Aqua - SUSSOA


Paulo F. Soares

Recommended Posts

Amigo Paulo

Boa tarde,

 

Uma pessoa chega aqui e fica a babar com a saúde destas plantas. Este domínio deve-se com toda a certeza a muitas horas de observação e estudo!

 

Mais uma vez os meus parabéns!

 

Grande abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Grande abracao Ismael. Sempre aí meu caro ✌

Alterei alguns parâmetros de luz pois ao fim destes meses está na hora de púchar pelos vermelhos.

 

Podei pela segunda vez as "althernantheras" e "rosanervigs" que por esta altura já estarão bem enraizadas desde a plantação inicial e vamos lá púchar por elas .

 

Só mexi na luz. Nada mais. Tudo o resto mantém-se inalterável.

 

Isto porque na minha opinião nenhuma planta destas precisa de magotes de Co2 e a Fertilização é a de base no fértil.

 

Médi hoje por descargo de consciência o No3 e estou como sempre na ordem dos 0 a 5 ppm ou 5 a 10 ppm.. varia conforme a massa vegetal.

 

Daqui a 7 dias já se percebe se este aumento de luz está equilibrado ou não. Ao mínimo sinal de problemas voltamos ao estado anterior.

 

É assim que faço para a coisa não escambar. Sempre atento.. e sempre mudando um e apenas um parâmetro à vez.

 

Abracao

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Está com bom aspecto, apenas me parece que os vermelhos estão bastante pálidos (poderá ser da foto) e a pinnatifida e a blyxa com esses lumens deviam também ter um tom mais avermelhado.

Boas meu caro.

 

A Pinnatifida foi introduzida à 5 dias. Fui à Solaqua e deu-me na bolha de trazer essa só para experimentar. Não conheço a planta mas achei-a bem bonita e não resisti.

Dos vermelhos já referi aqui atrás quando respondi ao Ismael, agora confesso que nunca vi "Blyxa" vermelha .

 

Vou googlar por aí pois nem sabia que a Blyxa atingia essa coloração.

 

Abraço

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a minha está bronzeadinha.

 

Então Paulo essa BBA foi de teres aumentado a luz? :confused4: Com tantos cuidados que tens tido e aparece na mesma o pior pesadelo dos plantados.

 

Não será melhor tirar a planta toda como já sugeriste noutros posts?

 

Abraço e força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva sr. Gonçalo!

Primeiro a BBA não surgiu em qualquer planta mas sim no muro de xisto.
Mas sim caso tivesse sedeada em alguma planta obviamente a retiraria do aquario. Nunca tive BBA em plantas.
Tal como sempre disse a bba nao se consegue erradicar ou pelo menos desconheço quem já o tenha feito.
Com tantas montagens que há por aí pensei que soubesses algo simples meu caro.. quase todos os aquários têm BBA nos troncos e nas pedras que são por assim dizer o ele mais fraco fruto da sua própria génese. Não fazem fotosintesse.

A ciência é tê-la controlada de forma a não alastrar às plantas amigo ✌.

Para te dizer a verdade este aquario sempre teve nas lajes de xisto próximas ao difusor resquícios de BBA. Sempre ali mas nunca alastrou ao resto do aquario..porque é realmente necessario ter tantos cuidados que se resumem em saber equilibrar os parâmetros. Caso contrário... sabes como é.
E está e esteve sempre controlada. Mas como já estou a pensar noutro lá layout decidi testar um método de ataque desenhado por mim.
Uma das partes bonitas deste hobby é não ir atrás das "correntes " e termos a audácia de meter à prova essas mesmas contrapondo com novos métodos.

Já agora.. e como até vou encerrar daqui a uns tempos este aquario questiono se ainda pensas que meti "esteróides " no substrato fértil ? .
Aí essa não sei onde a foste buscar Gonçalo. ;)
Mas em breve revelarei o que lá está em baixo.. olha que fazer isto sem fertilização líquida ou de sais foi um risco enorme mas valeu a pena.
Sujeito a nunca ter controle na coisa é até à ter que provavelmente desmantelar tudo passado pouco tempo.

Mas lá está. Temos que arriscar amigo. Só assim evoluímos no hobby e essa parte devo dizer.. é a que mais me estimula!!! Contrariar teorias e novas descobertas.

Em breve já altero o set up e ficas a saber o que pra aqui vai

Grande abraço


Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa.. espero que não estejam a confundir esse "bronzeado" que aparece nas pontas da Blyxa como sendo bom sinal.. façam a coisa ao contrário.. tentem lá mantê-la sempre verdinha reluzente...

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse bronzeado é sinal de saúde e não é só nas pontas mas sim ao longo de quase toda a folha e sim é fácil mantê-la verdinha e reluzente, com um fotoperíodo curto ou pouca intensidade de luz e ela fica assim.

Entendo o Gonçalo, como falaste em tesouradas, foi fácil pensarmos que a bba era nas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que falas em BBA no xisto tenho uns pontos castanhos nas minhas pedras.

 

Sobre as blyxias esse bronzeado até sem co2, com filtro curto, luz dos chineses e sem substrato fértil...

 

Olá André,

 

Será normal se vires surgir um ou outro TUFO de BBA no Xisto. Já não é a primeira vez que uso este tipo de pedra e sucedeu o mesmo e sempre e apenas na zona circundante á entrada do CO2 e zona de rebentamento de água do Outflow cabecadura no aquário. Mas lá está.. desde que não evolua e se mantenha cingido às pedras é sinal que terás o aquário equilibrado.

 

Outro exemplo que verifico amiude, é que os troncos que estão expostos a corrente directa vinda do Outflow também ganham BBA e o próprio tubo do Outflow entre outros exemplos que verificamos nas inumeras montagens dos nossos amigos.

 

E é por isso que digo que BBA tem relação directa com forte corrente de água e não própriamente oscilações de CO2 como é dito por aí.

No meu caso e para que não haja confusão, só faço menção que é na zona do Difusor para se situarem mas ali é a zona de maior corrente do aquario pois leva com a bojarda que vem do outro lado do Outflow.

 

E já havia colocado o difusor noutro local e nada sucedeu nessa área onde recoloquei o mesmo. Por isso cada vez mais me convenço que BBA tem relação directa com forte corrente. Mas acredito que não pode ficar apenas por aí.. tem que haver algo mais.

 

A julgar pelo retrocesso dos pequenos tufos (que já são apenas uns pontinhos minusculos) que apareceram naquelas lajes mais à esquerda encostado ao vidro , acho que estou no bom caminho e que ela vai desaparecer dali até ao Domingo que vem sem efetuar qualquer raspagem na pedra em causa. Quero que ela desapareça por si. Raspar não é solução.

 

Por essa altura vou reduzir a potência de entrada do filtro e veremos se existe um reaparecimento.

Na rapaziada que a trata com H2O2 ela sempre reaparece. Vamos lá ver se no meu caso a bacana volta depois deste tratamento com algo mais no H2O2 e redução do caudal.. está a levar uma queimadela :2gunfire: no lombo que não acredito que vá resistir até pelos sinais que já evidencia.

 

Se regressar então não tem relação com forte corrente nem com CO2..(já havia colocado o difusor noutro lado) e voltamos à estaca zero ..e tambem para tristeza minha concluirei que a minha solução aquosa não soluciona..

 

Mas nada de desanimo.. claro está. Continuarei a procurar uma solução para a BBA e voltarei a recolocar a potência e o Difusor no mesmo local e continuarei atento e a estudar uma solução. Isso é que dá gozo! bang

 

Abração

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Paulo,

 

É com muito gosto que acompanho esta montagem, apesar do conceito inicial se ter perdido continua com ótimo aspecto tal como já referi anteriormente.

 

Quanto á BBA não há aquariofilista que mais tarde ou mais cedo não venha a presenciar o aparecimento desta alga. Também já tive um enorme surto de BBA devido ás oscilações no débito do co2 que resolvi com a válvula solenoide, foi uma questão de tempo até que consegui erradicar a alga. Mas concordo e confirmo que também se verifica o aparecimento desta alga em zonas com maior corrente/fluxo. Saliento também que as neritinas pulligera foram uma grande ajuda nesta luta. Neste hobby é tudo uma questão de tempo e paciência e deixar o ecossistema equilibrar para que tudo tome o devido lugar.

 

As althernantheras quanto mais cortes mais compactas ficam, na zona de corte conseguimos observar sempre dois ou três rebentos. Por isso força na tesoura, as plantas agradecem.

A pinnatifida foi sem duvida uma ótima escolha, é uma planta bastante bonita e em condições ideais atinge uma coloração castanho/avermelhado espectacular. Só tens de ter atenção para que ela não te tome conta do layout, a pinnatifida precisa de ser enterrada para plantação, assim que estiver adaptada agarra-se a pedras e troncos como de uma trepadeira se tratasse.

 

Grande abraço

Editado por ismael_figueira
  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pinnatifida foi sem duvida uma ótima escolha, é uma planta bastante bonita e em condições ideais atinge uma coloração castanho/avermelhado espectacular. Só tens de ter atenção para que ela não te tome conta do layout, a pinnatifida precisa de ser enterrada para plantação, assim que estiver adaptada agarra-se a pedras e troncos como de uma trepadeira se tratasse.

 

 

Ismael amigo sempre a somar !!!

 

La enterrada foi não tenhas duvidas. E bem lá para baixo onde fica o fertil porque ali no meio do aqua já estamos a falar de uns 10 cm até chegar ao fertil. Enterrei o caule todo até ao primeiro novelo :) Por isso vamos lá ver. E ali onde está o PAR de luz anda nos 60 a 70 por agora com a adicção de mais uma T5. Por isso acredito que tem todas as condições que descreves.

 

Mas vamos lá ver como se porta a menina. Já tinha tido um pequeno pé mas acabei por tirar por não se enquadrar. Mas vi estes pés todos na loja do Ivo Soares e não resisti.

 

Por falar nisso muitos parabens ao Ivo Soares (Solaqua) pela excelente loja que tem. Brilhante mesmo a todos os niveis. Dá gosto entrar assim numa loja e ver tamanha variedade de equipamentos.. so os conjuntos dos Lily Pipes até torci os olhos..

 

Abração Ismael

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

 

Tal como sempre disse a bba nao se consegue erradicar ou pelo menos desconheço quem já o tenha feito.

Com tantas montagens que há por aí pensei que soubesses algo simples meu caro.. quase todos os aquários têm BBA nos troncos e nas pedras que são por assim dizer o ele mais fraco fruto da sua própria génese. Não fazem fotosintesse.

A ciência é tê-la controlada de forma a não alastrar às plantas amigo ✌.

Para te dizer a verdade este aquario sempre teve nas lajes de xisto próximas ao difusor resquícios de BBA. Sempre ali mas nunca alastrou ao resto do aquario..porque é realmente necessario ter tantos cuidados que se resumem em saber equilibrar os parâmetros. Caso contrário... sabes como é.
E está e esteve sempre controlada. Mas como já estou a pensar noutro lá layout decidi testar um método de ataque desenhado por mim.

 

Eu também já tive bba no Brown Fingers e penso que consegui erradicá-la, porque já passaram uns meses desde que tive e desde o tratamento que fiz com a famosa água oxigenada desapareceu por completo. Queimei um bocado o tapete é certo mas desapareceu e entretanto o tapete recuperou. Pus mais do que recomendado e foi de uma vez só, vi com gosto essa malvada a "arder" em frente dos meus olhos :cinema: ! Depois uma tpa de 30/40%. Ah e não tive percas nem de fauna nem de flora. Nunca mais vi uma pontinha dela seja em hardscape ou flora.

