Aquário "Infinity Reef" - 450L and More...


Recommended Posts

Boas, Paulo!

 

Sinceramente também não sou muito fã de TPA. Faço mensalmente cerca de 10% quando me lembro, mas raramente passam os 40 dias... água del cano com um bom anti-tudo... mas da água de Viseu eu sei o que lá anda... :)

 

As mudas até servem mais para limpeza do material e sifonar alguns detritos que se vão acumulando nalgumas zonas do aquário... e o aquário gosta disso...

 

Tudo de bom para ti, já que o aquário está impéc!!!

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
  • Replies 407
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas caros companheiros de hobbie!

 

Devido ao facto de andar ocupado com trabalho e ao facto de ter recebido recentemente a notícia que a minha mulher está grávida, não tenho podido dar aqui noticias do projecto!

Ora bem, o projecto está finalmente a entrar em velocidade cruzeiro...

Já tenho praticamente o problema das algas resolvido (tirando claro as algas verdes que tendem a se encrustrar nos cantos dos vidros!), e já estou finalmente a ser "invadido" por alga coralina!

 

Parei por algum tempo com a introdução do que quer que seja no aquário... Estou a contar dentro de algum tempo finalizar a entrada de vivos, com mais alguns camarões, um Japonicus e um trio de anthias.

Corais irei comprar mais alguns moles e lps para complementar o layout e também ai fechar a "loja".

Depois pretendo "forrar" o vidro de fundo, coluna seca, tubagens e bomba de circulação com coralina, para que o look seja o mais natural possível.

 

Continuo com grande sucesso a utilizar o processo que havia dito anteriormente...

Zero Tpas + Reposição com água de rede pré-tratada.

Penso que já á 3 meses que não faço qualquer muda de água, sendo os elementos restabelecidos pela água da reposição e alguns elementos traço por mim quando necessário.

O excesso de fosfatos e nitratos, acaba por ser neutralizado pelo reactor de biopellets.

São verificados os níveis de salinidade de forma regular e quando o valor baixa é reposta uma pequena quantidade de sal para reef para acertar os valores.

 

Como nota, que poderá interessar aos amantes de iluminação led...

Vou em breve trocar o meu actual sistema T5, por um sistema completo de iluminação LED´s da AquaLed Light.

 

Conto depois dar a conhecer a minha opinião sobre o sistema em si e como o mesmo beneficiou ou não aqui o meu projecto.

 

O sistema será composto por:

 

3 Calhas LEDs AquaLed Light Slim 120 (2 calhas de 10 leds (5w cada) Cool White 6600K-10000K + 1 calha 10 leds (5w cada) Royal Blue 450nm - 460nm)

Controlador Digital V2 da AquaLed Light, com controlo das 3 ou mais calhas, nascer e por do sol gradual (%), simulação de nuvens, trovada, moonlight, etc...

Módulo de potencia para as calhas com 3 canais (actualizável para mais canais).

 

Com esta alteração, conto reduzir a factura gasta com a iluminação, fornecer um controlo maior sobre a temperatura operacional da agua, ter um aspecto mais "slim" ao aquário, poupar nas trocas de iluminarias, ter um efeito "shimmering".

Conto ter este sistema operacional nas próximas semanas, pelo que depois irei dar aqui a conhecer em pormenor este produto e as vantagens que o mesmo poderá ter sobre outros semelhantes :)

 

Cumprimentos a todos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:thumbup3:

 

Venham daí essas fotos...

 

Então vais trocar 320w de T5 por 150w de LEDS? Depois coloca aí a umas fotos para vermos o efeito que dão... mas em termos de eficácia para com os corais não dá para comparar porque não tens duros no aqua (ou já tens também?).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:thumbup3:

 

Venham daí essas fotos...

 

Então vais trocar 320w de T5 por 150w de LEDS? Depois coloca aí a umas fotos para vermos o efeito que dão... mas em termos de eficácia para com os corais não dá para comparar porque não tens duros no aqua (ou já tens também?).

 

Boas!

Sim vou trocar por metade dos watts de consumo! :) Vamos lá a ver como ficam as coisas...

 

Os leds são de 3ª geração e são os seguintes:

 

Leds Cool White:

- http://www.aqualed-light.com/pdfs/5W_PG1C-5Lxx_v2.0.pdf

 

Leds Royal Blue:

- http://www.aqualed-light.com/pdfs/5W_PG1C-5Lxx_v2.0.pdf

 

A ideia é ter menos gastos energéticos... Alem do factor mais agradável á vista, e maior personalização...

Também estou curioso para ver o que sai daqui...

 

Tenho apenas um coral duro de momento, mas é verdade não gosto de corais estáticos (quase que dá vontade de comprar os de resina e os colar lá... fazem o mesmo)...

Será um reef de lps e moles... :)

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Sim venham daí essas fotos!

 

Tenho a dizer por experiencia propria que vais ficar satisfeito com o sistema de leds e com muito menos consumo!

 

Eu no meu antigo aqua tinha 3 modulos de leds da TMC 1000HD e os corais moles e LPS cresceram muito bem o com cores optimas.

 

Neste novo sistema optei por uma calha da ATI com 6*39w T5 por uma simples razão, é que neste sistema so tenho SPS e algums LPS.

 

Os leds são efectivamente bons para moles e LPS mas para SPS notei que os corais cresciam mas não tinham cores nenhumas...eram simplesmente palidos...sei que ja existe no mercado uns leds (canhões) da ecotech que dizem ser muito eficazes mesmo para SPS mas cada modulo de 2 canhões rondam os 750€ (salvo erro).

 

Portanto acho que para o teu aquario vais ficar muito satisfeito com o sistema de leds e com muito menos consumo energetico.

 

Abç.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

Antes das reef(adas), os sinceros parabéns pelo bebé que aí vem...

 

Voltando ao reef e como deves ter reparado, quanto menos mexermos melhor. É deixar as coisas seguirem o seu rumo que estabiliza mais rápido.

 

Quanto aos SPS, tinha a mesma opinião que tu... um gajo gosta é de ver coisas a abanar... vem alguém a casa e quais os corais que gostam? É sempre tudo o que abana, então as Xénias fica toda a gente deliciada, tais como os Clove sp.

 

Mas cores são com os SPS...

 

Abraço e tudo de bom...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Sim venham daí essas fotos!

 

Tenho a dizer por experiencia propria que vais ficar satisfeito com o sistema de leds e com muito menos consumo!

 

Eu no meu antigo aqua tinha 3 modulos de leds da TMC 1000HD e os corais moles e LPS cresceram muito bem o com cores optimas.

 

Neste novo sistema optei por uma calha da ATI com 6*39w T5 por uma simples razão, é que neste sistema so tenho SPS e algums LPS.

 

Os leds são efectivamente bons para moles e LPS mas para SPS notei que os corais cresciam mas não tinham cores nenhumas...eram simplesmente palidos...sei que ja existe no mercado uns leds (canhões) da ecotech que dizem ser muito eficazes mesmo para SPS mas cada modulo de 2 canhões rondam os 750€ (salvo erro).

 

Portanto acho que para o teu aquario vais ficar muito satisfeito com o sistema de leds e com muito menos consumo energetico.

 

Abç.

 

Boas Noites Ricardo!

Obrigado desde já pelo teu comentário!

 

Por acaso estou bastante curioso para ver como é que a tecnologia led se vai portar aqui como iluminação! :)

Eu já tive a pensar e não vou avançar com SPS´s, pois quero algo que me seja bonito, sem ser uma ocupação a tempo inteiro (até porque em breve vou ter pouco tempo)...

 

Em relação ao sistema em si, conto pelo menos cortar pela metade o custo de energia, mantendo para já uma iluminação aceitável...

Para quem não conhece aqui fica o sistema... (imagens que não são do meu projecto, mas sim de um cliente da AquaLed Light... calhas de 100cm)...

 

IMG_4414.jpg

 

IMG_4424.jpg

 

Esquemática das "ripas"...

