Aquário "Infinity Reef" - 450L and More...


Recommended Posts

Muito giro.

Dá vontade de ficar com a noite inteira a olhar para ele, não ? :)

Por acaso, pensei que os peixes á noite, com tudo desligado, fossem muito mais calmos, mais tranquilos. Os teus, parecem bem acordados.

 

Boas!

Sim dá... este "moonlight" é deveras giro como uma luz mais sossegada!

No entanto é tal como o Sérgio disse, não é assim tão fraca para os peixes descansarem... eles andam por ali, só não andam ao ritmo do costume...

 

Lembro que a luz da luz é extremamente forte também e a penetração na água é capaz de ser tanta ou mais que o meu moonlight...

A diferença é que no meio natural, os peixes podem descer um pouco mais no nível de água ou encontrar esconderijos nas rochas, coisa que nos nossos aquários é mais complicado.

 

Vou querer corrigir isto com o meu sistema de iluminação de LED´s, primeiro porque os leds vão variar a potencia conforme as fazes da lua... (desde lua cheia a lua nova) e porque depois vou calibrar a potencia dos leds em relação á iluminação na água...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 407
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Mesmo assim não consegues um moonlight fraco o suficiente... eu tenho moonlight controlado pelo profilux, e mesmo reduzido ao mínimo, eles têm demasiada luz. É que mesmo LED's azuis de 1W reduzidos a 10% continuam a ter demasiada luz nocturna... mas o efeito sunrise e sunset é muito bom...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Noites!

Como prometido aqui segue um update do meu projecto com a iluminação total!

 

Foram introduzidos neste FDS, novos vivos entre eles o meu querido Chelmon Rostratus...

Deixo-vos aqui umas fotos e um pequeno vídeo do projecto actualmente :)

 

dsc00669vo.jpg

 

dsc00670hk.jpg

 

dsc00671je.jpg

 

dsc00672q.jpg

 

Aqui fica o Vídeo:

 

 

Espero que gostem e deixem aqui os vossos comentários...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Paulo,

 

Estive a ver o teu projecto, e dou-te os parabens ;)

Que sistema de Led's estás a pensar colocar?

 

1 Abraço.

Armando

 

Boas Tardes Armando!

Obrigado pelo teu comentário!

 

O Sistema de LEDS que vai ser colocado, é feito pela AquaLed Light.

 

E será composto por 3 calhas (inicialmente), 2 com leds brancos de 10.000k (10x 5w) e uma calha intercalada de leds Royal Blue de 450/460nm (10x5w).

São 3 calhas de 120cm, depois leva o controlador de potencia e controlador programavel para elas.

 

Conto com isto cortar para metade o consumo de energia em iluminação.

 

Os Leds são a ProLight OPTO (3ª Geração).

Poderás ver mais sobre a AquaLed Light aqui:

 

- http://www.aqualed-light.com/?sec=home

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Podes já encomendar a segunda calha de Royal blue. :)

Não te vais aguentar só com uma, eu também comecei assim e ainda antes do ciclo terminar já tinha colocado mais uma de azuis.

As cores ficam mais distribuídas e a potência adapta-se melhor ao volume do aquário :)

 

Os peixes estão todos com óptimo aspecto e os corais também.

O chelmon dá logo outra vida a um aquário.

 

Boa continuação.

Abraço,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Podes já encomendar a segunda calha de Royal blue. :)

Não te vais aguentar só com uma, eu também comecei assim e ainda antes do ciclo terminar já tinha colocado mais uma de azuis.

As cores ficam mais distribuídas e a potência adapta-se melhor ao volume do aquário :)

 

Os peixes estão todos com óptimo aspecto e os corais também.

O chelmon dá logo outra vida a um aquário.

 

Boa continuação.

Abraço,

 

Boas!

Também são as da aqualed light?

 

Como as disposeste?

 

Branca, Azul, Branca, Azul?

ou...

Azul Branca, Azul Branca?

ou ainda

Branca Azul, Azul, Branca?

 

O meu tem 45cm de largura será mesmo necessário?

É que são sempre mais 50W a mais a juntar...

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Parece-me uma boa opção, e a nível de custos?

 

1 Abraço.

Armando

 

Boas Armando!

Bem os custos são sempre um pouco superiores a uma calha T5 de qualidade (ATI por exemplo).

 

No meu caso com 3 calhas ficou-me próximo dos 600€, mas claro podes sempre pedir orçamento a eles.

 

Se calhar ainda vou meter como falado mais uma calha de azuis para ficar 4 calhas de cada.

 

Um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Também são as da aqualed light?

 

Como as disposeste?

 

Branca, Azul, Branca, Azul?

ou...

Azul Branca, Azul Branca?

ou ainda

Branca Azul, Azul, Branca?

 

O meu tem 45cm de largura será mesmo necessário?

É que são sempre mais 50W a mais a juntar...

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

Olá Paulo,

Sim, as minhas calhas são da AqualedLight.

Eu coloquei a branca à frente, depois azul, branca e azul atrás.

O meu aquário é de 60 de largura, por isso achei que era necessário, mas tu arranca com essas e logo vês se precisas de outra ou não, é sempre fácil adicionar mais uma.

Abraço,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

Sim, as minhas calhas são da AqualedLight.

Eu coloquei a branca à frente, depois azul, branca e azul atrás.

O meu aquário é de 60 de largura, por isso achei que era necessário, mas tu arranca com essas e logo vês se precisas de outra ou não, é sempre fácil adicionar mais uma.

Abraço,

 

Boas!

É isso que para já vou fazer, vou arrancar com 3 a ver se rende, se não chegar meto mais uma calha azul, para lhe dar a tonalidade mais azulada que eu gosto! :)

 

Obrigado pelos teus comentários e ajudar...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites,

Aproveito para pedir uma ajuda para o meu Chelmon...

 

O Chelmon está a ser um caso bicudo, tal como já estava á espera...

 

Desde que o meti, ainda não o vi comer nada...

Já tentei flocos, granulado, comida congelada e também algas presas numa mola...

 

E o parvo do peixe vê aquilo tudo mas não pega em nada...

Tem andado a debicar as rochas e tal, mas comer nada... Estou preocupado, pois já se passaram alguns dias e não quero que o peixe me morra por fome...

 

Já cheguei ao cúmulo de lhe meter a mola com as algas mesmo á frente dele e ele as ignora...

 

São os outros algueiros que atacam aquilo...

Estou muito triste, pois o peixe tem sido aqui a estrela do aquário... Mas sinceramente já não sei mais o que fazer...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo...

 

É pena ouvir isso mas já seria expectável... todos os peixes considerados complicados de alimentar devem ter um cuidado extra especial da nossa parte. Não é por acaso que há muitos relatos de insucesso relativamente a esse e outros peixes...

 

O mínimo que se deve fazer é deixar o peixe num refúgio ou numa quarentena especial... deixá-lo num sítio que não tenha concorrência alguma e não seja importunado. Isso é um dos passos mais importantes... para esse e para a maioria dos peixes.

 

Quando comprei as minhas jóias da coroa, o achilles e o xanthurus, coloquei-os na quarentena sozinhos... e tenho a plena noção que fez uma diferença fenomenal. O xanthurus quando entrou no aqua ia gordo e anafado... e foi introduzido com quase 0 stress e já com as luzes a desligar... e foi a sua salvação garanto-te. O flavescens deu-lhe uma coça nos primeiros dias como eu nunca tinha visto... eles chegavam a andar atrás um do outro durante 10 minutos seguidos, horripilante de se ver. Só se safou porque estava muito habituado à minha presença, não stressou no momento de entrada e comia de tudo... até à entrado no aqua comeu de imediato. O achilles então nem se fala... directo num aquário com cirurgiões é quase morte certa. O peixe na quarentena levou 2 dias a começar a comer e não comia sequer se eu estivesse na sala... só soube que ele começou a comer porque, passado uns minutos, a comida que se encontrava no fundo do aqua de quarentena desaparecia. Levou uma semana a habituar-se apenas à minha presença e só passado mais uns dias é que se atirava à comida assim que entrava no aqua (antes disso comia só o que se encontrava no fundo). É um peixe muito tímido e extremamente esquisito com a comida... mesmo com fome ele era capaz de meter a comida na boca e cuspi-la várias vezes e por fim deixá-la lá... com outro peixe no aqua tenho a certeza que ele não se aguentava. Neste momento come praticamente de tudo... mas toda a comida nova que adiciono ele leva mais de uma semana a convencer-se a comê-la...

 

Desculpa o "wall of text" mas acho que o relato desta experiência ajuda a perceber a importância de uma quarentena nestes peixes "complicados"...

Se conseguires fazer a quarentena aconselho vivamente... podes lá deixar comida e ver se ele com tempo se atira a ela...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

Viste-o a comer na loja?

 

Boas Pedro!

Este foi um peixe que veio directamente do importador sem passar pela loja...

Logo não o vi a comer... :(

 

Até porque nem tenho visto muitos destes peixes por estas bandas...

 

Tenho comentado noutro fórum sobre esta questão, e vou tentar amanha comprar algum tipo de mexilhão para lhe dar a ver o que acontece...

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo...

 

É pena ouvir isso mas já seria expectável... todos os peixes considerados complicados de alimentar devem ter um cuidado extra especial da nossa parte. Não é por acaso que há muitos relatos de insucesso relativamente a esse e outros peixes...

 

O mínimo que se deve fazer é deixar o peixe num refúgio ou numa quarentena especial... deixá-lo num sítio que não tenha concorrência alguma e não seja importunado. Isso é um dos passos mais importantes... para esse e para a maioria dos peixes.

 

Quando comprei as minhas jóias da coroa, o achilles e o xanthurus, coloquei-os na quarentena sozinhos... e tenho a plena noção que fez uma diferença fenomenal. O xanthurus quando entrou no aqua ia gordo e anafado... e foi introduzido com quase 0 stress e já com as luzes a desligar... e foi a sua salvação garanto-te. O flavescens deu-lhe uma coça nos primeiros dias como eu nunca tinha visto... eles chegavam a andar atrás um do outro durante 10 minutos seguidos, horripilante de se ver. Só se safou porque estava muito habituado à minha presença, não stressou no momento de entrada e comia de tudo... até à entrado no aqua comeu de imediato. O achilles então nem se fala... directo num aquário com cirurgiões é quase morte certa. O peixe na quarentena levou 2 dias a começar a comer e não comia sequer se eu estivesse na sala... só soube que ele começou a comer porque, passado uns minutos, a comida que se encontrava no fundo do aqua de quarentena desaparecia. Levou uma semana a habituar-se apenas à minha presença e só passado mais uns dias é que se atirava à comida assim que entrava no aqua (antes disso comia só o que se encontrava no fundo). É um peixe muito tímido e extremamente esquisito com a comida... mesmo com fome ele era capaz de meter a comida na boca e cuspi-la várias vezes e por fim deixá-la lá... com outro peixe no aqua tenho a certeza que ele não se aguentava. Neste momento come praticamente de tudo... mas toda a comida nova que adiciono ele leva mais de uma semana a convencer-se a comê-la...

 

Desculpa o "wall of text" mas acho que o relato desta experiência ajuda a perceber a importância de uma quarentena nestes peixes "complicados"...

Se conseguires fazer a quarentena aconselho vivamente... podes lá deixar comida e ver se ele com tempo se atira a ela...

 

Boas Sérgio,

Tens toda a razão, este peixe foi já mesmo naquela que eu sabia que ia ser um caso bicudo... E confirmou-se...

Não é por nada que o pessoal apesar de gostar muito do peixe o evitar ter no aquário...

 

Estive a ler com atenção o que me escreveste, e confirmo que assim que foi introduzido foi "bem recebido" pelos restantes cirurgiões... Andaram ainda ás turras 2 dias, mas agora já se toleram...

Poderá ser como tu dizes um questão de tempo até ele (ou ter fome) ou habituar-se á comida... Tenho deixado sempre a mola lá, mesmo sem ter nada, para ele se ir habituando á presença dela...

Também tenho estado por perto, para ele não se assustar com a minha presença... Até agora a ambientação tem corrido muito bem... só falta mesmo é ele comer... é que nem tem muito stress dos outros peixes a comer...

 

A ideia que dá é que ele devia comer outros tipos de comida, diferentes daqueles que eu tenho aqui, e como tal não me está a aceitar a comida que lhe dou... A ver se amanha com comida fresca ele come...

Vou continuando a meter a outra comida para ele ir "sentido" o sabor dos flocos, do granulado, etc...

 

Vamos a ver....

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

Tal como o Sérgio refere, não se trata bem de uma questão de o peixe se estar a dar bem com os outros, ou deixares lá comida para ele comer quando não estiveres por perto.

Pelo que tenho lido (e muito, porque tive 9 mortes de Amphirion's) todos os peixes deveriam passar por uma quarentena, para lhes baixar o stress, habituarem-se a comer e à nossa presença.

Essa quarentena normalmente tem até a particularidade de começar por uma hiposalinidade, por um lado, porque nas lojas normalmente são mantidos a 1016 e uma subida diário para os 1025 é mortal, por outro lado porque isso reduz imenso o stress do peixe e ajuda a eliminar alguns parasitas.

Mas para perceberes melhor aconselho-te a leres o Tópico da Quarentena de Peixes e invertebrados do outro forum que falas.

 

Os peixes podem parecer que estão óptimos, se dão bem com todos, etc... mas estão cheios de stress da mudança e não aguentam tudo!

 

Abraço e boa sorte para o peixe!

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Camaradas...

 

Seguindo alguns conselhos, fui á pouco ao modelo comprar:

 

- Mexilhão

- Berbigão

- Ameijoa

- Miolo de Camarão (congelado)

- Flocos misturados de algas e peixes moídos

 

Cheguei a casa e descasquei um pouco de cada um desses bivalves e meti o seu conteúdo para dentro da bimby para picar...

Depois de tudo passado, ficou tipo uma pasta de paté (era um cheiro a peixe na cozinha que nem se podia hehehe).

 

Depois de ter pronta a suposta comida para o chelmon, tinha que arranjar uma forma de lhe dar para comer...

Segui uma ideia que vi no youtube que um aquarista faz para dar de comer ao chelmon dele.

 

Saquei uma pedra do aquário, parti-a para ficar com uma pedra mais pequena...

Com a rede que vinham os bivalves, cortei um pouco...

 

Barrei a comida em cima da pedra numa dose generosa e depois cobri com a rede grossa.

Coloquei 2 elásticos de cada lado para a rede não fugir...

 

E meti no aquário ao pé dele...

Até agora ainda não o vi a bicar, mas a ideia é a comida não sair do local e ele poder bicar entre os buracos da rede...

 

Vamos a ver se pega... Se não conseguir mesmo assim, então não sei mais o que fazer... Já fiz de tudo...

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tens aiptasias no aquário? O chelmon adora.

 

Se não tiveres arranja um calhau onde venham algumas agarradas e coloca dentro do aqua. Podem ser pelo menos um estimulo inicial para ele começar a comer e depois passar para outro tipo de alimentos.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tens aiptasias no aquário? O chelmon adora.

 

Se não tiveres arranja um calhau onde venham algumas agarradas e coloca dentro do aqua. Podem ser pelo menos um estimulo inicial para ele começar a comer e depois passar para outro tipo de alimentos.

 

Boa sorte

 

Boas!

Infelizmente não tenho aiptasias, nem algas nas rochas... O desgraçado ainda vai bicando a rocha, mas não está fácil...

Meti-lhe á pouco a comida na rocha, mas quem está a comer são os tangs todos que eu aqui tenho... até as anthias se atiram aquilo....

 

Ele passa por lá mas não lhe toca...

 

Está visto que daqui a uns dias, camarões, hermitas, strombus, Nassários e Mitrax, vão ter um banquete....

 

:(

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Bem ontem tentando uma solução fui á bubbles shop... Quando vejo que a mesma está fechada para obras...

Lá liguei para o Paulo para saber o que se passava, e pelo que me disse está já fechada á 2 semanas e ainda vai demorar mais umas quantas a abrir noutro local ali perto...

Lamento no entanto que tal informação não esteja indicada no SITE, pois tinha-me poupado bastantes kilometros e praticamente 1 hora em viagem (que teria usado para ir a outra loja...).

 

Acabei por não resolver nada, e já não tive tempo para ir á loja de Alfragide...

 

Numa nota um pouco mais positiva, parece-me... e digo parece-me pois é complicado perceber...

Que o chelmon já anda a bicar na pasta que eu fiz e coloquei na rocha com a rede...

 

Não tenho totalmente a certeza, pois a comida é logo arrasada pelos "alarves" do aquário... Falo do Trigosus, do Velferium e do Siganus... Esses 3 atiram-se á comida como se não houvesse amanha...

Tentei entalar comida em buracos que só o chelmon consiga meter o bico, mas não sei se mesmo assim ele está a conseguir comer...

 

Eu vejo-o a passear na boa pelo aquário a bicar nas rochas, mas não sei o que ele anda a comer...

Vamos a ver o que sai daqui...

 

Obrigado e cumprimentos!

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

A situação do chelmon, está praticamente na mesma...

Por mais comida que lhe meta, o gajo pouco pega... vai comendo das rochas, só espero é que seja suficiente...

 

Aproveito para vos deixar algo que é sempre giro de se ver e que muitos se calhar ainda não viram... Como um caracol marinho come! :)

No meu caso o gajo é gigantone, pelo que dá para ver em pormenor!

 

Espero que gostem!

 

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes a todos!

Aqui no meu reef aparece-me sempre com cada coisa!! ...

 

Á pouco estava a ver o reef e reparo numa lesma (penso eu que seja uma lesma), esquisita...

Não a coloquei cá pelo que só pode ter vindo na rocha viva... Mas o mais estranho é que nunca a tinha visto...

 

É tipo couraçada ou raio...

Alguem sabe o que isto é?

 

dsc00674wn.jpg

 

dsc00675k.jpg

 

dsc00676fp.jpg

 

Estou preocupado que seja algo perigoso ou algo...

Obrigado a todos pela ajuda...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.