Evolution


Fábio.R

Recommended Posts

Boas pessal

 

Aqui fica o meu novo aquario.

Depois de ter de desistir do que estava a fazer pois raramente vinha a casa.

Agora ao que parece tudo está em ordem e espero ter algo com que me divirta.

 

Este aquario futuramente vai ser para discus...por volta do natal ou pouco mais.

Escolhi plantas bem baixas, meio lowtech.

Por enquanto so terá camaroes, otos e neons.

O aquario este a funcionar durante umas semanas antes de montar o aquario.

Mas parece que foi dificil pois este aquario teve 3 montagens pois tive de colocar as plantas la e n gostava do que vi entao mudava e depois chegou o tronco ai é que mudou mesmo tudo =D.

Espero que tenha sido para melhor.

 

Vamos la:

 

Aquarium
80x40x50cm

Filter
JEBO 819B 1500L/H

Heater
AquaPro de 300W

CO2
pressurizado - 1b/s (ainda n tenho ativo)

Lights
lampadas T5 2x39w + T8 2x20w

Substract
Elos Terra Zero
Elos Bottom Mineral
AquaGroSoil

Hardscape
Tronco de Videira
Pedras Xisto

Plants
Staurogyne
Eloacharis Acicularis
Blyxa Japonica
Ludwigia Repens Rubin
Anubia nana
Vesicularia Dubyana
Microsorium Pteropus
Alternanthera reineckii 'Pink
crypto green
CRYPTOCORYNE WENDTII GREEN

CRYPTOCORYNE UNDULATUS GREEN

CRYPTOCORYNE SP RED

ALTERNANTHERA LILACINA

Fishes
10 a 15 - Neons Verdadeiros*(so mais para a frente)
6 - Otocinclus Affinis (daqui a 1 ou 2 semanas)

Invertebrates
20 - Red Cherry*(quando o aquario tiver alguma maturidade)

Espero que gostem e comentem!

Fábio.R

 

1_zpsoks1ag6q.jpg

 

2_zps9hpdoprq.jpg

 

3_zpsygrzdm2f.jpg

 

4_zpsnzuef3om.jpg

 

Esta é a fase final e é como vai ficar:

 

5_zpsmgcjsde4.jpg

 

Espero que gostem.

 

Abraço

 

 

 

 

 

 

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Fábio,

 

bem vindo de volta ao vício, e ainda bem que nesta fase problemática te aguentaste cá pela Tugalândia. :cool2:

 

gosto mais da penúltima versão, embora ache que mesmo essa precisava de uns retoques. A última versão não me convence, esse tronco tem demasiado protagonismo e não é pelos melhores motivos, também acho que esses fetos ficavam melhor mais baixos, assim em breve estarão a crescer em seco biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

claro que o que interessa é que tu gostes :rolleyes: e deixa lá "ouvir" mais opiniões.

 

grande abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ferreira

 

Tens razao talvez troque os fetos depois mais para baixo ou em pedras á volta, tenho de ver.

 

Eu coloquei assim o tronco para os discos depois terem liberdade para nadarem sem problemas.

Uma coisa que n disse foi que 2 pedras vao sair pois estao a dar suporte ao tronco para n boiar.

O que ta ao fundo junto ao vidro e o do lado direito por cima das pedras e do tronco

depois a Staurogyne vai ocupar todos os espaços livres com os crypto.

O tronco so está la porque gosto de um pau na agua looool.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta Fábio...

A meu ver tem potencial...o principal neste caso serão os discus por isso é deixar que a flora e o hardscape complete o quadro.

Quando as plantas crescerem e começarem a fechar todos esses espaços vazios vai ficar uma estância de férias para os bichos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vasco

 

a meu ver ate deve ficar fixe quando começar tudo a fechar...ainda faltam 3 plantas para isto ficar no pnto....amanha vou colocar ja o co2 e passado 2 semanas começar a fertilizar.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Queria a vossa opiniao.

 

Estou a pensar tirar os troncos e so deixar as pedras...fazer um tipo de um iwagumi.

Pois tenho medo que futuramente os discos nao consigam nada com aquilo ali...tambem tentar fazer algo mais minimalista mais clean.

tudo irei ser feito num dia visto que ja tenho tdo...so devo mesmo comprar mais 1 saco de areia para completar o que falta e nada mais.

Assim discus ficam com mais espaço e em termos de manutençao tudo iria ficar tambem mais facil.

 

o que acham?

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De minha opinião que vale o que vale os discos estão habituados a troncos... Agora eu realmente mudava a disposição dos troncos assim não ficam grande coisa.... Experimenta deita-los e ficar só a ramificação para cima, procura aqui no blog os aquarios de fabian kussakawa e vê a montagem de 1,50 procura inspirar-te nesse aquario, vais ver que mudas completamente e os discos vão-te agradecer no biotopo deles há troncos e raias por todo o lado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas egas

 

O que me levou queres tirar os troncos?

O simples facto do aquario ser pequeno e a dificuldade para o limpar e fazer podas no aquario. isto a medio longo prazo vai ser uma dor de cabeça mesmo com ou sem discos porque n quero tar toda a hora a limpar os vidros e a mexer no layout e outras coisas e stressar os animais.

Tambem n tenho troncos mais pequenos e os que tinha da montagem anterior ja deram o que tinham a dar.

o que tou a pensar fazer é um layout em triangulo a começar da esquerda para a direita do estilo iwagumi. poderá ter um ou 3 troncos. depende se corto os que tenho ou nao. mas teria de ser pequenos pois quero algo clean, facil na manutençao...se mudar isto vai ser a 4 montagem que faço neste mesmo progeto...enfim.

A ideia continua com um relvado á frente com muitas staurigin e crypto.

 

No final de contas é para poder fazer as podas, limpar e ajudar algo sempre que queira...talvez como os troncos sao grandes tenho de quase fazer o pino para mexer la dentro.

Sexta chega mais 9Lt de areia por isso vai ficar em agua e plantas hoje. o projecto fica meio feito e sexta acrescento a areia nova.

Tudo vai ficar a trabalhar na mesma e as planatas aparte.

 

Queria algo tipo isto:

 

Mas pode levar algum tronco para ficar tipo assim:

 

Mas gosto mais do 1º para ficar mais clean.

Srry pelo testamento =/

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Bom eu mudei o aquario.

Está completamente diferente. tentei fazer um iwagumi muito clean de facil acesso a tudo, em que me de para ter os peixes que quero tipo otos, corys, neons, camaroes e futuramente discos.

Tirei os troncos como havia dito pois estavam a deitar uma coisa branca tipo gosma e a agua cheirava mal...era dos troncos...nem foi tarde nem cedo.

Desmontei o aquario deixando so a areia. e fui depois estudar um pouco o layout.

Saiu isto:

 

1_zpszk9qgva6.jpg

 

2_zpsbmpg3gr4.jpg

 

3_zpszornxbzp.jpg

 

4_zpsrhrb6mcf.jpg

 

5_zpsic6ugd23.jpg

 

6_zpsuhxjx9r9.jpg

 

7_zpssm0wwuyc.jpg

 

 

8_zps0pxwu2c9.jpg

 

Vou adicionar mais terra e as 3 plantas que faltam.

Por azar o meu difusor partiu.lool. Sexta chega a terra e o difusor e dou inicio ao resto da montagem e segundo ou terça chega a equipa de limpeza, otos e camaroes mais as 3 plantas.

Realmente acho que os troncos que estavam a ficar podres mas ainda bem que mudei tudo...acho que gosto mais assim.

Em todas as minhas montagens anteriores usei troncos. neste apenas pedras

 

Outra questão. dá para mudar o nome do topico?

 

Espero que gostem e venham dai os comentarios

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ignace

 

o filtro esteve 2 semanas antes destas montagens todas mais o tempo desta montagem.

O filtro continua a trabalhar.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Aqui fica uma atualização do aquario com algumas plantas in vitro e 5 otos e 5 camaroes amano.

 

Plantas:

 

Hydrocotyle sp. Japan

Echinodorus tennelus green

Alternanthera reineckii mini

Rotala Rotundifolia

Staurogyne repens

 

Fotos:

 

new1_zpsi5otsjg2.png

 

new2_zps7ilsehy5.png

 

Espero que gostem

Abraço

Editado por Fábio.R
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Fábio,

 

estou a gostar,isso vai no bom caminho, agora as criticas/sugestões:

 

- esse termo, cruz credo, não consegues arranjar uma posição melhor para ele?? vá lá, faz um esforço;

- as blixas com a h. tripartida cá à frente vão ficar ocultas em breve, era capaz de ser melhor trocarem de posição;

- continua o bom trabalho.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ferreira

 

O termo eu vou tentar esconder atras das rotalas futuramente.

Quando as blyxas qual era a tua ideia?

Passar para o lado direito ? e o que ficava no lugar delas?

Staurogen e tenellus atras?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...as blixas com a h. tripartida cá à frente vão ficar ocultas em breve, era capaz de ser melhor trocarem de posição

...

:tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal

 

O aquario está bem e de boa saude, poucas algas, quase nada mesmo.

Talvez seja por ter aprendido algo com as montagens anteriores.

 

Mas o que me tras aqui é o seguinte:

Decidi fazer desta montagem um aquario de testes.

Ou seja.

Este aquario vai ser para eu voltar a aprender sobre o crescimento das plantas e ir fazendo crescer as plantas para uma futura montagem muito mais elaborada.

Mesmo assim acho que o aquario está um pouco ou talvez muito monotono mas como decidi que seria de testes nao tem grande problema.

O que estou a pensar fazer é retirar um pouco do substrato que tem na frente e colocar areia branca.

Fiz uma montagem no photoshop e ficaria mais ou menos assim:

 

bus7doo6_zpshjxdiiwg.png

 

ATENÇAO - É UMA MONTAGEM A AREIA BRANCA E A CUBA.

 

O aquario tiria mais ou menos este aspecto.

Sinceramente acho que ficaria melhor e fica tambem um teste para futuras montagens com areia branca. estou a pensar comprar da ADA essa areia.

Tambem me falta uma planta:

Rotala Bonsai.

Acho essa planta muito linda, ficaria ao pe dos criptos.

Entre as blyxas e a elocharis vai ficar staurogen.

 

Aproveito para dizer ao Ferreira que ja tirei o termostato, pelo menos no photoshop. eheheheh

 

Outro assunto e espero que me ajudem é o seguinte:

Li que a eleocharis aciculares é de crescimento lento e a parvula rapido.

Isso é certo?

Pois se for assim vou trocar para a parvula, alias vou colocar a eleocharius atras e a parvula na frente na futura montagem.

( sim ja estou a estudar o projeto e vou aproveitar muita coisa deste aquario mas vou comprar substrato da ADA desta vez e usar meias de la de vidro com substrato e ceramicas para dar mais altura e nao gastar tanto em substrato, lembrando que irei aproveitar este mas o da ADA irá ficar por baixo.)

 

O que acham de tudo isto?

Hoje á noite tento colocar aqui uma foto de como está ja o aquario.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas lokki

 

A cuba é apenas da montagem que fiz com o photoshop, ela nao está na minha montagem nem vai tar. =D

A imagem que coloquei foi apenas para ilustrar o que quero fazer e para ter a vossa opiniao.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu olhei antes de ler e pensei...como é que de um dia para o outro isto já está composto. :)

 

Gosto do teu photoshop.... deixava a areia a dar contraste. Gosto dos pormenores tanto do lado esquerdo como do direito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vasco O aquario está um pouco mais evoluido que esse apenas nao tem a areia branca...quer dizer...agora ja tem....n tirei foto porque a agua está um pouco turvfa...amnanha faço outra tpa de 50% e deve ficar cristalina.... abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Como prometi aqui fica a foto ja com a areia.

É apenas areia de silica como é de testes e para fazer crescer as plantas serve para o efeito.

Numa futura montagem quero utilizar da ADA aquela areia branca. assim tambem n tenho perigo com os silicatos.mas tambem é bem pouco a areia que coloquei

 

new%20aquari%20white%20sand_zpsa2wiojgg.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

esse termo continua com um protagonismo espectacular, de certeza que não consegues melhorar isso?

 

mais não seja utiliza o Photoshop... :cool2:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.