Que Peixes São????


Hugo A Silva

Recommended Posts

ois

 

Estive em casa de um amigo e ele tem lá um aqua com CA's... o problema é que ele tb tem lá 4 peixes (que o lojista lhe vendeu... Sempre a mesma história... o que interessa é vender) que eu não conheço e tenho quase a certeza absoluta que não pertencem ali.

Infelizmente não tenho foto dos peixes mas o que posso dizer é que são cor-de-rosa e em formato de balão. reparei ainda que não fecham a boca e o meu amigo disse-me que eles já puseram ovos no aqua e tudo.

 

Sei que a informação não é muita mas se alguém poder ajudar... Já pesquisei a net a procura de alguma foto dos ditos peixes mas não encontrei nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá se não são uma destas coisas... (lamento mas não lhe consigo chamar outra coisa... são peixes fabricados...)

http://www.geocities.com/parrotcichlid/gallery.html

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Embora com essa descrição não seja facil,

palpita-me que possam ser ciclideos papagaio... esses pobres mutantes

injectados e manipulados genéticamente...

Procura por esse nome e diz qualquer coisa.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

 

Logo à primeira... São esses mesmo.

 

Muito obrigado. Agora vou ter que dar a má noticia ao meu amigo.

Já agora, o meu amigo diz que eles desovaram no aqua... Mas tb me disse que o dono da loja lhe tinha dito que eles eram estéreis... Há aki uma contradição ou sou eu que não percebo português? banana rock

 

Já agora, o que fazer com eles pois os pobres peixes não têm culpa da vontade de lucro sem escrupulos de algumas pessoas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As probabilidades de essa reprodução dar em nada são elevadas.

Podes ver aqui alguns factos sobre eles:

http://cichlidresearch.com/parrot.html

 

O que fazer com eles? Bom, assumindo que o teu amigo amigo tem aquário para eles, visto que crescem até aos 16/18cm diria que é dar-lhes as melhores condições como se de um peixe normal se tratasse.

Os pobres animais não têm culpa do que lhes fazem.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tipo de ciclideo sao herbidos ou seja:A maioria dos exemplares que podemos encontrar nas lojas são femeas e dentro destas e raro haver uma que faça uma postura digamos que ha 1 em 100, apos essa postura ate pode haver um outro ciclideo americano qualquer que fecunde os ovos mas destes ovos so podera sair mais ciclideos papagaio e nunca outra especie.

Isto e so um poco que eu sei sobre esse fantastico animal que e o ciclideo Papagaio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tipo de ciclideo sao herbidos ou seja:A maioria dos exemplares que podemos encontrar nas lojas são femeas
Estás a fazer confusão. Os ciclideos papagaio são fabricados. Não nascem na natureza e são isso sim feitos em "laboratório".

Um hibrido é um ser que resulta da mistura entre espécies.

Por exemplo se cruzares um pastor alemão com um labrador, o resultado é na mesma um cão mas não tem espécie definido, sendo por isso uma mistura.

Se tens dúvidas pede a qualquer logista que te dê o nome cientifico do papagaio. Ninguém to pode dar pois ele não existe.

O facto de a maioria dos papagaio serem fêmeas, já não sei se é verdade ou diz que disse.

 

e raro haver uma que faça uma postura digamos que ha 1 em 100, apos essa postura ate pode haver um outro ciclideo americano qualquer que fecunde os ovos mas destes ovos so podera sair mais ciclideos papagaio e nunca outra especie.

Mais uma vez alguns erros.

Os papagaio fazem posturas, até de forma muito regular mas 95% das posturas dão em nada pois os ovos não são fertilizados.

Se a infertilidade é o resultado directo da hibridação (é comum os hibridos não se conseguirem reproduzir), ou se como se diz é uma tentativa por parte dos fabricantes de evitar criações para que possam vender, ninguém sabe ou certo pois nenhum cientista até agora se preocupou em desvender esse assunto.

 

Recentemente tem havido relatos de posturas feitas e concluidas com sucesso.

Quanto ao facto de um ciclideo americano fecundar os ovos de um papagaio, parece-me um pouco improvável, mas gostava de ver o site onde leste isso para me poder actualizar.

 

Isto e so um poco que eu sei sobre esse fantastico animal que e o ciclideo Papagaio.

Fantastico? O pobre do bicho é aleijado, mal consegue nadar, não consegue fechar sequer a boca... a unica coisa de fantastico que vejo é como é que é possivel que seja vendido aos preços a que os vejo por aí e como é possivel que sobreviva tantos anos...

Mas é a minha opinião claro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

vejo muito desses peixes nas lojas...digam-me uma coisa...qual e a cor original desses peixes? Eu vejo muitos cor-de-rosa....são tão feios...e alem disso passado um tempo perdem a cor toda... :D e acabam por morrer mais cedo!! :D

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reproduzi dia 26 de Julho 2004 (em aquário) um papagaio fêmea com um Nigrofasciatum macho, tanto quanto sei é um caso único no mundo, vista a dificuldade em reproduzir Papagaios. Os alevinos têm hoje 10 dias e parecem estar de boa saúde, já reabsorveram o saco vitelino e já têm o ventre dilatado com comidas diversas, ainda é cedo para saber qual a forma que irão tomar, pois como disse, acredito que se trata de um caso único, eu próprio não tinha praticamente esperança nesta reprodução, mesmo depois de ver os progenitores a guardar os ovos. Passados estes 10 dias os progenitores continuam a guardar os alevinos, embora eu tenha retirado cerca de 25 para outro aquário, por precaução, não vão os pais mudar de idéia.

 

João Pedro Jacinto

 

 

Podes ver isto nesta pagina:http://www.aquaonline.com.br/peixes/peixes.php?peixe=141

 

Só uma coisa isto nao é um caso unico no mundo.

 

P.S. Dei uma ideia errada quando disse :"Isto e so um poco que eu sei sobre esse fantastico animal que e o ciclideo Papagaio"

queria dizer isto e o poco que sei do ciclideo Papagaio.

E tb sei bem que este peixe foi manipulado ganeticamente esta parte foi facil de descobrir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se formos a pensar bem, maioria dos peixes que vemos hoje em dia foram manipulados geneticamente através de acasalamentos controlados, de forma a mudar as suas cores e formas... Não vejo a razão para a perseguição do peixe papagaio por simplesmente ser um hibrido. A variedade da natureza existe pelo facto de terem nascido hibridos/mutantes que se conseguiram tornar independentes da especie(s) que lhes deu origem. Axo o peixe bastante bonito e cómico e como é um peixe que existe somente no aquario, não precisa de se preocupar em evoluir na natação, visto não ter predadores naturais.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se formos a pensar bem, maioria dos peixes que vemos hoje em dia foram manipulados geneticamente através de acasalamentos controlados

Isso não é manipulação genética... é reprodução selectiva. Manipulação genética é pegares num ou vários seres e alterares em laboratório os genes, manipulando-os tentando fazer surgir uma nova espécie.

 

Não vejo a razão para a perseguição do peixe papagaio por simplesmente ser um hibrido. A variedade da natureza existe pelo facto de terem nascido hibridos/mutantes que se conseguiram tornar independentes da especie(s) que lhes deu origem.
A perseguição não é por ser um hibrido... é por ser um produto, é por representar o que há de abominável na aquariofilia (considerar animais vivos uma coisa que se pode alterar à vontade para se poder vender melhor).

Como todos os produtos, só é vendido se tiver procura. Esta procura é a mesma que leva a que se cometam barbaries com animais por causa das peles, ou que leva a que se injectem peixes artificialmente para os tornar mais apelativos.

A variedade da natureza como dizes é conseguida por processos de tentativa/erro e leva milhares de anos a ser concluída. Chama-se evolução das espécies.

Mas a natureza tem outro mecanismo que esqueces... a selecção natural, ou seja, hibridos são normalmente estéreis e devido às suas variações duram pouco tempo em estado selvagem.

Um hibrido é algo diferente de um mutado... e a natureza evolui com base nas mutações e não nas hibridações.

 

acho (palavra corrigida) o peixe bastante bonito e cómico e como é um peixe que existe somente no aquario, não precisa de se preocupar em evoluir na natação, visto não ter predadores naturais.

É a tua opinião, não concordo com ela mas respeito que gostes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim já me baralhas-te todo... :oops: Afinal o peixe é um hibrido ou é uma mistura feita pelo homem que nunca iria ocorrer na natureza? (introdução de genes em alevins em formação ou outra tecnica parecida)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma mistura feita pelo homem que nunca iria acontecer na natureza e é feita exclusivamente para função ornamental num aquário ... e esse é que é o principal problema.

 

Alem disso é estéril (mecanismo de "prevenção" contra hibridismos da mãe natureza) mas mais uma vez o homem deu uma ajudinha, injectando hormonas nos machos para que assim sejam ferteis.

 

Enfim... de natural tem o ser um ser vivo. De resto é um produto, daí a minha "raiva" contra o pobre do peixe.

 

Um hibrido é um acidente, não um objectivo... tipo o que acontece com ciclideos africanos em que um macho dominante pode cruzar com as fêmeas da sua espécie e cruzar também com as de outra espécie que não tenham macho, ou que seja demasiado fraco.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh assim é outra historia... Tinha ficado na ideia que o peixe era o cruzamento de 2 peixes diferentes, por isso é que não estava a ver o problema de o peixe existir. Mas sendo assim já andamos a querer brincar demasiado ao "papel de Deus". :D

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem diga 2 peixes, mas também há quem diga 3.

É um segredo bem guardado e apenas se especula sobre os progenitores.

 

Também não se conhece o grau de manipulação genética dos progenitores, nem o nivel de hormonas que é injectado.

Enfim... como qualquer produto comercial, não se conhece o processo de fabrico é um segredo de negócio.

 

O que me irrita bastante é ver pessoal a dar 20€ por um peixe desses e achar que 5€ por um peixe "normal" é caro :wink:

Enfim... somos assim o que se ha-de fazer...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma correcção a esta frase do Nuno Antunes, usada para ilustrar o que é um híbrido: "se cruzares um pastor alemão com um labrador, o resultado é na mesma um cão mas não tem espécie definido, sendo por isso uma mistura".

 

Errado! Os cães (labradores, caniches, Grand Danois, etc.) são todos variações (raças) da mesma espécie (canis Lupus). Não são "híbridos". Um híbrido é, por exemplo, a mula (cavalo+burro), que resulta da mistura de duas espécies diferentes. A diferença é total, já que os híbridos são sempre estéreis, enquanto as misturas de raças produzem animais capazes de se reproduzir.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença é total, já que os híbridos são sempre estéreis, enquanto as misturas de raças produzem animais capazes de se reproduzir.

 

PST, errado!

Os híbridos nem sempre são estéreis.

O papagaio, que sem dúvida é um híbrido do pior que há, não é estéril.

Eu já vi (infelizmente) numa loja um casal de papagaios a acasalar e os ovos eclodiram. :wink: :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pessoalmente, tal como o J4N!T4 disse, já andamos a brincar demasiado ao papel de Deus.... Mas a mim, o que me faz mais impressão, não é só a completa artificialidade deste peixe. A mim o que me assusta é pensar no "lixo genético" que os tais pseudo-cientistas criaram para chegar até este ponto. Se mandaram para o mercado um peixe que nem consegue fechar a boca (quem gosta, gosta, e isso não se discute... também há quem goste de bonecas insufláveis e nem por isso eu deixo de falar com essas pessoas...) imagino as aberrações que terão criado antes de chegar aqui... Um peixe com 4 olhos?? Um peixe sem boca?? Um peixe com 3 caudas?? E a que preço?? Não, eu não falo do custo em Euros. Falo do sofrimento para os pobres animais que não têm culpa nenhuma.

 

Não deixa de ser apenas uma opinião pessoal, a minha, mas quando o objectivo é recriar o habitat natural de uma determinada espécie, não consigo deixar de pensar: "Qual será o habitat natural deste peixe?? Ah, é verdade!! NÃO TEM!!!"

 

Não meus, senhores... Assim não, obrigado!! Esses eu não compro!!!

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também acho que se anda a utilizar demais a palavra hibrido em relaçao aos peixes. por muito que digam que não... um hibrido é sempre esteril. se é fertil não é hibrido.se ha coisa que não falha é a mãe natureza e em relação a isso ela é bem perfeitinha...

Eiiiiiii Fishy Fishy Fishy !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem entender inglês

 

 

 

Can Parrot Cichlids Produce Offspring?

Until recently, it has been though that Parrot Cichlids could not breed because the male was sterile. The pair go through the normal courtship but the eggs would never hatch. There has been rumors lately, that the fish farms are now introducing males that ARE able to fertilize the eggs. They are doing this by injecting them with a hormone that makes them fertile. At azoo.com there is a news page that will sometimes put out information pertaining to this very subject. Check there frequently for the latest updates on what they call a "man-breed."

 

If you are the owner of a Bubblegum or Jellybean parrot I would refer to the breeding habits of convicts also. Although they will breed in a similar manner to the true parrot cichlids, they are half convict so a little investigation on your part is in order. There has been many reported cases of these types raising fry. These are easy fish to breed if the right conditions are present. Since this page is dedicated mostly to the true parrot cichlid, I am not going to go into any further detail on the the jellybeans and the bubblegums.

Eiiiiiii Fishy Fishy Fishy !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma correcção a esta frase do Nuno Antunes, usada para ilustrar o que é um híbrido: "se cruzares um pastor alemão com um labrador, o resultado é na mesma um cão mas não tem espécie definido, sendo por isso uma mistura".

 

Errado! Os cães (labradores, caniches, Grand Danois, etc.) são todos variações (raças) da mesma espécie (canis Lupus). Não são "híbridos".

Tens razão claro.

Mas repara que o exemplo, embora peque por falta de rigor cientifico, não deixa de ser certo.

 

Se pegas num pastor alemão e um labrador e os cruzas, o cão resultante, não é nem pastor alemão, nem labrador... é uma mistura dos dois progenitores. Eu chamei-lhe indirectamente hibrido... se calhar deveria ter-lhe chamado rafeiro ou arraçado.

Mas a ideia era demonstrar algo que aos olhos de quem não está dentro da taxionomia e genética é claro.

 

E se vires na frase imediatamente anterior refiro que um hibrido é uma mistura de espécies.

 

Acerca dos hibridos serem estereis... nem sempre. Se existir um antepassado comum às duas espécies é possivel que exista alguma compatibilidade genética e daí o ser resultante poder ser fertil e pode inclusivamente vir a gerar uma nova espécie.

Se não existe compatibilidade genética, então o ser resultante é normalmente estéril, e pode inclusivamente apresentar outras deformações.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais