Destino 450 -Passo a Passo


Recommended Posts

  • Replies 187
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

E aqui seguem as fotos tiradas com a minha!

 

Peixes é para esquecer, mas macros :cry: (preparem-se para um tempinho á espera especialmente se tiverem ligações lentas)

 

Começando com a cobiçada euphilia (?)

 

RIMG0970-2.jpg

 

RIMG0942-2.jpg

 

RIMG0969-2.jpg

 

ouve um moemnto que o Duarte foi fazer café e ainda vi o Luis a meter o braço dentro de agua mas o Duarte voltou a tempo! :cry:

 

E aqui seguem os outros, luz normal e fluorescencia

 

RIMG0960-2.jpg

 

RIMG0997-2.jpg

 

RIMG0999-2.jpg

 

RIMG0895-2.jpg

 

RIMG0896-2.jpg

 

RIMG0958-2.jpg

 

 

RIMG1001-2.jpg

 

 

RIMG0992-2.jpg

 

RIMG0934-2.jpg

 

RIMG0933-2.jpg

 

 

RIMG1003-2.jpg

 

RIMG1004-2.jpg

 

RIMG1002-2.jpg

 

RIMG0940-2.jpg

 

RIMG0954-2.jpg

 

RIMG0922-2.jpg

 

RIMG0921-2.jpg

 

RIMG0944-2.jpg

 

RIMG0907-2.jpg

 

RIMG0956-2.jpg

 

RIMG0955-2.jpg

 

RIMG0924-2.jpg

 

RIMG0982-2.jpg

 

RIMG0918-2.jpg

 

RIMG0946-2.jpg

 

RIMG0900-2.jpg

 

Houve quem tivesse tido direito unicamente a luz normal

 

RIMG1009-2.jpg

 

RIMG0994-2.jpg

 

RIMG0943-2.jpg

 

RIMG0971-2.jpg

 

RIMG0995-2.jpg

 

RIMG0974-2.jpg

 

RIMG1013-2.jpg

 

RIMG0967-2.jpg

 

RIMG1009-2.jpg

 

como esta acropora, que nao consegui apanhar em fluorescencia... (as fotos saem mal :) )

 

RIMG0945-2.jpg

 

RIMG0986-2.jpg

 

RIMG0985-2.jpg

 

e aquelas que só sairam bem na fluorescencia

 

RIMG0953-2.jpg

 

 

RIMG0911-2.jpg

 

RIMG0948-2.jpg

 

RIMG0928-2.jpg

 

RIMG0903-2.jpg

 

RIMG0905-2.jpg

 

RIMG0901-2.jpg (usei três WB diferentes para esta - foi a primeira a ser fotografada com fluorescencia)

 

RIMG0947-2.jpg

 

 

Algumas ficaram um pouco desfocadas porque não nos lembramos de desligar as bombas :cry:

 

Espero que gostem e obrigado mais uma vez Duarte por nos receberes!

 

Um abraço

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos estão fantásticas! Foram ao PS ou sairam direitinhas da máquina? Pergunto isto porque normalmente há quem faça o "unsharp" após a imgem ter sido reduzida e dessa forma as fotos ficam mais nítidas e com um contraste maior.

 

Duarte, a Psammocora já cobriu a base e está muito maior!!!

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tambem quero agradecer ao Duarte pela paciencia em nos aturar.

 

Belo aquario :D

 

Tambem tirei umas fotos, sem a qualidade do Pedro, mas pronto aqui vão.

 

com a fluorescencia:

 

IMG_2213e.jpg

 

IMG_2223e.jpg

 

IMG_2229e.jpg

 

IMG_2231e.jpg

 

A famosa euphilia (é mesmo muita bonito este coral, se alguem tiver uma mudazinha para vender :D )

 

IMG_2225e.jpg

 

 

Já com as HQI ligadas

 

IMG_2245e.jpg

 

Menos um milesimo de segundo ficava espetacular

IMG_2244e.jpg

 

IMG_2261e.jpg

 

e a geral

 

IMG_2250e.jpg

 

foi um serão bem passado.

 

Bem, quem quiser ver o efeito da fluorescencia no vosso aquario, é favor contactar o membro Just_me ou a mim :D .

 

Aproveitem agora que é mais barato, so cobramos um cafezinho. Lá mais para o verão será tambem umas cervejinhas.

 

A equipa é composta de 4 elementos, sendo que 2 trabalham e que 2 ficam so a comentar (á boa maneira Portuguesa).

 

 

 

:P8):lol::lol::lol::lol::lol::lol: :D :D :D :D :):):):):?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Just_me e Luis Rodrigues, belas fotos as vossas.

 

Just_me numa das últimas fotos aparece um coral todo verdinho. Eu tenho um igual que me foi vendido como sendo uma montipora, mas eu desconfio que seja uma turbinária. Estou certo ou estou errado?