 

Ora como e onde ela apareceu? Porque tinha adicionado uma bomba de circulação por força da "pressão" que fui sujeito com o assunto de: "o teu filtro é curto!" (JBL e901 para 180L brutos) Logo concordo contigo, só aparece nos sítios onde há muita circulação. Para mim, do pouco que sei, a circulação indicada para o aquário é aquela que faz as plantas balouçar muito mas mesmo muito gentilmente, mais que isso é demais e menos é... de menos. Pelo menos tem resultado para mim com este filtro (Eheim pro 4+ 600 com lily pipes chineses).

 

Nota: O JBL também balançava gentilmente as plantas tal como este embora precisasse do bico de pato e de manutenção menos espaçada.

 

 

Já agora.. e como até vou encerrar daqui a uns tempos este aquario questiono se ainda pensas que meti "esteróides " no substrato fértil ? .

Aí essa não sei onde a foste buscar Gonçalo. ;)
Mas em breve revelarei o que lá está em baixo.. olha que fazer isto sem fertilização líquida ou de sais foi um risco enorme mas valeu a pena.
Sujeito a nunca ter controle na coisa é até à ter que provavelmente desmantelar tudo passado pouco tempo.

Mas lá está. Temos que arriscar amigo. Só assim evoluímos no hobby e essa parte devo dizer.. é a que mais me estimula!!! Contrariar teorias e novas descobertas.

Em breve já altero o set up e ficas a saber o que pra aqui vai

 

AHAHAH ficou-te sempre a picar na cabeça desde que disse isso. Foi mal interpretado, o que queria dizer era que deves ter adicionado algo ao substrato, esteróides foi só uma expressão, provavelmente sais em pó junto com o fértil ou até cápsulas de fertilizante junto das raízes. Tentando assim eliminar a fertilização na coluna para haver menos uma variável na santa trindade (co2/luz/ferts). Estou certo?

 

Tive a ver as macros das plantas em pormenor e vi isto:

 

33068186412_2b9d75ec69_o.jpgSem Título by Gonçalo Silva, no Flickr

 

o que é?

 

Abraço e força na nova montagem

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo,

 

Isso é Fuzz ou Stag ou outra filamento. Normal nas folhagens inferiores alguns apontamentos da mesma. É para isso que se podam as plantas. Lá por baixo não há luz. Grave é se surgem à superficie e aí sim ha desiquilibrios serios na quimica.

 

Abração

  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

 

Tenho seguido esta montagem e digo que está exelente e sempre mostrou o que estava bom e de mau com o avanço dela ao contrario de muitas outras montagens que só mostram o bonito.

Essas plantas respiram saude.

Uma das coisas que lhe aprecio é todo o conhecimento que tem e que dá a conhecer aos outros e tenta ajudar quem anda nestas andanças.

 

Fico aguardar por essa soluçao de erradicar a BBA e o misterio que tem no substrato fertil.

 

Será que pode desvendar que rede usou para dividir os substratos?

 

Tou a pensar nos proximos meses fazer uma montagem e essa dica da divisao é optima.

 

 

Cumps

Miguel Neto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar a sério ou isso foi só uma boquinha?

 

é verdade, podes ver no meu aquario com tudo basico

então Paulo achas que se tivessemos uma flauta ou mesmo um filtro de fundo com ereão e sem co2 as hipoteses de ter BBA seriam bastante reduzidas ? ela aparece do nada e sai por nada, é pior que as sogras XD

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Antes demais quero elogiar o teu aquário e o quanto é inspirador para quem está a começar neste hobby como eu.

E também agradecer todas as informações que vou adquirindo através dos teus tópicos.

Mandei uma mensagem privada para ti se puderes le e tenta tirar algumas das duvidas que estou acerca da minha montagem.

Obrigado e mais uma vez parabéns por esta excelente montagem.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia amigos,

 

Dia de manutenção

 

Aqui vai um belo tapete de Hidrocotyle Tripartida a sair ✌

 

Lá atrás do lado esquerdo podei aí limite a Macrandra para dar luz e espaço à "Rotala WALICHI".

Não está a ser fácil esta última... já esteve quase a morrer mas já está a ganhar robustez e cor. Acho que vou conseguir. Incidi um foco direccional sobre ela durante uns dias e arrebitou. Precisa mesmo muita luz.. não vai ser fácil conjugar as necessidades desta planta com as demais. Mais um desafio.. como eu gosto.

 

f70b2d38130b380276509955ada6983b.jpg

 

 

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Decidi experimentar os novos difusores da NEO e aqui deixo um pequeno vídeo da performance dos mesmos.

 

Por 10 euros comparativamente ao preço de um "DOAqua" ou "ADA" ou mesmo outros de marca branca só tenho uma coisa a dizer:

Francamente rendido ao desempenho destes aparelhos.

Não mexi no débito do CO2 e atendendo ao Drop Checker o rendimento é igual.

Se inicialmente estava céptico o vídeo fala por si.

 

Bem haja.

 

 

97f878235f0c4d5a0350a86f6c20c891.jpg

 

0efd3aad32ceae911709bb65f9c9a033.jpg

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Paulo,

 

Essa tripartita está bastante compacta, é uma planta com uma folha simples e que assenta bem em qualquer sítio desde que não esteja em exagero.

Quanto á rotala macandra o que tens a dizer acerca do comportamento desta bela planta?

 

Obrigado pelo feedback sobre este difusor, já tinha questionado o Luis Cardoso e a opinião foi a mesma. De facto pelo que podemos observar através do vídeo as bolhas são minúsculas, assim a dissolução do co2 na coluna de água torna-se mais fácil.

 

Grande abraço

 

 

From tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á rotala macandra o que tens a dizer acerca do comportamento desta bela planta?

 

 

Olá Ismael bom dia,

 

É uma planta muito facil de manter mesmo. E não é necessário muita luz.

Quando chega ao topo que está mais peto da calha de luz ganha os vermelhos/alaranjados. Claro que se tiveres muita luz ela começa logo lá de baixo a ganhar essa coloração.

Corta-se pela base mesmo, o mais rente possivel porque daí vão derivar ramificações. Além disso replanta-se os pés que cortamos ali na zona ao lado de forma a não tapar os pés que cortamos para que a luz chegue lá abaixo. E assim a pouco e pouco e em poucos meses é possivel encher um aquario dela. :)

 

Os pés que se replantam convém retirar algumas folhas deixando apenas um 5 cm de caule para ser enterrado.

 

Eu nunca tive qualquer dificuldade em manter esta planta.

 

Nota: 6400 Lumens e 6500 K no meu caso.

 

Agora estou mais concentrado na Rotala Wallichi ;) Quero ver se consigo que ela fique no máximo. Planta maravilhosa!

 

Abração.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bom dia.

Antes demais quero elogiar o teu aquário e o quanto é inspirador para quem está a começar neste hobby como eu.

E também agradecer todas as informações que vou adquirindo através dos teus tópicos.

Mandei uma mensagem privada para ti se puderes le e tenta tirar algumas das duvidas que estou acerca da minha montagem.

Obrigado e mais uma vez parabéns por esta excelente montagem.

 

 

 

Boas...

 

 

Tenho seguido esta montagem e digo que está exelente e sempre mostrou o que estava bom e de mau com o avanço dela ao contrario de muitas outras montagens que só mostram o bonito.

Essas plantas respiram saude.

Uma das coisas que lhe aprecio é todo o conhecimento que tem e que dá a conhecer aos outros e tenta ajudar quem anda nestas andanças.

 

Fico aguardar por essa soluçao de erradicar a BBA e o misterio que tem no substrato fertil.

 

Será que pode desvendar que rede usou para dividir os substratos?

 

Tou a pensar nos proximos meses fazer uma montagem e essa dica da divisao é optima.

 

 

Cumps

Miguel Neto

 

Bom dia caros amigos,

Eu é que vos agradeço pela presença e palavras de incentivo que nunca são demais.

 

Bem haja a ambos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno vídeo à pressa. A "Rotala WALICHI " lá atrás a desenvolver bem

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

 

 

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, então o que é feito do difusor da ADA? Partiu ou está a limpar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.