A New Life


Fábio.R

Recommended Posts

Hum então devo tar a fazer tudo bem no meu aquario visto que ja a muito que me livrei das ditas cujas algas mas o que não compriendo é dizem que as algas se aproveitam de qualquere carencias eu ja tenho o meu sem co2 desde do dia 8..... e nada o o que tenho notado o abrandamento do crechimento das rotalla...

Por isso acredito pouco que o co2 tenha influençia com as alga, ai para mais como ja referi no meu antigo aquario tive o muito tempo mesmo sem co2 e com cuba e fertelizava ,nunca tive surtos de algas a não ser no iniçio da montagem....

 

Mas casos são casos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 295
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

mas o que não compriendo é dizem que as algas se aproveitam de qualquere carencias

Eu explico, as algas na realidade não se aproveitam das carençias, o significado dessa frase é a seguinte, havendo carençia de algum nutriente por parte das plantas o que sucede é que as algas tiram proveito da mesma carençia, ou seja, um exemplo simpes, se não tiveres fosfatos na agua as plantas deixam de crescer e tens de entender as plantas como sendo uma linha de montagem de uma fabrica de automoveis por exemplo, falta algum componente e a linha para, se a planta para de crescer deixam de assimilar determinados compostos e um dos principias é a amonia, mesmo que o teste de amonia indique 0 e tenhas o melhor filtro do mundo estas sujeito a ter problemas com algas e isto porque as plantas são muito rapidas a eliminar a amonia da agua, agora estas a ver, se a planta para de crescer por falta de algum componente estás a ajudar as algas a crescer, basta um pouco de amonia e luz e depois consoante a carençia tens algas diferentes.

 

Espero não ter baralhado ainda mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo

 

Pois agora tenho co2 e nutrientes, estou a fazer TPA 50% duas vezes por semana para ajudar mais!

De resto acho que está tudo bem, fertilizaçao:

kno3 - 10ppm

po4 - 1,5ppm

k - 15ppm

 

Tive de aumentar o po4 pois tinha green spot pois de segunda para quarta ficava logo com 0,5ppm mesmo assim é consumido muito rapido pois as microsorim têm uma absorçao de po4 maior que outras plantas, e acho que bolbitis e Staurogyne tambem!

O co2 agora está a verde mais claro e nao vou aumentar mais nesta semana, o anti-retorno está na vertical por isso vamos ver o que dá!

 

O resto ainda na mesma!

Vamos ver nesta semana se há alguma evoluçao, pelo menos no tapete!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ferilizar assim:

Segunda quarta e sexta - macros

 

Terça quinta e sabado - micros

 

Só começei praticamente esta semana a fertilizar por isso vou esperar outra semana para ver resultados mas a eleocharis anda muito parada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana fiz assim

 

Segunda - kno3 - 10ppm

          po4  - 1,5ppm

          k    - 15ppm

 

Terça - micros - 7ppm

 

Quarta fiz TPA 50% e depois fertilizei o mesmo que segunda e hojes fertilizei com o mesmo de segunda feira isto porque menos o po4 que estáva a 0,5 por isso meti mais 1ppm ficou com 1,5ppm

kno3 e k o mesmo!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses macros são todos consumidos na 2ª e 3ª feira (10ppm N, 15 ppm K e 1,5ppm P) até ao final do fotoperiodo de 3ª feira???

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De 2ª a 3ª nao mas na 4ª sim, apenas fica po4 com 0,5 o mesmo acontece com sexta mas como 4ª faço TPA adiciono tudo outra vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o que não compriendo é dizem que as algas se aproveitam de qualquere carencias eu ja tenho o meu sem co2 desde do dia 8..... e nada o o que tenho notado o abrandamento do crechimento das rotalla...

 

Subscrevo o que manuel te disse e acrescento: não é suposto teres algas só porque não tens CO2 e fertilizas. Então os low-techs não levam fertilização?

 

 

 

Por isso acredito pouco que o co2 tenha influençia com as alga, ai para mais como ja referi no meu antigo aquario tive o muito tempo mesmo sem co2 e com cuba e fertelizava ,nunca tive surtos de algas a não ser no iniçio da montagem....

 

Mas o CO2 não é usado para controlar as algas.... é usado para dar às plantas o Carbono que é somente o MACRO elemento mais importante para o seu crescimento. E é completamente mentira que não tinhas CO2 - apenas tinhas em níveis reduzidos e limitadores do crescimento.

Aconselho-te a leres estes artigos:

1. http://www.tropica.com/advising/technical-articles/biology-of-aquatic-plants/co2-and-light.aspx

2. http://www.tropica.com/advising/technical-articles/biology-of-aquatic-plants/gas-and-water-transport.aspx

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo o que manuel te disse e acrescento: não é suposto teres algas só porque não tens CO2 e fertilizas. Então os low-techs não levam fertilização?

 

 

 

 

 

Mas o CO2 não é usado para controlar as algas.... é usado para dar às plantas o Carbono que é somente o MACRO elemento mais importante para o seu crescimento. E é completamente mentira que não tinhas CO2 - apenas tinhas em níveis reduzidos e limitadores do crescimento.

Aconselho-te a leres estes artigos:

1. http://www.tropica.c...-and-light.aspx

2. http://www.tropica.c...-transport.aspx

 

Abraço,

 

GM

Tens é que explicar isso ao fabio....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Como o martins disse o co2 é usado para dar as plantas o macro mais importante para o seu crescimento, por isso havendo uma variaçao desse nutriente as plantas nao vao a andar a consumir as coisas em condiçoes dando assim oportunidade as algas!

Com o co2 por exemplo no 25ppm constantes ou 30ppm nao vai haver variaçoes, logo as algas terao mais dificuldades em aparecer mas com isto nao quer dizer que nao existam!

Com isto e no meu aquario posso comprovar que a variaçao de co2 o consumo desse marcro nao é o mesmo dia apos dia, assim é por isso que tenho starhorn que é por baixo co2 e variaçao de nutrientes!

Como andava aos altos e baixos com o co2 e nao fertilizava com nada tive a starhorn pois para alem de nao fertilizar o co2 estava desregulado!

Agora com fertilizaçao e co2 em condiçoes (espero que esteja) acho que as coisas podem a andar para a frente!

É a unica razao que vejo para ter a alga que tenho, e se nao for que digam a razao pois já pensei e li muita coisa!

 

Martins

Um dos artigos já tinha lido mas ainda vou ler o outro!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Hoje venho dizer-vos algo desagradavel e triste!

Um dos meus otos morreu!

 

Fui a Vila real as 14h e quando cheguei a casa as 18h lá estava ele preso no filtro!

Nao ficou na parte de sugar a agua ficou mais a cima, ou seja, onde liga a pesca e o tubo do filtro e ao que parece tem lá uma ranhura e que suga agua e ele ficou lá preso!

Quando cheguei fiquei aflito desliguei o filtro tirei esse tubo mas já nao fui a tempo!

Estava preso pela cauda mas estava vermelhor de um lado da boca como se tive tido uma hemorragia, até pode nao ter sido morto no filtro, pode ter morrido em outra lado qualquer e parado lá pois a pesca do filtro tinha lã filtrantes por causa deles e afinal nao protegeu nada, enfim, estou triste e desanimado, já nao bastava as algas como agora isto! ='(

O outro espero que ainda lá esteja porque nao o vejo!

Mas isto aconteceu hoje pois ontem ainda estavam lá os 2!

 

Agora nao tenho lã no filtro porque eles nao passam lá mas o azar foi terem mesmo calhado mesmo ali!

Se calhar ainda vou colocar um pano pequeno com um nó naquele sitio!enfim

 

Sobre o resto tudo na mesma, já com conta bolha diy com a seringa com 1bolha/s...

 

Queria saber se alguem me arranja um bico de pato pois preciso de um!

 

Bom e é isto a noticia triste do dia!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fávbio,

 

acabei de ler isto num outro fórum e foi "postado" por um dos gurus (Clive). Acho que vais considerar interessante.

 

"Translucency on any plant at any time automatically means poor CO2...ALWAYS. And, before anyone counters with the argument that "I'm injecting CO2 already and my other plants are OK" (which we have to listen to at least 5 million times per day) the counter argument is that just because you are doing something it does not mean that you are doing it well enough for every plant, and, that the light-CO2 equation for different plants have different values because each plant has a different LCP. Ferns have a low LCP, meaning that they can make enough food to survive with very little light and they have adaptations to protect themselves from high light in the emmersed state, but some of these same adaptations causes them to easily get overwhelmed when submersed and they cannot process the CO2 fast enough when pummeled by too much light underwater."

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

when submersed and they cannot process the CO2 fast enough when pummeled by too much light underwater."

 

GM

 

Muita luz, muita luz, luz não se mede em Watts, sobe a iluminaria que vai poupar-te muitas maçadas, quanta mais luz tiveres mais dificil vai ser ter mão nas staghorn e fazer crescer as plantas convenientmente.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Entao devo aumentar a iluminaçao para que altura?10cm?

Ela já está a 5cm da coluna de agua!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Pois mas eu apenas tenho peixes pequenos!lol

 

15cm nao será muito?

Apenas sao 80W t5 HO achas que é melhor assim tao alto?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 cm acima da coluna de agua ? Mais um pouco e os meus esclares na hora da paparoca batiam na ilumaria :)

 

Passa para os 15 mas certifica-te que não ha perigo de a calha cair dentro

As minhas devem de estar a 3cm da coluna de água e os meus escalares ( que são bem grandes) não batem com o focinho nelas.

 

15cm nao será muito?

Apenas sao 80W t5 HO achas que é melhor assim tao alto?

Sim acho que não haverá problema estar a essa distância...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a brincar, é claro que os escalares não iam tocar na iluminaria :)

 

Tens a tabela para veres se é muita ou pouca luz, segue-te por ela e faz de conta que tens bons reflectores.

 

Se fosses do Porto eu media-te os PAR que tens no substrato porque tenho um sensor PAR da apogee.

 

Sobe a calha e relaxa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela tabela tenho de ter a 10cm porque tenho luz elevada!

Por isso acho que 15 é de mais 10cm pela tabela é o sufiente mas agora só posso fazer isso amanha!

 

abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela tabela tenho de ter a 10cm porque tenho luz elevada!

Por isso acho que 15 é de mais 10cm pela tabela é o sufiente mas agora só posso fazer isso amanha!

 

abraço e obrigado

 

Fabio, não te esqueças de uma coisa, luz a menos so leva a que as plantas cresçam mais devagar, alem disso e menos provável desde que mantenhas o esquema de fertilização que tenhas falta de nutrientes, portanto podes levantar a calha a vontade, mesmo que passes para luz media fica sossegado que as plantas vão crescer muito bem.

 

Não te esqueças que usas T5HO e não T5, se fosse T5 não terias provavelmente os problemas que tens, mas as T5HO geram o dobro de luz relativamente a uma simples T5, o HO a seguir ao T5 tem muito peso.

 

Um abraço

 

PS: O teu caso foi um bom exemplo do que acontece quando seguimos a regra do 1 W / L, existe meios bem melhor para determinar a luz necessária como as tabelas que deixei nos links.

Isto é so um simples exemplo, a mais mitos que ja se provaram por a mais b que não são verdade, excesso de nutrientes não geram algas e outro, e outro erro crasso de quem se iniçia em plantados e ficar a espera que as plantas cresçam, um plantado tem de arrancar com muitas plantas nem que sejam para retirar a porteriori

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabio, não te esqueças de uma coisa, luz a menos so leva a que as plantas cresçam mais devagar, alem disso e menos provável desde que mantenhas o esquema de fertilização que tenhas falta de nutrientes, portanto podes levantar a calha a vontade, mesmo que passes para luz media fica sossegado que as plantas vão crescer muito bem.

 

Não te esqueças que usas T5HO e não T5, se fosse T5 não terias provavelmente os problemas que tens, mas as T5HO geram o dobro de luz relativamente a uma simples T5, o HO a seguir ao T5 tem muito peso.

 

Um abraço

 

PS: O teu caso foi um bom exemplo do que acontece quando seguimos a regra do 1 W / L, existe meios bem melhor para determinar a luz necessária como as tabelas que deixei nos links.

Isto é so um simples exemplo, a mais mitos que ja se provaram por a mais b que não são verdade, excesso de nutrientes não geram algas e outro, e outro erro crasso de quem se iniçia em plantados e ficar a espera que as plantas cresçam, um plantado tem de arrancar com muitas plantas nem que sejam para retirar a porteriori

So um á parte só vais tirar o rendimento das t5 se tiveres balastros electronicos com os convencionais( ferro magneticos)esqueçe so tiras para ai 80% do rendimento das t5 ou t5Ho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.