Aqua_inside_Custóias


Guimas

Recommended Posts

Boa noite,

 

Depois de uma montagem que começou às 8:30h e acabou às 21h, aqui está o resultado final. As fotos não são grande coisa, a paciência e as forças também já não são as mesmas e a àgua ainda está um pouco suja.

 

Vão ainda ser adicionadas plantas amanhã de manhã.

 

SETUP:

 

Aqua: 120 x 40 x 50 [cm] 240L brutos

Substrato:

-Turfa;

-Humus,

-JBL AquaBasis Plus;

-JBL Manado.

-Areão de rio

 

CO2 - para já DIY com Reator MaxMix

 

Filtragem: EHEIM Classic 2017

 

Iluminação: 2x 54W t5 - OSRAM 8500K + Grolux 8000K

 

Fica para já a ideia que acabei de concretizar:

 

1.jpg

 

2.jpg

 

Um agradecimento à Aquoporto, aos membros Janf e henrique M, que me venderam o material.

 

 

Abraço,

 

André Guimarães

Editado por Guimas

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Gosto muito do layout no geral. É muito cedo para dizer se tomaste as melhores decisões, uma vez que estamos numa fase muito precoce ainda. Estou confiante que com a massa vegetal toda vais conseguir criar um efeito engraçado com as pedras.

Uma planta que cada vez me convence menos é a heteranthera zosterifolia, mas se gostas mesmo dela então acho que deves manter.

Com o tempo também farás alterações consoante o que pretenderes do aquário.

 

Bom começo :D

 

Abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva André,

Finalmente chegou o novo projeto. Tenho-te a dizer que achei o nome bem engraçado.

Gostei, acho que com o aumento da flora isso vai ficar porreio embora ache que as HZ (acho que é essa planta que está no lado esquerdo atras das pedras) não vá ficar bem naquela zona do aquario. Não acho pois não gosto dessa planta para além de que nunca consegui ter bons resultados com ela.

Mas isto são os meus gostos... ;)

Só uma opinião sobre esses Botias,como já reparaste, eles são muito estabalhoados a nadar, vão te dar cabo desses relevos num instante... Eu no teu lugar colocaria-os quando a parvula estivesse mais segura e completa...

Vai-nos atualizando e boa sorte... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva André,

Finalmente chegou o novo projeto. Tenho-te a dizer que achei o nome bem engraçado.

Gostei, acho que com o aumento da flora isso vai ficar porreio embora ache que as HZ (acho que é essa planta que está no lado esquerdo atras das pedras) não vá ficar bem naquela zona do aquario. Não acho pois não gosto dessa planta para além de que nunca consegui ter bons resultados com ela.

Mas isto são os meus gostos... ;)

Só uma opinião sobre esses Botias,como já reparaste, eles são muito estabalhoados a nadar, vão te dar cabo desses relevos num instante... Eu no teu lugar colocaria-os quando a parvula estivesse mais segura e completa...

Vai-nos atualizando e boa sorte... ;)

 

Obrigado!

Pois os Botias são uma dor de cabeça.. vou-lhes dar uma semana para se ambientarem e a parvula agarrar qualquer coisa.. a ver vamos.

Quanto à HZ, como te disse vou ver se aos poucos a vou substituindo, mas como eu quero poucas espécies de plantas mas moitas compactas, estou a pensar em Rotala Rotundifolia do lado esquerdo e Rotala sp.green do esquerdo. Que acham?

 

 

Boas,

Gosto muito do layout no geral. É muito cedo para dizer se tomaste as melhores decisões, uma vez que estamos numa fase muito precoce ainda. Estou confiante que com a massa vegetal toda vais conseguir criar um efeito engraçado com as pedras.

Uma planta que cada vez me convence menos é a heteranthera zosterifolia, mas se gostas mesmo dela então acho que deves manter.

Com o tempo também farás alterações consoante o que pretenderes do aquário.

