se seria possível deixar o termostato desligado e como a temperatura mantém-se constante nos 26º, optei por deixar desligado. 294ce8f7088e1c6b04d395cfead803d3.jpg

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk
 

Boas 

Gostei desse alimentador automático. Eu nunca usei mas se calhar nos próximos tempos tenho de considerar comprar um.

Qual o modelo/marca do que tens?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A marca é Zacro. Comprei na Amazon, baseado nas reviews. É impecável. Também há uma versão sem ecrã, mas optei por este pela facilidade de ver as programações.

Super silencioso, funciona a bateria.

 

https://www.amazon.es/zacro-Alimentador-autom%C3%A1tico-dosificador-alimentaci%C3%B3n/dp/B07R5NWTW6/ref=mp_s_a_1_1?dchild=1&keywords=zacro+pesces&qid=1599173037&sr=8-1

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, EdiMC said:

A marca é Zacro (...)

Obrigado pela informação. Eu tenho um da Eheim , mas nunca me satisfez totalmente. pela imprecisão

Penso que irei investir nesta opção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, EdiMC disse:

A marca é Zacro. Comprei na Amazon, baseado nas reviews. É impecável. Também há uma versão sem ecrã, mas optei por este pela facilidade de ver as programações.

Super silencioso, funciona a bateria.

 

https://www.amazon.es/zacro-Alimentador-autom%C3%A1tico-dosificador-alimentaci%C3%B3n/dp/B07R5NWTW6/ref=mp_s_a_1_1?dchild=1&keywords=zacro+pesces&qid=1599173037&sr=8-1

Obrigada! Vou ver com toda a atenção. Mas ainda tenho um problema. O meu peixe é um Betta e para lhe dar de comer eu desligo o filtro de mochila porque se não o fizer, a comida não fica parada e ele não consegue comer.

Se calhar vou a analisar a hipótese de colocar um temporizador no filtro para se desligar, por exemplo, por 30 minutos e em simultâneo com a hora do doseador de comida.

Obrigada😉

Editado por bettaa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim consegues fazer sem qualquer problema. Nem precisas de ter o filtro tanto tempo parado. Como ambos terão a mesma hora e minutos como referência, basta um período temporal de 10/15m. Em quanto tempo costuma ele alimentar-se?

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.