In Paradise!!


Joana M

Recommended Posts

Boas,

 

Bom video, a malta está toda contente, já vais no dia 48 e sem grandes problemas, bom trabalho :)

 

Continua com essa paciência ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bom video, a malta está toda contente, já vais no dia 48 e sem grandes problemas, bom trabalho :)

 

Continua com essa paciência ;)

 

Cumps,

olá Lusky...

 

o video é de baixa qualidade,mas foi o que se conseguiu arranjar,vale a intensao,lol.

 

ya,a malta está a dar-se bem...esforço-me para que as coisas corram bem,mas ando preocupada com as algas GSA.

 

obrigada

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a Alga Green Spot pode ser removida pelas neritinas, segundo este site.

 

E só tenho a dizer que o teu aquário parece mesmo muito bem, principalmente para quem não tem experiência anterior no "ramo" e começou há relativamente pouco tempo. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora podias fazer um vídeo com a câmera debaixo de água, como no National Geographic. icon_

olá Bringer...

 

epah...se patrocinares uma camera à prova de agua,porque não?! ficávamos todos contentes :drool3:

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Benvinda ao clube amiga! também estou num dilemas dessas com a gsa, após vários teste que fiz (tempo de luz, potência de luz, CO2, fertilizante, etc.) verifiquei que essas algas só estão em folhas onde a movimentação da água é maior e onde há mais luz, em zonas mais mortas de movimento e de zonas à sombra não há qualquer vestígio dessas algas....impressionante!

 

Reduzi a o tempo de luz e redireccionei o caudal de água para que não provoque movimentação directa nas plantas, estou a ter bons resultados mas não sei se é destas alterações.

 

Contudo tenho feito sempre os testes à àgua e mantenho sempre os seguintes valores:

 

Nitritos (NO2) = 0 mg/l

Nitratos (NO3) = 5 a 10 mg/l

Potêncial Hidrogieniônico (PH) = 6.8 a 7.2

Dureza Carbonatada (KH) = >6ºd

Dureza Geral (GH) = >14ºd

Cloro (Cl2) = 0 mg/l

Amónia (NH3, NH4) = 0

 

Faço sempre 2 tpa's à semana de 10L e de 40% ao sábado, o filtro só lhe dou uma pequena limpeza de mês a mês ou de 2 em 2 mêses, depende da força do caudal.

 

Vamos ver se com o tempo a coisa melhora, pelo menos já reduziu e muito :)

 

Vou seguir alguns procedimentos do Bringer no que toca a ferro, e também no Seachem flourish excel.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a Alga Green Spot pode ser removida pelas neritinas, segundo este site.

 

E só tenho a dizer que o teu aquário parece mesmo muito bem, principalmente para quem não tem experiência anterior no "ramo" e começou há relativamente pouco tempo. ;)

olá taiko...

 

antes de mais deixa-me agradecer-te pelo elogio...tenho-me dedicado muito a este aqua,e ainda nao vou ficar por aqui...brevemente vou mandar vir mais um cardume de peixes(Celestichthys Margaritatus)e mais uma plantinha vermelha(Ludwigia Palustris)que achas da escolha?

 

em relação à minha dor de cabeça com as algas GSA..vamos ver no que isto vai dar...em relaçao a elas estarem nos vidros para mim é o menor dos problemas,pois ainda ontem limpei o acrílico e ficou fixe,saiu tudo na boa...o stress é mesmo as algas nas folhas...está a tornar-se feio.

 

estou a fertilizar as plantas com fertilizante liquido da tropica..espero que resulte.

 

vou tentar aumentar é o NO3 pois está a zeros.

 

nao posso meter neritinas,pois tenho anentome helena e acho que nao posso meter mais nenhum tipo de caracol no aqua diferente porque as anentome helena iria matar tudo,lol..são feras,lol.

 

obrigada

cumps,

Editado por Janekinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

nao posso meter neritinas,pois tenho anentome helena e acho que nao posso meter mais nenhum tipo de caracol no aqua diferente porque as anentome helena iria matar tudo,lol..são feras,lol.

 

 

Boa tarde,

 

Eu faço criação de helenas.

Confere, não podes ter outros caracóis (a menos que já sejam adultos e pelo menos com o triplo do tamanho das helenas) pois elas limpam tudo! Restos de comida, caracóis, animais mortos, o que houver em decomposição com base em proteína....Vai tudo!

Estes búzios (sim, helenas são búzios e não caracóis) caçam tudo o que seja mais lento que elas. E no que toca a invertebrados de "casca" as helenas são do mais rapido que há! Há relatos de caçarem camarões, mas podes ficar descansada que só os comem se estes morrerem. De resto até és capaz de os ver a alimentarem-se juntos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá taiko...