 

CalhasMedidas.jpg

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

Antes das reef(adas), os sinceros parabéns pelo bebé que aí vem...

 

Voltando ao reef e como deves ter reparado, quanto menos mexermos melhor. É deixar as coisas seguirem o seu rumo que estabiliza mais rápido.

 

Quanto aos SPS, tinha a mesma opinião que tu... um gajo gosta é de ver coisas a abanar... vem alguém a casa e quais os corais que gostam? É sempre tudo o que abana, então as Xénias fica toda a gente deliciada, tais como os Clove sp.

 

Mas cores são com os SPS...

 

Abraço e tudo de bom...

 

Grande Pedro!

Como estás amigo? Já á algum tempo que não falo contigo!

 

Obrigado desde já pelos teus votos! Foi algo que eu e a Maria já andávamos a tentar á algum tempo e foi uma noticia muito feliz! Agora é mesmo que tudo corra bem e que o "herdeiro" venha com saúde! :)

Em relação aos corais é mesmo isso... O movimento dos gajos é que dá a vida ao aquário... Para as cores tenho os peixinhos! :)

 

Quando eles crescerem passam a ser as estrelas da companhia! :)

Em relação ao aquário é mesmo... quanto menos se mexe mais estabiliza... Estou a começar finalmente a ganhar coralina por todo o lado...

Mas também estou a ter aquelas algas verdes tipo pontos que ficam incrustadas no vidro....

 

Sabes de algum limpa vidros com raspador? Tenho mais isso nos cantos dos vidros e vai aparecendo uma pintinha ou outra no vidro da frente...

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tipo de alga vai continuar a aparecer... não é sinal de nenhum problema, antes pelo contrário.

 

Tens um raspador que utiliza uma lâmina que dá para remover isso com facilidade... aquilo é um coisa em plástico que tens de colar a um magneto que já tenhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites a todos!

Depois de andar a ver uma solução para conseguir remover o "verdete" que se estava a acumular nos cantos e topos dos vidros, acabei por optar por uma solução que parece está a ter bastante sucesso lá fora...

 

Falo da combinação do Mag-Float (grande) + Easy Blade.

Depois de ver algumas outras soluções (Mag-Flip por exemplo), achei que este com uma lamina verdadeira seria a melhor escolha.

 

Depois de investigar e descobrir uma loja por cá (PT) que vendia esses produtos, acabei por encomendar o limpa-vidros o sistema raspador e um conjunto de 5 laminas.

Com portes o conjunto ficou-me nos 50.50€ euros! Não muito barato mas se realmente funcionar já valei o dinheiro! :)

 

Recebi hoje os produtos em questão... Depois de ler as indicações da espátula, é recomendado usar supercola e colar a mesma na parte que fica de dentro do aquário do limpa vidros.

Colei então o produto e deixei secar... Depois de seco ficou com um aspecto muito bom e profissional! O Easy Blade já trazia uma lámina de origem, que pude constatar estava bem afiada!

 

Aqui ficam umas fotos dos produtos:

 

dsc00652f.jpg

 

dsc00653d.jpg

 

Easy Blade na posição de "descanso" onde a lamina é recolhida e impede que nos cortemos com a mesma...

 

dsc00654ja.jpg

 

dsc00655rv.jpg

 

Aqui vemos a posição de limpeza com a lamina exposta! :) A lamina é bastante fina e pareceu-me ser bastante robusta....

 

dsc00656j.jpg

 

Agora vamos ao que interessa...

Será que esta combinação funciona? O que é que eu achei disto...

 

Ora bem começando pelo Magna-Float... Sinceramente não achei o limpa-vidros nada de especial... Tem a ergonomia de um tijolo e o aspecto de um...

Devido ao facto de usar imans fortes é difícil andar para um lado e para o outro de forma suave (e apenas com soluços), se molharmos um pouco o vidro de fora ajuda a deslizar e a tornar mais precisa a limpeza.

Não gostei do facto de não ter qualquer pega ou forma para agarrar o limpa vidros, e o facto de não ter superfícies de borracha para podermos não escorregar com os dedos em cima do limpa-vidros não ajuda nada...

 

Nesse aspecto achei o meu actual floaty II bem melhor... e irá ficar por cá para ir fazendo a manutenção geral dos vidros...

Em relação ao Easy-Blade, por incrível que pareça foi o que mais me surpreendeu!

 

Funciona mesmo e funciona muito bem! Consegui sem grande esforço (tirando o esforço de arrastar o magna-float) remover o verdeto encastrado e alguns pedaços de coralina que já apareciam... consegui limpar em todos os cantos e nos topos do vidro...

O raspador funciona até ao nível da areia e abaixo do mesmo... Sei que depois de limpar os vidros os mesmos pareciam que nunca tinham tido verdete!

Fiquei deveras impressionado com o sistema.

 

Recomendo no entanto muito cuidado a limpar ao pé do silicone... dei por mim (devido aos soluços do arrastar do limpa-vidros) a bater no silicone com a lamina.

Felizmente não fez grandes estragos, mas é um risco que tem que ser acautelado! No entanto se conseguirem lidar com essa situação, garanto-vos que este sistema é um "must have" para todos que começam com esse tipo de alga e coralina nos vidros que não interessam a ter.

 

Apesar de dizer que a lamina é de aço inox, resolvi depois de limpar tudo, retirar o conjunto, passar por agua da torneira e deixar secar... Apenas o colocando quando for necessário voltar a raspar os vidros...

 

Portanto e concluindo... O sistema vale a pena? ... Sim vale... Não esperem é milagres do magna-float...

Foi desenhado de certeza por um pedreiro da construção civil...

 

Em breve irei colocar novas fotos do projecto... No entanto as mesmas já deverão aparecer com a nova calha de leds que estará pronta lá para 15 dias ou um pouco mais...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é uma boa solução para aquela alga mesmo muito chata de sair... mas atenção para lavares e secares isso a cada utilização.

 

Vai dando notícias...

 

Boas Sérgio!

É verdade, é vê-la a sair e os peixes logo a bicar nas "raspas" :)

 

Em relação ao tirar, lavar e sacar, tens toda a razão, verifiquei que a dita lamina de aço inox, corroi na mesma, pelo que é importante logo lavar com água da torneira e secar (sem nos cortarmos de preferencia!).

Se tivermos cuidado isto deve durar uma vida! :)

 

Em relação ao resto, vamos a ver se para a semana que vem já tenho alguma coisa para mostrar...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em relação ao tirar, lavar e sacar, tens toda a razão, verifiquei que a dita lamina de aço inox, corroi na mesma, pelo que é importante logo lavar com água da torneira e secar (sem nos cortarmos de preferencia!).

Se tivermos cuidado isto deve durar uma vida! :)

Se a passares por álcool, depois de usares água doce, ainda melhor... pois nunca sabes as condições da tua água... e sempre evitas manchas de calcário na lâmina :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Se a passares por álcool, depois de usares água doce, ainda melhor... pois nunca sabes as condições da tua água... e sempre evitas manchas de calcário na lâmina :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luís!

Obrigado pela dica! Na próxima "raspagem" já vou fazer isso! :)

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes a todos!

Estou em processo de terminar as colocações de peixes no meu aquário...

 

E como tal gostava de saber algumas opiniões...

 

Actualmente tenho um grupo de 5 Chromis opercularis (Chromis pretas com barbatana riscada amarela - http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=15+1634+3036&pcatid=3036)

Estava a pensar colocar mais um cardume de 5 Chromis viridis ( - http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=15+1634+115&pcatid=115)...

Haverá problemas pela co-existencia destes 2 cardumes? Ou elas irão juntar-se mesmo sendo de diferentes cores...

 

Existe muito espaço para nada, já que o meu layout é open space...

A acompanhar essa introdução, quero colocar alguns Wrasses...

Que tipo de wrasses me recomendam? Será para complementar os peixes "grandes" que já tenho...

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta ter cuidado com as introduções de novos peixes... fá-lo lentamente para dares tempo da carga orgânica se ajustar.

 

Boas Sérgio!

Sim vou tentar fazer isso, no entanto nem sempre é possível quando estás a fazer encomendas por catálogo (visto que por cá não os arranjas, ou se os arranjas são bem mais caros).

 

Mas tive a pensar e para já não meto os chromis (que se arranja em qualquer loja com facilidade), e vou meter alguns que são mais complicados de arranjar por cá...

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

Um dos melhores fornecedores (quer pela diversidade, quer pela qualidade) está sediado em Portugal.

 

Já tentaste falar com algum logísta para saber se ele arranja esses peixes? Já agora podemos saber quais estás interessado em arranjar?

 

Forte abraço e continuação de um bom reef...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

Calculo que estejas a falar da TMC.

 

É quase sempre tudo da TMC...

Ando actualmente sem tempo para me deslocar ás lojas aqui da zona (estão todas a várias dezenas de km´s de mim), e como tal a pessoa que me irá á partida fornecer estes vivos, irá-se deslocar á minha residência.

Para mim é algo que actualmente é suficiente para comprar a ele e não comprar a outros lojistas.

 

Estive a ver e á partida deverei encomendar estes vivos:

 

- Ctenochaetus cf strigosus

- Sixstripe Wrasse

- Chelmon rostratus

- Pseudanthias squamipinnis (Macho)

- 2x Pseudanthias squamipinnis (Fêmeas)

 

- Strombus luhuanus

- 2x Turbo brunneus

 

Essencialmente esses caracóis, é para complementar a minha actual equipa de limpeza, que já conta com algumas dezenas (várias de nassários, bastantes Hermitas, 3 Strombus e para ai uns 8 Turbos).

Sei que desses todos á um que sei que me vão avisar...

Mas é um peixe que sempre tive uma panca! Falo do Chelmon rostratus....

Vamos a ver como vai correr! Se tudo correr bem no futuro o último peixe a meter aqui (ainda estou a pensar se faço essa loucura ou não... é o Zanclus cornutus!).

 

Mesmo sabendo que é um peixe extremamente complicado de manter, tive a ler o artigo do Pedro Nuno (http://www.reefsmagazine.com/forum/reefs-magazine/52020-keeping-zanclus-cornutus-moorish-idol-spongivore-fishes.html) e fiquei com algumas ideias como manter o Zanclus em termos de alimentação!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

É verdade que é quase tudo TMC... há outros fornecedores mas a qualidade é dúbia... e as lojas se não forem a fazer quarentenas morre tudo que é um instante.

 

Quanto ao Chelmon recomendaria antes o Forcipiger Flavissimus... mais fácil de manter... igualmente lindissimo...

 

Mas como se diz neste mundo "quem nunca comprou um peixe por impulso ou conhecendo os seus riscos que atire a primeira pedra"... Eu atiro já algumas...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

É verdade que é quase tudo TMC... há outros fornecedores mas a qualidade é dúbia... e as lojas se não forem a fazer quarentenas morre tudo que é um instante.

 

Quanto ao Chelmon recomendaria antes o Forcipiger Flavissimus... mais fácil de manter... igualmente lindissimo...

 

Mas como se diz neste mundo "quem nunca comprou um peixe por impulso ou conhecendo os seus riscos que atire a primeira pedra"... Eu atiro já algumas...

 

Boas Pedro!

Concordo! Mas pronto vamos a ver como corre! :)

 

Estive a ver esse peixe que me indicaste! É bonito, mas não é tão bonito como o outro! :)

Vamos a ver se o chelmon se vai safar aqui! :)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites!

Já á algum tempo que não faço um update em vídeo ao meu aquário!

 

Visto que cheguei á pouco de uma noite mágica no palácio da Vila de Sintra, resolvi dar um update ao mesmo apresentando o aquário sob luz "moonlight" e também um ponto geral da parte técnica!

Posteriormente irei actualizar com um vídeo já com a iluminação total ligada!

 

Aqui fica!

 

 

Como sempre comentários e opiniões são bem vindos!

 

Cumprimentos a todos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.