 

Bom começo :D

 

Abraço,

André

Obrigado André! O reator é uma peça interessante! Quase que dá para "encher" de CO2, fechar a garrafa, e deixar que ele envazie. (isto porque ainda tenho o CO2 DIY... estou procurando um negócio interessante já que tenho duas válvulas limitadoras de pressão com dois manómetros cada, aqui paradas, da UNICER!)

 

 

Gostei bastante, vamos ver como fica com a evolução do tempo.

parabéns

 

Obrigado!

Há-de ficar engraçadito! =)

 

Abraço,

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

Pois os Botias são uma dor de cabeça.. vou-lhes dar uma semana para se ambientarem e a parvula agarrar qualquer coisa.. a ver vamos.

Quanto à HZ, como te disse vou ver se aos poucos a vou substituindo, mas como eu quero poucas espécies de plantas mas moitas compactas, estou a pensar em Rotala Rotundifolia do lado esquerdo e Rotala sp.green do esquerdo. Que acham?

Acho uma excelente escolha. As Rotalas são das melhores plantas para se criarem moitas... Tens também a Hermiathus Micranthemoides que é lindíssima embora ache que a sp. Green seja mais adequada para essa montagem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização no sistema de CO2:

06112012856.jpg

Já há algum tempo que me arranjaram 2 válvulas redutoras de pressão, mas não tinha a garrafa de CO2. Esta deram-me e ficou mesmo à justa dentro do móvel. Agora era uma válvula solenóide caída do céu =)

 

Ora fazendo as contas... garrafa+válvula=0€

 

Porreiro pah

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos negócios andas tua fazer eheheh

Quanto a esse kit de CO2 só te digo... nossa que biolência :P

 

Quero ver novidades!

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A montagem focou muito boa, gostei muito!

Só não gosto é muito dos bótias, não sei se é devido a eles mas na foto o teu aquário parece ter só uns 100 litros, não parece nada ter 1,20m de comprimento, e eu acho que são devido aos bótias serem grandes... Eles não te vão misturar esse areão todo?

Mas de resto nada a apotar, está muito bom!

Agora, queremos é fotos pois isso ja deve de estar diferente depois de 1 semana de montado e mais plantas que disseste que ias adicionar...

Irei acompanhar este projecto! :cool2:

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Aqui vai uma atualização.

 

Retirei as HZ e coloquei umas Rotalas sp. green, que o Jorge.A forneceu!

A Riccia esteve à luta com a boca dos Ancistrus e portanto hoje replantei-a.

A parvula vai devagar assim como tudo o resto e este é um problema. Como podem ver nas fotos que se seguem, estou com um problema com as plantas. Elas estão fracas e pálidas. Eu penso que o problema está no facto de eu depois de ter montado o aqua, não ter adicionado fertilizante liquido e dado forte no CO2. Como eu não tenho uma ilumação forte, são apenas 2x54W t5 para 200L, e com pouca fertilização, devia reduzir no Co2 para não haver desiquilibrio.

O que vou fazer agora para inverter este problema é o seguinte: vou desligar o CO2 por uns dias, fazer TPA hoje e fertilizar com a PO4 Modified formula (sem o sulfato de potássio)[http://www.theplantedtank.co.uk/PMDD.htm] + Seachem Flourish. Isto para ver se as plantas desenvolvem, mesmo que mais lentamente, pois sem adição de CO2, a velocidade de absorção de nutrientes é mais controlada. Caso veja melhorias, vou adicionando aos poucos CO2.

 

Por favor comentem este meu problema, porque já não é a primeira vez que isto me acontece neste aquário (noutras montagens) e eu ainda não lhe dei a volta. Nos aquários plantados mais pequenos que montei, parece que tudo é mais fácil, pois uma "pequena TPA" são logo 50% de agua que trocamos!

 

Fotos:

 

PB100636.jpg

 

Rotala (fraca, pouca cor, "murcha")

PB100646.jpg

 

Desenvolvimento da parvula

PB100648.jpg

 

Pequenas algas (já vinham da montagem anterior) que os novos 3 SAE vão certamente resolver.

PB100658.jpg

 

 

Boas,

 

A montagem focou muito boa, gostei muito!

Só não gosto é muito dos bótias, não sei se é devido a eles mas na foto o teu aquário parece ter só uns 100 litros, não parece nada ter 1,20m de comprimento, e eu acho que são devido aos bótias serem grandes... Eles não te vão misturar esse areão todo?

Mas de resto nada a apotar, está muito bom!

Agora, queremos é fotos pois isso ja deve de estar diferente depois de 1 semana de montado e mais plantas que disseste que ias adicionar...

Irei acompanhar este projecto! :cool2:

 

Obrigado pelo comentário.

 

Os bótias já estão comigo há muito tempo e daí ainda cá andarem... Realmente tudo era mais fácil se cá não estivessem mas acredito que com o tempo, as plantas agarram e o Manado não levanta tanto. E sim.. ando quase todos os dias a replantar plantas =)

 

 

Ajudem e critiquem =)

 

Abraço

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

hey hey!

Queremos ver novidades do teu menino pá :P


Estás a pensar adicionar alguma fauna / flora ao aquário?

 

Grande abraço!

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um ribeirinho? Corta para canto! Gente a elogiar "ainda mais um ribeirinho"? Corta para canto mesmo...

Guimas, rapaz, as plantas não estão más de todo, mas a tua escolha do layout, rapaz, sou forçado a questionar a tua escolha. Percebo que aches a olho-em-biquice das pedrinhas e do ribeirinho algo prestigiante e bonito, mas rapaz, isso está mais batido que a casa dos degredos. Já passou há muito tempo que deixou de ser inovador e fixe e se tornou patético. Sê original, cria algo teu, e não somente uma cópia da azeitice dos "aquascapers" nacionais, que por sua vez é uma copia dos olhos-em-bico. Não me leves a mal, mas acho que se tivesses pegado em algo novo, e não te estivesses a conformar ás "regras" estabelecidas dos "'wagumes" e dos "once upon a time there was a river", te irias divertir bem mais com o desenvolvimento do teu tanque. Como tens a coisa vais sentir stress e alguma ansiedade por fazer com que o teu tanque fique semelhante aos olhos-em-biquissimos que abundam por aqui, e vais ver que se o falhares a tua frustração irá ser multiplicada por não o conseguires fazer, ao passo que se fizesses algo teu, não haveria essa frustração nem essa ansia em ser "japonês". Irias tirar uma muito maior diversão e interesse do simples facto de manter as tuas plantas a crescer saudaveis, e mais tarde de as fazer criar os grupos cerrados que te interessam.

Mas não te posso censurar pois para a maioria das pessoas é tão dificil separar o trigo do joio, e conseguir ser minimamente originais e conseguirem afastar-se do olho-em-biquismo, esse flagelo de que padece o suposto "aquascape" português (prefiro pensar nele como olho-em-bico-copia-scape) Querem fazer como o FAAO, mas esquecem-se que o FAAO acabou por transcender em parte o Olho-em-biquismo, e acabam por fazer coisas assim..Com Ribeirinhos e assim...

Mas viva os ribeirinhos que são o apogeu do bom gosto e do "aquascape"

Sem duvida rapaz, sê original, vais tirar muito maior interesse e diversão deste teu hobby.
Fora as escolhas do teu layout, nada a apontar de negativo. As plantas parecem estar de boa saude, agora é deixar crescer, começar a dosear um bocadinho de Flourish Excel para controlar os blooms de algas, e deixar crescer!

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas: já na escolinha fazíamos cópias... é uma boa forma de aprendizagem. As pessoas têm que começar por algum lado e há muita coisa boa a aprender com os olhos-em-biquinho", e com os da "terra das flores", entre outros... só depois de dominarmos alguns aspectos básicos da técnica é que temos a capacidade para criar... Não poderias ser escritor sem antes teres aprendido a escrever...

