Aquário "Infinity Reef" - 450L and More...


Recommended Posts

Boas, Paulo!

 

Um Naso nesta altura do campeonato??? Não sei não... são muito bonitos mas isso é para aquários a partir de 2 metros. Além de que são muito sensíveis a mudanças da qualidade da água... E quanto mais jovens, mais sensíveis.

 

Vai com calma... :transport027:

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 407
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

Sim eu sei que este peixe pode crescer até aos 30 cm´s (máx) alias já o vi em adulto no aquário da AquaHobby, no entanto caso ele fique muito grande vai para um aquário de 600L de agua de um colega meu.

Até lá fica aqui no meu.

 

Em relação ao peixinho ele está óptimo até já aprendeu a comer na minha mão (ponta dos dedos), assim que meto a comida na água nem deixa os outros comer, é sempre a bicar a sacar os flocos... parece um cão

É lindo de se ver! De resto está tudo porreiro.

 

Comecei a colocar pequenas doses dos elementos traço para os corais (magnésio, cálcio, brómio, Estrôncio e Iodo) e hoje coloquei a primeira vez comida liquida para eles (Phyto e Zoo Plâncton).

Até parece que batem palmas os corais! :) Gostaram mesmo daquilo!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!

 

Finalmente no dia que passou fui buscar a minha calha á AquaEden/Ramirezi!

Tinha mandado fazer uma "sanca" no mesmo material da calha para poder estar com a calha ligada na sala e não levar com a luz directa nos olhos!

Foram também corrigidos alguns dos problemas detectados.

 

Já se passaram alguns dias desde que coloquei corais novos e também alguns habitantes novos, pelo que estava a aguardar pela calha para poder fazer um update do projecto.

Além de uma sessão fotográfica que fiz, com iluminação normal e depois com apenas as luzes azuis, foram feitos também 2 filmes em HD.

 

Um do update actual do Reef e outro da iluminação Moonlight que mandei instalar na calha. Espero que vejam os filmes e depois comentem.

 

Em termos mais técnicos, esta semana que passou comecei a colocar 1x por semana na dose mínima (5ml) elementos traço para os corais.

Nomeadamente:

 

- Iodo e Bromo

- Magnésio

- Cálcio

- Estrôncio

 

Tudo produtos da Microbe-Lift que já uso á algum tempo com sucesso.

 

Também comecei a dar alguma comida para os corais:

 

- PhytoPlancton A e B (Diferentes Microns)

- ZooPlancton

 

Também produtos da Microbe-Lift

Os corais têm estado a responder bastante bem e espero que agora com a calha finalmente colocada (tinha uma calha mais fraca colocada de empréstimo), eles comecem a desenvolverem-se!

 

Comecei também a fazer filtragem UV durante a noite (das 0:00 ás 07:00) e a água tem realmente ficado muito clara.

Coloquei também um filterbag (teve que acabar de ser) da TMC de 200 Microns, tive que espalmar um pouco o rebordo já que o meu quebra-bolhas é um pouco estreito.

Passei a não ter o escumador ligado 24 horas por dia, sendo que agora apenas trabalha das 03:00 ás 17:00, ficando desligado as restantes horas.

Com esta alteração pretendo 2 coisas:

 

1) Reduzir o barulho no horário em que eu e a minha mulher estamos na sala.

2) Reduzir um pouco o consumo das bombas do escumador e ver se algumas horas todos os dias fará alguma diferença na conta da luz.

 

E agora sem mais demoras aqui ficam os filmes e as fotos do meu projecto!

 

Aquário "Infinity Reef": Update 22-09-2011 (Ver em HD)

 

 

Aquário "Infinity Reef": MoonLight 22-09-2011 (Ver em HD)

 

 

Aqui ficam as fotos do projecto:

 

dsc00266ph.jpg

 

dsc00267tr.jpg

 

dsc00268ev.jpg

 

dsc00270fh.jpg

 

dsc00271em.jpg

 

dsc00272bq.jpg

 

dsc00274rt.jpg

 

dsc00275co.jpg

 

dsc00276g.jpg

 

dsc00277yg.jpg

 

Agora deixo-vos as fotos com apenas as luzes azuis ligadas (realçando a bioluminescência dos corais):

 

dsc00279uv.jpg

 

dsc00280hd.jpg

 

dsc00281u.jpg

 

dsc00282vc.jpg

 

dsc00283qs.jpg

 

dsc00284gz.jpg

 

dsc00285oa.jpg

 

Em breve vou colocar aqui fotos da parte técnica já terminada e com os cabos organizados!

