...:::The Green Plain:::...


fabio j

Recommended Posts

Boas,

 

Bem, após a minha última montagem (......::::::Real Test:::::::......) andei a planear com tempo uma montagem diferente de todas as que eu ja fiz. O ponto focal nesta montagem foi mais o aquascaping, uma montagem mais técnica com vista a participação no concurso de aquascaping criado aqui no forum e também pelo desafio de manter com sucesso uma flora mais exigente.

Fiz mais pesquisa sobre os tipos de aquascaping existentes e optei pelo Iuagumi!

Mas penso que montei o aquário demasiado tarde, não sei se as plantas se desenvolverão tanto quanto quero até à deadline do concurso, mas veremos...

Sendo assim aqui vai o setup do dito:

 

 

Setup:

 

Data de Montagem: 30-08-2012

 

Dimensões: 60Cx40Lx30A (72l)

 

Filtragem: Eheim 2213 com torneiras duplas + Filtro UV 5W da Boyu

 

Aquecimento: Eheim Jagger 150W

 

Iluminação: 3x24W (calha 60 cm da boyu) ligada 9h por dia

 

CO2: Garrafa de 2Kg com redutor de pressão de 2 manómetros + válvula solenoide + válvula de agulha

 

Substracto:

JBL Aquabasis plus

JBL Manado

 

Hardscape:

Dragon Stone

 

Fertilização:

Estimative Index

 

Flora:

Hemianthus callitrichoides "Cuba"

Pogostemon Helferi

Staurogyne sp.

Fissidens fontanus

 

 

Fauna:

Ottocinculus affinis

Iriatherina werneri

Corydoras pygmaeus

Ramirezi "German Blue"

 

Então aqui vão as fotos:

 

O aqua 2 dias depois de montado;

 

 

dscf3545o.jpg

 

 

dscf3550b.jpg

 

 

dscf3556f.jpg

 

 

Nestas fotos o aqua tinha sido montado recentemente, agora com 2 semanas de vida, ja adicionei mais cuba e adicionei a fauna (1 casal de ramirezis "German Blue", 2 otocinculus affinis, 13 iriatherinas werneri e 4 corydoras pygmaeus, que fui adicionando ao longo de 1 semana) mas tou com um problema de algas!! Tou com algas castanhas por toda a parte, areão, plantas enfim nunca tinha tido estas algas nem com o meu anterior aquário que tinha o mesmo esquema de fertilização que este...

 

Ja vi que as causas podem ser várias como:

 

Pouca luz (isto eu não tenho de certezapois tenho 72w de luz para 72 litros brutos de água);

Aquários recentes (é uma hipótese mas eu ja tinha o filtro ciclado, mesmo com o filtro ciclado elas aparecem em montagens recentes?);

Excesso de silicatos (como é que eu sei se é esta a causa e como reduzir os silicatos?):

Excesso de fosfatos (esta causa não faço a minima ideia pois não tenho o teste mas posso ir comprar para ver se realmente é isso) será que me podem ajudar neste caso?

 

Estas são as causas que conheço alguém sabe mais alguma e me possa ajudar?

 

Por precaução ja aumentei o Co2 (drop checker ja fica ligeiramente amarelo com a solução KH4), tenho adicionado flourish excell todos os dias e tenho feito mais TPAS mas até agora, ta tudo na mesma...

 

Comentem o aquário (hardscape, plantas, fauna, etc...) e ajudem-me no meu problema de algas se não se importarem. :smile2:

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Primeiro post actualizado e com fotos!!

Comentem!!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a fazer alguma fertilização liquida?

Regularidade das tpa´s?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a fazer alguma fertilização liquida?

Regularidade das tpa´s?

 

Boas, no primeiro post esta essa informação, estou a fertilizar com o Estimative Index e TPA's faço 1 de 50% todas as semanas e mais 1 ou 2 por semana de 10/15 litros...

Mas ja tenho uma suspeita do que pode ser a causa... Acho que é por estar adicionar KCL e MgSO4·7H2O, acho que isso é que me está a fazer aumentar os silicatos da água do aquário e consequentemente as algas castanhas. Ja parei com a fertillização de magnésio e de potássio pois no outro aquário não fazia essa fertilização e não tinha algas!

E também as staurogynes estão a ficar com os novos rebentos esbranquiçados, o que eu descofio que seja por causa do desequilibrio entre o magnésio o potássio e o cálcio, que vai fazer com que as plantas não os assimilem e fiquem assim...

O que acham? Estarei certo com esta minha suspeita?

Preciso de opiniões dos experts desta matéria!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou com algas castanhas por toda a parte, areão, plantas enfim nunca tinha tido estas algas nem com o meu anterior aquário que tinha o mesmo esquema de fertilização que este...

 

Ja vi que as causas podem ser várias como:

 

Pouca luz (isto eu não tenho de certezapois tenho 72w de luz para 72 litros brutos de água);

Aquários recentes (é uma hipótese mas eu ja tinha o filtro ciclado, mesmo com o filtro ciclado elas aparecem em montagens recentes?);

Excesso de silicatos (como é que eu sei se é esta a causa e como reduzir os silicatos?):

Excesso de fosfatos (esta causa não faço a minima ideia pois não tenho o teste mas posso ir comprar para ver se realmente é isso) será que me podem ajudar neste caso?

 

Estas são as causas que conheço alguém sabe mais alguma e me possa ajudar?

 

As algas castanhas são valentes consumidoras de nutrientes, pelo que surgem quando tens excesso de alguns nutrientes. Como estás com o aquário recém montado será normal surgirem... a minha experiência diz-me também que quando a circulação de água é pouco intensa elas surgem com maior facilidade. Ao contrario do que referes em relação à pouca luz, a minha experiência diz-me o contrario: é o excesso de luz que potencia o seu desenvolvimento!

 

Os silicatos são uma causa possível. Essas algas têm um "esqueleto" construído com base em silicatos e por isso desenvolvem-se melhor quando há silicatos na água. A fertilização que estás a fazer não tem silicatos, nem nenhum fertilizante que eu conheça os tem na sua composição. A origem só pode ser então na água que estás a usar nas TPAs (se for da companhia, tal é provável!), podes confirma-lo pelas análises mais recentes que costumam ser disponibilizadas nos sites das companhias de água. Sendo essa a origem, terás de alterar a fonte de água para TPA ou pensar em usar osmose.

 

Para resolver as algas castanhas (diatomaceas), deves em primeiro lugar aspirar tanto quanto conseguires dessas algas. Fazer muitas TPAs (diariamente se o problema persistir) de grande volume (>50%) ajuda a controlar a propagação destas algas, e o uso de um filtro UV é uma solução ainda melhor! A aplicação de água oxigenada em zonas onde não seja possível a aspiração pode ajudar também a controla-las.

 

Um último comentário agora ao hardscape que usaste. Embora se note uma clara evolução em relação à montagem anterior, com modelação de substrato e um iwagumi bem executado, este hardscape sofre do mesmo problema que o "real test" tinha: o efeito de parede. Tens a frente do layout bem delineada e a traseira também, mas o espaço médio está muito pouco explorado, dando a sensação que o aquário termina abruptamente nas rochas da traseira, perdendo assim muito do efeito de profundidade que poderias criar, especialmente num aquário com 40 cm de profundidade! Resumindo: acho que tens as rochas todas colocadas no terço traseiro do aquário (ou metade, não consigo perceber bem) e ganharias mais profundidade se estivessem dispostas ao longo de pelo menos 2/3 da traseira, ficando apenas o terço da frente com cuba. Algo dentro deste genero:

 

Exemplo%2520The%2520Gree%2520Pain%2520.jpg

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais obrigado pelo comentário Diogo HC Matias.

 

Bem, em relação às algas, a unica diferença da fertilização que eu estou a usar em relação à ultima montagem é a adição de magnésio e de potássio 1 vez por semana, pois dantes não fertilizava com estes 2 fertilizantes e não tinha problemas, agora tenho, e até porque os pés das staurogynes estão a ficar com os novos rebentos esbranquiçados, que eu acho que tem a ver com a dificuldade de assimilação do potássio, magnésio e do cálcio pois existe uma relação entre eles...

A água que eu uso é do furo, sem tratamentos quimicos.

O que para ja vou fazer é a TPA semanal de 50%, e mais umas 2 ou 3 que eu tenho feito por semana de 15l, não vou fertilizar mais nem com potássio nem com magnésio, vou ligar a UV 24H e limpar o filtro pois penso que poderá ter muita carga orgânica.

Esta alga nas plantas depois também desaparece, ou danifica as plantas?

 

Em relação ao hardscape, agora que falas no efeito parede, acho que tens razão, nunca tinha reparado nisso...

O que eu posso fazer e tenhtar é puxar as pedras do lado direito mais para a frente, diminuindo esse efeito, o que achas? O lado esquerdo não vou mexer porque tenho medo de começar a libertar substrato fértil para a coluna de água, o lado direito pode libertar um pouco mas é coisa minima, ja o lado esquerdo perfiro não arriscar...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, agora não podes mexer muito no hardscape. O que dizes parece-me uma solução interessante, desde que seja praticável acho que valia a pena experimentares.

 

O que referes nas staurogynes é um fenomeno chamado clorose que pode resultar da carência de potássio (que pode ter origem na competição da absorção com o Mg2+), algum microelemento (incluindo ferro) ou pode também dever-se a desequilíbrios do metabolismo (excesso de luz para o nível de co2 na água).

 

Estou em crer que com algumas TPAs, limpeza das algas e o UV o problema te vai passar no espaço de 1/2 semanas!

 

Continuação de bom trabalho!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Fábio tens ai um projecto bastante ambicioso, estas de parabéns.

a iluminação não será antes 3x14w? é que eu tenho uma calha parecida com essa, mas acabei por mudar porque achava pouca luz.

 

estou curioso para ver o resultado com o Aquabasis plus + JBL Manado.

vai actualizando.

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, agora não podes mexer muito no hardscape. O que dizes parece-me uma solução interessante, desde que seja praticável acho que valia a pena experimentares.

 

O que referes nas staurogynes é um fenomeno chamado clorose que pode resultar da carência de potássio (que pode ter origem na competição da absorção com o Mg2+), algum microelemento (incluindo ferro) ou pode também dever-se a desequilíbrios do metabolismo (excesso de luz para o nível de co2 na água).

 

Estou em crer que com algumas TPAs, limpeza das algas e o UV o problema te vai passar no espaço de 1/2 semanas!

 

Continuação de bom trabalho!

 

Hoje vai ser dia de TPA, e vou tentar puxar as pedras do lado direito mais para a frente, penso que o hardscape ficará melhor do que está.

Relativamente ao problema das staurogynes, achas que eu deva continuar com a fertilização de potássio e magnésio? Será esta fertilização que me está a fazer com que a staurogyne tenha a tal carência?

O problema que tu dizes que me vai passar com TPA's, UV e limpeza de algas é o problema das staurogynes?

 

Boas!

 

Fábio tens ai um projecto bastante ambicioso, estas de parabéns.

a iluminação não será antes 3x14w? é que eu tenho uma calha parecida com essa, mas acabei por mudar porque achava pouca luz.

 

estou curioso para ver o resultado com o Aquabasis plus + JBL Manado.

vai actualizando.

 

Boas,

 

A Calha de iluminação que tenho inicialmente era de 3x14W t5 mas depois o vendedor da calha disse-me que ela também dava para usar lampadas de 24w t5 pois têm o mesmo comprimento. Ja estou com lâmpadas de 24w ha uns bons meses e ate agora nunca tive problema nenhum na calha.

Eu também nunca tive o Manado junto com o aquabasis plus, é esperar para ver no que dá, mas adoro a côr do manado.

 

Hoje como é dia de TPA, espero colocar mais umas fotos para verem como está o ponto de situação.

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema que tu dizes que me vai passar com TPA's, UV e limpeza de algas é o problema das staurogynes?

 

Não, com TPAs, UV e limpeza/aspiração resolves as algas castanhas.

 

Com base no que é que estás a adicionar K e Mg?

 

Eu quando tinha menos experiência fertilizava com base nos testes de PO4 e NO3, tentava ajustar as fertilizações diárias de todos os nutrientes mediante o calculo dos consumos médios destes nutrientes. Actualmente fertilizo um bocado na base do aspecto das plantas: folhas novas nascem retorcidas = falta fertilização no geral, green spot nos vidros = aumentar o fosfato, folhas muito pálidas = falta K+ e Fe+...

 

Duas sugestões de consulta:

 

Understanding the general chemistry of aquarium

 

65a7e663.jpg

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu também nunca tive o Manado junto com o aquabasis plus, é esperar para ver no que dá, mas adoro a côr do manado.

 

 

Boas, aqui posso partilhar informação - no aquaxisto utilizei esta combinação e tive sérias dificuldades em manter plantas de tapete devido à leveza do Mandado, todos os dias replantava pés soltos de cuba, depois glosso. Finalmente consegui com a tenellus e a marsilea.

Quanto ao resto muito satisfeito - mas lá está - sem outros substratos para comparar!

A cor realmente é muito bonita - faz um contraste brutal com as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, com TPAs, UV e limpeza/aspiração resolves as algas castanhas.

 

Com base no que é que estás a adicionar K e Mg?

 

Eu quando tinha menos experiência fertilizava com base nos testes de PO4 e NO3, tentava ajustar as fertilizações diárias de todos os nutrientes mediante o calculo dos consumos médios destes nutrientes. Actualmente fertilizo um bocado na base do aspecto das plantas: folhas novas nascem retorcidas = falta fertilização no geral, green spot nos vidros = aumentar o fosfato, folhas muito pálidas = falta K+ e Fe+...

 

Boas,

 

Eu estou a fertilizar com Mg e K mais com a base na prevenção do que propriamente necessidade.

Estou a fertilizar com base neste documento (Aqui) em que na ultima parte diz que podemos suplementar com estes 2 nutrientes, por isso é que eu estou a fertilizar com eles para prevenir mas acho que estou a prejudicar as plantas em vez de ajuda-las... Mas ja parei essa mesma fertilização com Mg e K.

Com base na imagem penso ser falta de nitrogénio que as staurogynes têm pois são as folhas novas que estão a crescer esbranquiçadas e não as velhas, o que achas? Com o E.I. era para ter este tipo de carência de nitrogénio, visto que esta fertilização tem como base o excesso de fertilizante o não por defeito?

 

Boas, aqui posso partilhar informação - no aquaxisto utilizei esta combinação e tive sérias dificuldades em manter plantas de tapete devido à leveza do Mandado, todos os dias replantava pés soltos de cuba, depois glosso. Finalmente consegui com a tenellus e a marsilea.

Quanto ao resto muito satisfeito - mas lá está - sem outros substratos para comparar!

A cor realmente é muito bonita - faz um contraste brutal com as plantas.

 

Por acaso não tive esse problema no meu aquário, não houve assim plantas que se desenterrassem do areão...

Mesmo, adoro a côr, muito natural.

 

 

Bem, ontem como tinha dito foi dia de TPA e de um pequeno reposicionamento do hardscape (consegui puxar ligeiramente as pedras do lado direito mais para a frente), limpei o filtro que estava com alguma porcaria, mudei 50% da água, aspirei o areão todo, aspirei as algas das plantas, pedras (tirei bastante quantidade de algas castanhas) e liguei o filtro UV para trabalhar 24H, penso que com estes procedimentos ajude no combate a esta alga, agora vou fazendo pequenas TPA's ao longo da semana para ver se al algas não vão proliferar mas sim regredirem...

Mais logo tiro umas fotos, pois ontem a água ainda tava um pouco turva.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a usar EI de acordo com as medidas do teu aqua, e se fizeste os fertilizantes correctamente, então é certo que não te vão faltar nem nitratos, nem fosfatos, nem potássio, nem micros... Agora revê o que fizeste para ver se não te enganaste.

 

O facto de adicionares KCl (potássio extra) e MgSO4 não afectam em nada. Quanto muito fazem bem!!! Por isso tira isso da cabeça...

 

Os silicatos também não fazem nada... tira isto da cabeça...

 

O que tu tens é muita luz (principalmente nesta fase inicial) e provavelmente carência de CO2 para os níveis de luz que tens. Tenta aumentar o CO2 e/ou melhorar a sua distribuição. às vezes estamos a injectar CO2 suficiente mas este não chega ao substrato (onde estão as plantas) porque não temos boa circulação de água (e logo de nutrientes e CO2). Ficamos com cantos "mortos".

Tenta criar um movimento circulatório da água...

 

Quase sempre, os problemas estão relacionados com CO2. Pouca vezes com fertilizações e então com EI é praticamente impossível.

 

Boas,

 

Eu estou a fertilizar com Mg e K mais com a base na prevenção do que propriamente necessidade.

Estou a fertilizar com base neste documento (Aqui) em que na ultima parte diz que podemos suplementar com estes 2 nutrientes, por isso é que eu estou a fertilizar com eles para prevenir mas acho que estou a prejudicar as plantas em vez de ajuda-las... Mas ja parei essa mesma fertilização com Mg e K.

Com base na imagem penso ser falta de nitrogénio que as staurogynes têm pois são as folhas novas que estão a crescer esbranquiçadas e não as velhas, o que achas? Com o E.I. era para ter este tipo de carência de nitrogénio, visto que esta fertilização tem como base o excesso de fertilizante o não por defeito?

 

 

 

Por acaso não tive esse problema no meu aquário, não houve assim plantas que se desenterrassem do areão...

Mesmo, adoro a côr, muito natural.

 

 

Bem, ontem como tinha dito foi dia de TPA e de um pequeno reposicionamento do hardscape (consegui puxar ligeiramente as pedras do lado direito mais para a frente), limpei o filtro que estava com alguma porcaria, mudei 50% da água, aspirei o areão todo, aspirei as algas das plantas, pedras (tirei bastante quantidade de algas castanhas) e liguei o filtro UV para trabalhar 24H, penso que com estes procedimentos ajude no combate a esta alga, agora vou fazendo pequenas TPA's ao longo da semana para ver se al algas não vão proliferar mas sim regredirem...

Mais logo tiro umas fotos, pois ontem a água ainda tava um pouco turva.

 

Espero que tenhas feito a TPA depois (e não antes) de todas estas alterações. No início é normal haver produção de amónia/nitritos que leva ao aparecimento das diatomáceas. Quando mexes no substrato, também soltas amónia que está a ser decomposta pelas bactérias que aí vivem. Logo é crítico fazer TPAs regulares durante o primeiro mês e sempre após a remodelações...

 

Espero ter ajudado

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabio.... no teu caso aquilo que te aconselho neste momento é calma e paciência.

Tens o aquário com menos de 20 dias, ainda anda tudo um pouco em ebulição. Ter algum tipo de algas nesta fase é normal e espectável.

Faz as Tpas normalmente, a fertilização também (evitando alterações), vai removendo periodicamente as algas, CO2 em bom fluxo, luz moderada e vais ver que aqui a um mês a coisa vai ao sitio.

No inicio estamos sempre na ansia que a coisa arranque a todo o vapor, mas maior parte das vezes demora um pouco a té que as plantas se adaptem e começem a crescer.

Ainda te vou ver a queixar que a cuba necessita de muita poda e staurogynes começaram a crescer para la do que desejavas.

 

Relax ;)... estas a fazer a coisa certa, é so dares tempo ao tempo.

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A Calha de iluminação que tenho inicialmente era de 3x14W t5 mas depois o vendedor da calha disse-me que ela também dava para usar lampadas de 24w t5 pois têm o mesmo comprimento. Ja estou com lâmpadas de 24w ha uns bons meses e ate agora nunca tive problema nenhum na calha.

Eu também nunca tive o Manado junto com o aquabasis plus, é esperar para ver no que dá, mas adoro a côr do manado.

 

Boas,

 

a informação que lhe deram está errada. Colocar lâmpadas de 24w numa calha que tem balastros de 14w não adianta. Além das lâmpadas não estarem a funcionar na frequência correcta, o balastro actua como limitador da potência da lâmpada, ou seja, é sempre 3x14w a potência das lâmpadas; a potência e a luz emitida.

 

 

Cumprimentos,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a informação que lhe deram está errada. Colocar lâmpadas de 24w numa calha que tem balastros de 14w não adianta. Além das lâmpadas não estarem a funcionar na frequência correcta, o balastro actua como limitador da potência da lâmpada, ou seja, é sempre 3x14w a potência das lâmpadas; a potência e a luz emitida.

 

 

Cumprimentos,

Rui Alves

 

Boas,

 

Então o que eu posso fazer para as lâmpadas funcionarem na totalidade é mudar o balastro? Como é que eu faço para as lampâdas funcionarem corretamente?

Sempre pensei que estivesse a emitir 3x24w de luz... Tou a ver que agora tenho é luz a menos e que é por isso que tenho as algas...

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a usar EI de acordo com as medidas do teu aqua, e se fizeste os fertilizantes correctamente, então é certo que não te vão faltar nem nitratos, nem fosfatos, nem potássio, nem micros... Agora revê o que fizeste para ver se não te enganaste.

 

O facto de adicionares KCl (potássio extra) e MgSO4 não afectam em nada. Quanto muito fazem bem!!! Por isso tira isso da cabeça...

 

Os silicatos também não fazem nada... tira isto da cabeça...

 

O que tu tens é muita luz (principalmente nesta fase inicial) e provavelmente carência de CO2 para os níveis de luz que tens. Tenta aumentar o CO2 e/ou melhorar a sua distribuição. às vezes estamos a injectar CO2 suficiente mas este não chega ao substrato (onde estão as plantas) porque não temos boa circulação de água (e logo de nutrientes e CO2). Ficamos com cantos "mortos".

Tenta criar um movimento circulatório da água...

 

Quase sempre, os problemas estão relacionados com CO2. Pouca vezes com fertilizações e então com EI é praticamente impossível.

 

 

 

Espero que tenhas feito a TPA depois (e não antes) de todas estas alterações. No início é normal haver produção de amónia/nitritos que leva ao aparecimento das diatomáceas. Quando mexes no substrato, também soltas amónia que está a ser decomposta pelas bactérias que aí vivem. Logo é crítico fazer TPAs regulares durante o primeiro mês e sempre após a remodelações...

 

Espero ter ajudado

 

GM

 

Boas,

 

Sim, estou a fertilizar corretamente para as medidas do meu aquário e tenho as soluções bem feitas.

Co2 tenho com fartura, mas o meu difusor não espalha as bolhas tanto como gostaria, brevemente espero arranjar outro que mcrie bolhas mesmo pequenas, mas mesmo assim o drop-checker assinala quase no fim do fotoperiodo a cor amarelada (solução 4KH), posso é ter má circulação...

Sim, ontem eu fiz a TPA depois das alterações, não foram muitas e não remexi muito o areão.

Se calhar o que me falta é paciência... :cool2:

 

Fabio.... no teu caso aquilo que te aconselho neste momento é calma e paciência.

Tens o aquário com menos de 20 dias, ainda anda tudo um pouco em ebulição. Ter algum tipo de algas nesta fase é normal e espectável.

Faz as Tpas normalmente, a fertilização também (evitando alterações), vai removendo periodicamente as algas, CO2 em bom fluxo, luz moderada e vais ver que aqui a um mês a coisa vai ao sitio.

No inicio estamos sempre na ansia que a coisa arranque a todo o vapor, mas maior parte das vezes demora um pouco a té que as plantas se adaptem e começem a crescer.

Ainda te vou ver a queixar que a cuba necessita de muita poda e staurogynes começaram a crescer para la do que desejavas.

 

Relax ;)... estas a fazer a coisa certa, é so dares tempo ao tempo.

 

Abraço

 

Pois se calhar o que me esta a faltar é calma, é a pressa de ter tudo como nos imaginamos e ver as plantas a crescer :unsure:

Tenho que ter mais calminha e deixar andar as coisas ao seu ritmo que tudo vai correr como eu quero...

Espero que sim, que daqui a umas semanas me esteja a queixar que as plantas crescem demais biggrin.png' alt=':biggn:'>

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a ver que agora tenho é luz a menos e que é por isso que tenho as algas...

 

Não há algas provocadas por falta de luz :rolleyes:

 

Quanto muito podes ter alguma dificuldade em fixar o tapete, mas pelas fotos do teu aquário anterior não parece que tal se suceda... por isso calminha que as coisas vão ao sitio!

 

E como te disse o Gustavo, a TPA depois de mexer no substrato é obrigatória!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há algas provocadas por falta de luz :rolleyes:

 

eu não o teria dito melhor! :P

GM

 

Viva,

 

isto é uma das maiores barbaridades que eu já vi escrever.

Algas castanhas, nomeadamante as diatomáceas, aparecem com mais frequência em aquários com pouca luz.

Dizer que não existe relação entre luz insuficiente e o aparecimento de alguns tipos de algas é pouco didáctico além de ser uma informação errada.

 

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

isto é uma das maiores barbaridades que eu já vi escrever.

Algas castanhas, nomeadamante as diatomáceas, aparecem com mais frequência em aquários com pouca luz.

Dizer que não existe relação entre luz insuficiente e o aparecimento de alguns tipos de algas é pouco didáctico além de ser uma informação errada.

 

Rui Alves

 

Olá Rui,

 

Seguindo o teu raciocínio então não aparecem diatomáceas em águas com muita luz certo? É porque se também aparecem (e todos sabemos que sim), então a razão não se prende com a quantidade de luz. Da mesma forma, se dizes que é mais frequente em aquas com pouca luz, quer dizer que é muitas vezes podem aparecer, mas há também ocasiões em que não aparecem. Então isto prova que não tem a ver com a pouca luz, caso contrário aparecia sempre se fosse a falta de luz que de facto induz o aparecimento das diatomaceas.

 

Aliás, é só abrir os livros da ADA e está lá escarrapachado a influência da amónia e nitritos no aparecimento de diatomáceas em aquas com muita luz... Estes sim são os responsáveis directos do seu aparecimento. Logo à noite já vejo qual é a página e ponho aqui.

 

De qualquer das maneiras, as algas são plantas e como tal precisam de luz... Obviamente, todas as plantas são diferentes e umas precisam de mais e outras de menos. É este o motor das plantas e sem a qual não há fotossíntese. Qual seria então o mecanismo??? Dizer que é uma barbaridade só por dizer tem pouco rigor...

 

Já ao contrário, há dezenas de artigos a demonstrar que o excesso de luz causa a fotoinibição devido à destruição do fotossistema das plantas, algas e cyanobactérias (um exemplo disto é o "bleaching" nos corais) e que o grau de fotoinibição é proporcional ao aumento de luz (PAR e UV). Se quiseres posso-te mandar uma mão cheia de artigos sobre isto.

 

Voltando ao tópico: se no scape anterior as plantas cresceram da maneira que cresceram, podes ter a certeza que tens luz suficiente: para algas e plantas...

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os factos apresentados não mudam nada em relação ao que foi dito.

 

Neste caso e peço imensa desculpa, só é necessário ter a humildade necessária para admitir que proferiram uma sentença errada

 

ou tentar, como é o caso, baralhar e volta a dar de novo.

 

Foi dito que: "Não há algas provocadas por falta de luz". Isso obviamente está errado.

 

Basicamente isso quer dizer se não houver luz não há algas. Claro que não, nem algas, nem plantas, nem vida.

 

Cumprimentos,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

imagem2kl.png

 

e

 

aqui (Figura 1)

 

Como vês, à medida de desce a luz, também diminui a fotossíntese das algas. Logo, não crescem mais mas sim menos quanto menor for a luz...

 

 

Basicamente isso quer dizer se não houver luz não há algas. Claro que não, nem algas, nem plantas, nem vida.

 

Também não é verdade. Existe vida sem luz sim como é no caso das fontes hidrotermais de profundidade onde a vida é sustentada por bactérias que fazem quimiossíntese.

 

os factos apresentados não mudam nada em relação ao que foi dito.

 

Neste caso e peço imensa desculpa, só é necessário ter a humildade necessária para admitir que proferiram uma sentença errada

 

ou tentar, como é o caso, baralhar e volta a dar de novo.

 

 

Humildemente, o facto de o afirmares categoricamente e o de o designares como barbaridade, não faz com que o que tenhas dito seja verdade. Gostava que apresentasses alguns argumento para lá das tuas palavras...

 

Desafio-te a provar ou a substanciar de forma credível aquilo que afirmas...

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.