 

De qualquer dos modos, concordo que não é o layout mais bonito que vi. Mas pessoalmente acho que se um aquário exibir plantas com saúde, é meio caminho para um aquário de sucesso. Antes de criares, tens que saber jardinar...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Vou então responder a todos de forma a atualizar a situação! Desde já as minhas desculpas por não atualizar há muito tempo, e por não me dignar a dizer literalmente nada :tapfoot:

 

Tive grandes problemas. Basicamente acabaram-se os fertilizantes liquidos e demorei umas duas semanas a receber um ELOS FASE 1. Logo que recebi e comecei a utilizar as plantas responderam bem, mas pelo facto de estarem já bastante abatidas estão a levar tempo a recuperar. Entretanto comprei uma calha de 4xT5 54W ao Ramirezi e portanto quando chegar isto aqui vai mudar decididamente!

 

 

Basicamente:

- A parvula não cresceu nada;

- A rotala está agora a crescer;

- As outras plantas estacionaram imenso.

 

Ultimamente adicionei alguma Eleocharis aciculares, mais Rotala Rotundifolia e Hydrocotyle verticillata como prenda do Janf. Obrigado!

 

 

 

Mais um ribeirinho? Corta para canto! Gente a elogiar "ainda mais um ribeirinho"? Corta para canto mesmo...

Guimas, rapaz, as plantas não estão más de todo, mas a tua escolha do layout, rapaz, sou forçado a questionar a tua escolha. Percebo que aches a olho-em-biquice das pedrinhas e do ribeirinho algo prestigiante e bonito, mas rapaz, isso está mais batido que a casa dos degredos. Já passou há muito tempo que deixou de ser inovador e fixe e se tornou patético. Sê original, cria algo teu, e não somente uma cópia da azeitice dos "aquascapers" nacionais, que por sua vez é uma copia dos olhos-em-bico. Não me leves a mal, mas acho que se tivesses pegado em algo novo, e não te estivesses a conformar ás "regras" estabelecidas dos "'wagumes" e dos "once upon a time there was a river", te irias divertir bem mais com o desenvolvimento do teu tanque. Como tens a coisa vais sentir stress e alguma ansiedade por fazer com que o teu tanque fique semelhante aos olhos-em-biquissimos que abundam por aqui, e vais ver que se o falhares a tua frustração irá ser multiplicada por não o conseguires fazer, ao passo que se fizesses algo teu, não haveria essa frustração nem essa ansia em ser "japonês". Irias tirar uma muito maior diversão e interesse do simples facto de manter as tuas plantas a crescer saudaveis, e mais tarde de as fazer criar os grupos cerrados que te interessam.

Mas não te posso censurar pois para a maioria das pessoas é tão dificil separar o trigo do joio, e conseguir ser minimamente originais e conseguirem afastar-se do olho-em-biquismo, esse flagelo de que padece o suposto "aquascape" português (prefiro pensar nele como olho-em-bico-copia-scape) Querem fazer como o FAAO, mas esquecem-se que o FAAO acabou por transcender em parte o Olho-em-biquismo, e acabam por fazer coisas assim..Com Ribeirinhos e assim...

Mas viva os ribeirinhos que são o apogeu do bom gosto e do "aquascape"

Sem duvida rapaz, sê original, vais tirar muito maior interesse e diversão deste teu hobby.
Fora as escolhas do teu layout, nada a apontar de negativo. As plantas parecem estar de boa saude, agora é deixar crescer, começar a dosear um bocadinho de Flourish Excel para controlar os blooms de algas, e deixar crescer!

Ora bom dia. Bem... As plantas quando crescerem e eu tiver o meu ribeirinho bem feito vou colocar um moínho no meio para ser original! Acho que nunca vi um aquário plantado com um ribeirinho com um moínho por isso penso conseguir ganhar um prémio de aquascape com isso!