Como sempre todos os comentários, opiniões ou dicas são bem vindas!

 

Ficarei a aguardar pelos mesmos!

Cumprimentos a todos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só o "químico" a chatear...

Brómio não existe. O nome do elemento químico é Bromo, de símbolo químico Br.

Em solução aquosa, a forma mais estável é o ião Brometo, Br- (no iPod não consigo escrever upperscript).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís!

Obrigado pelo alerta, foi mesmo um erro na escrita, já que estava a olhar para a embalagem (e a mesma está em inglês).

 

De resto o que achou?

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Camaradas!

 

Em relação ao meu projecto, não tenho muito para acrescentar ao meu último update.

 

Devido a não ter tido disponibilidade, ainda não meti mais nada nele.

No entanto por outro lado até tem sido bom, pois tenho visto alguns comportamentos interessantes e até algumas simbioses, como por exemplo o Zebrasoma flavescens e o Lysmata debelius.

 

Os corais tem estado a se comportar bem, e a alga verde está lentamente a se transformar em coralina...

 

Ou seja o aquário lentamente está a maturar...

 

Aproveito para apresentar o meu guia de aplicações e tratamentos que normalmente uso para me orientar nos dias que faço aplicações (para não meter tudo num só dia). As dosagens não correspondem á dosagem que é indicada nas embalagens, mas sim a dosagem que eu defini para o aqua neste momento actual.

 

De fora desse quadro, estão as comidas em floco que uso da Ocean Nutrition (combino a embalagem roxa com a verde) e dou pequenas doses 2x por dia.

 

E a medição da salinidade pelo refractometro que realizo 1x por semana para ver o indice de descida (aquando da remoção da agua pelo escumador para o copo).

 

planificao.png

 

Como sempre ficarei a aguardar os vossos comentários e dicas.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Tardes...

Venho pedir alguma ajuda aos mais entendidos para perceber o que se está a passar com o meu aquário...

 

De á alguns tempos para cá começaram-me a aparecer algumas algas verdes e algumas cyanos no aquário.

Tendo em conta que o mesmo ainda é relativamente recente em termos de água pensei que elas acabassem por morrer e desaparecer...

 

No entanto começo a ficar algo preocupado, visto que não só não estão a desaparecer como me estão cada vez mais a aparecer as ditas algas verdes (tipo relva), as cyanos e umas filamentosas...

 

Sei que ainda estou um pouco limitado de equipa de limpeza (apesar de ter colocado nesta semana 2 camarões de riscas brancas e outros 2 camarões de aptaisias para se juntarem aos 2 vermelhos que já tinha).

Vou ter que reforçar com urgencia a minha equipa de limpeza, com mais hermitas e mais turbos, a ver se eles me comem as algas.

 

A questão aqui é... Será que é normal estas algas que apresento nas fotos abaixo? Indico também que parei com todos os produtos até que perceba o que está a causar o problema.

 

dsc00286aw.jpg

 

dsc00287md.jpg

 

dsc00288uz.jpg

 

dsc00289no.jpg

 

Esta é uma imagem do fundo preto do meu aquário... yack....

 

dsc00290gl.jpg

 

Obrigado a todos pela ajuda que me possam dar....

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Não será mesmo da qualidade da água? Não li agora o tópico todo mas tenho a lembrança que estás a usar água da torneira... certo??

Se realmente for esse o caso então tens aí a resposta.

 

Já dei o meu contributo acerca deste assunto a um dos aquariofilistas aqui do fórum há muito pouco tempo... podes ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185325

 

Eu sei que cada aquário é um caso único... e que há mais "para além da troika"... mas há coisas que são elementares, e a mais elementar é a água. Mete osmose nisso o mais rápido possível e faz umas mudas com água nova e vais ver que isso passa.

 

Desculpa ser directo mas há questões nos aquários que podemos remediar sem problema... não fica lindo, fica mais ou menos... a água não considero ser uma delas...

 

Um abraço, Sérgio Carmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites Sérgio,

 

Obrigado desde já pelo teu comentário!

Estou a par da situação da água da torneira vs a de osmose. E sei que vai ser uma luta dos diabos para manter isto equilibrado em termos fosfatos e silicatos.

 

No entanto penso que sei o que está a causar este boom.

 

Á coisa de 2 semanas, fiquei sem o Prime (produto que uso para o controlo da água). Precisava de fazer uma tpa e não tinha produto para o fazer, resolvi ir ao Modelo comprar um produto para retirar o cloro e metais pesados.

Acabei por comprar um da nutrafin.

 

Apliquei aquilo na água (em dose generosa admito) e lá fiz a tpa, limpeza do escumador, filterbag, etc...

 

O que eu não sabia, era que ao contrário do Seachem Prime, este produto reage com a escumação... Resultado... O escumador começou a escumar feito maluco...

Pensei... isto vai passar durante o dia de hoje ou amanha...

 

E esperei... o que é certo é que cada vez que ligava o escumador o mesmo não estabilizava...

 

Escusado será dizer que mandei logo a embalagem do nutrafin para o lixo (valente porcaria de produto).

Os dias foram-se passando e acabei por ir recentemente á Bubbles Shop para reforçar a equipe de limpeza.

 

Em conversa com o Paulo e o Rui, falei do meu problema... Falou-se também da circulação de água.

Actualmente tenho uma MP40W ES e tinha aquilo em "reef crest" mas a meia velocidade. Foi-me sugerido que metesse ao máximo a bomba para maximizar a circulação da água.

 

Em relação ao Skimmer, comprei lá um produto que para a escumação... O Skim Stop de uma empresa Italiana.

Aquele produto é para alimentar os corais e serve para parar a escumação entre 1 a 2 horas para permitir que os corais possam absorver os nutrientes.

 

No entanto e apesar de ter tentado. Assim que passa o efeito do produto a escumação fica descontrolada novamente.

 

Com esta situação já vou para ai para 3 semanas sem o escumador a funcionar, pelo que posso considerar que os parâmetros da água podem estar um pouco off (demasiado nutrientes?).

Tenho feito as TPA´s de 15 em 15 dias, 40L de água. O UV trabalha como de costume 7 horas por dia (á noite).

 

Penso que poderá ser essa a causa...

 

Em relação á osmose tenho que ver uma solução que não me desperdice tanta água... Visto que sou contra o desperdício e esse sistema está longe de ser uma solução ecológica.

 

Ficarei á espera de mais comentários e ajuda em como controlar esta invasão do Reef do Paulo Eduardo :)

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Paulo,

 

Na minha modesta opiniao estou de acordo com o que o Zprops te disse.

O mais certo é teres demasiados nutrientes na agua e o resultado la esta algas. E nao acredito que aumentando a equipe de limpeza ira fazer alguma diferença nisso.

Realmente a questao da osmose doi um pouco em pensar no desperdicio de agua, mas dessa forma se insistes mesmo em nao usar, a unica soluçao viavel que vejo para ti sera começares a usar agua natural, se assim o poderes claro.

Os tais condicionadores de agua que tu dizes usar, basicamente so te removem o cloro da agua, porque tudo o resto que nao queres, basicamente continua la.

Eu fui aprendendo que quanto menos quimicos meteres no aquario melhor. Porque estas a acabar por tentar remediar uma situaçao vezes sem conta, qdo o processo pode ser bem mais simples e acredita,menos dispendioso.

Acho que deverias pensar seriamente na osmose, ou entao natural.

Ahhh, e antes que me esqueça: 3 semanas sem escumador? É muita fruta.

 

cumpts

B744


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas B744.

Obrigado pelos comentários...

 

Infelizmente para mim é muito complicado a questão da água natural... O meu único meio de transporte é uma moto, e trazer garrafões de 5 litros quase todos os dias, não é só pouco prático como incomportável.

A nível de água só tenho 2 opções... Ou mantenho-me com água da torneira, ou compro um sistema de osmose... e vou á falencia com a conta de água.

 

De reportar que em breve vou apresentar um aquário de 1.60x50x60 com perto de 700L de água da Torneira + Prime (neste caso até é ML SuperDechorinator Plus) e que está assim á 4 anos com grande sucesso.

É de um amigo meu que mora aqui perto de mim e que me puxou o bichinho dos reefs.

 

O mesmo está muito bom sem grande problemas de algas (prova como é possível ter reefs com água da torneira, desde que se use condicionadores de qualidade).

 

No meu caso e assim que o escumador resolver querer escumar como deve de ser, devo comprar este produto:

 

- http://www.seachem.com/Products/product_pages/PhosGuard.html

 

E colocar num saco próprio na zona do quebra bolhas da sump a ver se reduz os fosfatos...

 

Ando a tentar evitar de meter um filtro externo (digamos balde mais bomba) para meter lá sacos de resinas anti-fosfatos e carvão aditivado...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo, eu uso água de Osmose e a conta da água não se nota, podes sempre usar a não aproveitada para plantas, lavar loiça, lavar a moto, chão, etc.

 

Eu esperava calmamente por esse ciclo passar, fazia tpa´s semanais e aumentava fortemente a equipa de limpeza, hermitas, strombus, estrela de areia, camarões, etc.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente...

 

Não estou a ver como podes ir à falência com a conta da água... felizmente para nós a água ainda é um bem relativamente barato. Posso-te dizer que do 1º aquário nem notei qualquer diferença no valor da factura mensal... já a luz é outra história! Se estás preocupado com o desperdício podes sempre utilizar essa água para rega de plantas, autoclismo, limpezas de chão... etc.

 

Quanto ao escumador também tenho a ideia de o desligares durante o período nocturno certo? Isso pode também ajudar na instabilidade... se ainda o continuares a fazer.

 

Podes sempre ter um aquário estabilizado com água da torneira... nunca disse ser impossível. A diferença está normalmente no tipo de corais que podes colocar, a quantidade de carga orgânica, a saúde dos peixes e corais no seu todo. Ao usar água da torneira colocas em cheque o teu aquário logo desde o início... basta descuidares-te um bocadinho e já estás em cheque-mate... ao usares osmose tens um campo maior para isso.

 

Estou de acordo que a equipe de limpeza pode ajudar alguma coisa... mas pelas imagens que mostras não acredito que façam alguma coisa mais. Há coisas em que eles não tocam, infelizmente para nós.

 

Quanto aos produtos vou ser sincero... não entres na espiral de comprar produtos para tudo... não ajudas nada o teu aquário, ajudas sim os lojistas e as empresas de aquariofilia. Não sei se já passaste pelo meu tópico "REEFDREAM II"...podes lá ver o meu aqua antigo... posso dizer-te que aquele aquário durante todo o 1º ano de existência apenas levou água de osmose com kalk, mudas de água e comida de peixe. Não teve absolutamente mais nada... e os corais e peixes estavam muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem lido isto , eu concordo com o pessoal acho que devias apostar na agua de osmose eu notei a diferença quando troquei e mais penso que um dos problemas é nao teres o escumador ligado , dai ele tambem estar maluco porque nao consegue estabilizar a escumação. dai começar a escumar logo tudo e todo maluco porque cada vez que o ligas existe imensa carga organica no aqua alem de outras cenas.

 

acho que a solução passa mesmo por agua de osmose e ligar o escumador 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo, eu uso água de Osmose e a conta da água não se nota, podes sempre usar a não aproveitada para plantas, lavar loiça, lavar a moto, chão, etc. Eu esperava calmamente por esse ciclo passar, fazia tpa´s semanais e aumentava fortemente a equipa de limpeza, hermitas, strombus, estrela de areia, camarões, etc. Cumps.

 

Boas!

Eu vou analisar com calma a situação da água da osmose e de todo o equipamento que é necessário.

 

Em relação ao ciclo é o que dizes, vou deixar passar a situação...

Sexta feira, já devo reforçar a equipa de limpeza com mais alguns hermitas, turbos e mais 1 ou 2 strombus.

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente... Não estou a ver como podes ir à falência com a conta da água... felizmente para nós a água ainda é um bem relativamente barato. Posso-te dizer que do 1º aquário nem notei qualquer diferença no valor da factura mensal... já a luz é outra história! Se estás preocupado com o desperdício podes sempre utilizar essa água para rega de plantas, autoclismo, limpezas de chão... etc. Quanto ao escumador também tenho a ideia de o desligares durante o período nocturno certo? Isso pode também ajudar na instabilidade... se ainda o continuares a fazer. Podes sempre ter um aquário estabilizado com água da torneira... nunca disse ser impossível. A diferença está normalmente no tipo de corais que podes colocar, a quantidade de carga orgânica, a saúde dos peixes e corais no seu todo. Ao usar água da torneira colocas em cheque o teu aquário logo desde o início... basta descuidares-te um bocadinho e já estás em cheque-mate... ao usares osmose tens um campo maior para isso. Estou de acordo que a equipe de limpeza pode ajudar alguma coisa... mas pelas imagens que mostras não acredito que façam alguma coisa mais. Há coisas em que eles não tocam, infelizmente para nós. Quanto aos produtos vou ser sincero... não entres na espiral de comprar produtos para tudo... não ajudas nada o teu aquário, ajudas sim os lojistas e as empresas de aquariofilia. Não sei se já passaste pelo meu tópico "REEFDREAM II"...podes lá ver o meu aqua antigo... posso dizer-te que aquele aquário durante todo o 1º ano de existência apenas levou água de osmose com kalk, mudas de água e comida de peixe. Não teve absolutamente mais nada... e os corais e peixes estavam muito bem.

 

Boas!

Efectivamente estava com o escumador em funcionamento parcial. No entanto não foi isso que me destabilizou o aquário, foi mesmo o facto de ter estado com ele sempre a espumar para ai á quase 3 semanas.

 

Em relação ás algas, hoje estive a limpar o vidro do fundo com uma esponja (consegui retirar o maior, mas ainda ficou agarrada alguma alga verde), nas 2 rochas que estavam mais atacadas por cyanos e alga verde, retirei-as do aquário, lavei-as no lavatório com água corrente e limpei as pedras com uma escova rigida...

A muito custo lá retirei o maior, foram depois entretanto recolocadas no aquário...

 

Com aquela "limpeza" toda, a agua ficou bastante carregada de partículas de alga, no entanto com isto algo de bom aconteceu!

 

O Escumador finalmente começou a escumar em condições... E desde que está a funcionar, já está farto de retirar porcaria verde da agua... é impressionante como já encheu quase meio copo de porcaria em tão pouco tempo.

 

Amanha vou limpar o copo do escumador e trocar/limpar o filterbag que já deve estar todo cheio de algas lá dentro.

 

A ver se Sexta reforço a equipa de limpeza.

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem lido isto , eu concordo com o pessoal acho que devias apostar na agua de osmose eu notei a diferença quando troquei e mais penso que um dos problemas é nao teres o escumador ligado , dai ele tambem estar maluco porque nao consegue estabilizar a escumação. dai começar a escumar logo tudo e todo maluco porque cada vez que o ligas existe imensa carga organica no aqua alem de outras cenas.

 

acho que a solução passa mesmo por agua de osmose e ligar o escumador 24 horas.

 

Boas Rakiki!

Sim eu quase que aposto que foi de ter o escumador sem trabalhar, visto que tenho sempre usado a mesma água sem problemas de maior.

Mas felizmente já o consegui meter a escumar... E se tem escumado... sempre a retirar porcaria da água... :)

 

A próxima fase é matar á fome as algas prejudiciais para o agua... devo meter anti-phosfatos e silicatos... Vamos a ver...

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O que se passou foi que á 3 semanas, quando tive a infeliz ideia de usar o produto da nutrafin, o escumador assim que se ligava (e mesmo deixando a trabalhar por várias horas), estava sempre a subir e a encher o copo com água e espuma... Cheguei a deixar o tubo do ralo do copo aberto para a agua verter de novo para dentro da sump. Mas simplesmente estava a escumar espuma e agua sem fazer a sua função.

 

Esta situação manteve-se por 3 semanas testando eu todos os dias o escumador para ver se a coisa já tinha normalizado.

Apliquei vários produtos para anular o que estivesse na água, fiz tpa´s, etc... mas nada...

 

Só finalmente ontem depois de ter começado a limpar o fundo do vidro, as rochas e afins, com o excesso de "porcaria" na água é que finalmente o escumador começou a funcionar correctamente.

Alias eu até tirei hoje umas fotos para verem o que já tirou em menos de 24 horas!

Alias até se nota bem a água mais transparente e tudo! :)

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a Todos!

Finalmente e depois de ter tido o problema com o escumador e me ter aparecido o boom de algas, deixo-vos aqui um pequeno update nesta situação...

 

Ontem depois de ter finalmente o Escumador a funcionar correctamente, o mesmo tirou-me da água uma quantidade impressionante de "porcaria", aproveitei para limpar também o melhor que pude o vidro de trás e coluna seca.

As rochas que estavam mais atacadas com cyanos e aquela alga verde que parece veludo, foram levar uma passagem com agua da torneira e uma escovagem... depois de ter escovado, consegui retirar o maior, tendo ainda ficado algumas que estavam em sítios difíceis e outras que estavam bem agarradas e não as consegui ver na altura da escovagem.

 

Apesar de ainda ter cyanos e as ditas algas veludas verdes (em especial no vidro de trás), a situação parece estar a se controlar...

 

Abaixo deixo algumas fotos para verem o estado da coisa!

 

dsc00291jc.jpg

 

Panorama geral do aquário (nota-se bem ainda as algas no vidro do fundo e na coluna seca... se bem que algumas partes da coluna seca já foram "comidas" por um turbo que por ali andou...).

 

dsc00292j.jpg

 

Um dos branches que foi limpo e escovado... Os camarões adoram ir para lá para debicar o que ainda sobrou da limpeza...

 

dsc00293zl.jpg

 

Outro dos branches que foi limpo e escovado!

 

dsc00294np.jpg

 

Aqui fica outra imagem do fundo, onde se vê as danadas!!!

 

dsc00295gv.jpg

 

Aqui fica menos de 24 horas de trabalho do escumador, depois de ter ficado sem trabalhar perto de 3 semanas! :P

 

dsc00296tdo.jpg

 

Aqui fica um plano mais próximo do copo do escumador! :)

 

 

Que tal pessoal? Acham que este boom de algas, poderá ter sido relacionado com o facto de ter ficado sem escumador operacional?

Já agora o que acham do layout do aquário?

 

Obrigado e cumprimentos a todos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Isso do escumador é bom ou é mau?

 

Essa é outra... como deve-se regular o escumador? Mais ar? Menos ar? Eu normalmente tenho ele a escumar até á entrada cá em baixo do copo...

 

Mas não sei se está bem!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao é bom nem é mau , so estas a escumar muito liquido ou seja muita agua. quanto mais ar entrar mais seca vai ser a escumação será tipo papa que sai. tens de ter a agua a um certo nivel eu pelo menos no meu nac 7 se colocar o nivel da agua a 27cm e o ar todo aberto tenho uma escumação excelente mesmo seca o que vai para o copo vai mesmo tipo lama. demora mais tempo a encher o copo pois so la fica mesmo a porcaria e nao acontece como a ti que tens porcaria e agua juntamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Estive a testar e confirmo o que me indicas, meti agora no 4 (estava no 3) e realmente parece-me mais espessa a "porcaria" que sai do escumador.

Assim até me demora mais a encher o copo e tudo! :)

Mais uma coisa que eu aprendi!

 

Aproveito para informar que fui hoje á Aquahobby e acabei por reforçar a minha equipa de limpeza (mais 4 turbos e 1 strombus).

Acabei por não resistir e comprei uma Tridacna azul linda! (pequenita ainda) e uma Catalaphylia :)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas paulo

 

Tudo bem com o aquario? Espero que sim...

 

Quanto ao escumador como sabes tenho um igual ao teu e tenho um "nadinha" acima do nivel 4 de regulacao e o copo leva tempo a encher mas quando o vou despejar nem imaginas a porcaria que la esta e o cheiro...

 

Quanto a aquahooby tambem a 15 dias comprei la uma tricadana azul pequena mas linda...reparei e que elas deslocam-se na areia eu coloquei num dos lados do aquario e agora ela esta no meio do aquario.

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.