 

antes de mais deixa-me agradecer-te pelo elogio...tenho-me dedicado muito a este aqua,e ainda nao vou ficar por aqui...brevemente vou mandar vir mais um cardume de peixes(Celestichthys Margaritatus)e mais uma plantinha vermelha(Ludwigia Palustris)que achas da escolha? Quanto à planta, também vou meter essa planta no meu aquário. :)

Quanto ao Rasbora Galaxy, também vou meter lol. É um peixe muito bonito e pacífico. Só não sei é se condiz com a restante fauna. Se calhar convinha actualizares a informação de fauna (e do resto, já agora) na página inicial.

 

em relação à minha dor de cabeça com as algas GSA..vamos ver no que isto vai dar...em relaçao a elas estarem nos vidros para mim é o menor dos problemas,pois ainda ontem limpei o acrílico e ficou fixe,saiu tudo na boa...o stress é mesmo as algas nas folhas...está a tornar-se feio.

 

estou a fertilizar as plantas com fertilizante liquido da tropica..espero que resulte.

 

vou tentar aumentar é o NO3 pois está a zeros.

 

nao posso meter neritinas,pois tenho anentome helena e acho que nao posso meter mais nenhum tipo de caracol no aqua diferente porque as anentome helena iria matar tudo,lol..são feras,lol. Pois, quanto a isso não tenho a certeza. Mas acho que desde que sejam maiores não há problema. Mas atenção que li que também podem atacar camarões (as helenas) e comem ovos de peixes...

 

obrigada

cumps,

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Benvinda ao clube amiga! também estou num dilemas dessas com a gsa, após vários teste que fiz (tempo de luz, potência de luz, CO2, fertilizante, etc.) verifiquei que essas algas só estão em folhas onde a movimentação da água é maior e onde há mais luz, em zonas mais mortas de movimento e de zonas à sombra não há qualquer vestígio dessas algas....impressionante!

 

Reduzi a o tempo de luz e redireccionei o caudal de água para que não provoque movimentação directa nas plantas, estou a ter bons resultados mas não sei se é destas alterações.

 

Contudo tenho feito sempre os testes à àgua e mantenho sempre os seguintes valores:

 

Nitritos (NO2) = 0 mg/l

Nitratos (NO3) = 5 a 10 mg/l

Potêncial Hidrogieniônico (PH) = 6.8 a 7.2

Dureza Carbonatada (KH) = >6ºd

Dureza Geral (GH) = >14ºd

Cloro (Cl2) = 0 mg/l

Amónia (NH3, NH4) = 0

 

Faço sempre 2 tpa's à semana de 10L e de 40% ao sábado, o filtro só lhe dou uma pequena limpeza de mês a mês ou de 2 em 2 mêses, depende da força do caudal.

 

Vamos ver se com o tempo a coisa melhora, pelo menos já reduziu e muito :)

 

Vou seguir alguns procedimentos do Bringer no que toca a ferro, e também no Seachem flourish excel.

 

Cumps,

olá lusky...

 

pois estas algas GSA já me andam a enervar..mas enfim,vou tentar resolver isto com tpa´s e fertilizantes.

 

os valores da tua agua estao fixes...eu vou ter que aumentar o valor do meu NO3,pois está a zeros.

 

cumps,

 

Boa tarde,

 

Eu faço criação de helenas.

Confere, não podes ter outros caracóis (a menos que já sejam adultos e pelo menos com o triplo do tamanho das helenas) pois elas limpam tudo! Restos de comida, caracóis, animais mortos, o que houver em decomposição com base em proteína....Vai tudo!

Estes búzios (sim, helenas são búzios e não caracóis) caçam tudo o que seja mais lento que elas. E no que toca a invertebrados de "casca" as helenas são do mais rapido que há! Há relatos de caçarem camarões, mas podes ficar descansada que só os comem se estes morrerem. De resto até és capaz de os ver a alimentarem-se juntos.

olá jhlbjp...

 

eu gosto muito das helenas,são bonitos e eficientes..têm morto toda a bicharada de caracóis que se instalam nos vidros,troncos e plantas.

 

tenho ovos delas espalhados por todo o aqua :dance: vamos lá ver se eu tenho sorte com os possíveis nascimentos :drool3:

 

cumps,

 

olá taiko...

 

antes de mais deixa-me agradecer-te pelo elogio...tenho-me dedicado muito a este aqua,e ainda nao vou ficar por aqui...brevemente vou mandar vir mais um cardume de peixes(Celestichthys Margaritatus)e mais uma plantinha vermelha(Ludwigia Palustris)que achas da escolha? Quanto à planta, também vou meter essa planta no meu aquário. :)

Quanto ao Rasbora Galaxy, também vou meter lol. É um peixe muito bonito e pacífico. Só não sei é se condiz com a restante fauna. Se calhar convinha actualizares a informação de fauna (e do resto, já agora) na página inicial.

 

em relação à minha dor de cabeça com as algas GSA..vamos ver no que isto vai dar...em relaçao a elas estarem nos vidros para mim é o menor dos problemas,pois ainda ontem limpei o acrílico e ficou fixe,saiu tudo na boa...o stress é mesmo as algas nas folhas...está a tornar-se feio.

 

estou a fertilizar as plantas com fertilizante liquido da tropica..espero que resulte.

 

vou tentar aumentar é o NO3 pois está a zeros.

 

nao posso meter neritinas,pois tenho anentome helena e acho que nao posso meter mais nenhum tipo de caracol no aqua diferente porque as anentome helena iria matar tudo,lol..são feras,lol. Pois, quanto a isso não tenho a certeza. Mas acho que desde que sejam maiores não há problema. Mas atenção que li que também podem atacar camarões (as helenas) e comem ovos de peixes...

 

obrigada

cumps,

 

julgo que as rasboras galaxy vao ficar a matar aqui no meu aqua,lol,só tenho peixes pequenos e estes são pequenos e com cores bem bonitas.

 

lol tens razao...já actualizei a pagina,nem me lembrava de fazer isso,obrigada,lol.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá jhlbjp...

 

eu gosto muito das helenas,são bonitos e eficientes..têm morto toda a bicharada de caracóis que se instalam nos vidros,troncos e plantas.

 

tenho ovos delas espalhados por todo o aqua :dance: vamos lá ver se eu tenho sorte com os possíveis nascimentos :drool3:

 

 

Maravilha! :) Sabe que são pequenos cubos transparentes com um ovo minúsculo ao centro. Confere?

Dica de amigo: Não faça absolutamente NADA! Paciência e esperar, vai demorar pelo menos uns 2 meses a ver "miniaturas".

Mais informo que não eclodem todos ao mesmo tempo, portanto nunca retire os que pensa que não eclodiram. Eu tenho da mesma postura pequenos com 3mm e outros já com 8/9mm, outros maiores. Nascimentos espaçados seguramente umas 3/4 semanas. Se ficar sem caracois "praga" eles deixam de ter proteina para se alimentar. Não morrem por isso, acabam por comer os restos de comida, embora não seja o melhor para eles.

Pode usar mexilhão, delicias, salsicha, fiambre, etc. É fantástico ver as helenas em "batalhão" a correr para a comida!

Sempre em doses pequenas para não ficar a apodrecer e mexer com os parâmetros da agua. De preferência colocar em zonas que os peixes não tenham acesso mas que as helenas consigam passar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na boa. Eu acho que os galaxy assentam que nem uma luva aí (isto, se falarmos nos outros habitantes, porque se quanto aos parâmetros da água já é outra história). Convém veres as fichas técnicas de cada um deles e ver como é a tua água para ver se estão bem aí ou não.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Maravilha! :) Sabe que são pequenos cubos transparentes com um ovo minúsculo ao centro. Confere?

Dica de amigo: Não faça absolutamente NADA! Paciência e esperar, vai demorar pelo menos uns 2 meses a ver "miniaturas".

Mais informo que não eclodem todos ao mesmo tempo, portanto nunca retire os que pensa que não eclodiram. Eu tenho da mesma postura pequenos com 3mm e outros já com 8/9mm, outros maiores. Nascimentos espaçados seguramente umas 3/4 semanas. Se ficar sem caracois "praga" eles deixam de ter proteina para se alimentar. Não morrem por isso, acabam por comer os restos de comida, embora não seja o melhor para eles.

Pode usar mexilhão, delicias, salsicha, fiambre, etc. É fantástico ver as helenas em "batalhão" a correr para a comida!

Sempre em doses pequenas para não ficar a apodrecer e mexer com os parâmetros da agua. De preferência colocar em zonas que os peixes não tenham acesso mas que as helenas consigam passar.

Bom dia!

 

Ya,é isso mesmo,e tenho ovos espalhados em tudo o que é sitio..vidro,musgo,anubia..

Provavelmente nao iram todos sobreviver,mas ja ficaria contente com meia duzia de sobreviventes,lol.

 

In Paradise!!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na boa. Eu acho que os galaxy assentam que nem uma luva aí (isto, se falarmos nos outros habitantes, porque se quanto aos parâmetros da água já é outra história). Convém veres as fichas técnicas de cada um deles e ver como é a tua água para ver se estão bem aí ou não.

Bom dia!

 

Em relaçao aos parametros da agua,julgo ter a agua em optimas condiçoes,o NO3 é que está a zeros e nao devia de estar,mas estou a tratar disso.

 

Antes de pensar comprar esses peixes,pesquisei as caracteristicas deles e acho que se vao dar bem na minha agua.

 

In Paradise!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu gostava de saber era uma forma de controlar os caracóis "praga" sem ter que recorrer aos caracóis assassinos (pois quero meter neritinas e não quero correr o risco de serem mortas) e a botias palhaço, pois ainda crescem um bocado e se houver plantas que ainda não se tenham fixado bem vou começar a vê-las a flutuar lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu gostava de saber era uma forma de controlar os caracóis "praga" sem ter que recorrer aos caracóis assassinos (pois quero meter neritinas e não quero correr o risco de serem mortas) e a botias palhaço, pois ainda crescem um bocado e se houver plantas que ainda não se tenham fixado bem vou começar a vê-las a flutuar lol.

 

Pode usar o método de "pesca".

Coloque uma rodela de pepino ou courgete antes de as luzes apagarem. Duas horas depois, retire o pepino e todos os caracóis que la estarão agarrados. Repita o processo diariamente até não existirem caracois. No entanto, aviso já que nunca conseguirá retirar todos, pois multiplicam-se a um ritmo estúpido e há sempre novos a nascer. Assim, sempre consegue controlar a praga.

Eu no entanto, prefiro ter estes caracois e controlá-los com as helenas, já que comem os restos de comida e algas ajudando na limpeza do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim, conheço esse método. Mas queria mesmo algo mais natural. Algo como as helenas mas que não fosse prejudicial para os outros caracóis/camarões, etc.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim, conheço esse método. Mas queria mesmo algo mais natural. Algo como as helenas mas que não fosse prejudicial para os outros caracóis/camarões, etc.

 

Não tenho conhecimento de soluções naturais que não implique predadores (que por sua vez hão de atacar outros seres).

Aconselho a colocar um post (ou ver se já não existe) sobre o assunto, a ver se experts podem ajudar na matéria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Usa o Esha Gastropex, não faz nenhum e é eficaz no tratamento, e mesmo assim ainda restam alguns caracóis que sobreviverão enterrados no areão.

 

esha-gastropex.jpg

 

No que toca a qualquer tratamento eu só uso produtos da Esha. Se deixares essa praga de caracóis (penso que são búzios) alastrar vais ter problemas e possívelmente o teu filtro vai encravar com a casca de alguns que serão sugados podendo queimar a bomba.

 

Não faz mal ao camarões eu faço criação de red chery's e tenho caridinas japónicas e nunca nenhum me morreu.

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que ver isso. Se não tiver outra solução lá terá que ser a "técnica da pesca" lol. ;)

 

EDIT: Lusky, mas esses produtos matam todo o tipo de caracóis, certo? Se assim for, fico na mesma porque acabo por perder as neritinas (ou nem as posso lá meter).

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Taiko,

 

O tratamento são apenas 3 dias, retiras as neritinas para outro local seguro com a água do aquário e no fim do tratamento fazes tpa de 50% no 4º dia e outro de 30% no 5º dia.

 

Colocas carvão activo no filtro para reduzir ou anular qualquer vestígio restante do tratamento e a partir do 5º dia podes colocar as neritinas novamente no aqua.

 

Isto é apenas uma idéia claro, se visses uma praga que a minha irmã (dizendo que esse búzios que eram bonitos) deixou alastrar no aquario não irias acreditar....em 2 mêses eram aos mil ou mais....todo o areão mexia por estarem enterrados era um fenómeno! A bomba do filtro queimou por estar encravada...enfim ainda hoje não se conseguiu eliminar tudo mas está controlado com ajuda do anentome helena.

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso, para mim, é mesmo uma medida de último recurso. Porque isso ainda se faz bem em aquários mais pequenos, mas em aquários maiores dá uma trabalheira. Já para não falar do gasto de água (o meu aquário é de 200L). Só mesmo numa situação dessas é que ponderava uma solução assim.

 

E posso dizer que escolhi as neritinas por darem conta de algumas algas. As helenas pensava que só comiam outros caracóis, peixes mortos e restos de comida pelo aquário. Não sabia que também "atacavam" algas. Que algas é que come um e o outro?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.