PauloPedros

Novo no mundo dos aquários e de Agua Salgada

Recommended Posts

Sou novo aqui no Aquariofilia.net e no mundo dos aquários.

 

Agora que já li um pouco sobre este mundo dos aquários, vejo que cometi possivelmente o erro mais comum dos que não sabem nada sobre o assunto e não são devidamente esclarecidos no momento de aquisição de um aquário.

 

Pelo que vejo, a Aquariofilia.net parte do princípio de que quem tem um aquário de água salgada, já não está nos "primeiros passos" à semelhança dos que possuem aquários de Água Doce.

 

Talvez por isso, não criou uma área para os primeiros passos nos aquários de água Salgada.

 

Acontece que, para além de um aquário/globo ( que já li ser proibido em alguns países) que ofereceram ao meu filho, há uns 12 anos atrás, em que o peixe de agua doce ainda sobreviveu cerca de 2 anos, apenas com alimentação e mudança de água frequente, não tive outro contacto com este mundo, nem sequer pesquisei sobre o assunto.

 

Agora, já no terceiro filho(a) e, iludido com a vontade de lhe oferecer de aniversário um aquário com os peixes mais conhecidos das gerações mais novas, ( A famosa Dory e os não menos famosos Nemo e Marlin ), vejo agora que cometi o erro de o fazer pois não tinha consciência de que não é tarefa para inexperientes como eu.

 

A verdade é que, a meio de Julho do corrente, comprei um aquário pequeno de 25 litros, uma vez mais, erradamente, por julgar que um aquário pequeno daria menos trabalho. Aprendi agora, que os aquários mais pequenos são precisamente os mais difíceis de equilibrar em termos de qualidade de água principalmente os de água salgada.

 

Para se perceber o grau de desconhecimento do assunto, nem me passava pela cabeça que um aquário novo necessita de percorrer o processo de ciclagem.

 

O resultado não podia ter sido pior, pois infelizmente ao fim de uma semana a "Dory" não resistiu ao processo e, não me ocorreu mais nada se não tentar salvar os restantes habitantes do aquário ( dois palhaços e dois Chromis ) levando-os novamente para a loja onde os havia adquirido e felizmente parece ter sido a melhor acção que tive desde que comprei o aquário.

 

Nunca imaginei que apenas com uma semana sentiria o seu desaparecimento, acrescido de um peso na consciência por não ter sido suficientemente responsável, ainda que por ignorância.

 

Mas, felizmente, ao contrário do que havia lido na comunicação social, parece que já se conseguem reproduzir esta espécie em cativeiro, o que, apesar de não me retirar a tristeza, aliviou-me um pouco o peso da responsabilidade pelo seu desaparecimento contribuir para a diminuição do número de peixes, já que pensava que só se conseguiam apanhar nos recifes sem possibilidade de reprodução em cativeiro.

 

Essa má experiência levou-me a ler sobre o assunto e decidi não desistir, mas pesquisar e tentar aprender de alguma forma como ter um aquário de água salgada.

 

E assim aqui estou eu, desejando aprender e partilhar as minhas dúvidas na expectativa de obter uma qualquer ajuda de alguém.

 

De seguida vou colocar o que tenho e o que já fiz desde o "acidente" com a Dory, para tentar ter as melhores condições e receber novamente os 2 peixe-palhaços-ocelaris, julgo que "Amphiprion ocellaris" e uma nova Dory- Peixe Cirurgião Paleta, julgo que "Paracanthurus hepatus".

 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas, tive a ler o teu texto e realmente sem comentarios, quem te vendeu os peixes e o aquario realmente nao sabe o que está a fazer só quer é vender..coisa normal..em alguns sitios..um aquario desse tamanho aguenta apenas um casal de ocellaris e tens que andar sempre em cima com as mudas de agua de boa qualidade ou osmose com sal para reefs.

 

Aconcelho-te a ler muito e a procurar porque ninguem tem um aquario de agua salgada do dia para a noite é mais dificil de manter principalmente porque é mais caro a nivel de tudo mas nao é impossivel.

 

cumps.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário, infelizmente é essa a conclusão que já cheguei e da pior forma, por isso ainda só tenho 3 chromis a tentar concluir a Ciclagem

Mas julgo faltar-me melhorar o sistema de filtragem que agora vejo ser desajustado.

 

Mas vou com calma para tentar não cometer muitos erros

Editado por PauloPedros

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde a todos

 

Será que alguém me podia dizer o que são estes pontos verdes que me surgiram esta semana no "Cascalho Marinho Tropical" da Tropical Marine Centre" do meu aquário?

 

E se tenho que fazer algo para retirar ou como evitar que apareça

 

Obrigado a quem puder ajudar

 

 

Obrigado a quem puder ajudard12f4631281e4be42d3e5a03724736b5.jpg

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por PauloPedros

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo e bem vindo ao mundo da aquariofilia.

 

Infelizmente eu não consigo manter uma actividade regular no fórum mas de vez em quando lá consigo vir.

Foi o que aconteceu precisamente há 2 dias quando vi este teu post. Na altura pensei contribuir, mas face ao que li entendi esperar um tempo...

Segue o meu contributo, esperando ajudar:

Em minha opinião o que deves fazer é levar imediatamente os peixes que te sobram para a loja, trocar o aquario por um maior, comprar uns livros, estudar o assunto na internet, falar com outros aquariofilistas e quando achares que tens condições então enche o aquario e começa o ciclo fazendo tudo com tempo, muita calma... enfim como deve ser.

Na aquariofilia tudo se faz, mas para as coisas mais arrojadas é necessário muita experiência, equipamento e euros.

Da forma como estás a começar , mais vale gastar o dinheiro em sardinhas ou umas boas douradas para grelhares e comer uns peixes.

 

Espero que não leves a mal estando seguro que após alguns dias a estudar o assunto vais entender porque digo isto.

 

Se persistires o resultado não vais ser bom e nos próximos meses só vais ter chatices atrás de chatices e gastar dinheiro.

 

Sobre a loja onde foste, não irei tecer comentários pois não estava lá para perceber o que se passou, mas caso tenhas explicado o equipamento que tinhas e em que estado estavas e mesmo assim te venderam esses vivos todos então acho que deves procurar outra loja pois o que se passou foi uma barbaridade em qualquer cenário seja salgado ou doce.

 

Caso tenhas questões vai postando e nos próximos dias tentarei ajudar sabendo que existe por aqui muita boa gente com muita experiência.

 

Saudações e força pois o início é muito interessante mais depois, quando as coisas começam a estabilizar fica espetacular.

AR

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

  • Votar + 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Alfareef

 

E antes demais obrigado pelo teu tempo e disposição em comentar sendo claro que não levo nada a mal :)

 

Em primeiro lugar devo esclarecer que não tinha nada em casa :)

 

Completamente nada, nem livros, nem pesquisa :) nem equipamentos, só água da torneira :)

 

Efectivamente na loja um dos funcionários tentou vender-me um Nano maior, já montado e a funcionar com peixes ( tinha cerca de 10 chromis ), dizendo que já estava pronto e com a água maturada ( sabendo agora que se referia a já ter a Ciclagem feita)

 

Mas, honestamente, julguei que ele estava a tentar vender-me algo mais caro e como ultrapassava um pouco o que eu tinha em mente gastar preferi ouvir o que o dono da loja me disse, ou seja, não era a solução ideal o que eu queria, mas com cuidado se conseguiria fazer o aquário.

 

Assim, só posso criticar a loja por não ter dito mais firmemente " não se meta nisso nem lhe vendo os peixes pois só os vai matar"

 

Neste momento tenho uma nova Blue Tang e os dois palhaços, todos na loja, até eu ter confiança na água e no pseudo sistema de filtragem que estou a pensar em montar com o kit do aquário.

 

É claro que já pensei em comprar um maior, e ficar com este como enfermaria ou de emergência , mas em termos orçamentais e espaço, para já, está complicado

 

O meu plano imediato é este, e já agora agradecia que alguém me dissesse se vai ser tempo e dinheiro perdido, ou se tem alguma hipótese de vingar

 

O aquário esteve 2 semanas so com água e filtro a funcionar

 

O aquário veio com um filtro simples que só possui lã filtrante e carbono

 

Tenho colocado semanalmente Sera Nitrivec para tentar acelerar a criação de bactérias

 

Assim, estou a pensar em:

Colocar Siporax Mini cerâmica adicionando Sera Marin Bio Reef Clear antes de a colocar na câmera que o aquário possui, onde o filtro está inserido

 

Tenho intenções de manter a TPA semanal com água salgada que compro na loja, julgo que por tratamento por osmose adicionado sal.

5 litros cada TPA pois o aquário é de 25 litros

 

Já me aconselharam a comprar rocha viva e um wave maker.

 

Quanto á Rocha viva, realmente não possuo nada vivo para além dos peixes e decoração artificial e agora, julgo que algas :) mas tenho receio de colocar a Rocha viva pois ainda não faço ideia dos cuidados a ter

 

Quanto ao wave maker, o filtro não faz esse efeito ? ( ver o meu filtro nas fotos que se seguem ) é muito fraquinho mas para 25 litros não sei se é suficiente

 

Assim, se alguém me pudesse ajudar agradecia

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer ... Os três chromis que estão no aquário parecem de boa saúde, vejo-os a comer e os testes que fiz na 2 a feira indicam que ainda tenho vestígios de que a Ciclagem ainda não está terminada

 

Amônia 0,2

Nitritos 0,05

Nitratos 10

Salinidade 1.022

PH 8

KH 8 gotas ( tabela alemã )

 

Temperatura um pouco elevada 27,5 mas que de seguida baixei com garrafa de meio litro congelada que deixei a descongelar no aquário mantendo-o agora a 26

1b43725742b221b69499d3b54575d1a7.jpg

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Tranquilidade e paciência são características importantes na aquariofilia.

Sou-te franco a manifestar a minha dúvida sobre se te consigo ajudar com essas condições. Agua salgada, sem experiência e com 20 litros de água no aquário é um desafio que eu que já tenho uns anos disto, só me metia para aquario de quarentena ou frags... Mais do que 20 litros gasto eu em reposição por semana.

Enquanto não chega algum especialista em nano (ou pico) aquários, aqui vai:

A rocha é essencial. Se for viva melhor pois é mais rápido e ainda tens um bónus (bom ou mau) de virem uns passageiros inesperados. Tem cuidado ao adquirir pois é um componente muito importante e é onde as bactérias se irão fixar e proliferar.

O filtro que tens eu não o usava pois só vai servir para apanhar a porcaria e "envenenar" a água.

A circulação é crítica na água salgada para oxigenação. Compra uma bomba adequada (deve ser a mais pequena que existe) ou se der usa o filtro mas com rocha viva lá dentro.

Não penses em mais peixes e vende/devolve/oferece todos guardando apenas os 2 palhaços até o ciclo estar concluído. Esse será o máximo que conseguirás manter com algum esforço.

Não tendo escumador eu aumentava um pouco o volume das tpas trocando uns 10 litros/semana e se moras ao pé do mar vai lá buscar a água, mas informa-te primeiro sobre o melhor sítio para a recolher.

Não esqueças que tens que ir repondo a água que evapora (com água doce de preferência de osmose) e com esse reduzido volume tens que estar muito atento para a salinidade não disparar.

Vai fazendo testes para acompanhares a ciclagem e saberes quando colocar a equipa de limpeza e depois o primeiro peixe. Se tudo correr bem em menos de 1 mês tens lá 1 palhaço a cirandar.

Não deixes o aquário apanhar muita luz para não teres já um surto de algas.

E dedica tempo a ler. Compra um livro (qualquer um que te ensine o básico serve) e consulta os posts aqui no fórum.

Desculpa mas agora ficamos por aqui. Força e boa sorte.

 

 

 

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Uma vez mais obrigado pela atenção

 

Já agora alguém sabe dizer-me onde comprar rocha viva e que quantidade, características, etc.

 

eu sou do Algarve e desconheço onde o possa fazer com segurança.

Editado por PauloPedros

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Vi agora a foto.

Eu retirava mais de metade dessa areia pois com essa altura só vai acumular porcaria e provocar coisas más. Pessoalmente eu uso menos de 1 dedo de areia e é porque não gosto de ver o vidro do fundo.

Sobre os elementos decorativos (plásticos) é uma questão de gosto pois não tem qualquer contributo para a melhoria das condições e quando tiveres a rocha provavelmente não devem caber.

Sobre os chromis vamos ver como a coisa corre. Espero que bem.

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Obrigado outra vez pela tua opinião e ajuda vou então reduzir o volume de areia e quanto á Rocha vou pesquisar onde a posso comprar e o quê ao certo

Quanto aos "plásticos" assim que tiver decidido a rocha a colocar, logo verei como poderá ficar

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas como ja disse o Alfrareef tens tudo para correr mal..e como ele ja disse tambem é preciso rocha viva é essencial para o ciclo e para a filtração, escumador ou senao tiveres hipoteses tpa´s sempre em cima por causa dos valores, bomba de circulação muito importante para nao deixar acumular detritos e oxigenar a agua, e os peixes agradecem circulação.

 

Devias de começar do inicio com tudo bem pensado e esse areão é meio caminho andado para daqui a uns tempos teres problemas a nivel de valores muito altos, e depois começam as mortes.

 

Pesquisa na net no youtube tens toneladas de videos de reef´s , informação etc livros..etc ..tambem aprendes sozinho com os erros, mas tens sempre maneira de os evitar se estudares antes a matéria.

 

Na tua zona tens a BUETHEFISH petshop nao sei se foi nessa loja, mas eles teem aquarios de agua salgada e é a melhor solução para te informares melhor e nao cometer erros.

 

Retira tudo o que seja plástico acho que só fica mal e pode a longo prazo libertar alguma toxina que te vai matar os peixes.

 

cumps

Editado por hirokumata

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela Vossa atenção

Por sentir que sozinho não chegaria a lado nenhum é que vim até aqui

Editado por PauloPedros

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Paulo, parece que te falta muito material para teres um aqua de água salgada. E se virasses para água doce?

 

É tudo mais barato e podes fazer um aquário lindo com menos orçamento.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Goncalo

Já pensei nessa hipótese mas não sei como convencer a dona do aquário de 6 anos a dizer adeus ao Meno Marlin e Dory que ela vai ver á loja enquanto eles não vêm para "casa" :)

 

Estou numa alhada hehe

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Uma solução deste tipo para alguém como eu ?

Que tem este problema em mãos e começa a não saber como o resolver ?

Possivelmente não vai de encontro ao espírito dos aquaristas, mas tem hipótese de funcionar?

1d819d3f153def5e66c1392eb7b3a418.jpg

bcb9742b0680a58a60ad6f3593c7782c.jpg

Uma solução que mesmo assim ronda os 300 euros , para um aquário de 130 litros

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Bolas, logo não fazem um filme sobre os peixes do amazonas ou assim...

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Gonçalo e uma vez mais obrigado pelo teu tempo e disponibilidade.

 

Acredito que para quem faz parte do aquarismo há muito, eu sou mais um exemplo vivo do que não devia acontecer e mesmo objecto de alguma chacota por parte de quem sente o quão ridículas poderão ser as dúvidas e acções de quem vem aqui procurar ajuda

 

Mas acontece e o certo é que já vi que não sou o único.

 

Mas, Se em 10 casos 1 se tornar um verdadeiro aquarista e os outros 9 acabarem por desistir, julgo que mesmo assim, os filmes poderão ser bons promotores deste mundo.

 

Tenho a certeza que os lojistas são os primeiros a agradecer aos filmes como os que estamos a falar, mas se pensarmos bem, os aquaristas são beneficiados indiretos

 

Quanto mais procura mais ofertas, mais ofertas mais concorrência, mais concorrência, preços mais baixos e aí o Gonçalo ficou contente com os filmes sem se aperceber.

 

Estou certo que muitos preços já baixaram ao longo dos últimos anos e só com o aumento do mercado todos poderão beneficiar

 

Não sei se partilhas desta opinião mas já que os 10 sempre existirão seria triste que o 1 que poderia ser aproveitado também se transforme no 10º desistente.

 

Ainda não decidi desistir apesar de sentir ser o mais fácil.

 

Vou continuar a minha pesquisa e a fazer as minhas perguntas por mais ... Infantis e ridículas que possam parecer :) aos olhos de quem vive este mundo do aquarismo de forma naturalmente diferente da minha

 

Volto a agradecer o teu tempo e disponibilidade e todas as opiniões são-me benvindas

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

eu sou de albufeira, eu posso te ajudar fala comigo pelo facebook se quiseres, procura em jerome fernandes

 

venho aqui poucas vezes

 

Boa sorte amigo

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jerome

 

Assim que puder vou ao facebook e contacto-te

 

Muito obrigado

Editado por PauloPedros

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Paulo,foste tal como muitos de nós ao inicio, lamentavelmente levado ao engano por um lojista sem conhecimentos ou pior, por ganancia da parte de quem estando no mercado deveria saber aconselhar os seus clientes...

Ao teres percebido o erro e ao procurares ajuda online estás a contribuir para termos maior esperança num futuro melhor onde crianças como as tuas não sejam afectadas pelas mortes dos seus animais.

Pelo que vejo, a Aquariofilia.net parte do princípio de que quem tem um aquário de água salgada, já não está nos "primeiros passos" à semelhança dos que possuem aquários de Água Doce.

Talvez por isso, não criou uma área para os primeiros passos nos aquários de água Salgada.


Errado, talvez te tenha passado ao lado esta parte :)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=76

 

Não tendo conhecimentos sobre agua salgada não te posso ajudar mas pelos vistos tens recebido bons conselhos da parte de outros membros :)

 

 

Boas amigo

 

eu sou de albufeira, eu posso te ajudar fala comigo pelo facebook se quiseres, procura em jerome fernandes

 

venho aqui poucas vezes

 

Boa sorte amigo

Obrigado Jerome

Assim que puder vou ao facebook e contacto-te

Muito obrigado

 

Nada tendo contra trocas de conselhos/ajuda por outros acessos, acho e sempre lutei por isso, que deva a informação ser tornada pública em sites como este e assim se mantenha acessível para que outros quando precisarem possam ler/pesquisar, aprender e evitar erros semelhantes. :)

 

Boa sorte com este teu aquário, que seja o primeiro de muitos ;)

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Obrigado António Nunes pelas tuas palavras

 

Realmente não tinha visto esse post , talvez levado pelo facto da página inicial do fórum só fazer referencia as três situações no início da participação no Fórum.

 

Quanto a partilhar a informação, nos foruns julgo ser algo da opção de cada um, no entanto pode ter a certeza que o que eu for aprendendo de útil partilharei aqui, sempre respeitando a Vontade e forma de quem se disponibiliza a ajudar, o pretender fazer.

  • Votar + 1

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Ola boa noite

Vou tentar dar uma ajuda baseada na minha experiencia

Rocha viva 2a3kg chega porque tem pouco espaço para os peixes nadarem

Pode adicionar bactérias para uma colonizaçao mais rapida

No inicio pouca luz branca por causa das algas

Agua osmose com sal sintético ou agua do mar (acertar a salinidade da agua do mar com agua de osmose )

Depois dos valores dos testes a agua estarem aceitaveis equipa de limpeza para dentro (turbos,nassarios,etc)

Reposição de osmose(repor agua doce evaporada )num aquario pequeno as variações de salinidade sao mais intenças o que se nao tiver osmoregulador vai ser um sobe e desce todos os dias

Vou acompanhando o seu topico para irmos trocando umas ideias

Para a frente é o caminho

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui Melo

 

É sempre bom ouvir que há sempre algo que se possa fazer :)

 

Já estou á procura de rocha viva , mas aqui no Algarve ainda não encontrei e a loja física da buedefish que me aconselharam aqui no fórum, já não se encontra na morada do site, pelo que já enviei e-mail a saber onde estão do qual ainda não recebi resposta

 

Quanto ás bactérias aguardo a chegada de uma encomenda de Sera Marin Bio Reef Clear, já que uma vez mais tenho dificuldade em encontrar algumas coisas nas lojas locais

 

Podes dizer-me se é este tipo de bactérias que te referes

 

Tenho já comprado Sera Siporax Mini para colocar junto ao filtro e bomba, mas estava a pensar colocar o bio Reef Clear diretamente no Siporax antes de o colocar na água, pois li que é uma forma de fixação mais rápida das baterias

 

Farei bem?

Quanto á água de osmose para reposição da água evaporada, amanhã vou á loja onde comprei o aquário para ver se vendem, pois até aqui só lhes tenho comprado água salgada para as TPAs semanais

Quanto á equipa de limpeza :) tenho que ver o que são Turbos e Nassarios:-) tal o grau de ignorância aqui do principiante hehe

a045fc2430b411419890702a36223389.jpg

642fd5b5bd5b4e43b5ac0b096e1259b0.jpg

Já agora, para um aquário de 25 litros quantos ? :)

Editado por PauloPedros

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00