al_finete

Membro
  • #Conteúdo

    105
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por al_finete

  1. Boas. Tenho em casa um aquário com cerca de 100 Lts que está vazio há cerca de 4 anos e que se encontra guardado num sótão que no verão aquece bastante (bem acima dos 30 graus). Agora gostava de voltar ao "vício", mas estou com medo de o voltar a encher (logicamente noutra divisão da casa), mas estou com receio de o voltar a encher e de as juntas do vidro venham a ceder e tenha a sala cheia de agua. Já perguntei opinião a algumas pessoas e entre indicações de que "o silicone se dá muito bem com o calor e que quando muito até está é ainda mais sólido", até a sugestão de "levar o aquário para a varanda, encher e ver se aguenta sem rebentar", já ouvi muita coisa. A pergunta que eu faço é mesmo essa: será seguro ou é melhor não arriscar e comprar mas é um novo (o que obviamente adiará a "volta" por mais alguns meses)? Obrigado. Cumps, AL.
  2. Boas! Tenho em casa um aquário com 100 Litros que está desmontado há 3 anos. Foi montado num sotão e funcionou bem durante uns dois anos, mas no 2º ano o espaço aqueceu bastante (perto dos 32 /35 graus) o que foi muito mau para alguns peixes. Acabei por achar que naquela divisão não tinha condições para ter o aquário montado, e acabei por dar os peixes. O aquário ficou nesse sitio mais 3 anos, vazio, sempre a apanhar o calor destes ultímos 3 verões. Gostava agora de o montar na parte de baixo da casa, numa divisão com temperatura mais normal, mas tenho receio que o silicone possa ceder e espalhar-me os 100 litro pelo chão da sala. Falei nisso numa loja de aquariofilia que me disse que podia estar descansado que o silicone até se dá bem com o calor. No entanto estou com receio de arriscar. O que acham? Ainda por cima tinha sido um aquário daqueles Kits dos Hipers. Se calhar é melhor não arriscar, não é? Obrigado por qualquer resposta. Cumps, Rui.
  3. Boas!! Esta pergunta é um bocado ao contrário do objectivo deste forum, mas penso que também é pertinente, e estou a precisar fazê-la... infelizmente. Por questões que não importa aqui discutir, vou precisar de desmontar o meu aquário por um período de pelo menos um ano... Um 80 cm, com filtro interno, calha com lampada de 18w e termostato 150w - nada de especial. Já arranjei quem me fique com os 2 escalares com 2 anos (lindos!), o pleco e os bótias palhaço (era o que sobrava) e em breve, vou começar a retirar a água e guardar o areão. Pergunto se haverá alguns cuidados especiais que convém seguir, para manter o aquário em condições, apesar de vazio por um periodo alargado? Algum cuidado com as juntas do vidro? Com o filtro (claro que deitar fora as matérias filtrantes é obrigatório), mas com as borrachas, os cabos? Com o areão? Com a calha? Alguma coisa que não me estou a lembrar? Obrigado. Cumps, AL.
  4. Boas!! Concordo em absoluto com o petermds!! Penso que as corydoras, além de serem peixes muito resistentes, tem uma função sempre indispensável num aquário que é a limpeza do fundo dos restos de comida que aí se depositam... Quanto à escolha dos guppys... Eu, por experiência própria, não os vejo como muito resistentes, principalmente para iniciação do ciclo. Ou vêm logo com doenças das lojas (e já experimentei várias, acreditem), ou vêm de condições tão diferentes que não se adaptam, e se tens o azar de os guppys não se aguentarem, pode até acontecer vires a desanimar e perder um pouco do interesse pelos aquas... Seja qual for a tua escolha, boa sorte, mas já agora, daqui a um mês ou dois, diz como é que correu... Cumps, AL.
  5. Olá !! Essa questão de juntar escalares com tetras, é quase tão velha como a aquariofilia!!! É preciso realmente muito espaço... e na maioria das vezes, a resposta é NÃO! Os escalares, quer queiras, quer não, vão acabar por crescer para aí do tamanho da palma da tua mão... e com uma boca tão grande e um instinto tão apurado, os neons e os cardinais são uma tentação muito grande!! Agora, depende também muito de outras questões... Se os tetras têm locais de fuga e esconderijo, se têm espaço para sair da frente dos escalares, e principalmente do temperamento dos escalares!! sim, porque se forem mesmo predadores, não há muito a fazer... mas colocar uns 4 ou 5, pode ser a melhor opção, porque acabam por andar entretidos entre si!!! E eu digo isto, porque sei, que se estás a pensar nisso, vais acabar mesmo por comprar os escalares, mais cedo ou mais tarde! E aí eu preocupava-me mais com os guppys... São demasiado vistosos e chamativos para os nervos dos escalares!!! De qualquer forma, manter os escalares bem alimentados ajuda!! Voltando à resposta... eu disse que a maior parte das vezes a resposta é não... mas também vai haver casos em que a resposta é sim!!! Eu decidi arriscar! Tenho um aqua de 90 lts, com 2 cory, 2 bótias palhaço, 2 escalares, 6 nariz de bêbado e 4 neons. E há um ano que não tenho uma baixa, e os escalares já estão no aqua há um ano e meio com os neons e nariz de bêbado (que são espectaculares em cardume!!). Inclusivamente os escalares desovaram umas 4 vezes (sempre sem maternidade) e na última consegui mesmo que nascessem os alevins e ainda aguentaram uma semana ao cuidado dos pais... Da próxima já os transfiro para um maternidade a tempo e com condições.... Mas isto para veres, que apesar de NÃO, às vezes, até podes... Depende... também da sorte... Mas é um risco... além de as características necessárias da agua para cada peixe serem diferentes... informa-te bem, e pensa que queres correr o risco. Boa sorte! Cumps, RJL.
  6. Boas. só para que conste em registo: os termometros de aquariofilia não tem mercurio, mas sim uma solução á base de alcool. abraços. Pois é... Desculpa lá a gaffe... Já tinha ouvido falar nisso, mas também já tinha visto uns posts que falavam de termómetros de mercurio... Faz todo o sentido, claro... Cumps, RJL.
  7. Boas. Em relação à agua, é duvidoso se ela ficou estragada ou não... Eu pessoalmente não sei o que faria... Será que não passou alguma substância prejudicial de dentro do termómetro para o aqua, mesmo não tendo furado só a ampola de protecção... O mercurio não é brincadeira... Agora se isso provocaria as manchas no cimo da agua... não sei... A mim às vezes também me acontece... principalmente em periodos mais alargados sem limpar... Mas faz como o kapitonio te disse. Sinfona a parte de cima da agua. E já agora, por precaução, quando começares a introdução dos peixes vai com calma... Eu sei que isso é regra, mas no teu caso, se não mudares a agua para não estar a atrasar ainda mais a ciclagem, começa por meter um ou dois peixes mais resistentes como 2 corydoras (dependendo do tipo de peixes que estejas a pensar, claro), que além de te ajudarem na ciclagem, sempre percebes se elas aguentam ou não, e se a agua não está contaminada. Quanto à temperatura, tem cuidado... Eu infelizmente já passei por isso (subida de temperatura no verão) e não foi bonito, mas no meu caso chegou quase aos 30 graus... Não volta a acontecer!! Cumps, e boa sorte. RJL.
  8. Boas. Eu voto nos 60 cm. Sempre ficas com um aqua mais fundo e mais agua (se queres ter 5/6 discus), mais estável, penso que por mais 10 cm, apesar de mais dificil de chegar ao fundo e fazer manutenção, se as coisas estiverem bem equilibradas, não será necessário lá chegar muitas vezes... Agora, isso implica é mais atenção á iluminação, que poderá ter que ser mais forte, para chegar luz suficiente ás plantas. Depois diz aqui o que acabaste por escolher... Cumps, RJL.
  9. Boas. Obriagdo pela resposta, Esgalha. O problema é mesmo esse. Desde inicio, o peixe é muito barrigudo! Mesmo muito! E desde inicio (já tem cerca de um ano em casa do meu amigo) sempre foi barrigudo. Por isso, não te sei dizer com toda a certeza. Eu penso que não. Que aquilo não é inchaço... é mesmo dele... ou então, está assim desde início... Cumprimentos, Rui Lopes.
  10. Boas!! Tenho um amigo que tem um peixe de àgua fria, que não sei bem qual é, mas é da familia dos peixes dourados, mas barrigudo e com 3 caudas. Penso que provavelmente, poderá ser algum peixe genéticamente modificado, já que não acho que aquelas características sejam de um peixe normal. Acontece que de há algumas semanas para cá, o peixe tem vindo cada vez mais a permanecer de cabeça para baixo, no fundo ou em cima, e muitas das vezes quando nada, é de cabeça para baixo. Quando estimudalo ou para comer, lá se vira, mas não parece muito chateado de andar assim... Acontece que recentemente, o peixe deixou de se virar completamente e já não vem acima comer. Eu disse-lhe para se preparar para o pior, mas, por descargo, decidi passar por aqui, para tentar compreender a causa e saber se ainda é possível fazer alguma coisa... Será bexiga natatória? O que fazer? Obrigado por qualquer ajuda. Cumprimentos, RJL.
  11. Boas! Pois é pessoal. Acabei por seguir uma das sugestões, e fervi as ventosas. Não muito, para não as derreter, mas um pouco. E aqui está o resultado: neste momento as ventosas estão... muito melhor que o que estavam. Não estão perfeitas, mas a verdade é que agora, em vez de escorregar até ao fundo, dia sim, dia não, já se aguenta durante cerca de uma semana. Pelo menos por duas vezes, que as ventosas aguentaram o filtro no sitio sem escorregar, durante este período de tempo. O que significa uma melhoria significativa!! Obrigado a todos. Cumprimentos, RJL.
  12. Boas. Pois é, mais uma sondagem... A regra diz que quando se lavam as matérias filtrantes do filtro (cerâmicas, carvão activado, espuma, etc), deve-se usar unicamente a agua retirada da TPA antes de a deitar fora, para preservar as culturas de bactérias das matérias filtrantes. O que eu queria saber é quem é que realmente faz isso. Eu faço, mas só às vezes. Há alturas em que parece que a àgua fica tão suja, que se não usar agua limpa, o filtro não fica bem limpo... Cumprimentos, RJL PS - Para aqueles que tenham que responder "Antigamente não fazia, mas agora faço" ou "Fazia, mas agora já não", respondam o que fazem AGORA.
  13. al_finete

    peixe faca

    Boas. Já agora, uma pergunta para a malta que tem peixes-faca com tamanho simpático: o peixe quando cresce muda de cor ou nem por isso? É que já vi por várias vezes em lojas, peixes muito semelhantes fisicamente ao peixe-faca, com cerca de 25 cms, mas eram cinzentos. Não consegui confirmar o tipo/nome do peixe na altura, mas fiquei a pensar se seria peixe-faca. Quando crescem mantêm as mesmas cores? Aquele preto aveludado? Obrigado. Cumprimentos, RJL.
  14. Boas. Ó nos, eu até percebo o que queres dizer com a "equipa de limpeza", mas há muita coisa, para além de folhas, que tens que ser mesmo tu a limpar, e penso que a melhor forma é mesmo a sifonagem. Fezes, e outro tipo de detritos, só mesmo com o sifão... Tkdragon: eu cada vez que retiro agua do aqua (TPAs todas as semanas) só uso o sifão - AJUDA SEMPRE - e sai sempre qualquer coisa. SEMPRE. Cumprimentos, RJL.
  15. al_finete

    peixe faca

    Boas. Pois é xalam, o facto de ser eléctrico é mais uma das coisas que o tornam único. Mas só usam mesmo este mecanismo para orientação à noite, não é?? Penso que não o usam para caçar e atordoar as presas, apesar de o usarem como defesa quando sofre algum ataque. Será que um Faca com 30 cm não consegue dar uma descarga suficiente na agua para nos deixar com os cabelos em pé...? Para os mais desatentos, o nome que usaste, "Ituí Cavalo", penso que é o nome comum usado no Brasil. Cá usa-se mais o nome de Peixe-Faca. Já agora, para quem tem Facas muito tímidos que só saem mesmo à noite e nunca o vêm, podem sempre tentar arranjar um truque para o enganar. Nunca usei, mas quem já o fez, diz que funciona. Tímido como é, este peixe, gosta de uma boa toca, onde se possa esconder durante o dia. A ideia é arranjar um esconderijo, numa das quinas do aquário. Assim, o peixe fica na sua toca (podem até tentar fazê-la com vidro), "escondido" dos restantes habitantes do aquário, mas visível para nós. Experimentem, e digam se funcionou... Cumprimentos, RJL.
  16. al_finete

    peixe faca

    Boas. Pois é, IsaGanhão, às vezes só mesmo passando pelas coisas para acreditar nelas. Eu quando vi o peixe pela primeira vez, apaixonei-me de imediato e achei-o (e contínuo a achar) um dos mais bonitos que vi até hoje. Exótico, diferente, e único. Mas depois, acabei por procurar mais informação e achei melhor esperar mais um pouco. Soube que era um peixe conflituoso apesar de tímido que só aparece à noite (quase sempre), e que cresce muito. Ora, isto tudo junto... num aquário de 96 lts com neons e espadas, não traria bom resultado... Mas não deixa de ser um peixe lindo... Precisa é de espaço e de companheiros que tenham forma (e tamanho) para se defender. Quanto a apertares o pescoço ao teu... só terias dificuldade em lhe encontrar o pescoço ... tirando isso... tudo bem... Quanto a dá-lo a alguém ou trocá-lo numa loja... Se o colocaste num aquário sozinho, porque não o manteres por lá, com mais alguma companhia. Juntavas o útil ao agradável. Ficas com um peixe de que gostas e (agora que já sabes) arranjas-lhe companhia compatível... Cumprimentos, RJL.
  17. Gracias pelas respostas pessoal... Mais uma daquelas em que cada um tem a sua experiência... Talvez venha a encontrar uns caracois tamanho gigante que dêm uma coça aos bótias palhaço... Deixa ver se a coisa se resolve... Obrigado. Cumprimentos, RJL
  18. Arsene Wenger, Alex Ferguson, e José Mourinho morreram num desastre de avião e vão conhecer o seu criador. A entidade divina virou-se para Wenger e perguntou, "Diz-me o que é mais importante para ti?". Wenger respondeu que ele sentia que a terra era a importância suprema e que proteger o sistema ecológico da terra era o mais importante. Deus olhou para Wenger e disse "Gosto da tua forma de pensar, vem e senta-te ao meu lado esquerdo." Deus perguntou então ao Fergunson pelo que tinha mais respeito. Fergunson respondeu que as pessoas e as suas escolhas eram o mais importante. Deus respondeu "Gosto da tua forma de pensar, vem e senta-te ao meu lado direito". Deus olhou para Mourinho que estava a olhar para ele de forma completamente indignada. Deus perguntou "Qual é o problema Mourinho?" Mourinho respondeu: "Acho que estás sentado na minha cadeira !!!!!!!" -------------------------------------------------------------------------------------- O Papa terminou a visita a Portugal e foi de limousine para o aeroporto. Como nunca tinha conduzido uma limousine daquelas, perguntou ao motorista se a poderia conduzir por um bocado. Bem! O motorista não tinha muito por onde escolher, por isso foi para o banco traseiro da limousine e o Papa "foi para o volante". Meteu-se pela auto-estrada A1 e acelerou até aos 180Km/hora... WHAM! As luzes azuis da patrulha da BT da GNR surgiram no espelho. Ele encostou e o agente foi à sua janela. Quando o polícia viu de quem se tratava, disse: - Por favor... um momento, por favor, eu preciso de ligar para a central. O agente da BT pegou no rádio e chamou o Chefe. E disse: - Eu tenho uma pessoa muito importante que acelerou demais na A1 e preciso de saber o que fazer . - Não é o Santana Lopes, é? - perguntou o chefe. - Não, é ainda mais importante. - É a mulher do Manuel Vilarinho? - Não - disse o agente - ainda mais importante! - Quem é? Não é o Paulo Portas outra vez, pois não? O agente respondeu: - Não! É ainda mais importante do que esse que mandava no governo... - Bem, mas então quem é esse VIP ?! - gritou o Chefe. O agente respondeu: - Eu não tenho a certeza, mas acho que deve ser Jesus Cristo, porque o motorista é o Papa !!! Cumprimentos, RJL
  19. Boas Nos. Eu também tenho um pequeno cardume de Petitellas (Nariz de Bêbado), e já reparei nesse tipo de comportamento, não só neles, mas também noutro tipo de peixes (neons, escalares, etc), mas ao fim de algum tempo, acabou por passar... Por serem novos no aquário, poderá ter a ver com o facto de estarem a receber um tipo de comida diferente daquele a que estavam habituados, de qualquer forma, penso que há sempre qualquer coisa que fica "lá dentro" e nunca perdi um peixe por causa disso... Pode também ser uma situação de "mais olhos que barriga", o peixe enche a boca, mas depois é demasiado e deita fora o excesso... Mas ao fim de algum tempo acaba por passar, até porque mesmo que o peixe não goste da comida ao inicio, se for a indicada para ele, acabará por ficar com fome e comer mesmo... em principio... Preocupante era se eles nem sequer o metessem na boca. Eu comprei uma vez uma embalagem de comida seca de Larvas vermelhas e outra de daphnea, e quando os alimento com isso, eles nem chegam perto... Vou ter que a deitar fora, porque é simplesmente comida que fica a apodrecer no aquário. Quanto aos meus Petitellas, alimento-os com flocos "normais" e artémia congelada de vez em quando e não tenho tido problemas. Cumprimentos, RJL.
  20. Boas. Estou com um problema há algum tempo que é uma infestação de algas após a morte de um pleco que fazia um trabalho simplesmente fabuloso de há um ano e pouco para cá... Ando à procura de LDA25 e não tenho encontrado, por isso lembrei-me que muito membros falam nas maravilhas que os caracois operam na limpeza das algas... O meu problema é que tenho 2 bótias palhacos com cerca de 6 cm, e pelo que sei, os bótias "adoram" a companhia dos caracóis para uma... caracolada. A minha pergunta é: os bótias comem os caracois pequenos e os ovos (reproduzem-se por ovos, não é??), mas e se eu colocar um ou dois caracois de tamanho generoso? Grandes? Eu sei que os bótias vão acabar por crescer, mas eles apenas atacam os pequenos ou os grandes também podem ser importunados e comidos, apesar do tamanho?? Ou será que mesmo sendo maiores e caso não sejam comidos, o stress causado pelo "ataque" ou "insistência" dos bótias para irem petiscar pode ser demasiado para os pobres caracóis?? Gracias por qualquer ajuda... Cumprimentos, RJL.
  21. al_finete

    peixe faca

    Boas!! Só para esclarecer a pergunta do Vodka7: Os peixes-faca PODEM mesmo arrancar os olhos dos outros peixes. É mais uma das suas singulares características. Não me perguntem porquê. Não sei se os olhos fazem algum reflexo durante a noite que lhes vai aos nervos, mas a verdade é que quando não conseguem comer o peixe todo, gostam de arrancar olhos, principalmente dos peixes maiores, porque dos mais pequenos não costuma sobrar nada. No entanto, é preciso não esquecer, que dentro de cada tipo de peixe, há certos individuos que se destinguem por... ser diferentes. Ou seja, mesmo que POR NORMA, os peixes-faca comam os mais pequenos ou arranquem olhos, não quer dizer que TODOS os peixes-faca façam isso. Depende sempre do tamanho do aquário, do tamanho dos peixes, mas principalmente do "feitio" de cada peixe... Cumprimentos, RJL.
  22. Boas!! Estou com um problema. No último ano e pouco tinha um pleco albino no aquário, e nunca soube o que era uma alga. Até me fazia confusão, quem comprava aqueles limpadores de vidro para limpar as algas... Sinceramente, não percebia bem para quê... A verdade é que o bicho trabalhava mesmo bem, e eu nem percebia o seu valor. Foi comprado sabendo a função que poderia desempenhar, o tamanho que poderia atingir e com a condição de o trocar na loja se fosse necessário. Acontece que o pleco, morreu há um mês, e depois disso acabei por comprar outros dois plecos. Infelizmente acabaram também por morrer pouco depois, e desde aí que ando à procura dos LDA25, para não voltar a correr o risco de que cresçam demasiado. O aquário é de 95 litros. O problema é que não encotro em lado nenhum!!! Estou a ficar com os vidros cobertos de algas verdes e o areão de algas castanhas, e começo a deseperar porque os sítios onde vou, ou não têm ou então nunca ouviram falar no peixe (nem dos outros nomes pelo qual ele é conhecido) e tentam sempre impigir-me um pleco comum. Alguém sabe de alguma loja que tenha mesmo estes peixes??? Ou acham que devia optar por um SAE e esquecer o assunto? Obrigado. Cumprimentos, RJL.
  23. Boas!! Estou com um problema. No último ano e pouco tinha um pleco albino no aquário, e nunca soube o que era uma alga. Até me fazia confusão, quem comprava aqueles limpadores de vidro para limpar as algas... Sinceramente, não percebia bem para quê... A verdade é que o bicho trabalhava mesmo bem, e eu nem percebia o seu valor. Foi comprado sabendo a função que poderia desempenhar, o tamanho que poderia atingir e com a condição de o trocar na loja se fosse necessário. Acontece que o pleco, morreu há um mês, e depois disso acabei por comprar outros dois plecos. Infelizmente acabaram também por morrer pouco depois, e desde aí que ando à procura dos LDA25, para não voltar a correr o risco de que cresçam demasiado. O aquário é de 95 litros. O problema é que não encotro em lado nenhum!!! Estou a ficar com os vidros cobertos de algas verdes e o areão de algas castanhas, e começo a deseperar porque os sítios onde vou, ou não têm ou então nunca ouviram falar no peixe (nem dos outros nomes pelo qual ele é conhecido) e tentam sempre impigir-me um pleco comum. Alguém sabe de alguma loja que tenha mesmo estes peixes??? Ou acham que devia optar por um SAE e esquecer o assunto? Obrigado. Cumprimentos, RJL.
  24. Boas!! Estou com um problema. No último ano e pouco tinha um pleco albino no aquário, e nunca soube o que era uma alga. Até me fazia confusão, quem comprava aqueles limpadores de vidro para limpar as algas... Sinceramente, não percebia bem para quê... A verdade é que o bicho trabalhava mesmo bem, e eu nem percebia o seu valor. Foi comprado sabendo a função que poderia desempenhar, o tamanho que poderia atingir e com a condição de o trocar na loja se fosse necessário. Acontece que o pleco, morreu há um mês, e depois disso acabei por comprar outros dois plecos. Infelizmente acabaram também por morrer pouco depois, e desde aí que ando à procura dos LDA25, para não voltar a correr o risco de que cresçam demasiado. O aquário é de 95 litros. O problema é que não encotro em lado nenhum!!! Estou a ficar com os vidros cobertos de algas verdes e o areão de algas castanhas, e começo a deseperar porque os sítios onde vou, ou não têm ou então nunca ouviram falar no peixe (nem dos outros nomes pelo qual ele é conhecido) e tentam sempre impigir-me um pleco comum. Alguém sabe de alguma loja que tenha mesmo estes peixes??? Ou acham que devia optar por um SAE e esquecer o assunto? Obrigado. Cumprimentos, RJL.
  25. Boas. Quanto a comprar um filtro novo, joalmag, é isso mesmo que eu conto fazer, daqui a um mês ou dois... E estou inclusivamente a pensar comprar o Fluval 204. Já o era para ter feito há mais tempo, mas na altura equacionei passar para os salgados e essa compra acabou por ficar em stand by... Mas como para já a passagem não é viável, a compra do filtro volta a ser uma questão a considerar. Mas entretanto, o aquário tem 40 cm de altura, o filtro tem cerca de 20, e é essa diferença que ele escorreda... até lá ao fundo. Mesmo com uma pedra, tenho medo que me risque o vidro ou fique feio... Provavelmente, vou seguir as sugestões já dadas pela IsaGanhão e pelo FBIpt e mudo as ventosas. Nem considerei essa hipotese... É sempre melhor do que deixar o fltro apoiado no fundo com a saída a bombar a meio da altura do aquário, sem oxigenação, não é?? Cumprimentos, RJL.