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá!!

 

Há já algum tempo que não colocava umas fotos actuais do meu aquário nem dava notícias de novos habitantes!

 

Agradeço também todos os comentários que colocaram, bem como as fotos e visita do Pedro, Luís, Alexandre e Ivo!

 

1.jpg

 

Este "arriscanço" tem cerca de 3 semanas. O rapaz nos primeiros 2 dias levou uma tareia monumental do leucosternon chegando ao ponto de se deixar agarrar à mão :). Não se alimentou durante este período. Passado o comité de boas vindas, começaram por lhe aparecer uns fungos brancos. E continuava sem se alimentar até que comecei a ver a população de aiptasias de pequeno porte a definhar :lol: . Na semana seguinte os fungos desapareceram e as aipstasias também. Foi aqui que tive o golpe de sorte (ainda não posso cantar vitória é certo) de o gajo começar a pegar na comida congelada - artémia, mysis e angel & butterfly mix todos da SFB. Actualmente até já se atira aos flocos :lol: Por tudo o que passou é um verdadeiro resistente e espero que continue assim por muitos e bons tempos!

 

2.jpg

 

Arriscanço parte II - Um Centropyge potteri. Este já cá está desde os finais de Novembro e até hoje tem-se portado lindamente. Não tocou ainda nos corais e come toda a comida que utilizo para alimentar os restantes habitantes. Tirar fotos é que é muito díficil, o gajo não para 1 segundo.

 

3.jpg

 

Parcial esquerda do aquário

 

4.jpg

 

Parcial direita do aquário

 

5.jpg

 

Zona das acroporas

 

6.jpg

 

Geral I

 

7.jpg

 

Geral II

 

8.jpg

 

Geral III

 

Um abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óh Xôr Duarte isso está cada vez melhor, já está a pedir é um aqua maior :?

 

Esse Potteri faz-me lembrar... :)

 

Tens aí uma combinação de peixes impressionante. Algo que eu queria fazer no aquário antigo.

 

Vai colocando fotos que a malta agradece! :oops:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Duarte!

 

Resalmente o teu aqua está bom! Alga coralina não lhe falta, bom sinal!

Também tenho a mesma ideia do Hugo RSF, acho que o próximo passo é um maior!

Eu estou a cerca de 1 ou 2 meses de começar a comprar as coisas para o meu novo!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Duarte,

 

Antes de mais muitos parabens pela excelente colecção de peixes que tens.

Em relação ao Rostratus, engraçado que tens uma historia muito identica á minha, mas o meu foi um yellow tang que lhe fez a vida negra. Na minha opinião ter algumas aptasias é meio caminho andado para ter sucesso com este peixe pois ajuda bastante na entrada, depois de aclimatado tudo se torna mais simples.

Já come flocos ou apenas se atira a eles e depois manda fora? É que o meu mordisca mas vai depois tudo fora.

O meu adora larvas de mosquito brancas, como os outros (Hepatus, Yelow tang, palhaços) parecem não gostar muito deste tipo de larvas dá para lhe encher a barriguinha. Não sei se tens o mesmo problema que eu mas quando dou outro tipo comer (artemia, Mysis, Krill, larvas de mosquito vermelhas) os outros peixes parecem uns autenticos aspiradores, o que não lhe permite comer o que devia.. resultado ou deito doses industriais de comer ou então o tipo não enche a pança..

Só para ter uma ideia se estou a alimentar muito ou pouco o meu, quantos pedaços de artemia come o teu cada vez que o alimentas? Quantas vezes ao dia? Isto claro mais ou menos?

Em relação ao Potteri e lindo, lindo, lindo é pena é que de um momento para o outro se possa passar da carola e vá de bicar nos corais..

 

Grande abraço,

Miguel

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

@Bruno e Nuno - Obrigado pelos simpáticos comentários!

 

@Hugo - Este potteri está aqui muito por causa do teu que era um peixe lindo lindo! Quanto à combinação, acho que já me estiquei até um pouco, mas o escumador (para aquários de 1200lt) vai permitindo esta situação e os peixes ainda têm espaço para nadar à vontade. Agora no teu futuro setup espero ver uma combinação ainda maior e que inclua um Pygoplites diacanthus!

 

De momento os que cá andam são

 

Grande porte

 

- Acanthurus leucosternon

- Zebrassoma flavescens

 

Médio porte

 

- Chelmon Rostratus

 

Pequeno porte

 

- Pseudoanthias squammipinis

- 2 Amphiprion ocellaris

- 7 Chromis viridis

- Cryptocentrus cintus

- Gramma loreto

- Sphaeramia nematoptera

- Centropyge potteri

 

Penso que já fechei a loja no que respeita à colocação de peixes. O hepatus que tinha tive que o devolver porque a perseguição que o leucosternon lhe movia era demasiado intensa impedindo o peixe até de se alimentar. O escenius bicolor é que morreu ;)

 

Quanto ao aquário maior não tenho onde o pôr eu bem que gostava

:D !

 

@Miguel Antunes

 

Quanto à alimentação do Rostratus digo-te que aos flocos ainda não liga muito, com excepção dos Omega One marine flake que lá vai engolindo uns quantos.

 

Os meus peixes também parecem uns autênticos aspiradores e o meu Rostratus já aprendeu com eles e não se deixa ficar para trás, especialmente na hora da comida congelada.

 

Nunca lhes dei larvas de mosquito brancas/vermelhas. O que lhes dou diariamente, para além dos flocos 2 vezes, é uma leva de 3 cubos de comida congelada cuja base é a artémia e depois vario os outros 2 entre : mysis, angel and butterfly mix, marine cuisine tudo da SFBB.

 

Não sei se tens ideia do tamanho destes cubos Miguel, mas mais logo tiro uma foto para veres. O Rostratus no meio disto tudo come mais de 15 artémias/mysis/etc.

 

Quanto ao potteri penso que se forem bem alimentados e se vierem pequeninos para os nossos aquários poderão nunca tocar em corais...cá estaremos para ver como se porta este :)

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  O hepatus que tinha tive que o devolver porque a perseguição que o leucosternon lhe movia era demasiado intensa impedindo o peixe até de se alimentar.

 

Pois é, o leucosternon é um dos peixes que sempre quis mas estou com um certo receio por já ter o Hepatus... Quem entrou primeiro, o leucosternon ou o Hepatus?

Tenho uma gaiola estilo Ricardo mas é dificil encontrar um leucosternon pequeno para que se sinta mais ou menos bem dentro de uma gaiola daquelas durante uma ou duas semanas. Outro dos receios é os pontos brancos, este peixes são muito susceptiveis a esta doença.. tives-te este problema?

 

Quanto à alimentação do Rostratus digo-te que aos flocos ainda não liga muito, com excepção dos Omega One marine flake que lá vai engolindo uns quantos.

 

Isto é excelente Duarte, preocupa-me o facto de ir de ferias e não poder alimentar o meu diariamente por só comer comida congelada... vou comprar estes flocos para ver se ele pega.

 

Nunca lhes dei larvas de mosquito brancas/vermelhas. O que lhes dou diariamente, para além dos flocos 2 vezes,  é uma leva de 3 cubos de comida congelada cuja base é a artémia e depois vario os outros 2 entre : mysis, angel and butterfly mix, marine cuisine tudo da SFBB.  

 

O meu adora as brancas talvez por lhe fazer lembrar um dos seus alimentos naturais (aqueles bicharocos do tipo tubinho branco - não sei o nome :wink: )

 

Não sei se tens ideia do tamanho destes cubos Miguel, mas mais logo tiro uma foto para veres. O Rostratus no meio disto tudo come mais de 15 artémias/mysis/etc.

 

Tenho ideia do tamanho porque tenho Emerald Entree e Mysis dessa marca.. O meu no meio daquela quantidade toda também deve comer mais ou menos essa quantidade. Por aqui estou descansado.

 

Quanto ao potteri penso que se forem bem alimentados e se vierem pequeninos para os nossos aquários poderão nunca tocar em corais...cá estaremos para ver  como se porta este :?  

 

É sem duvida um dos peixes a comprar. O preço é semelhante ao loricula ou ao bispinosus? O loricula é carissimo, 3x mais que o bispinosus...

 

Abraço

Miguel

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

ois é, o leucosternon é um dos peixes que sempre quis mas estou com um certo receio por já ter o Hepatus... Quem entrou primeiro, o leucosternon ou o Hepatus?

Tenho uma gaiola estilo Ricardo mas é dificil encontrar um leucosternon pequeno para que se sinta mais ou menos bem dentro de uma gaiola daquelas durante uma ou duas semanas. Outro dos receios é os pontos brancos, este peixes são muito susceptiveis a esta doença.. tives-te este problema?

 

No meu caso, primeiro entrou o leucosternon e já lá tinha o flavescens. Sei bem que é um daqueles peixes que se deve deixar para o fim, mas por vezes é difícil resistir-se a compras por impulso, vi o peixe a comer numas 3 visitas que fiz à loja onde o comprei e decidi trazê-lo porque não é assim tão comum ver-se peixes destes com tanta saúde e a comerem já comida congelada. Quanto ao cryptocarion e afins o peixe nunca apresentou peixes brancos.

 

Isto é excelente Duarte, preocupa-me o facto de ir de ferias e não poder alimentar o meu diariamente por só comer comida congelada... vou comprar estes flocos para ver se ele pega.

 

Qualquer dia inventam um alimentador que permita deixar comida congelada :D . Na eventualidade de não o conseguires adaptar a flocos, não tens mesmo ninguém que possa ir de 2 em 2 dias dar congelados? Eu já ensinei a minha sogra e já passei 2 períodos de férias fora sem problemas :wink:

 

O meu adora as brancas talvez por lhe fazer lembrar um dos seus alimentos naturais (aqueles bicharocos do tipo tubinho branco - não sei o nome Embarassed )

 

Não sei porquê :) mas tinha ideia que dar este tipo de larvas e das vermelhas não era muito aconselhável a peixes de recife. É seguro?

 

 

É sem duvida um dos peixes a comprar. O preço é semelhante ao loricula ou ao bispinosus? O loricula é carissimo, 3x mais que o bispinosus...

 

Eu acho que é entre o loricula e o bispinosus, à volta de 40-45 euros.

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

Quanto ao cryptocarion e afins o peixe nunca apresentou peixes brancos

.

:D :D :D

 

 

Qualquer dia inventam um alimentador que permita deixar comida congelada  :D . Na eventualidade de não o conseguires adaptar a flocos, não tens mesmo ninguém que possa ir de 2 em 2 dias dar congelados? Eu já ensinei a minha sogra e já passei 2 períodos de férias fora sem problemas  :wink:  

 

Pois é, tem mesmo que ser, não queria estar a incomodar ninguém mas vai ter que ser...

 

Não sei porquê  :D mas tinha ideia que dar este tipo de larvas e das vermelhas não era muito aconselhável a peixes de recife. É seguro?

 

Tenho dado desde sempre e com bons resultados, nunca me morreu um peixe e estão todos muito gordos e activos... Larva vermelha sei que há muita gente a dar, larva branca nem por isso... No inicio perguntei ao Marco (Madeira), ele disse que sim e comecei a dar...

Claro que podes pensar que é um tipo de alimento que não há no mar e que não faz parte da alimentação natural dos peixes de recife, mas... a artemia há no recife? Parece-me que não... :?:

 

Abraço

Miguel

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas... a artemia há no recife?

 

Peço desculpa por usar este assunto para falar de alimentação mas numa conversa que tive com o conservador do Zoomarine, há uns anitos ele referiu-me que a estrutura dos ácidos gordos de proveniência marinha é totalmente diferente dos de origem na água doce. Por isso considera mais adequado fornecer alimento de origem marinha a animais marinhos e vice-versa.

 

Eu penso que a diferença parece ser subtil (por exemplo em aquacultura nem de perto nem de longe se preocupam muito com isto) mas deverá haver algumas espécies ou fases de crescimento em que este facto conta.

 

A artemia deve ter seguramente uma estrutura molecular compatível com os ácidos gordos correntemente consumidos por espécies de recife. Penso que é um branquiópode e também há dessa bicharada no zooplancton.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos,

 

Ontem tive o prazer de conhecer ao vivo o aquário do nosso amigo Duarte.

Como não poderia deixar de ser, aqui ficam algumas fotos dos seres que habitam o seu maravilhoso aquário.

 

layout.jpg

fd35.jpg

fd3.jpg

fd4.jpg

fd11.jpg

fd24.jpg

fd27.jpg

fd29.jpg

fd31.jpg

fd5.jpg

fd6.jpg

fd9.jpg

fd13a.jpg

fd16.jpg

fd18.jpg

fd19.jpg

fd22.jpg

fd23.jpg

fd25.jpg

fd30.jpg

fd32a.jpg

fd33.jpg

fd34.jpg

fd37.jpg

 

Abraço,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Éh lá, estou a reconhecer aí algumas coisas.

 

Excelente trabalho Duarte :shock::shock:

 

João, mais uma vez: PARA COM ESSAS FOTOS POR FAVOR!!! :wink::roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Mais um conjunto de fotos memoráveis de um aquário espectacular!!!

 

Duarte estou a ver que tens corais espalhados pelo chão do aquário, se precisares de algum sítio onde os mesmos possam ser majestosamente colocados em cima de rocha viva, longe da acreção agressiva proveniente da movimentação dos grãos de substrato podes contar comigo!!! Já conseguiste identificar o coral da 23ª foto?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo, para mim é uma Echinophylia lammelata :lol:

 

Quanto ao aquario do DUarte está de facto excelente :lol: apesar de ainda ser um aquario relativamente recente, está a ter uma evoluçao espectacular, tendo sem duvida ainda um grande potencial bowdown

 

Abração Duarte bowdown e aguardo esse convite bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mas que grande evolução dês da minha ultima visita ao teu aquário, nem parece o mesmo... estou para ir novamente Lisboa em visita e vou te ligar para ver se é possível voltar a visita-lo

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais