Aquário "Infinity Reef" - 450L and More...


Recommended Posts

Boas! Não pode ser... O NAC7 é mais que provado para aquários com litragens até 500L, se tens ele com 250L e o achas que está a escumar mal, então tens algum problema ou na afinação do mesmo, ou no nivel da água (25 a 27cm) ou na bomba dele... Não pode ser... Dá uma vista de olhos pelos fóruns internacionais sobre o assunto e sobre o NAC7. é o mais bem sucedido escumador da Marca. Tens trocado o rotor de 6 em 6 meses? Ele trás um suplente para trocar e depois podes mandar vir ao custo de 10€ cada rotor mesh. O Nac 9, tem o mesmo problema que o mesmo problema que o NAC6... A Bomba... A partir das de 3000L/h as atman tornam-se muito incomodativas, com um zumbido e vibração a meu ver excessivas (para não falar no consumo). O Nac 9, tem tido queixas sucessivas (mais uma vez foruns internacionais) que a bomba faz muito barulho (e pudera é uma atman 4000L/h), apesar de escumar bem... Para mim o rúido ou a falta dele é importante e nisso o NAC7 é uma maravilha! Verifica lá bem isso do teu escumador e faz uma pesquisa sobre o assunto! :) Cumprimentos, Paulo Eduardo

 

eu nao estou a dizer que esta a escumar mal, ate escuma muito bem para o escumador que é. apenas digo que para os 250 litros ja se torna pouco apertado quanto mais para 450 ou 500 , é como o zprops diz. por mais que eles digam 500 nunca os é tipo sao 500 so com agua sem mais nada... na realidade dá na boa para 200 , 250 , mas sem duvida que para o que custa é muito bom e faz o seu trabalho.. agora para ti que tens o 450 litros acho muito pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 407
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Completamente de acordo... desde que saibas que estás limitado com ele está tudo na boa. Não é o escumador que vai trazer grandes problemas... desde que não abuses na carga. Já não posso ter a mesma opinião da água da torneira... essa menina faz-te gastar mais dinheiro do que aquilo que pensas. Por causa dela dá ideia que já compraste reactores, pellets, resinas, adicionas uma série de químicos no aquário, etc E os peixes que já morreram pelos desequilíbrios, e os corais? Com 70€ fazias a festa com uma osmose... e o aumento no consumo de água seria tipo 2€ ou 3€... Quanto já gastaste por causa dela? E a desmotivação que já te trouxe? :/ Percebes a questão?? ...

 

concordo plenamente , alem de que a agua nao é desperdiçada podes sempre usar para limpezas , rega das flores , autocolismo etc etc .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inicialmente não sabia que os 2 equipamentos tinham sido vendidos por questões de aperto orçamental pensava que tinham sido so substituídos por insatisfação do material.

 

No entanto estou a 1000% de acordo com o seguinte post do zprops:

 

Completamente de acordo... desde que saibas que estás limitado com ele está tudo na boa. Não é o escumador que vai trazer grandes problemas... desde que não abuses na carga.

 

Já não posso ter a mesma opinião da água da torneira... essa menina faz-te gastar mais dinheiro do que aquilo que pensas.

 

Por causa dela dá ideia que já compraste reactores, pellets, resinas, adicionas uma série de químicos no aquário, etc

E os peixes que já morreram pelos desequilíbrios, e os corais?

Com 70€ fazias a festa com uma osmose... e o aumento no consumo de água seria tipo 2€ ou 3€...

 

Quanto já gastaste por causa dela? E a desmotivação que já te trouxe? :/

Percebes a questão?? ...

 

Experimenta fazer as contas aos produtos que já compraste + aos vivos (peixes principalmente) + resinas e reactores e soma o total. Repara que o tens um aquário que é muito recente e ja tem um reactor de fosfatos que a meu ver so é necessário em aquarios de sps ja com varios anos e em sistema Ultra Low Nutrient System.

Mais ja tavas a falar em trocar a calha de T5's para calha de Leds... a meu ver vais fazer um erro tremendo porque vais vender a calha a 1/4 do preço e para teres uma iluminação equivalente a essa em Leds prepara-te para gastar mais de 1000€ o que vai completamente em contra-ciclo com aquilo que pretendes ou entao para poupar vais acabar por comprar so 1 ou 2 reguas de Leds que não vão dar para fazer nada ou quase nada depois começas a perder corais e novo prejuizo e isso desanima qualquer um.

 

Ja tens 1 reactor de fosfatos e ainda por um 2º reactor com mais umas bio-bolas magicas? Também não me parece boa ideia.

 

Eu ja tenho um aquário com mais de 2 anos que estava a trabalhar com um Deltec APF600 que até ao 1º ano e meio de vida serviu perfeitamente no entanto com o acumular de detritos (2 anos e nunca foi mexido nem desmontado para limpezas nem nada) juntamente com heavy stocking começou-se a descontrolar a carga orgânica. Recentemente fiz um upgrade no escumador para um Deltec 2560 e ajudar um ozonizador ligado ao skimmer e actualmente ja estou a controlar e a baixar a carga organica no entanto nao tenho nenhum reactor. So tenho carvão activado e recentemente pus resina para os phosfatos.

No entanto atenção que o meu aquario ja é um sistema velho e carregado de peixes e corais e mante-lo saudavel acredita que é uma tarefa muito complicada.

Nestes 2 anos desde o dia zero so levou agua de osmose + sal.

 

O teu aquário é recente, pela minha experiencia nao devias precisar nem de reactores nem resinas nem produtos e bolas milagrosas. So precisas de 1 escumador bom (esse serve-te para 1-2 anos e com stoking normal), carvão activado e claro agua de osmose sempre. Mais nada. No maximo um produto para alimentar bacterias e ir deitando de tempos a tempos.

 

A tua calha tb é igual á minha e digo-te que é um erro desfazeres-te dela.

Relativamente ao escumador tive um Deltec APF600 que funcionou durante 2 anos ininterruptamente 24h dia 365 dias ano e nunca precisou do que quer que seja, ficou xeio de coralina por todos os lados (nem se via o plastico da bomba) mesmo no tubo central também e sempre a funcionar silencioso e perfeito.

 

Eu ate tinha em alguma consideração a Bubble Magus porque das marcas low cost parece ser a mais atractiva, mas fiquei um pouco mais desiludido com a marca qd falaste nessa questão do barulho que falaste do teu 1º escumador assim como dessa questão de teres que trocar o rotor/mesh a cada 6 meses não abona muito a favor da qualidade do mesmo. No meu nunca tique que trocar nada e 10€ a cada 6 meses em 2 anos ainda da 40€.

 

Relativamente aos peixes eu tenho bastantes e a única forma que consegui de os manter de boa saúde foi ter comprado um UV de 36W. Tinha um UV de 9/11W ja não me lembro bem e aos primeiros 2 peixes que perdi (um Leucosternon e um japonicus) derivado a doenças disse Stop, este UV não chega. Comprei um UV de 36W e desde então ja entraram muitos peixes no aquário e nunca mais morreu nenhum peixe. Ou melhor morreram 2 peixes que saltaram fora do aquário porque tenho a água a 3cm do topo do vidro. Ao 1º peixe há uns 6 meses ok deixei passar (era um hepatus enorme ja com mais de 1 ano), há 3 semanas foi 1 Pyramid lindíssimo e grande que também saltou novamente Stop novamente. Na semana passada pus 1 regua de acrilico á volta do aquário que vai 4cm para dentro para evitar os saltos fora de aquário junto ao vidro que costumam ser 90% dos casos.

 

Tenho vários peixes com mais de 2 anos, tenho Flavecens, Hepatus, Japonicus, 2 piramid, 4 palhaço, 2 gobys, Bangai, magnifica, 2 angel fish dwarf, etc etc. O UV neste momento tem estado 24h, a meu ver e se queres ter peixes saudáveis por muito tempo deves comprar um UV potente (36W por exemplo) e mante-lo ligado 12 a 24h dia sempre.

 

E para alem do UV também tenho um ozonizador.

 

UV + ozono é bom porque por um lado deixa-me a agua esteril mas por outro lado mata-me as bactérias... é preciso tentar encontrar um equilíbrio que ainda ando a tentar encontrar porque tenho muitos peixes e meter o UV a 12h em vez de 24h deixa-me receoso que comece algum surto e me faça uma razia nos peixes.

