Clube de Aquariofilia


cvaz

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Sou professora numa escola da zona de Almada que possui um clube de aquariofila - BIomuseu.

 

Neste clube temos 15 aquários de água doce, onde mantemos várias tipos de espécies de peixes tropicais.

 

Neste clube os alunos aprendem conceitos básicos de aquariofila, tratam da manutenção dos aquários e ganham o gosto por este hobby.

 

Neste momento, e apesar de dinamizarmos algumas atividades, precisamos de ajuda para conseguirmos manter este espaço, devido ao custo dos materiais/ peixes/ plantas, que como sabem é bastante elevado.

 

Este meu post aparece com o objetivo de solicitar a todos os aquariofilistas que participam neste fórum, e principalmente os da zona de Almada, doações de todos os materias que já não precisem e também de peixes/plantas.

 

Neste momento temos alguns aquários de 60L, 100L e um de 200L desativados por falta de dinheiro para comprar espécies para os colonizar.

 

Em meu nome e dos meus alunos, agradeço desde já a vossa ajuda.

 

Cumprimentos a todos.

gallery_75812_4591_1301968.jpg

Editado por António Nunes
inserção da imagem
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu sugeria que fizessem uma lista do que está em falta para cada aquário, pois isso torna mais fácil as pessoas saberem se podem ou não ajudar.

 

Se conseguirem umas fotos dos aquários todos, dava ideia para ter ideia dos diferentes projectos, pois estamos a falar de muitos aquários.

 

Ficam as sugestões.

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela sugestão João, vou tirar fotos e colocar aqui.

 

De qualquer modo as coisas complicaram-se mais um bocadinho (se é que é possível) , temos dois filtros SunSun HW - 402 A que deixaram de funcionar. Um verte água sempre que é posto a funcionar e o outro deve ser um problema mais grave porque o motor nem funciona. Já estão fora da garantia...

Temos também um FLUVAL - 204, que já foi uma doação, que também já não conseguimos colocar a funcionar.

 

Enfim, estamos a funcionar com filtros internos de pouca capacidade em aquários de 200l!!! Num dos aquários tinhamos um óscar já com alguns anos que entretanto morreu e ficou vazio, o outro tem um disco e tetras cardinais e coridoras.

 

Obrigada,

 

CV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nos conseguir detalhar um pouco mais o vosso clube, e tratando-se de uma escola, pode ser que consigamos colocar este pedido dentro da nossa área de Responsabilidade Social. Acredito que aí será possível ter mais suporte.

 

Obrigado!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sei que não é muito mas neste momento tenho disponível para dar uns 10/15 pés de limnophila sessiflora. Vieram do meu aquário de 60cm. Não tenho injecção de CO2. Se quiserem de bom grado ofereço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Eu sou de Almada. E logo por azar acabei de dar uma data de coisas que já tinha de sobras de outros aquarios. Em que escola está esse clube ou onde está sedeado o clube?

 

Posso ir ver?

 

Nada como ir ver e apurar o que é essencial no momento. A partir daí já se pode pensar numa estratégia de abordagem junto dos mais variados players de mercado e foruns e outros.

 

Um pedido assim como o seu não surte grande efeito exceptuando a iniciativa individual.

 

A camarã de Almada já foi abordada? Outras entidades?

 

Podemos falar por mensagem privada.

 

Bem haja,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Nada como ir ver e apurar o que é essencial no momento. A partir daí já se pode pensar numa estratégia de abordagem junto dos mais variados players de mercado e foruns e outros.

 

Um pedido assim como o seu não surte grande efeito exceptuando a iniciativa individual.

 

Exacto. Temos onde área de responsabilidade social aqui no fórum onde se poderá fazer muito mais. Mas é importante fazer uma apresentação do projecto, do espaço, das condições, dos diferentes aquários, concretizar as necessidades, etc.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá a todos,

 

Começo por pedir desculpa por nunca mais ter dado qualquer informação relativa ao meu pedido, mas infelizmente o trabalho é tanto que não há tempo para tudo.

 

De qualquer modo, venho convidar todos os que aqui tentaram apoiar este nosso projeto e convidá-los a visitar o nosso clube no dia 3 de junho, dia da Escola.

 

Nesse dia fazemos visitas guiadas à comunidade escolar, onde os nossos alunos apresentam o clube e as espécies lá existentes aos visitantes.

 

Normalmente, decorre durante todo o dia até às 16h.

 

Biomuseu da Escola Secundária Daniel Sampaio - Sobreda - Almada

 

Profª Carla Vaz

Editado por cvaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Penso que nem todos poderão visitar o local (como eu por exemplo) e umas fotos poderiam ajudar a perceber o que existe no clube. Mesmo indo visitar seria importante a divulgação do projecto no fórum, e tal como disse o João Branquinho, colocado no espaço de Responsabilidade Social para que todos tenham acesso e possam contribuir para a manutenção do espaço e quem sabe um futuro desenvolvimento/alargamento do mesmo. Dado exstirem membros do fórum de norte a sul do país, e tal como em outros projectos, existem sempre pessoas disponíveis a contribuir com algo.

Tenho um filtro já antigo parado á muito tempo mas que está funcional, apenas faltam as esponjas interiores e a colocação do veio de cerâmica na cabeça do motor. Tem inclusive as mangueiras com torneiras para ser mais fácil a limpeza do mesmo.

Posso oferecer este filtro e até comprar comprar o veio.

Esteja á vontade para me contactar.

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Boa tarde!

 

Hoje tive o prazer de visitar o Biomuseu, e estou pasmado!!!

O espaço é fenomenal, para este projecto, os aquários são fantásticos para o reduzido orçamento que o Clube tem, e os vivos são abundantes e muito bonitos.

Fiquei "enamorado" por uma salamandra, linda e muito interessante!!!

 

Eu moro relativamente perto, tenho facilidade em deslocar-me à escola e dar uma ajuda, que a Srª Professora muito agradeceu.
Como falei com ela, material na verdade não tenho a sobrar, mas vontade e habilidade, tenho e está à disposição deste magnifico projecto.

 

Identifiquei (por alto) dois problemas, que são os mais urgentes de resolver: os 2 filtros externos da marca sunsun.

Perdem agua pela cabeça, mas as borrachas/juntas de vedação estão como novas, sem sinal de gretas ou outra anomalia.
Para já, vou começar por lubrificar os vedantes com vaselina, e fazer uma artimanha para facilitar as TPA´s (em especial dos aquários grandes).

 

De qualquer maneira, precisava (como precaução) de saber quem cá em Portugal está a representar a marca sunsun.

Se não resolver o problema das percas de agua desta maneira, será preciso adquirir juntas novas para solucionar.

Se alguém tiver conhecimento, por favor que nos indique.

Além destes dois filtros (semi-operacionais) há mais um, a funcionar em pleno.
São na totalidade 3 filtros externos, mas... há 5 aquários que carecem de filtragem externa, e para isso faltam mais dois filtros.
Alguém tem alguma coisinha aí por casa a sobrar?
Tenho a certeza que a Srª Professora ficará muito agradecida, e os alunos também!!!

Outra coisa que também faz um pouco de falta, são plantas (fácil manutenção).
Quando alguém fizer umas podas, pode ter a gentileza de fornecer umas pontinhas para ajudar a embelezar os aquários?

 

Agradeço a todos desde já!

 

Firmino Ribeiro

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ofereci um filtro... neste tipo de projectos "os interessados" devem demonstrar alguma flexibilidade, o que não foi o caso.

Seja como for boa sorte para o projecto.

Pena eu ser de longe senão também dava uma mãozinha.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Espectacular projeto!

Quem me dera no meu tempo de estudante isso ter existido!

 

Para já não tenho grande coisa para ajudar estou a retomar o hobby, mas se precisarem de musgo de java posso oferecer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais