Ricardo Fernandes

Membro
  • #Conteúdo

    118
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Ricardo Fernandes

  1. Foto nº 50 - 30 pontos Foto nº 244 - 29 pontos Foto nº 240 - 28 pontos Foto nº 116 - 27 pontos Foto nº 168 - 26 pontos Foto nº 263 - 25 pontos Foto nº 235 - 24 pontos Foto nº 242 - 23 pontos Foto nº 25 - 22 pontos Foto nº 31 - 21 pontos Foto nº 55 - 20 pontos
  2. Foi do peso dos prémios. No próximo ano ganhas menos prémios e já podes bulir.
  3. Por experiência própria..., não valem nada. Os valores divergem bastante dos testes de gotas, que são bastante mais fiáveis.
  4. 1 Sun Glo T8 + 1 Flora Glo T8 + 1 de 10000K T5 + 1 de 9000K T5 + 1 actinica azul T5 é pouco espectro para as plantas, ou dito de outra forma, não é o melhor espectro para as plantas? Já agora, qual é o conjunto a nível de espectro que me aconselham, para este conjunto de calhas/lâmpadas? Obrigada pessoal
  5. Boas pessoal! Tenho um aqua com 288lt dos quais à volta de 240 são reais e numa calha central duas lâmpadas T8 de 36w (1 SUN GLO e 1 PLANT GLO), que dá 72w, como era manifestamente pouco para o novo projecto que andava a fazer (antes tinha um tanganica e a luz não é assim tão importante), coloquei mais uma calha exterior com 3T5, ora nesta calha tenho uma T5 de 54w de 10000K marca SUNSUN, 1 T5 de 54w de 9000K da JBL e uma Azul actninica que nem sei a temperatura de cor, mas é azul marinho. Ora bem, isto tudo somado dá 234w, que não chega a dar a famosa regra de 1w por litro, só que tenho reparado que certas plantas como a egéria densa e uma que não sei o nome que está neste tópico com o número 6 na primeira foto Aqui, quando chegam a uma determinada altura começam a crescer na direcção do solo!!! Tenho valisnérias, cryptcorynes e echinodorus e estas não apresentam estas alterações. Será que esta luz é demais para a Egéria e para a outra planta? Agradecia que o pessoal me pudesse ajudar, obrigada.
  6. Já agora se não te importas envia-me para mim também s.f.f. Obrigada
  7. Totalmente de acordo, mais façam uma experiência: deixem os peixes a 23/24ºC (óbvio que a temperatura tem que descer gradualmente) durante esta fase de Outono/Inverno e depois na Primavera subam a temperatura gradualmente para os 26/27ºC. Vão ver a reação dos peixes. É claro que o pessoal que tem Discus e outros ciclídeos amazónicos não podem baixar a temperatura, agora o restante pessoal, sem stress.
  8. Então pessoal não há ninguém que me possa ajudar nesta situação? Tenho visto por aí em alguns posts pessoal que consegue identificar bem a maior parte das plantas e no meu post nem uma alma caridosa dignou-se a ajudar? E não é por preguiça em pesquisar, pois já fartei-me de andar por aí às voltas, e a única conclusão que cheguei é que a planta que está como nº 2 e nº 4 são cryptcorynes, mas não sei quais, as restantes não faço mesmo a minima ideia. Agradecia ajuda pessoal, obrigada.
  9. Boas pessoal, adquiri há algum tempo um conjunto de plantas, mas como estavam num lote de plantas sortidas nenhuma delas estava devidamente identificada. Agradecia ao pessoal mais batido nas plantas que me desse uma ajuda na identificação nas mesmas. Uma geral do aqua onde elas se encontram dispostas, a nº 1 é a mesma que a nº3 Uns close-up para o pessoal as identificar melhor Sei que algumas são crytcoryne, mas quais? Tenho o catálogo da Tropica, mas mesmo assim ainda não consegui identificar estas espécies que estão sublinhadas. Agradecia ajuda pessoal, obrigada.
  10. A primeira parece uma Egéria densa, a segunda parece uma echinodorus, mas qual, não te posso responder.
  11. Nem mais. Na Segunda-feira passada fiz um tratamento com Fluvermal no meu aquário, onde consigo ter algumas plantas (tenho lá texas e niacaraguensis ) e os tuberculata foram todos à vida, nem um sobreviveu.
  12. Humm... se esse material é o que eu estou a pensar vais ter que estar constantemente a limpa-lo, ou então vai entupir rápidamente o filtro. Se achas que a esponja é de fraca qualidade substitui-a por lã de vidro, é menos compacta que esse material que tens agora aí.
  13. Eu também não te posso ajudar muito, já vi muitas a funcionar, algumas bem outras nem por isso, mas nunca pensei montar nenhuma e por isso nunca me preocupei muito em pesquisar sobre elas, mas de certeza que há pessoal aqui com experiência em montagem e que te pode dar uma ajuda.
  14. Lava bem o filtro e a esponja em água corrente e podes coloca-lo sem problemas dentro do aqua, já que as bactérias mortas que o filtro poderia ter por estar parado, são levadas pela água.
  15. Pois, normalmente o dinheiro é sempre o problema Sempres podes tentar ver os preços numa loja estrangeira, às vezes vale bem a pena, ou então como já foi dito aqui, porque não uma sump? Uma sump bem feita vale mais do que qualquer filtro e como ainda não tens o aqua montado, pelo menos deduzo que seja assim, ainda vais a tempo de o furar.
  16. Em relação a filtros para lago, não te posso dizer nada, mas se o dinheiro não for problema (ou então sempre podes mandar vir pela net) podes comprar dois fluval Fx5 que já ficas bem servido.
  17. É normal esse desvio na temperatura, todos os termóstatos que tive tinham sempre algum desvio, uns mais outros menos, mas até termóstatos de "grandes" marcas tinham desvios na temperatura. Aliás, aqui há uns anos uma revista de aquariofilia fez um teste a um grupo de termóstatos e em todos eles houve sempre uma variação de temperatura. A solução é simples, já que sabes que a diferença é de 2º, só tens que colocar 2º a menos na escala do termóstato, para que o aqua fique com a temperatura que tu queres.
  18. Em aquas "como deve de ser" um oscar vai aos 30cm na boa. "Como deve de ser" = +500lt
  19. O Paulo Duarte tem razão, na Ásia fazem-se criações em massa de neons, e os cardinais normalmente vêm das importações do Brasil. Mas tanto uns como outros não estão em vias de extinção, já que existe um controlo rigoroso por parte das autoridades no que respeita à captura dos mesmos. Em relação aos Discus, também penso que não sejam eles os causadores das mortes dos neons. Eles devem estar a morrer de uma outra causa qualquer e os Discus e os restantes habitantes do aqua só se aproveitam disso. Tenho Discus com neons e outros pequenos tetras há muitos anos e nunca vi qualquer indicio dos Discus tentarem comer outro peixe adulto. Cumps
  20. Em primeiro lugar, nunca se deve ter um casal de Guppies já que o macho vai andar constantemente a importunar a femea, coloca-se peixes na proporção de 2 para 1 (duas femeas para um macho). Segundo, os Guppies são pior que os mosquitos para se reproduzirem, ao fim de um mês já deveriam ter (se os peixes durassem até lá) uma meia dúzia de alevins. Terceiro, 30x20x20=12 litros, não é o mesmo 18x18x18=5,83 litros e mesmo os 12 litros é bastante apertado para os pobres bichos. Se os seus peixes estão nessas condições não quer dizer forçosamente que as outras pessoas também os tenham nessas condições.
  21. Mas já te sugeriram soluções! Põe um camarão e NÃO coloques nenhum peixe. Agora se queres ouvir o que tu queres, isso é um pouco mais dificil, já que qualquer pessoa que goste e perceba de peixes não te vai aconselhar a colocar aí qualquer peixe. Cumps
  22. Quando se fala na barbatana dorsal arredondada ou pontiaguda, estamos a referir-nos à ponta da mesma. Cumps
  23. Macho com a ponta da barbatana dorsal arredondada? Essa para mim é nova! É mais que provável que o peixe da foto seja um macho, apesar de estar um pouco descolorido. Cumps
  24. Os Discus aguentam mais que 6.5 de PH, vivem perfeitamente em águas com PH bem superior, desde que tenham uma boa ambientação à nova água podes coloca-los sem problemas em água com um PH de 7.2/7.4. Agora 7.6 penso que seja um bocado elevado para eles. Cumps
  25. Esgalha, os meus ramirezi nunca tiveram problemas, simplesmente quando os tinha em temperaturas mais elevadas, além de terem um comportamento muito mais activo, duravam bastante mais tempo. Com a temperatura a 26º nunca tive nenhum mais de um ano, enquanto a 28/29 chegavam a viver em minha casa dois anos (e eu já os arranjava com uns meses). Cumps