Destino 450 -Passo a Passo


Recommended Posts

  • 3 semanas depois...
  • Replies 187
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva,

 

Ontem dei um pulinho a casa do Duarte para ver a evolução do aquário e as fotos da viagem ao Quénia. Quanto às fotos do Quénia posso-vos dizer que parecia um documentário da National Geographic: leões, rinocerontes, leopardos, girafas, elefantes... tudo com a qualidade fotográfica a que o Duarte já nos habituou!

 

O aquário está também fantástico. Os peixes e os corais estão óptimos e reparem só na vida colorida que invadiu a rocha morta introduzida, que já não se consegue distinguir da rocha viva. As imagens falam por si...

 

176_7605.jpg

 

176_7608.jpg

 

176_7616.jpg

 

176_7629.jpg

 

176_7636.jpg

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Et moi aussi!

 

Desculpa lá Duarte mas tb me vou fazer convidado :wink:

 

Aquele sarco de tão gordos e longos os pólipos mais parece uma Goniopora!

 

Os Chromis ficam a matar. Aumentam brutalmente a "credibilidade" do aquascaping!

 

Sim senhor!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

@Ricardo R - Obrigado pelas fotos e pela visita pá :wink: Relativamente à rocha morta até agora só tenho a dizer bem. De facto disfarça muito bem! E até ver já ajuda a desnitrificar!

 

@ Milus, Hugo, Apisto e Marco Madeira - Estão sempre convidados para aparecer ... basta combinar :shock:

 

De resto, finalmente instalei com a ajuda do compadre A l e x a n d r e, inspirado no seu sistema virtual uma bomba peristáltica para reposição de água de osmose + kalk. A assemblagem e a caixinha amaricada foram obra do Alex.

 

1.jpg

 

Cá está ela, com os 2 sensores de nível

 

2.jpg

 

Aproveitei também para organizar um pouco o espaço onde está a sump, para ver que espaço útil me restaria para colocação de um eventual reactor de cálcio e respectiva botija de Co2.

 

3.jpg

 

A peristáltica já instalada e ligada ao bidon de 30 lt

 

4.jpg

 

Uma muda de Acropora millepora rosa a crescer. De quando em vez já se vêm uns pólipos verdes...será que os vai manter? Ou será que são pólipos "de crescimento" :roll:

 

5.jpg

 

Fungia sp. Made in Ricardo Rodrigues

 

6.jpg

 

Estou a tentar cobrir a coluna seca com GSP, já agarraram!

 

7.jpg

 

Muda de Psammocora do Ricardo, também do Ricardo

 

8.jpg

 

Cantinho dos Zoanthus

 

9.jpg

 

O gajo meteu-se a jeito e pumba...só é pena as algas naquela zona do vidro ...

 

-------------------------------------------------------------------------------------

 

Gostaria que me ajudassem se possível nesta questão.

 

10.jpg

 

Apesar de ter espaço para instalar o reactor de Ca, acho que ficaria tudo muito apertado e pensei em "secar" o último compartimento da sump (passando a bomba de retorno para onde está a aragonite).

 

Isto é fazível com o aquário montado e sem ter de secar a sump por completo? Ou nem por isso? Até seco a sump se necessário, não a posso é retirar do sítio.

 

A única forma que estou a ver para "secar" permanentemente o último compartimento, seria o de aumentar a altura do 3º vidro. Tinha que cortar o vidro que lá está e substituir no local. Fácil? Díficil? Outras opiniões? Ajuda precisa-se :wink:

 

Obrigado

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá... estou sem palavras...

 

Tenho tanto para dizer que não cabe aqui e tenho mesmo de combinar essa visita.

 

Mas relativamente à última questão, se o vidro divisor original for estanque, basta baixares o nível para baixo da borda. Depois,podes colocar um outro vidro com a mesma largura mas com uma altura 2/3 cms a mais relativemente à distância da borda superior do original até ao limite superior da sump.

 

Esse vidro ficará então sobreposto 2/3 cms ao original. Convirá colá-lo com a sobreposição do lado que vai ficar com água para aguentar melhor a pressão.

 

Assim parece-me que nem tens de esvasiar totalmente a sump nem retirar o outro vidro.

 

Atenção à colagem que vai ter de ser perfeita nomeadamente necessitará de um bom tempo de secagem (24h). Estive a colar divisórias na minha sump recentemente e só à terceira é que ficaram totalmente estanques.

 

Presumo que vais retirar a aragonite então.

 

Quanto à reposição está espectacular! Eu também ando às voltas com esse tema e só vejo uma vulnerabilidade na tua solução. Se um burrié, Turbo ou Euplica decide embirrar com uma das boias estamos mal. Eu vou meter as minhas numa autêntica jaula :shock:

 

No meu caso, o teste do sistema começou ontem (em ambiente de laboratório que obriga a fazer reposições 8 vezes por minuto) e até agora tudo bem. O relé (electromagnético) e a bomba (Osmolator Tunze) é que fazem demasiado ruído.

 

Entretanto... já que tenho uma calha igual à tua (incluindo caixa de reactâncias no móvel) o que tens a dizer quanto à temperatura do teu aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Obrigado pela ajuda. É de facto uma solução menos trabalhosa que a que tinha pensado inicialmente. Só espero é que o 3º vidro seja totalmente estanque para que a tua ideia resulte. Nada que o empirismo não resolva :lol:

 

Se bem percebi a tua ideia, seria algo deste tipo? Salvaguardando é claro a respectiva escala e dimensões.

 

103ye.jpg

 

Quanto a colagens e afins, foi algo que nunca fiz...mas há sempre uma primeira vez para tudo :shock:

 

De facto irei remover a aragonite, ou melhor irei transladá-la. Estou a pensar fechar o móvel em cima (não totalmente para não ficar com problemas como o que o Diogo agora tem do calor) e colocar lá um refúgio numa prateleira. Como sei que és muito habilidoso para os trabalhos em madeira e restantes DIY, quando cá vieres vou pedir-te a tua opinião.

 

Acerca da problemática dos interruptores de níveis e caracoletas é de facto chato se algum deles resolver fazer para ali uns números de equilibrismo. Se calhar uma jaula em eggcrate não é má ideia de todo. Como tás a pensar fazer a tua?

 

O meu sistema liga e desliga com alguma frequência, pelo que deduzo que os interruptores são de facto muito sensíveis. Estou a pensar ligá-lo a um timer para repôr apenas durante o período da noite. Tenho ainda quanto a mim uma vantagem com esta bomba ... quanto mais V lhe dou mais rápida fica, neste momento está a trabalhar a 12V mas pode ir até aos 24. Claro está que a 24V faz um cagaçal de todo tamanho ...

 

Relativamente à calha, continuo muito satisfeito. Tenho-a a cerca de 20-25 cm do aquário e a temperatura não sobe dos 28ºC. A casa é muito fresca ... muito mesmo. Ainda não utilizei qualquer sistema de refrigeração, mas tou a pensar meter uns dissipadores para evitar que chegue o mínimo calor emanado das lâmpadas à agua.

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Queres então secar o último compartimento hein??!!!! Mas porquê?? :shock::lol:

 

Acho que seria ainda mais fácil colares um vidro acima desse que está a fazer a separação actualmente. Compras vidro com a mesma espessura e colas aresta com aresta. Depois para que fique bem seguro (fica sempre porque é colado aos vidros de lado da sump) podes colar mais dois vidros a fazer de "penso rápido" na zona de contacto entre as arestas que vais colar.

 

Quanto à caracoleta nos interruptores não vejo que isso seja motivo de preocupação, uma vez que tens um interruptor suplementar fora de água que serve de segurança no caso do primeiro prender.

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Habilidoso eu???? Deves-me estar a confundir com alguém :)

 

Quanto à protecção dos boiadores, optava por fazer uma jaula tipo a que o Ricardo fez para a Dory mas obviamente muito mais estreita.

 

Eu vou instalar um sistema semelhante mas, como vai ficar no aquário principal, a minha preocupação terá necessariamente de ser maior do que a tua.

 

Concordo com o Alexandre quanto à baixa probabilidade de haver azar no teu caso. No meu tenho os burriés sempre a darem passeatas pelo skimmer e fios das powerheads por isso é certinho que se vão meter com as boias.

 

Quanto ao desenho da cobertura superior do aquário, cada vez me parece fazer mais sentido a solução que te indiquei ontem. Passar uma travessa de parede a parede e fazer uma abertura em alçapão. Alternativamente podes fazer uma coisa ligeiramente mais complicada mas que talvez seja mais funcional: uma porta em harmónio como a que tem o Diogo. Penso que há fotos dela no megapost dos 500 litros.

 

Quanto à secagem do último compartimento, eu talvez tentasse arranjar um bidon diferente do teu (mais quadrado e alto) para rentabilizar melhor o espaço livre. Só se não me safasse, é que pensava em desactivar esse bocadinho de sump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi.

nao tenho palavras o teu aquario ta muito bacano mesmo.

diz-me so uma cena sem o movel k tens diz ai um valor para tudo peixes corais etc...

eu adoro salgados mas so tenho ainda um plantado e gostava de montar antes do natal um reef, ando-me a informar sobre os salgados. se quiseres envia por mp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui ficam algumas novidades.

 

Introduzi mais uns frags e um hepatus para completar o trio de cirugiões.

 

Vamos às fotos!

 

1.jpg

 

Montipora digitata laranja

 

2.jpg

 

Esta Montipora vem por aí abaixo...reparem no aumento do tecido na base!

