• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Recommended Posts

Numa das várias idas a lojas aquáticas, os mais pequenos lá de casa começaram a achar piada à "camaroada".
Eu que nem estava muito virado para isso, lá fui convencido e arranjou-se um pequeno aquário para ver se isto tem pernas para andar.
 

O aquário é este: https://www.aquatlantis.com/pt/products/funny-fish-35.html  que já vem com um filtro interno incluído.

Agora precisava da vossa ajuda em diversos pontos, tendo em conta que será tudo numa versão low-tech:

1. Aquário: 35x18x25 (16L)
2. Iluminação: Não tem
Não sei o que colocar aqui dada a pequena dimensão do aquário. Se não tiver a tampa fechada os poucos litros de água vão evaporar muito rápido.

3. Filtragem: Filtro interno TC-200 ( https://www.aquatlantis.com/pt/products/tc-200.html/ )
Já vinha incluído no aquário. É bem pequeno, faz 175L/h,  e tem uma pequena esponja azul e um pequeno cesto com carvão activado. Vou tirar o carvão e tentar colocar alguma coisa de Siporax mini. 
Será suficiente o uso deste filtro? 

4. Aquecimento: Não tem
Penso que seja necessário e terá de ser um bem pequeno. 25W chegam certo?

5. Hardscape: Para já apenas um pequenino tronco Red Moor

6. Substrato: Não tem
O que me aconselham aqui?

7. Fauna: Não tem 
Inicialmente serão apenas Red Cherry's.

8. Flora: Não tem 
Sei que vou colocar Musgo. O que mais aconselham tendo em conta que não vai haver co2?

Obrigado desde já.
Mais sugestões serão sempre bem vindas! 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

Acho que para camarões esse filtro esta bom,e claro que umas tpa,s pelo meio faz toda a diferença,podes colocar o musgo,umas anubias nana petite,sobre o aquecimento sim um termo 25w chega,sobre substratos não precisas de um substrato rico,mas um simples porque não vais ter muitas plantas,musgos sim muito,de resto agora e fazeres um ciclo bem feito,e conseguires comprares camarões,aqui no Fórum por vezes aparecem a vender,se bem que há muito tempo que não vejo aqui venderem.

 

Abraços

  • Gosto 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro. Obrigado pela ajuda novamente, sempre prestável!
Vou manter o filtro então e arranjar o que falta para iniciar o ciclo.
Abraço

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tento ajudar sempre que posso,sobre o filtro,eu disse que dá porque a carga biológica que os camarões provocam não e a mesma que os peixes,então esses filtro vai com  certeza  dar conta do recado,vais ter que o limpar talvez mais vezes do que um filtro maior,mas também não e nada que não se possa fazer em menos de nada,agora toma atenção se as aberturas da entrada da água forem muito largas,vais ter com certeza de colocares uma rede para os camarões pequenitos não serem sugados,porque podes crer que os camarões quando nascem são mesmo muito pequenitos.

Abraços

  • Gosto 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Sim, nada que umas boas Tpa's não resolvam e quantidade de água também vai ser pouca. Isso da abertura da entrada da água é uma boa questão, tenho de ver como é aquilo.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Para camarões Red Cherry nem precisas de nada de especial. Solo até podes usar areia por ser "low-cost", ou um areão fino. Filtro já tens esse, mas se tiveres ai em casa uma bomba de ar e um filtro esponja ainda era melhor. Plantas que sejam low-tech serve tudo. Anubias, fetos, bucephalandras, cryptocorynes, mas o ideal é teres pelo menos um pouco de musgo. Os camarões adoram o musgo por ser um excelente esconderijo e uma fonte de alimento, dado que lá habitam microorganismos dos quais os camarões se alimentam.

O aquário é realmente pequeno, mesmo para camarões, mas com esse tamanho também não há nada como iniciares-te nesse mundo. TPA´s semanais de 25% chega, mas tens de fazer uma pequena limpeza na esponja, daí que seria melhor o filtro esponja duplo, por poderes limpar uma esponja de cada vez. Mas se o filtro que tens aí tiver 2 esponjas, ou se quiseres cortar ao meio também dá. Lavar sempre em água da TPA e sempre ligeiramente.

Depende também do material que tiveres aí em casa. Para Red Cherry e a maior parte dos neocaridinas, tens muitas opções.

  • Gosto 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Obrigado brunofasoares por todos os conselhos.
Em casa tenho bomba de ar e mais filtros internos, de esponja não tenho nenhum mas também posso tentar ver se forem acessíveis. 
Já vi que musgo vai ter mesmo de ser numa boa quantidade. Costumam agarrar o musgo em algo ou deixam num "amontoado" pelo aquário?
A dimensão do aquário é mesmo pequena mas também, tal como dizes, vai no sentido de iniciação com camarões. Se correr mal foi uma boa tentativa, se correr bem pode ser que haja outro tipo de evolução.
O filtro que tenho tem la uma pequena esponja e em casa tenho mais um bocado que sobrou de uma recarga. Posso usar mais esponjas em vez de meter o Siporax por exemplo? O espaço é mesmo muito reduzido e não dá para muitas matérias.
Quanto aos camarões, para já pensava apenas nos Red Cherry, mas que outro tipo de camarões poderia juntar a estes?

Obrigado mais uma vez.

 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

Filtros de esponjas usa-se muito em aquários pequenos de camarões,e fazem o seu papel,só que tem um contra,para esses filtros trabalharem tem que ter uma bomba de ar,que por sinal fazem muito barulho,agora vê um aquário pequeno numa sala a fazer barulho 24 horas sobre 24 horas,a não ser que agora já haja bombas que não façam barulho nenhum,como eu já não tenho isso há anos,estou um pouco fora,talvez o melhor era um filtro de mochila pequeno,isto e só uma opinião.

Abraços

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

O Álvaro também te dá uma boa opção. Filtro mochila. A questão é que o filtro mochila não ocupa espaço dentro do aquário, por isso tem essa vantagem em relação ao esponja.

Um pequeno tronco com musgo de java é o suficiente. O musgo acaba por alastrar pelo tronco e como tem ramos grandes ocupa bastante espaço.

Em relação ao filtro, sim podes colocar mais esponjas, mas ficas sempre com o problema de teres de as limpar semanalmente para garantir uma boa filtração de partículas. Além disso os camarões adoram os filtros esponja porque acabam sempre por retirar algum alimento dessas mesmas esponjas. Como vão agarrando tudo, acabam também por ser uma boa fonte de alimento não só para os camarões como para os microorganismos dos quais os camarões também se alimentam.

É a minha opinião claro, vale o que vale, mas prefiro ter um esponja a um mochila, sempre com o senão de o esponja ocupar mais espaço, mas com muitas vantagens em relação a outros tipos de filtração... isto para um aquário de camarões. Se quiseres ver a minha montagem "Kep it Shrimple" posso dizer que alterei recentemente, porque precisei do filtro de cascata/mochila para outro aquário e coloquei mais um filtro esponja, fiquei com 2, e passado um mês tive um boom de bebés. Não posso afirmar que tenho sido apenas por isso, mas tenho a certeza que ajudou.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que há alguns prós e contras com os tipos de filtros que posso usar aqui.
O de esponja, que já me parecia a melhor solução, tem a questão do eventual barulho da bomba de ar, apesar de ainda não saber ao certo onde vai ficar o aquário. Mesmo que seja na sala ou quarto, o barulho é incomodativo. A questão dos camarões gostarem das esponjas também ajudava na escolha.
Também já vi que existem bombas de ar submersas, mas isto mais o filtro mais o termo mais plantas e pedras etc.. é demasiado.
Com o de mochila teria de deixar o aquário sem tampa e a tal questão da evaporação de água seria um possível problema. Mas também se quisesse ter alguma luz, teria de tirar a tampa de qualquer forma...
Sobra o filtro inicial interno com os problemas de limpeza que já conhecemos. De todos, é o único que efectivamente tenho por casa também.
 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Ontem à noite decidi então, com o que tinha por casa e mais alguns acrescentos, iniciar a montagem deste pequeno aquário.

Segue o setup actual:

1 - Nome do Aquário: Funny Shrimps
2 - Data da montagem: 18-01-2019
3 - Dimensões do aquário:  35x18x25
4 - Equipamentos Instalados:
- 4.1 - Filtro: TC-200
- 4.2 - Termo: 50w 25W 
- 4.3 - Iluminação: Ainda não tem
- 4.4 - Sistema de CO2: Nâo tem
5 - Substratos & decorações
- 5.1 - Substrato fértil: Não tem
- 5.2 - Substrato inerte: Areia branca/preta e JBL Manado
- 5.3 - Decorações: Pequeno tronco Red Moor, dragon stone
6 - Fertilização: Ainda nenhuma
7 – Fauna: Ainda não tem.

8 – Plantas: Cladophora Aegagrophila, Musgo de Java e Helanthium Tenellum.

O filtro está a funcionar para já noutro aquário já maturado, deixei ficar a esponja e substituí o carvão por umas pedras de Siporax Mini. O filtro se estiver totalmente submerso também cria oxigenação ou tenho de deixar a saída acima da linha de água para isso acontecer?
Vou ver se este é suficiente, senão depois verei os filtros de esponja.
A areia e o termo também já tinha em casa. Acho que exagerei na quantidade de areia mas agora já não me apetece mexer mais naquilo 😑 Não tenho jeitinho nenhum para aquascaping 😑 Depois mostro fotos.

Editado por Emejet
  • Gosto 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

Podes por um pouco em cima,na linha de água,agora se vês que faz barulho,deixa ficar a baixo um pouco da linha de água,convêm e que o filtro fique dericionado a mandar a água ao comprimento do aquário.

Abraço

  • Gosto 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Então aqui fica foto do aquário no estado actual. O termo não sei se vai ficar naquela posição,depende depois do filtro que ainda está noutro aquário. A iluminação também é de outro sítio,foi só colocada para a foto.

83ce57c1de7749e137c0e0b1f4bda3df.jpg

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

  • Gosto 2
  • Votar + 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

O aquário esta muito simples mas bonito,e com espaço para se poder ver bem os camarões,lá atrás das rochas ainda pode levar uns fetos,os meus parabéns.

Abraços 

  • Gosto 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais
On 22/01/2019 at 14:46, Emejet disse:

Então aqui fica foto do aquário no estado actual. O termo não sei se vai ficar naquela posição,depende depois do filtro que ainda está noutro aquário. A iluminação também é de outro sítio,foi só colocada para a foto.



Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
 

Boas! Um conselho, eu trocaria esse godo onde está o musgo por uma rocha mais rugosa, como as que tens no fundo do aqua ou xisto, entre outras, uma vez que a rugosidade permite uma maior aderência do musgo à rocha ficando toda ela coberta! 😉 
Muito bonito!  Um filtro poderia ser o de esponja, foi o que sempre usei para camarões, no entanto tpas nunca esquecer.

  • Gosto 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais
On 09/02/2019 at 11:00, R.F.S.F. disse:

Boas! Um conselho, eu trocaria esse godo onde está o musgo por uma rocha mais rugosa, como as que tens no fundo do aqua ou xisto, entre outras, uma vez que a rugosidade permite uma maior aderência do musgo à rocha ficando toda ela coberta! 😉 
Muito bonito!  Um filtro poderia ser o de esponja, foi o que sempre usei para camarões, no entanto tpas nunca esquecer.

Obrigado pelos conselhos! 
Vou ver se mantenho o tronco ou troco por uma rocha ou até por outro género de tronco..logo verei.
O filtro para já ficou este por já vir incluído no aquário e não ter mais nenhum mas será questão de ver mais para a frente.
 

  • Votar + 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora