...:::The Green Plain:::...


fabio j

Recommended Posts

Boas,

 

o gráfico é muito agradável e o link a um documento escrito em 1976 também, mas a afirmação "Como vês, à medida de desce a luz, também diminui a fotossíntese das algas. Logo, não crescem mais mas sim menos quanto menor for a luz..." é truculenta e eloquente, mas tenho pena que não seja isso que está em causa aqui.

 

Em causa está esta afirmação errada : "Não há algas provocadas por falta de luz :rolleyes:" e não fui eu que a fiz e portanto se alguém tem que provar alguma coisa é quem a fez e quem a subinha.

 

Como é que se prova algo que é quase do senso comum e de observação empírica?

 

A prova de que há algas provocadas por falta de luz é necessário estar escrito em Inglês e estar colocado num fórum estrangeiro??

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Em causa está esta afirmação errada : "Não há algas provocadas por falta de luz :rolleyes:" e não fui eu que a fiz e portanto se alguém tem que provar alguma coisa é quem a fez e quem a subinha.

 

Faço esta afirmação, e reafirmo-a por experiência em diversas ocasiões e diferentes enquadramentos.

 

O facto de as diatomaceas serem as algas mais comuns em aquários com menor iluminação não significa que elas sejam originadas pela falta de luz. É o mesmo que dizer-se os cactos desenvolvem-se melhor no deserto: o facto é que eles são as únicas plantas capazes de sobreviver nessas condições e por isso é que lá existem.

 

As diatomaceas podem captar carbono (ou seja, alimentarem-se) através da fotosintese ou a partir de fontes orgânicas como matéria em decomposição, e por isso apresentam uma maior capacidade de sobrevivência em ambientes de menor luminosidade em comparação com outras algas apenas foto-sintéticas.

 

No entanto, aqueles que já tiveram um tanque ou lago de jardim, sabem perfeitamente que em zonas de maior exposição solar, combinada com água estagnada e abundância de nutrientes (especialmente se houverem fontes de silicatos - argilas) elas desenvolvem-se com muito mais desenvoltura do que em zonas sombreadas.

 

A origem das algas muito dificilmente será a falta de luz. Elas estarão a surgir neste aquário porque existirá neste momento um desequilíbrio numa grande diversidade de parâmetros:

 

1) ciclo do azoto incompleto com amónia e nitritos presentes na coluna de água;

2) má circulação de água junto ao substrato;

3) eventual carência de algum nutriente resultante da aplicação de um método estimativo sem recurso a nenhuns testes à qualidade da água.

 

Como já o referi, a minha sugestão para a resolução do problema é retirar o máximo de algas possível (aspiração e uso de filtro UV) e reforçar as TPAs. A luz, apesar de essencial à vida, não terá neste caso importância capital, embora o Fábio a possa aumentar caso queira estimular o metabolismo das plantas com um crescimento mais rápido e uniforme das mesmas.

 

No entanto, isto é apenas a minha opinião, amadora, divulgada aqui num forum público.

Vale o que vale e deve ser avaliada em conjunto com os restantes pontos de vista anteriormente publicados.

 

Cumprimentos,

 

Diogo Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que se prova algo que é quase do senso comum e de observação empírica?

 

As deduções com bases empíricas têm muito problemas... e sem querer estar a entrar em muitos detalhes deixo-te aqui uma caricatura de um deles:

 

O João estava a cortar a relva do jardim quando repara num novo vizinho a mudar-se para a casa do lado. Curioso aproxima-se dele e após as apresentações da praxe, Miguel, o novo vizinho, diz-lhe que é Professor de Dedução Empírica.

 

João - Dedução Empírica?! Que é isso?

Miguel - Bem, deixe-me dar-lhe um exemplo... Estou a ver que tem uma casota para cães. Deduzo que tenha um cão. Se tem um cão é provável que tenha filhos. Se tem filhos é mais que normal que tenha esposa. Se tem esposa sou forçado a deduzir que é heterossexual.

João - Isso é muito fixe!

Separam-se e João vai conversar com o outro vizinho, Zé, que também tinha reparado na mudança para a casa ao lado.

- Novo vizinho... Que faz ele?

João - É Professor de Dedução Empírica.

- Dedução Empírica?! Que é isso?!

João - Deixa dar-te um exemplo. Tens um cão?

- Não.

João - És homossexual!

 

 

A prova de que há algas provocadas por falta de luz é necessário estar escrito em Inglês e estar colocado num fórum estrangeiro??

 

Já vi comentários mais inteligentes... Devo deduzir então que para ti a forma é sinónimo do conteúdo.

 

Quanto ao fórum estrangeiro em questão. Sem comentários... Não sei é porque é que temos aqui no nosso fórum um sub-fórum dedicado a artigos escritos pelo autor desse outro fórum. Deve ser porque escreve em inglês... Se calhar se fosse japonês era melhor...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tínhamos TODOS tanto a ganhar se, em vez de discutirem, conversassem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tínhamos TODOS tanto a ganhar se, em vez de discutirem, conversassem...

 

A conversa fica difícil quando de um lado os argumentos são apenas porque sim. Mas o Paulo tem razão e eu peço desculpa a toda a comunidade e ao autor do post em especial. Da minha parte a conversa está encerrada. Cada um que tire as suas conclusões.

 

abraço

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tal como o paulo Lisboa disse, tinhamos todos a ganhas se apenas conversassem porque eu até estou a achar bastante interessante a opinião de cada um sobre as algas, pois pode-nos ajudar a todos, agora conversem com calminha porque o hobby é para relaxar e não para stressar :cool2:

 

Bem, como eu tinha prometido ha uns dias atrás de vos mostrar umas fotos de como está o aquário atualmente e como vai o problema das algas, hoje vou pôr o ponto de situação.

Em relação à algas, noto uma ligeira redução no numero das algas, não sei se foi por fazer TPA's regulares, se foi por ter ligado o UV 24h mas que está a resultar pelo menos parece que sim! Mas ainda as tenho mas em numero mais reduzido.

Nas plantas também noto uma melhoria na starogyne, os as folhas ja se estão a mostrar mais verdinhas e não tanto esbranquiçadas...

O difusor também me está a deixar ficar mal, não me dipersa o CO2 como quero, as bolhas saem demasiado grandes (mas também ja estou a tratar de arranjar um melhorzito).

E provavelmente hei de fazer uma alteração na calha, incorporar um balastro para as lampadas emitirem os 24w e não os 14w como estam agora a emitir e com isso conseguir um metabolismo mais rápido nas plantas para que crescam mais rapidamente e mais verdinhas...

 

Então aqui vão as fotos:

 

dscf3600fk.jpg

 

dscf3615p.jpg

 

dscf3602p.jpg

 

dscf3613o.jpg

 

dscf3611s.jpg

 

Comentem! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

" O difusor também me está a deixar ficar mal, não me dipersa o CO2 como quero, as bolhas saem demasiado grandes (mas também ja estou a tratar de arranjar um melhorzito)."

 

Esse difusor serve, está é a precisar de uma limpeza está cheio de algas por isso não func. corretamente, se não souberes como limpar manda MP.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIm isso mesmo...muito sujo, agua com lixívia...30 minutinhos e voilá novo!!!!!

Outra coisa, cuidado com a fauna tão cedo dentro do aquário, arriscas-te a perder todo esse desnível antes de csg que o tapete feche!

 

boas,

 

" O difusor também me está a deixar ficar mal, não me dipersa o CO2 como quero, as bolhas saem demasiado grandes (mas também ja estou a tratar de arranjar um melhorzito)."

 

Esse difusor serve, está é a precisar de uma limpeza está cheio de algas por isso não func. corretamente, se não souberes como limpar manda MP.

cumpr.

 

Sérgio Vale

 

Vale, o pessoal quer é trocar experiencias...por MP não vale ( fora de trocadilhos ;) )

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A conversa fica difícil quando de um lado os argumentos são apenas porque sim. Mas o Paulo tem razão e eu peço desculpa a toda a comunidade e ao autor do post em especial. Da minha parte a conversa está encerrada. Cada um que tire as suas conclusões.

 

abraço

 

GM

 

Boas...

Apesar da discussão ainda ir no adro e de haver ainda muito que se poderia dizer, acho que o mais importante é ajudar o autor do tópico a resolver o seu problema com as algas... Por ser por muita ou pouca luz, de certeza que ele não quer ficar com elas... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Apesar disso gostei bastante da tua caricatura da dedução empírica!!! :roflroll2:

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Vale, o pessoal quer é trocar experiencias...por MP não vale ( fora de trocadilhos ;) )

 

Boas,

:smile2: Simplesmente falei ao membro em questão que poderia ser por MP, pois é um assunto já amplamente debatido aqui no forúm.

Com trocadilhos tem outro nível :naughty: .

cumpr.

Sérgio vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

" O difusor também me está a deixar ficar mal, não me dipersa o CO2 como quero, as bolhas saem demasiado grandes (mas também ja estou a tratar de arranjar um melhorzito)."

 

Esse difusor serve, está é a precisar de uma limpeza está cheio de algas por isso não func. corretamente, se não souberes como limpar manda MP.

cumpr.

 

Sérgio Vale

 

Boas,

 

Ja limpei o difusor e parece que o problema era mesmo esse memo, muitas algas agarradas, mas ja o limpei com lixivia e água, mas se tiveres mais alguma solução diferente e eficaz podes dizer aqui pois eu agradeço e certamente não serei so eu biggrin.png' alt=':biggn:'>

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIm isso mesmo...muito sujo, agua com lixívia...30 minutinhos e voilá novo!!!!!

Outra coisa, cuidado com a fauna tão cedo dentro do aquário, arriscas-te a perder todo esse desnível antes de csg que o tapete feche!

 

 

 

Vale, o pessoal quer é trocar experiencias...por MP não vale ( fora de trocadilhos ;) )

 

Eu no desnivel do areão, coloquei uns bocados de plástico em vários locais para não perder o desnivel, e até agora não o perdeu...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Bem, depois de 1 semana sem noticias, trago tanto noticias boas como más!

Passamos primeiro às más, o meu ramirezi macho morreu com hidropsia! Âinda tentei o tratamento com esha 2000 mas de nada resultou acabou por sucumbir e com imensa pena minha, fiz o que podia para salvá-lo mas não deu em nada, um peixe que eu tanto gostava, o mais lindo ramirezi que eu tive até hoje! Enfim, não pude fazer mais nada...

As noticias boas é que ja não tenho algas castanhas!! Ja se foram! Nota-se uma grande diferença nas ultimas fotos para agora em relação às algas na cuba, areão, rochas, ja não tem algas!

Em relação ao crescimento das plantas, a cuba é a que está mais lentinha, mas noto uns bons runners, a pogostemon helferi então está com um bom desenvolvimento, ja as staurogynes, também estão meio adormecidas mas ja com um crescimento que se nota.

 

Agora tenho uma questão que gostaria que me esclarecessem, para a semana a minha calha vai sofrer uma modificação no balastro para ficar com mais iluminação e como tal vou ficar 5 dias sem iluminação! As plantas vão se ressentir muito? Continuo a fertilizar mesmo sem iluminação? Dêem-me dicas para minimizar os danos na flora durante ete periodo sem luz!

Gostaria que me ajudassem nesta questão!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, no primeiro post esta essa informação, estou a fertilizar com o Estimative Index e TPA's faço 1 de 50% todas as semanas e mais 1 ou 2 por semana de 10/15 litros...

Mas ja tenho uma suspeita do que pode ser a causa... Acho que é por estar adicionar KCL e MgSO4·7H2O, acho que isso é que me está a fazer aumentar os silicatos da água do aquário e consequentemente as algas castanhas. Ja parei com a fertillização de magnésio e de potássio pois no outro aquário não fazia essa fertilização e não tinha algas!

E também as staurogynes estão a ficar com os novos rebentos esbranquiçados, o que eu descofio que seja por causa do desequilibrio entre o magnésio o potássio e o cálcio, que vai fazer com que as plantas não os assimilem e fiquem assim...

O que acham? Estarei certo com esta minha suspeita?

Preciso de opiniões dos experts desta matéria!

 

 

Fabio j,

 

No meu primeiro plantado que ainda vai a meio gás, tive o mesmo problema de algas castanhas e tenho um setup muito parecido a tua primeira montagem.

 

Neste momento, após 4 meses da montagem o aquario esta evoluindo um pouco mais, intensifiquei a fertilização que estava a fazer da seachem, e em breve vou passar para o E.I.

 

Em relação às algas castanhas, continuo ao fim de 4 meses com esse problema e o que te posso dizer, como ja aqui foi dito, tambem noto que a pouca intensidade no movimento da água ajuda ao aparecimento das diatomacias. Dizem que os otos são excelentes comedores de algas castanhas, mas pelos vistos os teus não estão com muita fome . :D

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Fabio j,

 

No meu primeiro plantado que ainda vai a meio gás, tive o mesmo problema de algas castanhas e tenho um setup muito parecido a tua primeira montagem.

 

Neste momento, após 4 meses da montagem o aquario esta evoluindo um pouco mais, intensifiquei a fertilização que estava a fazer da seachem, e em breve vou passar para o E.I.

 

Em relação às algas castanhas, continuo ao fim de 4 meses com esse problema e o que te posso dizer, como ja aqui foi dito, tambem noto que a pouca intensidade no movimento da água ajuda ao aparecimento das diatomacias. Dizem que os otos são excelentes comedores de algas castanhas, mas pelos vistos os teus não estão com muita fome . :D

 

Boas,

 

Então pedrokas88 tudo bem?

Com 4 meses de montagem ainda tens algas castanhas? As minhas ja se foram ao fim de uma semana e meia de aparecerem... Ja não eras para ter essas algas castanhas... So as tive nas primeiras 2/3 semanas de vida do aquário depois foram desaparecendo, claro que as tentava retirar ao máximo.

Cria um tópico para o teu aqua e poe fotos para o pessoal ver!

Acho que fazes bem em começar a fertilizar com o E.I. ja tive muito bons resultados com esse método de fertilização... Mas eu agora vou mudar a fertilização no meu aquário, vou mudar para Elos! Vou fazer uma experiência para ver se tenho bons resultados ou não.Vou começar a fertilizar para a semana com o elos fase 1 e 2 e para o potássio vou continuar com o DIY e com o ferro da seachem, vamos a ver como corre, tenho boas esperanças que corra tudo bem com estes fertilizantes...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, perdi a cabeça e comprei também o elos K40!

Vou fertilizar com a gama praticamente toda de fertilizantes liquidos da Elos professional line...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas! qual a diferença entre usar esse tubo de outflow que estão a usar e o tubo com furos?

 

Boas,

 

A diferença é que com a curva consegue-se uma circulação da água de modo circulatório passando por todo o aquário e também pelo facto de que com a curva direcciono o jacto para o difusor forçando as bolhas de CO2 a irem para baixo, não subindo logo para a superficie, o que faz o melhor aproveitamento do CO2...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao fim de algum tempo sem actualizações venho dar um ponto de situação.

Continua praticamente tudo na mesma, pouco ou nada mudou, a CUBA so agora é que começa a expandir-se e a ver-se uns runners a espalhar-se, a pogostemon helferi esta a recuperar do apagão devido à modificação da calha mas ja venho melhorias, ja vejo uns rebentos nos pés que perderam mais folhas, a staurogyne também esta a ir bem mas ainda um pouco amarelada (penso que devido à ma fertilização feita até agora).

Hoje fiz uma TPA e fiz uma boa limpeza, limpei as tubagens do filtro que ja estavam bem sujas e fiz uma limpeza mais rigorosa no termostato e no vidro traseiro que tinha algumas green spots.

A maior das novidades como ja tinha dito foi a aquisição de novos fertilizantes da Elos! Comprei a gama praticamente toda, o Fase 1, Fase 2 e o K40, é certo que doeu um pouco na carteira mas fiz as contas e ja tenho fertilização para cerca de 1 ano! O que no fundo acaba por compensar.

Agora só estou à espera que cheguem os fertilizantes para começar uma fertilização mais rigorosa e com mais qualidade, no inicio vou fertilizar um pouco a menos do que a dose recomendada para ver se ha melhorias e depois vou ajustando dependendo do aquário e das plantas!

Alguns concelhos acerca deste tipo de fertilização? Sempre ouvi falar bem destes fertilizantes portanto a expectativa é a melhor.

Agora chega de paleio e aqui vão as fotos, deixo so umas panoramicas pois não ha muito de diferente para ver.

 

Panorâmicas:

 

dscf3702w.jpg

 

 

dscf3683v.jpg

 

 

dscf3687o.jpg

 

Tinha sido feita uma TPA à pouco tempo por isso é que se encontram algumas bolhinhas no material.

 

Comentem e dêem opiniões!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite,

 

Bem, ao fim de algum tempo sem actualizações, venho aqui dar as poucas novidades desta montagem...

Não esta a ser fácil "domar" este aquário, desde o inicio que tenho tido muitos obstáculos e várias algas pelo caminho. Ao longo desta montagem ja tive algas castanhas, cianobactérias, green dust e por fim BBA. Tem sido um desafio controlar isto tudo, mas penso que ja estou num bom caminho e que o aquário ja está a ficar estabilizado.

 

Neste momento tenho as rochas com BBA, o que ja estou a tentar resolver com banhos de H2O2 (água oxigenada) e ja vejo algumas a mudar de côr, o que penso que estejam a morrer. Também tenho no vidro traseiro green dust mas estão la de propósito, é que tive preguiça de as limpar do vidro traseiro, pois o resto dos vidros e plantas não têm esta alga pois está controlada e não vejo o seu aparecimento nos vidros laterais e frontal, como podem ver pelo areão que está limpinho sem algas (e não é sinfonado)!

 

Portanto penso que depois deste alguedo todo até estou a ir finalmente num bom caminho, as plantas ja apresentam estarem com um crescimento mais significativo e saudáveis.

A cuba penso que finalmente está-se a desenvolver bem, pelo menos ja vejo uns bons runners, espero que ela continue assim.

Estou a levar este aquário com calma, sem pressas pois ja vi que com o tempo hei de conseguir ter aquilo que imaginei neste aquário, até estou a gostar do aquário tem dado para aprender algumas coisitas sobre a fertilização e algas.

 

E tenho também nova fauna, adicionei hoje 1 ramirezi german blue macho para a minha fêmea viuva, adicionei 3 otocilclus sp. "negros", que também me vão ajudar a controlar as algas e também mais 2 pygmaeus para aumentar o carduminho (6 no total).

 

 

Chega de paleio e aqui vão as fotos:

 

 

dscf3827e.jpg

 

 

dscf3831u.jpg

 

 

dscf3834w.jpg

 

 

dscf3845qu.jpg

 

 

dscf3859oz.jpg

 

 

dscf3876e.jpg

 

 

dscf3879.jpg

 

 

Espero que gostem e que comentem!!

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal,

 

Bem, como ninguém comenta as minhas, deve de estar muito mau o aquário... :confused4:

Enfim, apesar das inúmeras respostas à montagem, trago mais uma actualização do meu aquário, com algumas novidades!!

Ontem deu a entrada de 2 novas espécies de plantas, a hemianthus micranthemoides e a ammania sp. "Bonsai".

Portanto, coloquei a hemianthus micranthemoides no lado esquerdo ligeiramente atrás da pedra principal (para criar uma moita não muito grande, que irá resultar num certo contraste entre a planta e a rocha) e a ammania sp. "Bonsai" coloquei no lado direito no canto atrás das rochas, também para criar ali uma espécie de mini moita.

Também podei as staurogynes e as helferis, retirando as folhas velhas que tinham algumas algas e também "puxei-as" um pouco para a frente para dar espaço às novas plantas, o que eu acho que ficou muito melhor em relação ao que estava...

E é assim, com estas aquisições em termos de flora, espero ter conseguido melhorar o aspecto geral do aquário.

E para vocês verem tudo aquilo que eu estou aqui a falar, aqui vão umas fotos:

 

dscf3892p.jpg

 

dscf3893.jpg

 

dscf3897y.jpg

 

dscf3900.jpg

 

dscf3910u.jpg

 

dscf3916n.jpg

 

Nas fotos ja da para ver em relação às anteriores, o crescimento da CUBA, pode não ser muito mas ja da para ver algum crescimento numa semana para a outra.

E como nem sempre são boas noticias, pareçe que tenho uma iriatherina com hidropsia, não sei porque, mas ja é o 3º peixe que fica com hidropsia neste aquário e não sei qual é a causa, alguêm sabe o porque de isto estar constantemente a acontecer? Pelo que li, não é contagioso e a causa é ma qualidade da comida, mas eu dou flocos da tetra, microvermes e artemia, não vejo onde está a má qualidade, até dou uma alimentação bem variada... Mas pelo sim pelo não, ja tenho o uv ligado, que vou deixar ficar durante uns dias.

 

Comentem pessoa (pelo menos é o que eu espero que alguns façam)l!! Digam o que acham das modificações...

 

 

Cumprimentos

Fábio Joaquim

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio, para já não devia comentar isto porque tu não tens comentado os meus tópicos :bleh: , em vez de andares a queixar-te que ninguém te liga experimenta comentar os outros, o retorno depois aparece.

 

Parece-me que tens aí muito co2 a bombar, os peixes não reclamam? :mrgreen:

 

Eu tenho andado interessado na ammannia sp. "Bonsai" e assim sendo vou andar mais atento a isto, podias era por umas fotos mais aos pormenores que eu já não posso ver mais uma com esse termostato :tapfoot: .

A Hemianthus é uma boa entrada e vai ajudar no consumo dos nutrientes.

 

Quanto à hidropsia já leste isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio, para já não devia comentar isto porque tu não tens comentado os meus tópicos :bleh: , em vez de andares a queixar-te que ninguém te liga experimenta comentar os outros, o retorno depois aparece.

 

Parece-me que tens aí muito co2 a bombar, os peixes não reclamam? :mrgreen:

 

Eu tenho andado interessado na ammannia sp. "Bonsai" e assim sendo vou andar mais atento a isto, podias era por umas fotos mais aos pormenores que eu já não posso ver mais uma com esse termostato :tapfoot: .

A Hemianthus é uma boa entrada e vai ajudar no consumo dos nutrientes.

 

Quanto à hidropsia já leste isto?

 

 

Boas brancaman,

 

Tens razão, não tenho comentado muito apesar de vir todos os dias ao forum e ver as novidades... Ta descansado que eu também vou comentar os teus tópicos e também ja estou a ficar mais participativo no forum em geral... :cool2:

O CO2 não faço a minima quantas bolhas por segundo estou a debilitar, fui regulando à medida que o drop checker fique num tom verde amarelado... Até hoje não vi problemas nenhuns acerca do CO2 nos peixes (tenho a saida do filtro a agitar ligeiramente a superficie do aquário).

A ammania sp. "Bonsai" também estou para ver como irá ser o crescimento dela, acho uma planta linda e acho que tenho tudo o que ela precisa para vingar... Adoro a forma como vinha a planta, vinha num frasco com um tipo de gel no fundo e a planta enraizada nesse gel, muito fixe mesmo.

A hemianthus micranthemoides espero que forme uma moita, vamos a ver como reage...

 

O termostato, eu sei que é demasiado grande (150w pois a minha casa no inverno é fria) para o aqua e que ele fica ali mal, mas foi a única forma que arranjei de o colocar e a preguiça de o tirar para as fotos é mais que muita... :rolleyes:

 

A hidropsia ainda não tinha lido esse artigo mas ja li e fiquei mais esclarecido apesar de não ter nenhuma causa o porque de me ja ter acontecido 3 casos de hidropsia... Vou ver é se monto um aquário hospital para esses casos e para pode-los tratar convenientemente...

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Fábio,

 

É impressão minha ou a cuba tem algumas zonas que parecem estar a derreter?

Notas alguma planta com as pontas esbranquiçadas e com aspecto de estarem a fazer meltdown?

 

Procurei mas não encontrei informação talvez por ter lido na diagonal... como está o gH e kH deste áqua?

Atenção que carência de Ca e Mg por vezes é confundida com carências de Fe e Po4 ;)

Caso as durezas sejam baixas, sobe o gH para 7º e o kH para >3º (5º é um valor estável para quem adiciona CO2, caso contrário o pH pode andar aí para cima e para baixo... )

 

Para esse áqua, fertilizaria da seguinte forma:

Seg: FASE2 1ml

Ter: FASE1 1ml + 0.5ml de K40

Qua: ----------------

Qui: Fase2 1ml

Sex: Fase1 1ml + 0,5ml de k40

Sáb: ----------------

Dom: TPA 20%

 

NOTA: Cuidado com o K40, se notares green dust nos vidros ou inertes na sexta e antes de fertilizares, fertiliza apenas com FASE1 ;)

 

Ps. Não sei como funciona o manado e muito menos esse substrato fértil, isso não compacta demasiado e não inibe o enraizamento das plantas de tapete?

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

É impressão minha ou a cuba tem algumas zonas que parecem estar a derreter?

Notas alguma planta com as pontas esbranquiçadas e com aspecto de estarem a fazer meltdown?

 

Procurei mas não encontrei informação talvez por ter lido na diagonal... como está o gH e kH deste áqua?

Atenção que carência de Ca e Mg por vezes é confundida com carências de Fe e Po4 ;)

Caso as durezas sejam baixas, sobe o gH para 7º e o kH para >3º (5º é um valor estável para quem adiciona CO2, caso contrário o pH pode andar aí para cima e para baixo... )

 

Para esse áqua, fertilizaria da seguinte forma:

Seg: FASE2 1ml

Ter: FASE1 1ml + 0.5ml de K40

Qua: ----------------

Qui: Fase2 1ml

Sex: Fase1 1ml + 0,5ml de k40

Sáb: ----------------

Dom: TPA 20%

 

NOTA: Cuidado com o K40, se notares green dust nos vidros ou inertes na sexta e antes de fertilizares, fertiliza apenas com FASE1 ;)

 

Ps. Não sei como funciona o manado e muito menos esse substrato fértil, isso não compacta demasiado e não inibe o enraizamento das plantas de tapete?

 

Boas Filipe,

 

Antes de mais obrigado por comentares o meu tópico.

Essas fotos não estão actualizadas, amanha vou tentar colocar umas para veres o estado actual do aquário.

Não, a cuba não esta a derreter, deve ser da foto mas não, ate esta razoavelmente bem.

O gh e kh não sei os valores pois não tenho os testes para medi-los...

Vou então adoptar esse esquema de fertilização pois na minha opinião, devo de ter falta de nutrientes e com esse aumento ligeiro de fertilizantes, talvez venha a melhorar as algas. Neste momento tenho: BBA (estão a ser controladas pelo H2O2), Fuzz algae e rhizoclonium, são estas algas todas que eu vou tentar combater apesar de estarem minimamente controladas...

 

Sim, vou ter cuidado com o K40 e ver o aparecimento das green dust.

 

O manado não compacta demasiado pois eu vejo nas laterais do aquário o ar preso no meio do manado. Portanto penso que não compacta de modo a inibir crescimentos.

 

Vou ver se compro pelo menos mais o teste de fosfatos (juntar ao teste de nitratos que tenho) para medir no final do esquema para ver se ha nutrientes ou não presentes na coluna de água... Ou achas que deva de comprar mais algum?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.