 

3.jpg

 

Esta Acropora chegou cá a casa sem pólipos abertos e sem tecido visível. Tenho vindo a tentar recuperá-la e o tecido já se encontra espalhado por alguns braços. Vamos a ver o que sai daqui...

 

4.jpg

 

A milepora também em franca expansão

 

5.jpg

 

E o novo residente :wink: m hepatus minusculo. O leucosterno encarregou-se de ser o presidente do comité de boas vindas mas tem vindo as suas investidas, até porque o pequenino esquiva-se bem!

 

6.jpg

 

Para finalizar fica uma do aspecto actual.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Duarte,

Parabéns pelo aquário.

Já agora, aproveito para colocar uma questão:

Esse bidon com água de reposição, ligado à peristálica, está a levar kalk, certo?

A minha dúvida é se um sistema assim montado consegue fornecer cálcio suficiente para um aquário desse tamanho e cheio consumidores (corais, alga coralina, etc.).

A ideia que tenho é que um sistema dessas dimensões, para ser bem alimentado de cálcio, tem de ter uma evaporação brutal, de forma a que a reposição com kalk seja também brutal...

Bem...afinal são 2 questões:

De quanto em quanto tempo tens de reabastecer esse bidon?

Um aquário desse tamanho, cheio de corais, obriga mesmo à utilização de um reactor de Cálcio?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo.

 

Esse bidon com água de reposição, ligado à peristálica, está a levar kalk, certo?

 

Correcto. É um bidon de 30 litros com umas 6 colheres de sobremesa de kalk lá diluídas.

 

A minha dúvida é se um sistema assim montado consegue fornecer cálcio suficiente para um aquário desse tamanho e cheio consumidores (corais, alga coralina, etc.).

A ideia que tenho é que um sistema dessas dimensões, para ser bem alimentado de cálcio, tem de ter uma evaporação brutal, de forma a que a reposição com kalk seja também brutal...

Bem...afinal são 2 questões:

De quanto em quanto tempo tens de reabastecer esse bidon?

 

Felizmente a minha sala é muito fresca e não tenho tido problemas com o calor, de modo que a evaporação era muito baixa (4-5 Lt/dia), pelo que decidi colocar umas ventoinhas para evaporar um pouco mais de água. Normalmente encho o bidon de 5 em 5 dias.

 

 

Um aquário desse tamanho, cheio de corais, obriga mesmo à utilização de um reactor de Cálcio?

 

Não é estritamente obrigatório. De momento não tenho ainda quantidade de corais que o justifique.

 

Se virmos o aquário do Marco Madeira p.ex não tem reactor de cálcio e os SPS tem um crescimento e saúde brutais. Penso que a adição contínua de kalk a longo prazo pode suprimir o investimento num reactor de cálcio.

 

De momento tenho o kH nos 8-9º e o Cálcio a rondar os 400-420 ppm.

 

No entanto penso que o ideal seria a conjugação de adição de kalk e de cálcio via reactor. Lá para o final do ano conto adicionar um reactor ao sistema, se não for para suprimir falhas ou oscilações em alguns valores, será para aumentar a taxa de crescimento dos corais, que considero lenta.

 

Em sistemas que conjugam a adição de kalk e cálcio os corais apresentam crescimentos brutais (lembro-me de repente do aquário do Zé Monge e do Luís Lopes) e claro está que a paciência não é compatível com a carteira por isso arranja-se uma solução de compromisso, utilizando mudas e um reactor de cálcio :shock:

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Parabéns Duarte

Está a ficar impecável*****

Sabes bem que a paciencia faz parte da engrenagem do reef...continua com ela e terás sucesso naquele que já demonstra uma imagem cuidada e saudável

Um abraço

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Duarte , isso tá mesmo a ficar um espectaculo...

 

a ideia dos GSP , é mesmo muito bem pensada , já agora como é que os agarras-te À coluna seca ? algum truque especial?

 

abraço e força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello 8)

 

@Zé - Só falta mesmo uma visita tua :wink: Os teus frags adoram cá estar pelo menos!

 

@AJF - Nada de especial acerca dos GSP! Apenas coloquei uma rocha com alguns perto da coluna seca e apontada para baixo. Utilizando o principio do girassol, os GSP começaram a trepar pela coluna seca acima.

 

De resto estou a experimentar os primeiros problemas com o aquário

 

1 - Na passada quinta feira tive uma pequena inundação na sala, pois soltou-se a mangueira da bomba de retorno e ainda sairam uns 15-20 lt da sump para fora :(

 

2 - Ontém verifiquei que me faltava um dos ocellaris. Tenho ouvido uns clicks e estalidos mas tenho associado sempre ao termómetro que anda por lá a flutuar e aos ermitas a baterem com as carapaças nos vidros, pelo que por enquanto não penso em mantis. Mas já avistei lá atrás um caranguejo com pinças pretas e patas peludas bem grandote que não consigo remover...terá o gajo algo a ver com isto?

 

3 - Desde que instalei a peristáltica só ontém medi os parâmetros (o olhómetro tinha funcionado até agora...) e tenho o kH anormalmente baixo (5.4 º) e o Cálcio nos 440 ppm.

 

Tenho adicionado cerca de 5-6 lt de Kalkwasser por dia, por isso afasto a hipótese de estar a adicionar de uma forma excessiva. Terá sido o facto de ter adicionado mais do que normal, quando tive o acidente da mini inundação? Repûs quase 20lt com a peristáltica muito lentamente.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte o aquario está a ficar realmente bonito

Ficam so estes reparos:

Nao deixes de maneira nenhuma o termometro andar no aquário, isto porque por se partir ( o que nao é nada dificil) vai-te largar aquele mercurio toxico no aquario e matar-te tudo!

 

Quanto aos estalos, é um isolado de vez em quando ? são vários seguidos??

Se for um isolado de vez em quando é um Pistol, caso contrário atençao...

 

Duvido que um caranguejo te caçasse o Ocellaris, a nao ser que tenha já um tamanho consideravel. Se tiver o tamanho da praxe :( nao é por ai, de qualquer maneira retira o gajo pq gostam mto de se alimentar dos Polipos dos SPS :wink: ou quando forem maiores se apanharem um peixe chamam-lhe um figo 8)

 

Quanto ao Kh, para mim acima de 6 é um valor aceitavel, de certeza que o teste que usaste estará bom ? é que com a quantidade de coralina que tens tenho as minhas duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois Gil. Obrigado pelas tuas respostas!

 

De facto ontém também me lembrei do promenor do mercúrio e meti-o na coluna seca, ali já fica mais quietinho.

 

Os estalos que ouço é de tempo a tempo e são uns 2-3 depois passam-se dias sem os ouvir.

 

O caranguejo já é bem grandote, não consigo precisar mas as tenazes que de vez em quando vejo a ratarem a coralina já medem uns bons 5 cm. Nos corais nunca notei que lhes tocasse. O problema é como é que hei de o apanhar. Vejo quase sempre na mesma rocha mas está bem lá para trás.

 

Acerca do kH medi com 2 testes.

 

JBL - 5

Salifert - 5.4

 

Também me custa a acreditar não só pela coralina, mas pelo crescimento de alguns SPS, no entanto acho que pode estar associado aquele adicionar de 20 lt (mesmo que gota a gota) de Kalkwasser em virtude da mini inundação.

 

Falei com o quimico de serviço (Cotter) e aconselhou-me a utilizar um pouco de bicarbonato de sódio para equilibrar a situação. Fiz os cálculos em http://home.comcast.net/~jdieck1/chem_calc3.html e dá-me cerca de 9-10 colheres de chá. Irei dividir esta dose por 3 dias para verificar o impacto e depois digo qualquer coisa.

 

Mais uma vez obrigado

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Desculpa por em causa o que o Cotter te disse mas eu acho que não devias fazer nada! Deixa passar uns dias e volta a medir e depois tira as conclusões. Relembro que o pior que podes fazer é desiquilibrar o teu aquário e ao adicionares seja o que for é isso que vai acontecer. Mantive o meu anterior aquário com algum sucesso durante 4 anos e nunca tive o Kh acima dos 6!

 

O que vi do teu aquário apenas indica que está muito equilibrado e com os corais a crescer a olhos vistos...

 

Espero que o João não fique chateado comigo, mas sou muito céptico quanto ao uso de suplementos para esse tipo de parâmetros. O teu aquário está montado há já algum tempo e aparentemente está equilibrado.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que o João não fique chateado comigo, mas sou muito céptico quanto ao uso de suplementos para esse tipo de parâmetros. O teu aquário está montado há já algum tempo e aparentemente está equilibrado.

Chateado eu? :wink: ... estou furioso! :evil:

ehehe :lol: , é claro que não!

O aquário do Duarte passou por um factor que lhe desequilibrou a relação entre o cálcio e a alcalinidade. Se o KH estivesse a 7, eu não me incomodaria a corrigir mas 5 já me parece demasiado baixo. A minha opinião é que mais vale resolver isso já do que sofrer qualquer eventual efeito negativo mais tarde. É claro que quanto mais dilatadamente no tempo fizer a correcção melhor para não provocar qualquer choque nos seres, daí a sugestão dos 3 dias, mas poderão ser mais.

Quanto ao bicarbonato de sódio é na minha opinião um suplemento seguro cujos iões se encontram presentes na água salgada. Tem a vantagem de não provocar aumentos no pH e consequentes precipitações de CaCO3.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais