Gardens of Kadesh


gervas

Recommended Posts

Como prometido e referido há umas semanas atrás no tópico da anterior encarnação do meu tanque de 220litros, este já era.... Postarei ao longo dos seguintes dias evolução da nova encarnação da nova montagem...

 

Novo nome... "Gardens of Kadesh"

 

Irei postar por etapas como anteriormente....

 

Casa Nova...Troncos novos....

 

Desde o inicio em que pensei em desmontar o antigo Big Dirty que me propus em arranjar novos troncos... Os anteriores, embora interessantes, eram demasiado grandes para aquilo a que me propus para a nova montagem....

 

Resultado, vai de correr seca e meca em busca dos troncos perfeitos! Por fim senti-me derrotado ao percorrer todas as lojas da minha zona, e não encontrar qualquer tipo de raiz, tronco, cepo, driftwood, ou moorwood decente, para além daquele refugo que são as fatias de cepos que somente irão parecer belos quando na horizontal...

Fiquei então com um problema. Tinha a ideação para a nova montagem, mas não conseguia ter acesso ao material necessário... (esta é uma ENORME Dica para as lojas da região do Cartaxo e arredores... MELHOREM a qualidade e diversidade dos vossos produtos, pois o vosso stock é, infelizmente, miseravél e altamente limitado...)

Vou então de procurar troncos, raizes e cepos utilizaveis nas redondezas (Aproximadamente 20km de raio) da minha casa em busca de sobreiro, azinheira, teixo, ulmeiro, pinheiros e outras arvores que fossem bons para meter dentro de água.... Encontrei bastantes candidatos fantásticos á molha, mas em ultima analise nenhum serviu, ou eram demasiado grandes para o tanque ou a madeira estava já putrefacta... Por altura de ha 2 semanas estava já em panico com toda esta situação....

Ponderei mesmo desperdiçar uns euros valentes e mandar vir troncos á maneira de uma loja online/amazon.co.uk...

Felizmente em boa hora lembrei-me da Vindima! Tinha-me passado completamente ao lado que as cepas e videiras são fantásticas, com a forma perfeita para aquilo que eu quero!

 

A cepa é um material muita vez esquecido por nós aquariofilos, mas é uma madeira com boa durabilidade debaixo de água, partindo do principio que não submergimos cepas já em putrefacção. Os meus cotas têm mesmo uma cepa em "hidroponia" há uns dois anos, já com rebentos bastante fortes, há mais de dois anos, sem ser vivisel putrefacção da Cepa submersa....7

A cepa apresenta também formas altamente complexas e elaboradas, sendo perceptivel as formas altamente retorcidas da cepa e vides, assim como das raizes das cepas mais velhas...

 

Por sorte os meus velhotes andaram a arrancar uma vinha há uma semana.... Foi só questão de ir ao monte de lenha procurar umas cepas que se mostrassem boas para aquilo que imaginei....

 

gallery_40692_1837_892735.jpg

 

Lá andei de serrote em punho a serrar tudo aquilo que me chamou a atenção....

 

E tenho já cepas suficientes para este tanque e mais um bocado de outro...

 

Agora preciso de ir organizar a coisa, e ir criar arranjos que respondam á minha idealização... Mais facil dizer que fazer....

 

Amanha ou depois irei postar fotos do tratamento das cepas que já estão de molho faz uma semana e de que não escreverei hoje....

 

O layout revelarei em momento oportuno, mas posso dizer que vai ter calhaus, cepos, água e areão=P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

uma ajudinha com os troncos..

 

 

:eusathink:http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php

 

:D http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88152

 

 

boa continuação e vai mostrando as várias etapas.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tanto tempo sem forum, mas eu não estive exactamente parado....7

 

Eis um estudo do futuro layout do Gardens of Kadesh...

gardensofkadesh.jpg

 

Como me havia sido sugerido há algum tempo decidi deitar mãos á obra, e troquei o fundo por algo mais neutro...

 

dsc0727s.jpg

 

Hora de montar meter as mãos na massa...

Com esta nova montagem decidi corrigir alguns erros do Big Dirty e ao usar um substracto fertil decente...

dsc0732z.jpg

 

Meti uma rede entre os substratos para minimizar as misturas...

asdfkp.jpg

Enchi..

semttulo2nvv.jpg

 

E depois de penar um bocado eis o resultado...

gardensofkadesh.jpg

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flora

Rotala Sp. Green no centro á direita

Rotala rotundifolia á esquerda

Rotala macranda á direita ao lado da eleocharis

Staurogyne repens para o andar de baixo =P

Blyxa japonica (ainda não decidi se sim ou se não)

Hemianthus micranthemoides no meio

Ludwigia arcuata nas bordas anteriores á direita

Cryptocorine wendtii var Mi Oya para o andar de baixo

Eleocharis vivipara á direita extrema

Vesicularia dubyana nas rochas

Microrium pteropus nas rochas

Heteranthera zosterifolia á direita extrema

Pogostemon helferi aqui e ali, onde houver lugar para ela

Hygrophila corymbosa "kompakt" onde houver lugar para ela, preferencialmente no andar de baixo entre as pedras...

 

Fauna:

Cardinais, Narizes de bebado, Caridina japonica, neritinas e ottos, e talvez 3 escalares zebra

É a lista até este momento.

Isto é apenas uma lista preliminar, que ainda preciso de procurar pelas lojas online a ver se começo a plantar para a semana...

O que acham das escolhas?

 

O areão bem realmente sou forçado a concordar contigo, realmente podia meter algo mais fino, mas só pensei nisso depois de o ter comprado...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flora

Rotala Sp. Green no centro á direita

Rotala rotundifolia á esquerda

Rotala macranda á direita ao lado da eleocharis

Staurogyne repens para o andar de baixo =P

Blyxa japonica (ainda não decidi se sim ou se não)

Hemianthus micranthemoides no meio

Ludwigia arcuata nas bordas anteriores á direita

Cryptocorine wendtii var Mi Oya para o andar de baixo

Eleocharis vivipara á direita extrema

Vesicularia dubyana nas rochas

Microrium pteropus nas rochas

Heteranthera zosterifolia á direita extrema

Pogostemon helferi aqui e ali, onde houver lugar para ela

Hygrophila corymbosa "kompakt" onde houver lugar para ela, preferencialmente no andar de baixo entre as pedras...

 

Fauna:

Cardinais, Narizes de bebado, Caridina japonica, neritinas e ottos, e talvez 3 escalares zebra

É a lista até este momento.

Isto é apenas uma lista preliminar, que ainda preciso de procurar pelas lojas online a ver se começo a plantar para a semana...

O que acham das escolhas?

 

O areão bem realmente sou forçado a concordar contigo, realmente podia meter algo mais fino, mas só pensei nisso depois de o ter comprado...

 

 

Esta a ficar porreiro... boa sorte com isso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Argh!!!!!

Tive um acidente...Daqueles tipicos acidentes que acontecem quando um gajo mete madeira dentro de água, e se arma em português e pensa..."VAI TUDO CORRER BEM!", e vou eu de, depois de iniciar a plantação do bichano... Começo a encher... Ora a madeira de videira, mesmo molhada, consegue ser sacana... E OMFG que divertido, começou a boiar, e sujou a água toda de argila(proveniente do substrato), assim como lixou o layout um bom bocado... Vai o Gervas de despejar tudo, cavar um enorme buraco no areão e prender tudo com seixos dentro de meias de vidro para fazer peso... QUE ODIO! LOL... E agora...Reencher a coisa lentamente e esperar que os restantes troncos que á primeira se portaram bem, se comportem bem á segunda... "Vai tudo correr bem...

 

EDIT: E não é que correu ás 5 maravilhas? Tive aquele contratempo, mas a coisa resultou no final=))) Já está cheio, já tem as primeiras plantas, e agora é deixar sedimentar e o filtro trabalhar... Postarei novas fotos quando a água estiver em condição aceitavél... O layout foi ligeiramente alterado em resultado do acidente anterior...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto espero por um fornecedor nacional para me arranjar as plantas que eu preciso, meti as crypts, anubias, e microsorium, e dá de encher a coisa.... Ao menos sempre vou iniciando o ciclo, e dou tempo ao microsorium para começar a crescer nos troncos que eu quero. Como a maioria das plantas restantes que vou meter são de crescimento rápido, não há de haver grande chatice...

 

gardenofkadesh3.jpg

 

Como esperava o bolor da praxe apareceu, e já meti uns corneus e as minhas duas neritinas a comer o bolor, agora é dar tempo ao tempo. Por outro lado, após mais de 1 mês com os troncos de molho, as videiras continuam a tingir a água, e com a "Graça do Senhor", a água lá vai ficando Negra, o que vai ser espectáculo quando os cardinais e os bebados, para ficarem na água Negra que esperariam na natureza.

 

Agora se eu conseguisse arranjar uma loja que me arranjasse as plantas que eu queria é que era de valor...

 

O que acham do layout actual?

 

Tenho muita pena de não ter conseguido manter o original, mas o que lá vai lá vai, e também gosto deste, pois assim crio "janelas" em dois pontos primários, o que me vai deixar fazer coisas que a disposição original dificilmente iria permitir...

 

PS: Desculpem pela foto tão clara, mas não consegui melhor..Ainda não aprendi a usar a machine para compensar a coisa lol

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Triple post ccccc-Combo Breaker!!!!!

 

Delete triple post too pls

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está porreiro, apenas faltam as restantes plantas para completar.

 

Opinião:

Apenas tirava a crypto que está canto inferior esquerdo e direito da foto. Elas crescem bastante em altura e para mim vai criar conflito com o teu layout. Coloca atrás dos troncos em 2 molhos nas zonas abertas pelos troncos.

 

Boa sorte :thumbup3:

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Depois de muito tempo sem postar updates, de ter debelado um surto de diatomáceas, e de ter finalmente acabado com 99% do bolor proveniente dos troncos não fervidos (Sim eu não os fervi, preferi trocar a ausencia de bolor pela longevidade dos troncos). Eis que consegui limpar o tanque do entediante bolor, e finalmente o tanque está num estado minimamente apresentavel, graças a Deus tinha por aqui uns yamatos, e os red cherries da praxe, que muito rápidamente devoraram o bolor em decomposição...

 

Visto o tanque ter andado nas ruas da amargura decidi atrasar o plantio da maioria das plantas. Lá dentro tenho apenas ainda, Rotala rotundifolia, Hygrophila difformis, Anubias barteri var nana, anubias barteri var barteri, Microsorum pteropus, Alternathera reinickii, C. wendtii.

 

gallery_40692_1837_893458.jpg

 

Amanhã, permitindo o meu tempo disponivel, entram a Rotala sp. Green, R. wallichi, Rotala sp. Nanjenshan, Pogostemon helferi e a Lobelia cardinalis...

 

Da ultima vez que aqui postei acabei por não deixar um esquema do layout planeado... Aproveito então para o deixar...

projectouu.jpg

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E levou com mais umas plantas como tinha dito ontem...

 

gallery_40692_1837_546329.jpg

 

Agora é atar e pôr ao fumeiro como se costuma dizer, ou então Deixar crescer e ir podando e dando forma ao layout pretendido.

Ja faltam poucas plantas...Agora se eu arranjasse Hottonia palustris, L. arcuata, Staurogyne sp. Porto Velho, Hygrophila corymbosa "kompakt" e Hemianthus micranthemoides é que era de valor...

 

PS: A imagem foi escurecida intencionalmente pois a fotografia saiu demasiado clara...O tanque ao vivo é muito mais claro...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está fixe, eu gosto, apesar de me parecer que as fotos não estão com as cores correctas....

 

Staurogyne sp. Porto Velho
tb eu, já corri meio mundo e não a acho, já tentei USA e JP e népia de sorte.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pior que a staurogyne sp. porto velho só mesmo a Hottonia palustris... É um autentico mito! Supostamente existe, mas não existe á venda... Em ultimo recurso contento-me a Hottonia inflata,que diga-se de passagem também é meio fantasmagórica por terras nacionais, tem o aspecto de hottonia, mas não é a mesma coisa, não tem aquela majestade da palustris=(

 

Sim as cores estão alteradas, tive que alterar o equilibrio dos brancos no photoshop, que a foto estava mesmo clara demais... Já experimentei desligar metade das luzes, mas a coisa não resultou... Ainda não domino a minha machine fotográfica, estou a aprender a usá-la aos poucos. É o que dá de mudar daquelas maquinas da HP que é só carregar no botão, e passar para uma da nikkon com 1001 configurações e objectivas.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gervas ;)

 

Muito bom, sim senhor. Dá gosto ver montagens assim, cheias de plantas. Esses troncos são muito porreiros, foste tu que os apanhaste na natureza? (desculpa mas não li tudo na íntegra).

 

Quando o tapete estiver completo vai ficar brutal ;)

 

Já agora, também gostava de ter uma máquina dessas com 1001 configurações, eheh...

 

Abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto aprendes a mexer na máquina, dá uma tesourada nas plantas para lhes dares volume (nas pausas é claro, não faças as duas coisas ao mesmo tempo :P)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto aprendes a mexer na máquina, dá uma tesourada nas plantas para lhes dares volume (nas pausas é claro, não faças as duas coisas ao mesmo tempo :P)

 

Com calma hugo..Também já ando com os comichões... Corta Tesourinha Corta Tesourinha! Mas ainda é cedo, as plantas ainda estão em adaptação! A rotala rotundifolia já levou uma tora hoje...Estava a precisar. As anubias vou deixar crescer por enquanto, o Feto de java ainda precisa de crescer.. Eu cortei-o severamente quando o plantei para o rizoma se adaptar melhor aos troncos.

Quem já merece uns cortes valentes são as crypts, mas vou deixár as crypts crescer mais uma semana a ver se as raizes se esticam mais... A althernanthera era bem cortada sim=) Mas estou a começar a duvidar que seja Althernanthera Reinickii, e a começar a pensar que isto é na realidade Althernanthera sessilis, pois a planta está a deitar muita folha, fora da coluna de água, e as sumbersas estão a definhar... Estou mesmo a ponderar plantar isto em vaso, e mandar vir mais um vaso de alternathera reinickii de outro lado...

 

@ H. Saldanha

Sim fui eu que apanhei da natureza. São troncos de videira que apanhei aqui pelas redondezas. Levaram quase um mês de molho a ser tratadas com Sal, e outros cloretos. Já práticamente não largam taninos para muita tristeza minha, pois sou fã de águas-negras. NÃO FERVI os troncos nem os passei pelo microondas, pois ambos os procedimentos embora sejam excelentes para sanitizar as madeiras, encurtam grandemente a esperança de vida dos troncos DIY.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E as BBA's? como geres?

Continua isso quando pegar tudo a serio vai ficar....5 estrelas.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As BBA? Neritinas, planorbarius, caracois physia, yamatos, red Cherry, e em breve Ottocinclus em cima delas! Noto regressão da BBA desde a semana passada. O tratamento Nuke em cima delas...=P Provavelmente vou ter que meter Helenas quando a coisa estiver controlada, mas até é tudo fun and games!

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.