Crystal Roots


Hugo Bernardo

Recommended Posts

Sinceramente tenho dúvidas que assim seja. A título experimental, coloca um aquário sem nada lá dentro, excepto água, com todos os nutrientes presentes. Depois dá-lhe luz. Não aparecerão algas?

 

Claro que sim. Mas faz o seguinte, mete água num recipiente e não ponhas nutrientes. Não aparecem algas na mesma? Claro que sim. Então o que se concluí? Num há nutrientes, noutro não há. Em ambos aparecem algas. A culpa não será dos nutrientes com certeza? Estas aparecem porque não existe um equilíbrio entre a quantidade de luz, CO2 e nutrientes.

 

 

Um aquário sem algas??? Isso é coisa que não existe!!! :naughty: (just kidding!)

 

Como é óbvio. Mas apenas um pouco de verdete nas pedras, mais nada. Nem os vidros limpo há mais de 3 meses. ;)

 

Se não te importas, mais até por curiosidade, gostava de o ler.

É que nunca vi um verdadeiro plantado de sucesso que não tivesse substrato fertil.

Seria então, fazendo fé nesse artigo, possível ter toda e qualquer planta de caule com um areão inerte, luz (suficiente) e fertilização liquida.

Sinceramente, não conheço nenhum caso destes.

 

Tenho aqui o link para o artigo mas a não ser que estejas numa universidade não vais ter acesso sem pagar. Eu até to dava mas não sei como anexar pdfs aqui. Alguém sabe?

http://www.sciencedi...30437709190060I

 

Exemplos: tens o meu (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185104)

Mais exemplos:

http://ukaps.org/forum/viewtopic.php?f=35&t=16724

http://www.houstonfishbox.com/vforums/showthread.php?22233-Substrate-for-planted-tank/page3

http://showcase.aquatic-gardeners.org/2010.cgi?&op=showcase&category=0&vol=1&id=159

http://showcase.aquatic-gardeners.org/2010.cgi?&op=showcase&category=0&vol=1&id=163

http://showcase.aquatic-gardeners.org/2010.cgi?&op=showcase&category=0&vol=1&id=48

 

entre muitos outros

 

Como é óbvio, o substrato fértil ajuda, mas não é vital. Tens é que ser rigoroso com a fertilização líquida.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 611
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

 

Claro que sim. Mas faz o seguinte, mete água num recipiente e não ponhas nutrientes. Não aparecem algas na mesma? Claro que sim. Então o que se concluí? Num há nutrientes, noutro não há. Em ambos aparecem algas. A culpa não será dos nutrientes com certeza? Estas aparecem porque não existe um equilíbrio entre a quantidade de luz, CO2 e nutrientes.

Julgo que não se pode dizer que num há nutrientes e que no outro não. Acho que num haverá mais nutrientes disponíveis que no outro. Por isso será expectável que apareçam mais algas num que no outro.

 

Tenho aqui o link para o artigo mas a não ser que estejas numa universidade não vais ter acesso sem pagar. Eu até to dava mas não sei como anexar pdfs aqui. Alguém sabe?

http://www.sciencedi...30437709190060I

Obrigado pelo link. Mas é como dizes, só pagando.

 

Obrigado por estes links também. Confesso que fiquei surpreendido com o comportamento da HC neste tipo de condições. O oposto acontece com a HM. Tenho-a num recipiente na varanda só com água. Aquilo CRESCE até em seco!!! LOL Estou a exagerar obviamente mas fiquei mesmo surpreendido.

A título de curiosidade, coloquei podas de rotala rotundifolia, matogrossensse e HM em três recipientes iguais só com água. Também meti dois pés grandes de echinodorus amazonica num balde de 15L.

De todas, a única que mostra ter-se adaptado foi a HM. A echinodorus foi, das outras três, a que mais tempo resistiu, até que começou a definhar.

Voltando aos links, fiquei impressionado com o último pela densidade e variedade conseguida sem substrato fértil. Por outro lado, também há ali outros que aquilo é mais musgos e anubias, logo nada de mais...

Cheira-me que os detritos que se vão acumulando no solo têm grande responsabilidade nestes casos.

Dúvida: no caso dos layouts do AGA, tens a certeza que não há ali substratos fertéis? Não são referidos na tabela mas...

 

De qualquer forma, obrigado pelo tempo que 'perdeste' comigo. Sempre deu para aprender mais qualquer coisa!

E um pedido de desculpas por este 'takeover' do tópico ao Hugo Bernardo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não sei se será importante realçar, mas 30L dos 80L de água que o aqua levou era ciclada bem como o filtro.

 

Obrigado ao Paulo Lisboa e ao gmmartins por esta discussão saudável, que me tem tirado algumas dúvidas.

 

Estou mesmo num grande impasse depois de ouvir os vossos pontos de vista, mas estou tentado para um lado.

 

Uma vez que a minha principal preocupação de momento é o plantado penso que vou seguir os conselhos do gmmartins, não desprezando as opiniões do Paulo, antes pelo contrário.

 

Mas no entanto tenho algumas dúvidas em relação às TPA's e fertilizações que devo fazer neste arranque de montagem.

 

- Devo manter as 6H de fotoperiodo??

 

- TPA's??? Estou a fazer 20L/dia...é muito, é pouco???

 

- Relativamente ao Estimative Index, será boa opção começar já de inicio????

 

- Segundo o EI, uma vez que tenho 80L reais, devo fertilizar 24ml por semana de TPN+???? ou seja 3.42ml de TPN+ por dia.

 

 

Então é assim:

 

Ao fertilizar 3.42ml de TPN+ por dia, estou a adicionar 2.56ppm de NO3 mais os restantes nutrientes diariamente. Os CRS não toleram estes valores de nitratos????

 

Será que o Tom Berr tem algum aqua plantado com CRS???

 

Não preciso que respondam tudo agora, assim de repente. Isto é para ir com calma e a nós amantes da aquariofilia, calma é uma cena que nos tem de assistir (este foi um aparte brega...)LOL.

 

 

Cumps

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que pouco importa quanto colocas.

Ou antes, tu ainda nem sabes quanto a tua flora actual vai consumir...

Só depois disso poderás perceber quanto deves colocar.

 

Julgo que podes sempre seguir um dos dois caminhos, sem menosprezo para nenhum deles.

Convenhamos que o pior que pode acontecer é o trabalho de teres de lutar contra algas. Se não tivermos em conta questões com a fauna...

 

Seja como for, estou sinceramente convencido que os CRS não vão aguentar.

Ao seguires esse método estás sempre em sobredosagem. Logo com níveis altos.

Depois fazes uma TPA e pumba. Submetes os animais a um choque de parametros.

Acredita, tem tudo para correr mal com os CRSs. Que não têm culpa nenhuma!

 

Termino dizendo que não sou capaz de seguir as indicações de uma calculadora que não tem sequer em conta a quantidade de flora presente e as exigências desta.

É que é muito diferente fertilizar um aqua de 200L com fetos, musgo de java e anúbias e outro com a mesma litragem e com plantas de muito maiores necessidades...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Paulo, a HM é uma praga. Ainda assim, penso que se deixares mais algum tempo acaba por definhar pois vai precisar de nutrientes. Acontece que ela devia estar a usar as reservas. As plantas demoram, normalmente, entre 3-4 semanas até mostrarem sinais de carências ou outras alterações.

 

Quanto aos CRS. Sinceramente não sei pois nunca os tive. Mas espera para meter a fauna e depois logo vês. entretanto vai pesquisando. Tenho quase a certeza de que já vi CRS em plantados.

 

Quanto às perguntas:

 

- Devo manter as 6H de fotoperiodo??

 

6-7 horas parece-me bem. Depois podes aumentar até 8-9h mais para a frente.

 

- TPA's??? Estou a fazer 20L/dia...é muito, é pouco???

 

O valor da TPA não é um número mágico. 20l = 25% no teu caso. Acho que pode estar bem mas se fizeres mais um pouco não faz mal. Faz todos dias durante uma semana, depois dia sim dia não durante mais uma semana e por aí adiante até chegares a uma TPA semanal.

 

- Relativamente ao Estimative Index, será boa opção começar já de inicio????

 

Eu acho que sim. O Tom Barr e muitos outros também começam logo.

 

- Segundo o EI, uma vez que tenho 80L reais, devo fertilizar 24ml por semana de TPN+???? ou seja 3.42ml de TPN+ por dia.

 

Sim. Podes arredondar para 3 ml por dia. Ou então fazes 6ml dia sim dia não. Tanto faz. É com te der mais jeito. Se tiveres os CRS se calhar é meteres diariamente pois deste modo reduzes a quantidade de NO3 de uma só vez. Ahh já me esquecia. Só fertilizas 6 dias por semana. No último não fazes nada (descanso semanal).

 

Se estás a usar água de outro aqua quer dizer que o ciclo de azoto se faz mais depressa. Se calhar já podes por alguma fauna dentro de 2 semanas. Eu começaria por uns oto para controlar as diatomáceas. Estas quase de certeza que as tens independentemente de tudo o que possas fazer. Faz parte do ciclo do aquário.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seja como for, estou sinceramente convencido que os CRS não vão aguentar.

Paulo achas que eles não se adaptam com 2.56ppm de NO3 fertilizados diariamente???

 

- Devo manter as 6H de fotoperiodo??

 

6-7 horas parece-me bem. Depois podes aumentar até 8-9h mais para a frente.

 

- TPA's??? Estou a fazer 20L/dia...é muito, é pouco???

 

O valor da TPA não é um número mágico. 20l = 25% no teu caso. Acho que pode estar bem mas se fizeres mais um pouco não faz mal. Faz todos dias durante uma semana, depois dia sim dia não durante mais uma semana e por aí adiante até chegares a uma TPA semanal.

 

- Relativamente ao Estimative Index, será boa opção começar já de inicio????

 

Eu acho que sim. O Tom Barr e muitos outros também começam logo.

 

- Segundo o EI, uma vez que tenho 80L reais, devo fertilizar 24ml por semana de TPN+???? ou seja 3.42ml de TPN+ por dia.

 

Sim. Podes arredondar para 3 ml por dia. Ou então fazes 6ml dia sim dia não. Tanto faz. É com te der mais jeito. Se tiveres os CRS se calhar é meteres diariamente pois deste modo reduzes a quantidade de NO3 de uma só vez. Ahh já me esquecia. Só fertilizas 6 dias por semana. No último não fazes nada (descanso semanal).

 

Se estás a usar água de outro aqua quer dizer que o ciclo de azoto se faz mais depressa. Se calhar já podes por alguma fauna dentro de 2 semanas. Eu começaria por uns oto para controlar as diatomáceas. Estas quase de certeza que as tens independentemente de tudo o que possas fazer. Faz parte do ciclo do aquário.

 

Abraço,

 

GM

 

Obrigado pelas dicas.

 

 

Abraços

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estou eu de novo.

 

Agora estava a olhar para o aquário e reparei que já começa a aparecer aquele algodão nos troncos.

 

Será que uma neritina e um clithon sp tomam conta do recado???

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é ver CRS durante um curto período de tempo em plantados com "excessiva" fertilização e outra coisa é manter e mais importante que tudo, reproduzir CRS nesses mesmos plantados...

 

Mas, como te disse antes, só mesmo experimentando e saberás em primeira mão.

 

De qualquer das formas, como escrevi anteriormente e volto a frisar para que não me levem como o "velho do Restelo", muito boa sorte e espero que me proves o contrário.

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é ver CRS durante um curto período de tempo em plantados com "excessiva" fertilização e outra coisa é manter e mais importante que tudo, reproduzir CRS nesses mesmos plantados...

Ao nível dos NO3 qual é a faixa de tolerância dos CRS.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já medi, em tempos, 10mg/L e os CRS adultos aguentaram, os juvenis não gostam/toleram muito e os recém nascidos morrem muito facilmente.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já medi, em tempos, 10mg/L e os CRS adultos aguentaram, os juvenis não gostam/toleram muito e os recém nascidos morrem muito facilmente.

 

 

Face à fertilização que vou fazer, os NO3 rondam os 3ppm.

 

Sendo assim até nem são valores assim tão altos. Eu falo basicamente dos nitratos porque ao que parece os CRS não toleram muito bem.

 

O que eu não quero é ver os CRS a sofrer...

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não os queres ver a sofrer mas podes querer que vão, coloca-os e depois vais ver se morrem ou não...a fertilizar assim não te duram a primeira semana que fertilizares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo achas que eles não se adaptam com 2.56ppm de NO3 fertilizados diariamente???

 

Julgo que a questão é, acima de tudo, quanto consome o teu aqua.

Porque isso é que vai definir as quantidades a colocar. Inicialmente até pode chegar mas parece-me muito pouco em termos semanais para um aqua plantado. A HZ vai beber isso tudo num instante!

Ou seja, vais ter as plantas a crescer e a necessitarem de mais. Não tardará a teres de aumentar e isso deverá representar alterações que para os CRS poderão ser muito complicadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Julgo que a questão é, acima de tudo, quanto consome o teu aqua.

Porque isso é que vai definir as quantidades a colocar. Inicialmente até pode chegar mas parece-me muito pouco em termos semanais para um aqua plantado. A HZ vai beber isso tudo num instante!

 

Pelo que percebi ao nível de fertilização do Estimative Index, não importa o que se consome, o importante é haver em excesso.

 

Por isso é que as TPA's têm um papel importante.

 

Quando falo em 2.56ppm de NO3 é diariamente e não semanalmente.

 

Andei a ler alguns artigos de CRS e ao que parece eles toleram até 20ppm de Nitratos. Se vou fertilizar 2.56ppm de NO3 diariamente com TPA's regulares penso que não sejam valores assim tão altos.

 

Metam uma coisa na cabeça, eu não tenciono ter CRS num aqua sabendo que não são as condições apropriadas. Quero que eles se desenvolvam em toda a sua plenitude, por isso estas minhas dúvidas todas.

 

 

 

Outra coisa, relativamente ao algodão que se está a formar nos troncos, acham que devo introduzir um SAE ou ottos. Se é que os ottos tratam disso.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

quanto ao algodão. São fungos que estão a aproveitar as substâncias libertadas pelo tronco. Não têm qualquer impacto negativo além do estético. Os SAE penso que comem sim (não tenho a certeza). De qualquer modo, os fungos acabam por desaparecer por si mesmos. Se passares o dedo e/ou sifonares quando fazes a TPA também sai tudo.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha modesta contribuição.

Uso o método EI vai para ano e meio enão me posso queixar. Deixei de me preocupar com testes e falta estou ou outro nutriente.

No que à fauna diz respeito, em relação aos peixes nunca tive qualquer problema, e aos camarões também não. É certo que são C. Japonica e Red Cherries e não CRS. Sei que existem espécies bastante sensiveis e não podemos generalizar mas as duas que atrás referi não acusam minimamente este tipo de fertilização. Aliás comecei com uma colónia de cerda de 10 RC e dizer que tenho cerca de 400 tlv esteja a ser comedido.

 

Relativamente método EI para o meu volume de água fertilizo 10ml de micros (trópica nutrition) e 25 ml de solução macro, diariamente. aquario de sensivelmente 300l

Solução macro -

1000ml de agua destilada

60g de KNO3

20g de KH2PO4 (aumentei a quantidade para erradicar as green spot)

20g de KCl

50g de MgSO4 (7H2O)

 

Ou seja, diáriamente acrescento à concentração do meu aquário, em ppm

Mg- 0,4125ppm

N - 3,075ppm

K - 2,8075ppm

P - 1,625ppm

 

TPAS- 50% directamente del cano sem qq tratamento.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, diáriamente acrescento à concentração do meu aquário, em ppm

Mg- 0,4125ppm

N - 3,075ppm

K - 2,8075ppm

P - 1,625ppm

 

Ao que parece os CRS são bastante mais sensíveis do que os restantes, no que diz respeito à tolerância de fertilizações.

 

Através do esquema que estou a seguir para fertilizar o aquário, com fertilização diária, estou a introduzir diariamente em ppm os seguintes valores:

NO3 - 2.63ppm

PO4 - 0.13ppm

K - 0.45ppm

Fe - 0.03ppm

 

 

 

Agora aos entendidos sobre CRS.

 

Será que os CRS não toleram estes valores????

 

Não basta dizer que não toleram fertilizações em excesso, eu gostava de valores concretos.

 

Senão as minhas duvidas vão-se manter em relação aos CRS e fertilizações.

 

 

 

Cumps

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valores limite específicos não posso fornecer pois não os sei e não quero fazer essa experiência. Nos meus aquas (específicos para reprodução e manutenção de camarões) não faço fertilizações e os valores de nitratos e fosfatos rondam os 0 mg/lt.

 

Outros valores não sei porque não faço testes específicos para fertilização.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, eu percebo perfeitamente os teus objectivos neste aquário e quero aqui desejar o maior sucesso para este teu projecto. É verdade que estás disposto a correr riscos e isso acho que é sinonimo de sucesso. Estas a ser bem aconselhado tanto pelo lado das fertilizações como pelo lado dos crs e a partir daqui vai depender muito da tua capacidade para atingires tal desiderato(tenho que deixar a bebida). Fico contente que aja pessoal que contrarie as ideias feitas e tentem novas experiências. Só assim se evolui.

 

Agora uma pergunta sobre os teus substratos, porque escolheste estes e quais as quantidades utilizadas.

Como fizeste a plantação da cuba, método tradicional ou dry-start?

Já pensaste na fauna?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora uma pergunta sobre os teus substratos, porque escolheste estes e quais as quantidades utilizadas.

Como fizeste a plantação da cuba, método tradicional ou dry-start?

Já pensaste na fauna?

 

Boas, relativamente aos substratos, coloquei 3L de Elos Bottom Mineral mais cerca de 5L de JBL Aquabasis. Por cima estão 10L de manado. O facto de ter colocado Elos foi para aproveitar um resto que tinha.

 

Quanto à cuba foi método tradicional.

 

Relativamente à fauna a ideia era colocar maioritariamente CRS mais uma espécie de peixes, de preferência que não os incomodem. De momento já tem duas neritinas, um clithon e brevemente uns ottos.

 

Sugestões são sempre bem vindas.

 

 

 

Cumps

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

hoje foi dia de grande TPA, aproveitei para compor o layout uma vez que algumas raízes ainda teimavam em afundar.

 

Relativamente à flora não há grandes novidades, apenas adicionei alguma anubias gentilmente cedidas pelo meu amigo e user robintiago. Só faltam mesmo as microsorum pteropus "mini" para completar.

 

A cuba teima em dar sinal de vida.

 

Já a HZ parece que tem os dias contados, na zona onde está e face à corrente do filtro ela quebra facilmente. Talvez a coloque no lado oposto, veremos.

 

Quanto às restantes plantas parece que está tudo bem.

 

Seguem então algumas fotos, a qualidade não é a melhor.

 

img3131a.jpg

 

 

 

img3136a.jpg

 

 

 

img3137aq.jpg

 

 

 

img3139ar.jpg

 

 

 

img3140ac.jpg

 

 

 

img3150aa.jpg

 

 

 

img3152aj.jpg

 

 

 

Sugestões e criticas são sempre bem vindas.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Altamente o teu aquário Hugo Bernardo, acho que a minha próxima montagem será com roots tal com a tua!!

Quanto à Cuba... não te preocupes, é dares bastante CO2 e luz que ela pega com força!!!! O meu setup tem 3 meses e só agora é que ela deu um pulo à grande e desenvolveu, finalmente começa a formar tapete! :D

Força nesse setup e um abraço,

Hugo

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Hugo pelo bom gosto e criatividade que tiveste para criar este aquario.

So uma duvida, tas a notar o desenvolvimento da HC cuba com esse sistema caseiro de CO2?

Editado por infierno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.