 

 

 

Gervas: já na escolinha fazíamos cópias... é uma boa forma de aprendizagem. As pessoas têm que começar por algum lado e há muita coisa boa a aprender com os olhos-em-biquinho", e com os da "terra das flores", entre outros... só depois de dominarmos alguns aspectos básicos da técnica é que temos a capacidade para criar... Não poderias ser escritor sem antes teres aprendido a escrever...

 

De qualquer dos modos, concordo que não é o layout mais bonito que vi. Mas pessoalmente acho que se um aquário exibir plantas com saúde, é meio caminho para um aquário de sucesso. Antes de criares, tens que saber jardinar...

 

Abraço

 

GM

Plantas com saúde é o que eu quero neste momento! Depois então vou preocupar-me em mudar o aspeto!

 

 

 

Muito obrigado pelos comentários! Vou prometer tirar umas fotos durante a próxima semana!

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ora bom dia. Bem... As plantas quando crescerem e eu tiver o meu ribeirinho bem feito vou colocar um moínho no meio para ser original! Acho que nunca vi um aquário plantado com um ribeirinho com um moínho por isso penso conseguir ganhar um prémio de aquascape com isso!

 

 

Não direi que metas um moinho, mas e que tal, fazer sem o ribeirinho? E que tal em vez de usar pedras em "wagame" fazer um layout sem pedras, ou com pedras e troncos, ou apenas troncos? Ou por exemplo ires para algo mais menos olho-em-biquento? Apenas ideias. Sabes, os layouts não se restringem á chinoquisse, tens os biotopos, tens os holandeses, tens os jungle, tens os aquarios de colecção de plantas etc etc...Mas não...90% dos tanques que aqui vemos é na base da chinoquice, e isso deixa-me muito triste, pois existe uma enorme falta de originalidade.

E sim ribeirinhos é muito batido XD LOOOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agradeço bastante os teus comentários gervas mas onde é que eu disse que queria ser original? Eu só quero é que as plantas cresçam! Já sei que há imensos ribeiros por aí e que na Natureza não há ribeiros subaquaticos. E também sei dos biótopos etc etc. Já os tive durante uns 5 ou 6 anos. Neste momento só quero é afinar as coisas, neste aquário em específico, para que as plantas entrem no ritmo certo. Porque noutros aquários já encontrei esse equilibrio que todos procuramos quando montamos um plantado, mas neste ainda não! Quando o encontrar podes ter a certeza que vou ser original o suficiente e fazer o que me vier à cabeça e não aquilo que veio da cabeça dos outros.

 

Um abraço

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não direi que metas um moinho, mas e que tal, fazer sem o ribeirinho? E que tal em vez de usar pedras em "wagame" fazer um layout sem pedras, ou com pedras e troncos, ou apenas troncos? Ou por exemplo ires para algo mais menos olho-em-biquento? Apenas ideias. Sabes, os layouts não se restringem á chinoquisse, tens os biotopos, tens os holandeses, tens os jungle, tens os aquarios de colecção de plantas etc etc...Mas não...90% dos tanques que aqui vemos é na base da chinoquice, e isso deixa-me muito triste, pois existe uma enorme falta de originalidade.

E sim ribeirinhos é muito batido XD LOOOL

 

Gervas, as coisas são mesmo assim, vão se reinventando. Os "da terra das flores" (ehehhe gmartins), como tu tanto gostas (eu não digo isto de modo depreciativo) já foram o que os "olhos em bico" são presentemente, ou seja o mainstream. Eu ainda me lembro na década de 90, ainda antes da internet, ficar deslumbrado a ver os livrinhos da tetra e sera e ver os magníficos plantados estilo holandês e dizer quero um!

Dp, houve uma altura em que olhava para os holandeses e dizia que coisa horrível, coisa mm feia. Agora olho e digo, n sei não, qq dia ainda monto uma coisa que fique a meio termo, até pq agora temos acesso a uma variedade de plantas enormes e lindíssimas, coisa que à 10-15 anos atrás era impensável.

Pessoalmente penso que o para existirem "rios", estes tem de ser muito bem trabalhados. O guimas tentou e o que interessa é que ele tenha gostado..mas daqui a um ano provavelmente vai olhar e dizer csg bem melhor...e partir para outra. E tlv aí venha um holandês! ;)

 

Força Guimas e mete mas é as plantas a crescer, vais ver que com perseverança e dedicação elas vão crescer isso vai-se compor e acabares com um belo plantado.....com ou sem rio! ehehehe

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo apoio!

 

Isto é sempre um ciclo em que de vez em quando algo novo aparece e pouco tempo depois o velho volta a ser novidade! Para já estou contente a olhar para o aquário! Estaria mais se as plantas respondessem melhor mas cada coisa a seu tempo.

 

Abraço

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De seguida seguem algumas fotos. Como podem ver a evolução é mesmo pouca. As rotalas do lado direito só estão a responder agora e a parvula desapareceu. Está tudo muito parado.

 

A Aquaeden disse-me que esta quinta ou sexta recebo a calha! Espero mesmo que sim. Acredito que quando chegar isto vai mudar. Vou plantar nova echinodorus e espero ver muito verde. =)

 

PC180671_zpsb7de835e.jpg

 

PC180678_zpsa406b65e.jpg

 

PC180674_zpsed0a509d.jpg

 

PC180688_zps6917cef0.jpg

 

 

Aqui começam os problemas:

 

PC180689_zps91e35048.jpg

 

PC180684_zps0e4eccf1.jpg

 

Comentem à vontade

 

Abraço

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TU proprio já te respondeste...começaste e dp "paraste a meio", logo qd mais precisavas de rotina pq o aquário em si não estava estabilizado...foi uma falsa partida.

A partir de agora mantem uma rotina de CO2, fertilização e iluminação e não deixes as coisas pararem outra vez. Isso com o tempo vai ao sitio.

As plantas vão crescer e as algas vão desaparecer. A parvula é uma planta pouco exigente, faz um belo efeito, tem é um defeito...vai demorar um pouquinho a fechar como tapete.

 

Agora é paciencia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde a todos,

 

O aquário neste momento vai assim:

 

P2120015_zps798c1e34.jpg

 

Desde que alterei a calha para 4x54W, não tem sido fácil livrar-me destas algas:

P2120016_zpsbbadf7f3.jpg

 

P2120017_zps36d9e3bf.jpg

 

Precisava da vossa ajuda neste assunto...

 

Tenho fertilizado com o seguinte:

 

Macros - NPK Estimative Index

 

Micros - ELOS Fase 1

 

CO2 com reator!

 

Estou a pensar adicionar camarões Amano e Red's também para ver se me ajudam!

 

 

Uma última foto do lado em que a parvula de espalha melhor:

P2120020_zps4f250bca.jpg

 

 

 

Muito Obrigado

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho acompanhado a evolução do aquário apesar de nunca ter comentado mas acho que o devia fazer agora. Tem sido uma evolução muito positiva e penso que todos aqueles que vão iniciar um plantado deviam ver este tópico pois cometeste alguns erros e já tiveste alguns problemas e sempre conseguiste ultrapassar as adversidades com paciência e engenho.

 

A introdução de caridinas japónicas nem sempre resulta porque apesar de serem as melhores trituradoras de algas que já tive, também reparei que elas muitas vezes não atacam as algas na parte da frente do aquário por insegurança e medo dos peixes. Se por acaso quiseres eu posso emprestar-te duas ou três caridinas e dois ou três SAE para veres se eles vão a essas algas. Se forem depois podes comprar numa loja e devolves-me os bichos. Se tiveres intressa manda mp.

 

PS: qual é o nome da planta verde escura que tens do lado direito junto ás rochas?

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do aquário com plantas saudáveis pode ficar bonito.

 

Essas algas não serão fruto de excesso de iluminação, se tiveres excesso de iluminação para o Co2 e fertilizante, vais acabar com o alimento das plantas na coluna de água e isso pode causar esse boom de algas.

 

Qual o ciclo de iluminação que estas a seguir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.