 

Conselho: em vez de teres comprado esses ultimos 4 palhaços podias comprar um UV de 36W (é relativamente barato) e acabavam-se todos os teus problemas de doenças. Em vez de comprares o reactor e essa carrada de produtos tinhas comprado logo de origem um skimer bom e apropriado e evitavas ja ir no 3º skimmer. Cada equipamento que tu compras e depois vendes tas a perder dinheiro 25% a 80% do custo inicial. Cada ser vivo que perdes tar a perder 100% do dinheiro.

Outro exemplo o driver EcoSmart para a vortech Mp40 gastaste mais 40-60€ que pagavam a osmose e não precisas do driver novo para nada. Eu tenho um vortech MP40W há 2 anos e ainda tem o driver anterior... se gostava de ter o novo? Sim. Se um dia vou mudar para o novo driver? Provável, mas não me apoquenta... a única coisa que me xateia nele é o facto de quando se desliga da electricidade perder o night mode -_-'

 

O segredo para manter isto controlado é comprares o equipamento certo e so 1x que te dura uma década. Ok tens o investimento inicial mas depois fexou a loja dali e claro 1º investir em equipamentos e so depois em seres vivos.

 

Espero ter ajudado, se quiseres também podes consultar o meu Blog onde coloco reviews e artigos sobre aquariofilia de recife.

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Obrigado pelos teus comentários, vejo que viste atentamente todo o meu tópico e sabes o que se passa e se passou com o meu projecto.

Em relação á calha tens razão tive a pensar no assunto e agora não me iria compensar em nada a troca... ninguém me vai dar nada pela calha e os ganhos vs custos das t5 vs os leds não me iriam compensar o que eu iria ter que gastar para comprar o sistema.

 

Talvez faça isso no futuro caso a calha tenha algum problema eléctrico ou mesmo a nível de balastros...

Em relação ás vendas dos produtos efectivamente estava a passar uma fase apertada da minha vida e foi a solução possível que eu tive...

 

Penso que apesar de tudo as opções que tomei permitem na mesma fazer o projecto crescer... seja na circulação de água no aquário ou mesmo a nível de escumador.

A questão da osmose vs agua da torneira e os produtos, peixes, etc... Não é assim tão clara como isso...

 

Nada me garante que os peixes não ganhassem o ictio marinho se estivesse a usar água de osmose (corais não perdi nenhum até ao momento).

Os produtos que eu uso para o tratamento da agua são super-concentrados e têm uma rentabilidade elevada, pelo que não é pelos custos dos produtos para tratar a água que faço diferença.

 

O Reactor de fosfatos, iria possivelmente o usar na mesma com a agua de osmose, até porque também não está escrito na pedra, que quem usa osmose não está sujeito aos problemas dos fosfatos e silicatos (e as algas que se aproveitam disso).

Tenho um projecto com 4 anos e sempre com água da torneira que atesta o oposto que se tem dito. O mesmo nem usa nada na sump, apenas escumador, uv (9w), aquecedores e bomba de retorno!

Corais lindos, coralina em toda a rocha e dezenas de peixes adultos... E falamos de um projecto de 700L todos com água da torneira!

 

Eu não vou meter 2 reactores, apenas tenho um, e estou indeciso se mantenho as resinas anti-fosfatos, ou se avanço com as biopellets para fazer a precipitação dos fosfatos de outra forma.

O meu UV é de 13watts e está ligado a uma bomba pequena de 300L/h que opera 24horas por dia... Visto que apanha pouca água em relação á que é circulada na sump (a bomba de retorno é de 2800L/h), o efeito é lento mas consistente e permite ter o uv a bombar de forma eficiente.

 

Amanha vou receber carvão activado que vai passar a fazer parte do meu "menu" são 1000g de carvão que vão ficar entalados no quebra bolhas e que vão ajudar na filtração química da água.

 

Apesar do que possam pensar eu passei a usar menos produtos e apenas a usar os que realmente me interessam... Como vitaminas e aminoácidos para os peixes, bactérias para o sistema (ML Special Blend) e mais raramente, alguns elementos traço (cálcio, magnésio, iodo, estronco) e comida para os filtrantes (phyto e zooplancton).

 

Penso que existem várias formas e vários caminhos para os projectos...

Penso que o meu caminho não é assim tão sinuoso quanto isso, e não penso como muitos que a água de osmose seja o salvador da pátria a nível dos aquários...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para perguntar...

 

Mais ou menos qual é a duração das lâmpadas t5?

Actualmente tenho 6 lâmpadas t5 de 54watts.

 

A calha chegou-me da loja em Setembro de 2011, mas não sei se as lâmpadas já não teriam sido usadas... Visto já vinham montadas na calha...

 

Actualmente tenho lá:

 

- Osram e Sylvania

 

- 2 Azuis

- 2 Rosas

- 2 Brancas

 

Caso precisasse de mudar isto, quais as lâmpadas que me recomendariam?

Alem disso tenho leds cree de 3watts para moonlight...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

PS: Onde posso mandar vir essas lâmpadas a bons preços?

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, novamente e vou-me repetir acho que nao percebeste nada do que disse porque continuas a bater na mesma tecla. Eu sei que tens um UV de 13W e disse-te que isso não chega e voltas a repetir que tens um UV de 13w com uma bomba a 24h. Eu ja sei isso... não é por repetires a mesma coisa 10x que a vai tornar melhor ou diferente.

Portanto sejamos objectivos.

 

1- UV: Eu também tinha um UV da mesma potencia do teu e o meu aquário em litragem é igual ao teu e também tinha uma bomba de 300l/h com a agua a circular devagarinho e também o tinha ligado 24h. Resultado? Não é suficiente. É muito fraquinho para um aquário tão grande como tu pudeste comprovar pelas mortes sucessivas de peixes, eu so depois de mudar para um UV 3x mais potente consegui ter os peixes que queria.

-> Se fosse a ti parava de comprar peixes e comprava um UV de 36W no mínimo, depois disso ja podes comprar peixes.

 

2- Osmose: Ja sei que conheces um aquário que usa água da torneira com 700L, até pq ja o repetiste varias vezes no tópico.

-> Um equipamento de osmose é barato e so te tras benefícios. Se fosse eu vendia esse reactor de fosfatos para comprar a osmose.

 

3- Reactor de fosfatos: Não sei quem te meteu na cabeça que um aquário com 6 meses ja precisa de um reactor de fosfatos e mais resinas e mais bio-bolas mágicas mas acredita que tem ganho bastante dinheiro com essa coisa toda.

-> Não precisas de nada disto e ja o disse anteriormente so precisas de agua de osmose um bom skimmer (o que tens actualmente serve) e guarda o resto do dinheiro para comprares outras coisas mais uteis (o UV por exemplo).

 

4- Carvão: Eu meto cerca de 200g de carvão e troco todos o meses. Não metas 1kg disso assim no aquário. Poe quantidade pequenas e troca regularmente. Poupas dinheiro e usas o mesmo de forma racional.

 

5- Vitaminas e aminoácidos para os peixes: A unica coisa que eu deito aos peixes é 1 gota de vitaminas da Sera (produto comum que se encontra em qq lado "fishtamin") na comida. Por exemplo 1 gota por cada cubo de artémia e isso dura-me para 1 ano. Não precisas de mais nada e muito menos aminoácidos para os peixes... se ainda fosse para os corais.

 

6- (cálcio, magnésio, iodo, estronco) -> Aqui ok, mas o que tu precisas para o aquário é manter o Ca, Mg e KH em bons valores e va lá um produto de Trace generalista que seja minimamente barato.

 

7- Comida para os filtrantes (phyto e zooplancton) -> Não precisas disso para nada. Não tens quase corais nenhuns e os que tens so precisam de boa água e boa luz. Novamente não sei quem te disse que precisas de tal coisa, mas não precisas é dinheiro que tas a deitar fora. Alias até te gera um problema de nitritos e nitratos e fosfatos cada vez que deitas isso na água.

 

8- Escumador: Esse novo que tens parece-me razoável e é suficiente para os próximos tempos.

 

9- Lampadas: Eu costumo usar lampadas ATI. As trocas costumam ser de 9 em 9 meses.

 

O salvador da pátria não é a osmose. Eu acho que a chave é gastar o dinheiro nos equipamentos e produtos certos. É também não comprar vivos enquanto não tivermos determinados equipamentos. Novamente não sei quem te aconselhou a comprar essa bateria de equipamentos e produtos mas tem facturado bem e tu não tas a obter o retorno que tavas a espera.

Se fosse a ti revia tudo, desde equipamentos, a produtos, a vivos e parava de gastar dinheiro sem fim nisso toda e comprava so aquilo que é essencial para levar o barco a bom porto.

Eu e outros utilizadores ja deram algumas dicas. Agora faz o que quiseres ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JC!

Obrigado novamente pelos teus comentários...

 

Em relação ás indicações que me deste, o UV que eu tenho suporta um caudal mais elevado (á partida sem perder eficiência de filtração) de até 800L/h, poderei meter uma bomba um pouco mais potente para fazer circular mais água pelo UV.

Assim evito de gastar dinheiro novamente noutro uv, quando este á partida deverá dar não?

 

Em relação então ao anti-fosfatos achas que estou ali a fazer uma asneira correcto? E que meter as biopellets ainda irá fazer pior?

Estou então a pensar, em retirar as resinas anti-fosfatos e colocar lá no reactor então o carvao aditivado... A bomba que está no reactor é de 1250L/h.

 

Em relação á osmose vou então ver isso novamente, existe algum sistema que seja fácil de colocar e não implique trocar torneiras, furos na parede da cozinha e afins?

Vou parar então com a comida para os Filtrantes (Phyto e zoo plancton).

 

Em termos de iluminação tenho 324watts de luz, no entanto as lâmpadas que me foram colocadas, não sei até que ponto eram "novas" e não tendo uma data de arranque (apenas a minha Setembro de 2011), não sei até que ponto não serão as causadoras das algas.

 

Estou a pensar realmente em mudar para ATI, algum sítio barato e que faça envio disso para as comprar?

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá relativamente ao UV não vale a pena pores uma bomba mais potente, provavelmente ainda é pior.

O problema é que não chega... eu tb tinha um tal e qual o teu e tive que mudar para ter peixes em condições. Vendi o anterior e comprei um novo de 36w da JBL com uma bomba aquabee de 500 l/h la ligada.

 

Para já e se não queres neste momento investir num UV mais potente deixa estar esse ligado. No entanto vai poupando noutros lados pq ja sabes que esse UV não chega e claro o UV é prioritário á compra de qualquer peixe.

Eu nao compraria as bio-pellets e guardava esse dinheiro.

Relativamente ao anti-fosfatos não sei se tens fosfatos no aquário... agora não é normal nesta altura do campeonato ter um reactor desses. os corais como tão? É que podes baixar os fosfatos a tal ponto que eles ficam com fome e acabam por morrer.

O carvão activado basta por 200g num saco e colocar na sump numa zona onde passe bom fluxo de água e todos os meses trocar por novo, não é necessário mais nada.

 

A comida para os filtrantes (não sei se tem data de validade ou se precisa de ser guardado no frigorífico) guarda ate teres o aquário com muitos corais e teres as algas controladas. Senao tas a alimentar as algas com esse produto, no entanto se tiveres algum lps maior que vejas que precisa de ser alimentado podes alimenta-lo com uma pipeta com comida congelada. Se procurares na net LPS feeding encontras toneladas de informação e vídeos.

 

Relativamente á osmose a minha é das mais baratas que existe, mas agora há umas que quase nao desperdiçam água e não são mt caras. É uma questão de pesquisar.

 

As lâmpadas sendo de Setembro 2011 deixa-as tar que ainda tão novas. Quando elas fizerem 9 meses, então sim trocas gradualmente por umas ATI. Portanto guarda esse dinheiro para outras coisas.

 

Também não desligues o escumador nunca. Deixa-o tar sempre ligado e de preferência com uma escumação liquida, isto é, se enxer o copo de agua suja em 4 dias não faz mal. Quanto mais porcaria tirar melhor.

 

O melhor que deves fazer é medir de forma rigorosa todos os parâmetros: KH, MG, CA, NO2, NO3, PO4 e NH4. Se não tens estes medidores compra-os e devia-los ter desde o dia 0 do aquário que são mais importantes que comprar outros produtos.

Eu uso JBL pq tem depois uns refillable mais baratos e mando vir tudo da aquaristic (alemanha) mas há muitas marcas também baratas (salifert por exemplo). É uma questão de pesquisares.

 

Depois de medires vês que valor pode tar errado e deves ter como objectivo por todos esses valores certinhos.

Sem dizeres como está quimicamente a água, salinidade, temperatura, fotoperiodo é difícil ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda estive uns tempos com este tópico aberto a pensar se deveria ou não continuar a participar... mas acabei por me decidir.

À semelhança do jc.gomes considero que essa tua atitude de pedir ajuda e depois contrariares tudo o que os outros te dizem não te vai ajudar em nada. Dar exemplos limitados de um ou dois aquários com sucesso não é indicação de que o processo é possível em todas as situações. Essa é mesmo a beleza da coisa...

 

O que o pessoal te tenta dar é a ideia da maneira mais certa de arrancar no hobby e de evitares ao máximo os problemas que são comuns, e para uma pessoa que se está a iniciar isso é algo extraordinário. Começar com o pé esquerdo é mau para o hobby e para o aquariofilista pelas razões que já te disse noutros posts. Agora depois de um gajo aprender os truques disto... até podes "mijar" lá para dentro para ver o que acontece... talvez até encontres alguns corais que gostem de ácido úrico :D

 

A ideia é... "keep it simple", "let it run" and "learn"

 

Em relação ás indicações que me deste, o UV que eu tenho suporta um caudal mais elevado (á partida sem perder eficiência de filtração) de até 800L/h, poderei meter uma bomba um pouco mais potente para fazer circular mais água pelo UV.

Assim evito de gastar dinheiro novamente noutro uv, quando este á partida deverá dar não?

 

Quanto a mim o UV neste momento nem seria necessário... mas isso já é outra história. Podes mantê-lo se te der segurança mas deves ter a noção que só é importante em 1 das fases do ciclo do cryptacarion... e para o restante nem vejo qual a vantagem de o manter. Mas enfim... não é local para te preocupares

 

Em relação então ao anti-fosfatos achas que estou ali a fazer uma asneira correcto? E que meter as biopellets ainda irá fazer pior?

Estou então a pensar, em retirar as resinas anti-fosfatos e colocar lá no reactor então o carvao aditivado... A bomba que está no reactor é de 1250L/h.

 

Quanto a isto recomendo que vejas os teus PO4 e NO3 e se tiverem a 0 desliga ambos.

 

Em relação á osmose vou então ver isso novamente, existe algum sistema que seja fácil de colocar e não implique trocar torneiras, furos na parede da cozinha e afins?

Vou parar então com a comida para os Filtrantes (Phyto e zoo plancton).

 

Mas onde é que foste buscar a ideia que tinhas de furar tudo e trocar torneiras e afins? Não tens nenhuma torneira disponível em casa que não seja utilizada? Mesmo que não tenhas podes até usar na saída da banheira durante as horas que estás a produzir H20 (é só arranjar um conector próprio e enroscar...) A osmose pode ser utilizada em qualquer torneira com o adaptador próprio... Até podes arranjar um ou dois jerricans grandes e fazer grandes quantidades de água e guardá-los durante muito tempo.. não é o ideal mas podes faze-lo

 

E SIMMMM ... Para as adições todas... vita's, AA, PP e ZP. Não precisas disso para nada... trust me. Isso só te aumenta mais o lixo dentro do aquário neste momento.

 

Em termos de iluminação tenho 324watts de luz, no entanto as lâmpadas que me foram colocadas, não sei até que ponto eram "novas" e não tendo uma data de arranque (apenas a minha Setembro de 2011), não sei até que ponto não serão as causadoras das algas.

 

Tenho uma questão... na última foto que enviaste não vi lá grandes corais. Pareciam-me alguns zoantus, actinodiscus e ricordeas certo? Se assim for o que podias fazer era reduzir nas horas de luz um bocado. O ideal seria mesmo o restart confesso... mas se conseguisses mover os corais e os peixes por uns dias para um aquário à parte era ideal para fazeres um blackout e no final fazer uma muda de 50% da água ou até mais com água nova de osmose ou até água do mar... para fazeres um "pseudo-restart".

 

Estou a pensar realmente em mudar para ATI, algum sítio barato e que faça envio disso para as comprar?

 

Se estás apertado não penses nisso para já... era 1000x preferível fazeres um restart e gastavas menos.

 

Se não tiveres para aí virado este é o meu conselho... mantém esse escumador a bombar, mete o carvão nos reactores, limpa bem o teu shark bag (2 a 3x semana), e se tiveres tempo para isso faz mudas de água em metade da quantidade mas 2x semana... e sacas o máximo que conseguires de ciano de lá. É só isto... não inventes.

 

Para tirares a ciano eu aconselho-te a desligar toda a circulação e deixar assentar... utilizas um tubo fino para aspirar a água ou colocas um tubo acrílico qq com uma ponta reduzida para conseguires aspirar pouca água de cada vez (eu tenho também um sistema com uma torneira para reduzir o caudal) e depois aspiras aquelas ciano que tens em quantidades colossais... aspira o máximo que conseguires. Quando já forem menos utiliza um "turkey baster" para levantá-las da areia e da rocha... muitas separam-se mas como a água está parada elas voltam a juntar-se ao fim de alguns minutos e aspiras...

 

Atenção que não precisas de as aspirar todas de uma vez... vai tirando. Elas vão ressurgir várias vezes até que vais ver a sua redução.

 

PS: Se quiseres ajuda pede... há sempre quem esteja disposto a ajudar mas deves deixa-las ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Quero desde já agradecer ao JC e ao Zprops todas as dicas e ajudas que me deram nestes posts.

 

Vou efectivamente promover aqui algumas alterações, para melhorar o funcionamento e gestão do equipamento e do material que estou a usar...

Alguem me pode recomendar um sistema barato mas bom para a osmose que permita por exemplo instalar numa torneira de bidé ou do lavatório da casa de banho?

 

Em relação aos nitratos e fosfatos, tenho testes da nutrafin e da aquili, e ambos os testes tenho valores residuais... (possivelmente devido ao consumo das cyanos?).

Vou desmontar o reactor de fosfatos e o limpar e retirar o seachem Phosguard que lá tenho.

 

Vou substituir por carvão activado (na dose de 250g) para fazer então ali a passagem forçada de água (1250L/h).

 

A comida liquida que dou é a Microbe-Lift Phyto A e B e Zoo Plancton, vou ver isso das datas e para já não repor a mesma.

Tenho alguns corais, mas na maioria são moles... Tenho alguns LPS e um SPS que me foi dado, mas que ainda não está como eu pretendo...

 

O escumador será para trabalhar 24/24 visto não ser nada incomodativo o barulho do seu funcionamento... A bomba de retorno é que vou ter que ver o que se passa com ela, pois está a fazer algum ruido e vibração e penso que precise de ser limpo o rotor.

 

Vou aumentar um pouco mais a circulação da água com uma Resun 4000L que vou meter do lado oposto da sun sun 5000L, sei que não é grande espingarda, mas deverá criar ali mais umas correntes.

Em termos de iluminação, a mesma foi reduzida recentemente para 7 horas de iluminação com 5 horas com as 6 lâmpadas ligadas.

 

Tenho das 15:00 ás 16:00 os moonlights a funcionar, depois das 16:00 ás 17:00 as lâmpadas ligam-se 2 a 2 em períodos de 30 minutos (azuis -> rosas -> brancas). Das 17:00 ás 23:00 as 6 lâmpadas estão ligadas e o moonlight desligado. Das 23:00 ás 24:00 as lâmpadas desligam-se 2 a 2 em períodos de 30 minutos (brancas -> rosas -> azuis). Das 00:00 ás 03:00 os moonlights estão ligados.

 

Fiz isso por 2 motivos, menos luz = menos algas ou espero que elas comecem a morrer (não posso fazer o apagão como foi indicado). E porque quero poupar um pouco na conta da luz!

 

As lâmpadas devo então aguardar mais algum tempo e depois começo então a mudar gradualmente 2 a 2 para as que tinha falado...

 

Em relação ao UV, para já não posso o comprar, vou manter este a trabalhar como está 24/24h com a bomba de 300L, para já parece-me ter feito um bom trabalho, mas é algo que irei ver assim que me for possível.

Em relação ás cyanos, vou começar a remover as ditas... Depois acabo o trabalho com o antired da aquamedic, que provou ser muito eficiente a destruir estas bactérias...

 

De resto faço as tpa´s e deixo o ciclo seguir o seu caminho... Mais penso que poderei fazer...

 

Numa nota mais positiva, os peixes estão bem e de boa saúde! :)

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comprei a osmose na aquahobby e é so chegar ha casa de banho e tirares a mangueira do chuveiro e colocares a da osmose, a unica coisa que precisas é comprar um tampa para encaixar na parte de baixo desse adaptador , se quiseres eu mando-te uma foto de como fica. e produzes agua de osmose na boa.. eu custumo ligar la , depois faço a agua e a seguir desligo tudo e volta a ficar como estava nao incomoda nem chateia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Isso era porreiro para ver como é que isso se mete!...

 

É rápido a fazer a agua?

Eu normalmente preciso de 20L de 3 em 3 dias para o repositor e depois 40L para repor a agua das TPA´s.

 

Depois é preciso meter alguma coisa na água? Isso não é agua sem qualquer elemento ou mineral?

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu tenho por baixo do lavatorio na cozinha. Podes ver tudo e até instalação aqui:

http://reefcentral.wordpress.com/2010/04/21/unidade-osmose-inversa-aquili-rodi-portugues/

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Vou ver então essa unidade de osmose da aquili.

 

Enquanto não trato disso, vou mandar vir hoje uma pen TDS do ebay, para testar a agua da torneira e depois a agua com o tratamento que lhe faço de metais pesados/cloro e anti-fosfatos/silicatos.

 

Obrigado pelas dicas!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comprei a osmose na aquahobby e é so chegar ha casa de banho e tirares a mangueira do chuveiro e colocares a da osmose, a unica coisa que precisas é comprar um tampa para encaixar na parte de baixo desse adaptador , se quiseres eu mando-te uma foto de como fica. e produzes agua de osmose na boa.. eu custumo ligar la , depois faço a agua e a seguir desligo tudo e volta a ficar como estava nao incomoda nem chateia.

 

Não deverias manter a osmose na vertical de modo a que a membrana nunca perdesse a água que possui la dentro? Li algures que isso aumenta a durabilidade da membrana da osmose...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deverias manter a osmose na vertical de modo a que a membrana nunca perdesse a água que possui la dentro? Li algures que isso aumenta a durabilidade da membrana da osmose...

 

nao necessariamente , la por nao estar na vertical nao quer dizer que perca a agua la dentro. assim que acabo fecho a mangueira que traz uma torneirinha e a agua mantem se la dentro sem sair.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao necessariamente , la por nao estar na vertical nao quer dizer que perca a agua la dentro. assim que acabo fecho a mangueira que traz uma torneirinha e a agua mantem se la dentro sem sair.

 

:thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu tenho por baixo do lavatorio na cozinha. Podes ver tudo e até instalação aqui:

http://reefcentral.w...rodi-portugues/

 

Cumprimentos.

 

É possível guardar agua de osmose 2 ou 3 semanas, nesses jerricans que mostras no teu blog? Não se vai estragar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comprei a osmose na aquahobby e é so chegar ha casa de banho e tirares a mangueira do chuveiro e colocares a da osmose, a unica coisa que precisas é comprar um tampa para encaixar na parte de baixo desse adaptador , se quiseres eu mando-te uma foto de como fica. e produzes agua de osmose na boa.. eu custumo ligar la , depois faço a agua e a seguir desligo tudo e volta a ficar como estava nao incomoda nem chateia.

 

Já agora, também agradeço que coloques essas fotos.

Vou ter que ligar andar a ligar á mangueira do chuveiro, cada vez que quiser usar, pois não tenho espaço por baixo do lavatório.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.