Destino 450 -Passo a Passo


Recommended Posts

Pessoal :lol:

 

Umas novidades e mais umas fotos :twisted:

 

Depois da instalação do reactor de Cálcio, achei que estava na altura de automatizar um pouco mais também o Kalkwasser e aproveitando a boa vontade do Marcos Santos (obrigado pelo trabalho com os acrílicos) e do Rogério (obrigado pelos parafusos plásticos) já tenho um reactor a meio caminho. Hoje ficou a secar e para a semana acabo do montar.

 

Aqui ficam algumas fotos

 

16ki.jpg

 

23vu.jpg

 

32bh1.jpg

 

Aproveito também para meter mais umas fotos do aquário. Com o reactor de Ca em 1 mês já noto alguns crescimentos "anormais".

 

 

49es.jpg

 

Dá sempre belas fotos esta Euphyllia

 

55ge.jpg

 

Este moçoilo também gosta de posar :D

 

61si3.jpg

 

A secção dos LPS :twisted:

 

71ho.jpg

 

Hora de ponta bowdown Mal desligo as bombas os gajos pensam que vão comer.

 

88qb.jpg

 

A geral.

 

93nt.jpg

 

E por fim a sump já com o reactor de Ca instalado à espera do reactor de kalk e do depósito de vidro para água de osmose.

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 187
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Muito bom! Esse aquário está com uma evolução fantástica.

 

Esse areão foi colocado há quanto tempo?

 

Aconselho-te a agarrar a bilha :) a algum lado, nem que seja com uma fita cola à parede. Um pequeno descuido ou até um tremor de terra ligeiro pode mandar isso a baixo com consequências graves.

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Hugo - É só combinar!

 

@Alexandre - Este areão tem coisa de 2 semanas e quanto à bilha, não se vê na foto, mas está bem agarrada com uma corrente e um camarão para betão de rosca na parede.

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Duarte,tudo bem?olha,tenho um aquário com as medidas do teu a sump é maior.Tenho 2 Tunze stream turbelle 6100 com controlador 7095+3aquaclear 1500cada+1life2000l e 2 bombas or 3500 de retorno.Skimmer turbo floter aquamedic baby com or 3500.Tenho dentro do aquário e sump 200kg de rocha comprada e recolhida dos trópicos por mim.Gostaria de perguntar como usas as tunze em modo pulse,interval 1,interval 2 ou sequência.Ou seja sempre em full power ou trabalhando alternadamente.Uma última pergunta;acontece que quando lavo as turbinas das oceanrunners quando ligo à electricidade as bombas não arrancam.Falei com o Sr Luis Simões ele diz que é normal tem que se dar um quarto de volta à turbina para voltar a bomba a trabalhar :evil: .Ou seja tenho de montar e desmontar várias vezes para a mesma trabalhar porque senão falta a energia e adeus bomba.O que posso fazer para remediar isto se é que tem remédio ;) um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tito.

 

Estive ausente do país uns dias, por isso só agora é que posso responder à tua questão.

 

Tenho as Tunze em modo Pulse no controlador (canal 1 30 % - 100 % e canal 2 40 % - 90 %) e na bomba tenho full power.

 

Quanto às ocean runner não te posso ajudar :D porque não tenho nenhuma. Sugiro que coloques um post específico nesta área sobre o assunto, porque de certeza que há n colegas de hobby com essas bombas.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Buenas Duarte,

 

Tás com a casa cheia... não queres mandar uns para aqui que tenho uma vazia e com muito espaço??? hehehehe

Bom trabalho... reef 5 estrelas... agora só tens de começar a planear o próximo com mais litragem :D :wink: :D

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Duarte,

 

Tive a oportunidade de ver o teu aquário ao vivo, está muito bom, para as pessoas que ainda não o viro e mais um dos aquários que apesar das xelentes fotografias perde muito em ser visto através de fotografias.

Corais como algumas acroporas e euphilias e os brains sao xleentes ao vivo, e acreditem que eu os vi bem de perto ehehehe.

Os zoathus mal chegaram abriram logo, vamos a ver se aqui tb ficam praga.

Mais uma vez obrigado e parabéns pelo aquário.

Abraços

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Duarte bonito recife os meus parabéns.Estive a ver as tuas fotos e vejo que tens a garrafa de c02 acima do nível do reactor e sump,mas tens instalado à saída da válvula electromagnética um conta bolhas e válvula de retenção.É necessário instalar uma válvula de retenção quando a garrafa de co2 está acima do nível ou não é necessário?Qual o melhor valor no controlador de ph (quando dispara o co2)para desfazer o material que se encontra dentro do reactor 6,20 6,30 ou 6,04?um abraço e obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá tito.

 

Eu no meu caso instalei a válvula anti-retorno, uma vez que, mesmo tendo a garrafa de CO2 acima do nível do reactor, em caso de falta de electricidade, a água ia quase quase até à válvula solenoide.

 

Penso que tem a ver com o modelo do reactor de cálcio e não apenas com o posicionamento da minha garrafa.

 

Quanto ao valor do controlador, não sei, porque não uso, mas no meu caso o pH à saída do reactor varia entre os 6,40-6,50.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Bom dia.

 

É com bastante tristeza que escrevo estas linhas no meu post para vos dar conta do que se tem passado no meu aquário nos últimos tempos, sendo que ontém por uma estupidez minha (já lá vamos...) aconteceu a gota de água.

 

Em virtude de ter estado envolvido num grupo de trabalho relacionado com um projecto de âmbito nacional, passei os meses a seguir ao Verão (já por si só complicado devido às altas temperaturas) - Setembro, Outubro e parte de Novembro - fora do país e claro está que os nitratos derivados à ausência de TPA's e à alimentação (não dada por mim) subiram exponencialmente. Esta subida aliada ao final do período do calor foi dizimando quase por completo todas as minhas colónias de SPS.

 

Tinha tentado durante o mês de Dezembro recuperar o aquário e já o estava a conseguir estabilizar quando há cerca de 1 semana e meia verifiquei que tinha água a sair debaixo do móvel. Pensei porreiro só faltava mais esta ... em primeiro lugar pensei que fosse do depósito de osmose e depois de desmontar toda a maquinaria descobri que era a sump a verter o que provavelmente aconteceu quando tirei o escumador para limpar e dei uma pancada no vidro com a bomba (pouco espaço de manobra ... evitem este tipo de erros).

 

O aquário ficou então sem escumador e sem sump até ontém o Eduardo da Red Fish me ter desenrascado uma solução, facto pelo qual desde já lhe volto a agradecer. Durante este período os altos e baixos da salinidade derivados da reposição manual foram mato.

 

A gota de água a que me referi anteriormente foi de facto uma grande estupidez da minha parte. Quando instalei a nova sump calculei que a água que esteve na coluna seca já estive bem podre e abri a torneira da coluna para um garrafão e ainda tirei de lá quase 20 litros (as colunas enganam!!) porém esqueci-me de que o durso ferrava a coluna a partir de uma determinada altura e conclusão ficaram lá ainda uns valentes litros de água podre que me esqueci de retirar e que claro está como já estão a adivinhar entraram novamente no sistema.

 

O alerta foi-me dado pelo boxer shrimp nem passados 5 minutos, paralelamente com um cheiro a ovo podre (provavelmente alta concentração de amónia, amoníacos ou outra coisa) que vinha da água do aquário. Ainda fui a correr meter carvão activado e preparar 120 Lt de água com sal, mas já não fui a tempo ... O cenário era desolador, peixes a lutarem pela vida e eu a nada poder fazer para ajudar.

 

Sinceramente passou-me tudo pela cabeça inclusive desistir ... mas ao fim da noite quando me fui deitar ainda tive umas pequenas alegrias dado que vi a nadarem o zebrassoma, os palhaços, o góbio amarelo, o cardinal, a anthia, os chromis. A única baixa confirmada foi o potteri e deixei de ver a minha maior batalha que já durava há mais de ano e meio - o leucosternon, que infelizmente temo que tenha levado o mesmo caminho do potteri :P:bad-words:cabecadura .

 

Quando chegar ao fim do dia é que vou conseguir avaliar a real dimensão do meu erro ... pensar e reflectir muito bem no que fazer no que respeita à aquariofilia de água salgada.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, oh Duarte, mas que grande azar. Eu a pensar que vinha ver mais umas belas fotos da actualização do aquário e tu bombardeias com esta notícia... :)

 

Nem imagino a sensação de perda que tenhas tido e a frustração de pouco puderes fazer mas sei que não gostaria de te ver desistir pois para mim, és uma grande referência no que toca a salgados e o teu conhecimento partilhado, aliado aos teus aquários, têm-no demonstrado claramente. Gostava sim, de te ver ultrapassar este contra-tempo e voltares à carga com um aquário tão ou mais bonito que este nos próximos meses.

 

Percebo que em termos de investimento não deve ser fácil mas se houver motivação e entreajuda da restante malta do fórum, concerteza conseguirás recuperar a bom ritmo. Infelizmente, não te posso ajudar neste assunto mas quis deixar aqui a minha opinião e dizer-te que o que deves ponderar não é a desistência mas sim a continuação para algo ainda melhor.

 

Para terminar, sou um gajo que adora plantados mas que gosta de ver um bom reef anytime, por isso não vás pelo mau caminho ou terei que reduzir ainda mais a minha lista de " bonitos aquários de recife".

 

Força com isso!

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omg

 

:)

 

cabecadura

 

:(

 

epa

 

é uma m......

 

mas tens de levantar a cabeça e siga....

 

eu nem me teria lembrado dessa questão da agua parada...

 

já sabes que no que me diz respeito, tens a ajuda que necessitares, tanto no trabalho braçal como nas mudas que tiver.

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)cabecadura:(omg

 

Primo (emprestado) Duarte. :cry:

É com muita tristeza que leio as ultimas noticias do aqua. Felizmente nem tudo está perdido, e é nisso que tens de pensar, no que conseguiu sobreviver e que está na tua mão manter e dar o teu melhor, que sei que consegues!

Como não te posso dar muita ajuda, conta comigo e com os meus braços, umas xénias :? e pouco mais!

Como sabes, tenho umas fotos para postar aqui do teu aqua, mas agora o tempo é apertado, mas vou colocar mais logo!

 

Grande abraço,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais