Aquário "Infinity Reef" - 450L and More...


Recommended Posts

Ok, vou respeitar a historia da escuridão à letra! Tenho de ponderar bem isso, n quero sacrificar o bem-estar dos peixes por causa da conta da luz. Se puder poupar com a treta do escumador à noite como tu já n é mau :)

Então dizes que o leroy merlin tem tudo o que preciso, no fim-do-mes a ver se dou uma passagem por la a sondar.

Na parte da iluminação não percebi bem quais os kelvins respectivos a cada cor de lampada... ja sei que sao 2 azuis, 1 branca e 1 purple :)

Ah, e lamento o incidente com os teus palhaços! Tens mesmo de ter esse caranguejo?? lol...

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 407
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Noites,

As temperaturas da cor são desta forma:

 

6700k - Branco

10000k - Rosa

15000k - Azul

 

Em relação ao caranguejo Mitrax, não estava á espera que tal acontecesse, visto ter pensado que seria apenas um caranguejo para as algas...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é um caranguejo que come de tudo... mas não me parece que tenha feito mal aos peixes. Ele estava a fazer aquilo que os camarões também fizeram... estavam mortos e por isso estavam a limpá-los. Tenta ver se os outros peixes não apresentam sinais de stress... ictio, nadar repetitivo, etc..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Pois não o apanhei no acto, apenas apanhei o gajo já com o peixe... Portanto não posso saber se foi ele que os apanhou quando passavam por ali, ou se lhes deram alguma coisa e ele apenas os apanhou do chão...

 

Vou dar o benefício da dúvida ao Caranguejo.

 

Em relação aos restantes peixes, parece-me tudo bem, apenas os outros 2 palhaços parece que ficaram meio aparvalhados, já que estão nos cantos dos vidros cá em baixo ali a olhar para o vidro...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Paulo,

 

Parabéns pelo projecto. Está a ficar 5 estrelas.

Gostei da abordagem "anti"-osmose, vou avaliar os custos.

 

Também tenho um reef com 40cm com dois anos (erro de principiante) e estou fortemente a considerar agora fazer um upgrade :)

Quando começares a ter uma população mais densa percebes melhor o problema.

 

Obrigado por partilhares a tua experiencia neste forum.

Paulo Fernandes

Editado por pjvf

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites Paulo!

Obrigado pelo comentário!

 

Efectivamente sou contra o desperdício e para tal prefiro usar a solução:

 

Agua d´el cano + ML SuperDechlorinator Plus (ou Seachem Prime) + Reactor de Fosfatos / Silicatos.

 

Para já a coisa tem corrido bem (tirando alguns problemas que tive com palhaços e o Ictio Marinho).

 

Em relação á população mais densa, tens toda a razão, motivo pelo qual não vou meter muitos peixes (Os peixes tb crescem!).

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo!!

Tenho vindo a seguir o teu projecto,esta muito bem conseguido....os meus parabéns!!!

Acho que em relação as algas,se reparares bem elas começaram a surgir a quando o regresso da calha solstar,dai eu achar que neste momento deves estar com a iluminação ligada horas a mais,nesta altura claro.

Mas posso estar enganado,mas e o que acho.

Queria aproveitar para te perguntar o seguinte:o reservatório da agua de reposição quando o nível esta baixo no aquário esta vai para a sump ou directamente para o aquário para repor o que evaporou.

Estou também para montar um aquário marinho mas com outras medidas.Mandei uma MP ao teu amigo Rui para ver se me ajudava também na instalação eléctrica e quem sabe ate móvel e aquário.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo!! Tenho vindo a seguir o teu projecto,esta muito bem conseguido....os meus parabéns!!! Acho que em relação as algas,se reparares bem elas começaram a surgir a quando o regresso da calha solstar,dai eu achar que neste momento deves estar com a iluminação ligada horas a mais,nesta altura claro. Mas posso estar enganado,mas e o que acho. Queria aproveitar para te perguntar o seguinte:o reservatório da agua de reposição quando o nível esta baixo no aquário esta vai para a sump ou directamente para o aquário para repor o que evaporou. Estou também para montar um aquário marinho mas com outras medidas.Mandei uma MP ao teu amigo Rui para ver se me ajudava também na instalação eléctrica e quem sabe ate móvel e aquário. Abraço

 

Boas!

Obrigado pelo comentário!

 

As algas aparecem devido ao facto do aquário ainda estar a maturar (o ciclo é um pouco longo).

Estas algas eventualmente irão morrer e lentamente a alga coralina irá começar a tomar-lhe o lugar...

 

Tenho o fotoperiodo do equador (12 horas de Sol).

 

Em relação á tua questão:

- O deposito de água encontra-se ao lado da sump, sendo que a bomba e está dentro do reservatório e depois o tubo da mesma está a mandar agua para dentro da sump.

Assim que o nível baixa um pouco, a bomba arranca e repõe dentro da sump a agua evaporada (ou que foi para dentro do copo do escumador).

Atenção que a salinidade vai lentamente baixando, conforme a água sai pelo copo do escumador, pelo que deverás sempre corrigir isso nas TPA´s.

 

Só não altera na reposição por evaporação.

Fala com o Rui Melo!

É um gajo 10 Estrelas e que te vai concerteza ajudar nessa situação.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas a todos...

Bem parece que quando se tenta poupar por um lado, acaba-se por gastar por outro...

 

Hoje esteve cá o técnico da epd para me alterar o contador para o sistema bi-horário e reduzir a potência contratada...

 

Foi necessário desligar e religar o quadro electrico várias vezes...

Depois de ter sido feitas as alterações, fui verificar se estava tudo ok com os equipamentos electricos... Bombas e afins que estavam ligadas á ups tudo ok...

 

No entanto reparo que a bomba do velhito berlin não estava a funcionar... Estava travada... Desliguei, liguei, desliguei, liguei e nada...

Com uma colher de pau, amandei umas quantas cacetadas na bomba e lá ao fim de algumas lá começou a trabalhar.... no entanto passado algumas horas voltou a travar de novo...

Desmontei a bomba do escumador, tirei o rotor para fora, limpei tudo e voltei a ligar... na mesma... ai.... depois de fazer alguns testes, parece-me que o motor está mesmo nas lonas...

 

Apesar de ter sido dado, esse escumador estava a dar-me geito para ir poupando uns cobres...

Acabei por ir hoje á Bubbles Shop ter com o meu amigo Paulo...

 

Entre conversa e afins, acabei por trazer um BM NAC-7 para substituir este e 4 palhacitos (2 ocelaris e 2 Clarkii) :)

Este NAC7 foi uma agradável surpresa... Extremamente silencioso e com a qualidade de material que já estava á espera (já tive um BM NAC66c).

 

Vou ter que aguardar um dia para o nível de água baixar e estabilizar para depois acertar a afinação do escumador, mas do que já vi isto é muito eficiente na escumação... Sem dúvida a alguns anos-luz do RedSea Berlin X2 Venturi...

Deixo-vos aqui umas imagens das alterações na parte técnica...

 

E uma imagem geral do aquário (de frisar que o mesmo está com muita alga ainda e cyanos)...

 

dsc00415lc.jpg

 

Sai o antigo... Obrigado RedSea Emprestadado... Mas já foste!

 

dsc00416r.jpg

 

dsc00417z.jpg

 

Aqui está o novo Bubble Magus NAC-7

 

dsc00418z.jpg

 

Geral do Aquário...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, estou a gostar de ver a evolução do aquário no entanto e se ainda nao adquiriste uma unidade de osmose recomendava comprares uma para garantires que metes água no aquário com boa qualidade.

Reparei agora tas com um escumador BM diferente e que pelo meio puseste um Red Sea e o outro escumador parecia bastante melhor que o red sea e que agora este. Este ultimo BM parece muito pequeno para o aquário que é, isto é, o 1º BM parecia-me o ideal a longo prazo.

 

Também reparei que retiraste a vortech, foi por algum motivo em especial? A meu ver é melhor manteres a vortech em detrimento dessa que tens agora,

 

Relativamente as algas é ir osmose + bom escumador ;)

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

es nac7 vais mante-lo ou estas so a aguardar para comprar um melhor ?

 

Boas!

Este NAC7 é para manter, era o que eu tinha inicialmente pensado comprar para o meu aquário... Mas na altura estava melhor de "massas" e acabei por comprar o NAC66c.

Que era claramente sobre-dimensionado para o aquário que tinha (além de ser mais incomodativo a nível de barulho das bombas).

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Este NAC7 é para manter, era o que eu tinha inicialmente pensado comprar para o meu aquário... Mas na altura estava melhor de "massas" e acabei por comprar o NAC66c.

Que era claramente sobre-dimensionado para o aquário que tinha (além de ser mais incomodativo a nível de barulho das bombas).

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

 

o ser sobredimensionado é bom.. agora trocas-te um escumador de maior capacidade por um de menor capacidade. eu tenho 250 litros de agua e ja acho que o nac7 é pouco quanto mais com a litragem que tu tens.. quanto mais escumação melhor sempre ouvi dizer e tenho comprovado ao longo dos tempos.. acho que fizeste mal trocar pelo nac7 , pelo menos punhas o nac9 sempre ficavas melhor servido , esta a jogar muito ha pele com o escumador. a longo prazo vais sentir isso na pele.

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, estou a gostar de ver a evolução do aquário no entanto e se ainda nao adquiriste uma unidade de osmose recomendava comprares uma para garantires que metes água no aquário com boa qualidade.

Reparei agora tas com um escumador BM diferente e que pelo meio puseste um Red Sea e o outro escumador parecia bastante melhor que o red sea e que agora este. Este ultimo BM parece muito pequeno para o aquário que é, isto é, o 1º BM parecia-me o ideal a longo prazo.

 

Também reparei que retiraste a vortech, foi por algum motivo em especial? A meu ver é melhor manteres a vortech em detrimento dessa que tens agora,

 

Relativamente as algas é ir osmose + bom escumador ;)

 

Cumprimentos.

 

Boas!

Sou contra o desperdício e como tal e até que não exista Sistemas de Osmose com 90% a 95% de aproveitamento da água filtrada, não irei optar por esse sistema.

Actualmente tenho aperfeiçoado o sistema com água del cano, usando um repositor com um produto para metais pesados e cloro/cloramina.

Além desse produto coloco também um produto anti-fosfatos,silicatos na água. Estes produtos ficam sempre e dissolução, já que tenho uma bomba de 2000L/h a circular água dentro do repositor.

 

Além disso tenho também resinas anti-fosfatos no reactor de fosfatos na sump, que á partida me ajudam a reduzir o excesso de nutrientes da água.

Em breve vou alterar essas resinas para biopellets para precipitar os nutrientes.

 

Pois o que se passa na água e no aquário actualmente é um excesso de nutrientes que permitiu que as algas se propagassem... Vou aumentar em breve a população do aquário para aumentar a produção de carga orgânica.

Felizmente vivo numa zona com água de boa qualidade, e o meu colega que tem á 4 anos o seu aquário de 700L só com água da torneira e procedimentos semelhantes, tem tido o mesmo com elevado sucesso e umas cores e saúde no mesmo espectacular...

 

Requer mais alguns tratamentos mas a agua da torneira para mim é algo que não irei para já trocar...

 

Infelizmente a nossa vida dá algumas voltas e com a retracção da economia, todos sentimos na pele os "ajustamentos" que são necessários fazer...

E sendo este um hobbie que requer investimentos avultados tive que fazer algumas concessões em prol de conseguir algum dinheiro para me ajudar no orçamento familiar...

Assim vendi o meu BM NAC66c, pois o mesmo era muito grande o barulho das bombas incomodava-me... Visto que o meu tal amigo tinha esse RedSea á parte de um projecto dele do tamanho do meu, ele deu-me o escumador para me ir orientando.

Verdade seja dita o escumador até era bastante bom e eficiente na remoção da proteína (apesar do seu tamanho). No entanto a sua bomba pelos vistos já estava "cansada". A escolha do NAC7, teve a ver com vários factores...

Tecnologia provada com alguns anos e que mostra que este é dos melhores e mais acessíveis escumadores. Preço dele vs qualidade do material e poder de escumação. Este escumador (e poderão ver em fóruns estrangeiros) aguenta bem 500L bem carregados, e 700L semi-carregados. O que eu tinha dava para 1200L e 1000L Carregados, ou seja praticamente o dobro da litragem que tenho.

 

Em relação á bomba acabou por ser semelhante ao escumador... Precisava de dinheiro e acabei por ter que vender a vortech... Apesar da sun sun não fazer as paneleirisses todas dos modos de circulação de água, o seu fluxo e movimento não envergonha nada... e por apenas 27€, foi algo que oferece muito por pouco custo.

 

Agora só me falta mesmo é vender a calhar e meter um sistema de leds... Recentemente (alias até foi ontem dai a bomba ter dado o prego) alterei as condições de energia cá no apartamento, com uma redução da energia contratada e a passagem para o sistema bi-horário.

 

Portanto no fundo são ajustamentos que eu estou a fazer para tentar impedir que este hobbie se torne incomportável financeiramente... Pois como todos nós sabemos onde se gasta mais é na iluminação e no aquecimento.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo...

 

É uma pena dizer-te isto, mas acredito que com esses equipamentos que estás a utilizar agora e a insistir na questão da água da torneira, não tenho fé que os problemas desapareçam... as cianos já tomaram conta de uma grande parte do aquário, embora a carga orgânica tenha sido reduzida muito consideravelmente (tens muito menos peixes).

 

Quanto ao escumador ele é claramente insuficiente... esses escumadores têm de ser comprados "sobre-dimensionados"... e coloco entre-aspas porque eles na realidade não o são. A verdade é que eles divulgam capacidades que são completamente irreais levando o comprador ao engano... passa-se assim com a grande maioria das marcas. Eles divulgam a capacidade de 500L e na verdade dá para 150 ou 200L num aquário razoavelmente habitado... isto é a minha forma de ver claro. O outro estaria muito mais indicado para o teu tipo de aquário... ele tem um capacidade de 800L-1000L, o que dá uns 400L bem habitados (com uma razoável quantidade de peixes). E mesmo o Nac66c é capaz de não chegar para essa litragem toda.

 

Foi um erro colossal (a meu ver) retirares o escumador que tinhas e retirares a MP40. Se o aquário já não estava bom... estás a compromete-lo a ficar pior. É uma pena porque até investiste aí uma boa quantidade de € para isso dar certo e depois destes aí umas quantas ao lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ser sobredimensionado é bom.. agora trocas-te um escumador de maior capacidade por um de menor capacidade. eu tenho 250 litros de agua e ja acho que o nac7 é pouco quanto mais com a litragem que tu tens.. quanto mais escumação melhor sempre ouvi dizer e tenho comprovado ao longo dos tempos.. acho que fizeste mal trocar pelo nac7 , pelo menos punhas o nac9 sempre ficavas melhor servido , esta a jogar muito ha pele com o escumador. a longo prazo vais sentir isso na pele.

 

Boas!

Não pode ser... O NAC7 é mais que provado para aquários com litragens até 500L, se tens ele com 250L e o achas que está a escumar mal, então tens algum problema ou na afinação do mesmo, ou no nivel da água (25 a 27cm) ou na bomba dele...

 

Não pode ser... Dá uma vista de olhos pelos fóruns internacionais sobre o assunto e sobre o NAC7. É o mais bem sucedido escumador da Marca. Tens trocado o rotor de 6 em 6 meses? Ele trás um suplente para trocar e depois podes mandar vir ao custo de 10€ cada rotor mesh.

 

O Nac 9, tem o mesmo problema que o mesmo problema que o NAC6... A Bomba... A partir das de 3000L/h as atman tornam-se muito incomodativas, com um zumbido e vibração a meu ver excessivas (para não falar no consumo).

O Nac 9, tem tido queixas sucessivas (mais uma vez foruns internacionais) que a bomba faz muito barulho (e pudera é uma atman 4000L/h), apesar de escumar bem...

Para mim o rúido ou a falta dele é importante e nisso o NAC7 é uma maravilha!

 

Verifica lá bem isso do teu escumador e faz uma pesquisa sobre o assunto! :)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses escumadores são muito recentes (alguns anos apenas)... como podes afirmar que são muito bons e que têm muitas provas dadas? Eles são acessíveis sim... mas com a carga que a maioria do pessoal mete eles não chegam... têm obrigatoriamente de ser sobredimensionados...

 

Quanto à questão da água de osmose... mehhhhh... é o maior erro que cometes.

A grande questão é que alguns ajustes que estás a fazer são errados... podes pensar que poupas uns € em luz ou que poupas em trocar equipamentos... e arriscas-te é a desmotivares por completo e deitares o investimento que fizeste fora...

 

Eu já mostrei a mesma opinião por aqui no forum a outro projecto... é 1000x preferível investir em condições, fazer restarts para por a casa na ordem do que continuar a inventar (apesar de todos os avisos) e no fim acabar por fazer "shut down" ao projecto. Quanto a mim perde-se muito mais assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo...

 

É uma pena dizer-te isto, mas acredito que com esses equipamentos que estás a utilizar agora e a insistir na questão da água da torneira, não tenho fé que os problemas desapareçam... as cianos já tomaram conta de uma grande parte do aquário, embora a carga orgânica tenha sido reduzida muito consideravelmente (tens muito menos peixes).

 

Quanto ao escumador ele é claramente insuficiente... esses escumadores têm de ser comprados "sobre-dimensionados"... e coloco entre-aspas porque eles na realidade não o são. A verdade é que eles divulgam capacidades que são completamente irreais levando o comprador ao engano... passa-se assim com a grande maioria das marcas. Eles divulgam a capacidade de 500L e na verdade dá para 150 ou 200L num aquário razoavelmente habitado... isto é a minha forma de ver claro. O outro estaria muito mais indicado para o teu tipo de aquário... ele tem um capacidade de 800L-1000L, o que dá uns 400L bem habitados (com uma razoável quantidade de peixes). E mesmo o Nac66c é capaz de não chegar para essa litragem toda.

 

Foi um erro colossal (a meu ver) retirares o escumador que tinhas e retirares a MP40. Se o aquário já não estava bom... estás a compromete-lo a ficar pior. É uma pena porque até investiste aí uma boa quantidade de € para isso dar certo e depois destes aí umas quantas ao lado.

 

Boas!

Poderás ter razão em algumas coisas...

 

Mas felzimente eu faço alguma pesquisa sobre os produtos antes de os comprar...

Caso disso foram os escumadores que comprei (tirando o red sea)...

 

Cá nos fóruns portugueses não existe suficiente knowhow a nível de escumadores para ter uma ideia clara do mercado...

Todos os que podem vão para os da moda... (ATI, ATB, DELTEC, BUBBLE KING).

 

No entanto lá fora existe uma ampla base de utilizadores de BM, que podem e costumam dar um feedback ao longo do tempo dos escumadores.

O NAC7 não é nenhuma novidade no mercado e já tem um bom feedback em relação á sua performance (foi para mim mais difícil saber sobre o NAC66c na altura).

 

Portanto não creio que seja assim tão pouco eficiente como referes...

Em relação á bomba, foi mesmo uma questão monetária... O dinheiro que consegui pela bomba fazia-me falta e tive que fazer mesmo opções...

Se bem que te digo, a sun sun não envergonha mesmo nada em termos de circulação de água...

 

É possível que venha a por mais uma Resun de 4000L (esta sim sei que é fracota), do lado oposto para cruzar correntes e criar ali movimentos caóticos de circulação de água.

 

Obrigado e um abraço.

 

Paulo Eduardo

 

PS: Em relação á agua digamos que será uma experiência aqui minha... vamos a ver se consigo dar a volta a isto com água da torneira!

Não esquecer que o excesso dos nutrientes ainda deverá estar presente devido a ter sido totalmente cheio com água da torneira em Setembro...

Quero em breve precipitar isto com a biopellets e ver se consigo tornar o aquário pobre em nutrientes.

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo-te dizer que a escolha por cá em ATI, DELTEC, ATB e BUBBLE KING, não tem nada a ver com moda. São mesmo escumadores que têm muitas provas dadas cá... e lá fora também, é indiferente. São gamas totalmente diferentes de escumadores e não têm sequer comparação possível entre elas. O know-how que referes deve ser por falta de discussão... não quer dizer que as pessoas não saibam o que estão a fazer, e que por isso penses ser apenas "moda". Até te posso dizer que apesar de sermos muito pequeninos e comedidos nos gastos temos lá fora (nos forums internacionais) excelentes aquários... basta ires à procura. Não estou a dizer que seja mau investir num BM, mas a compra deve ser sempre no sentido de comprar muito sobre-dimensionado. Pelo preço sim... têm preços muito interessantes e conseguem fazer o seu trabalho satisfatoriamente, mas... mas...

 

Quanto à questão das pellets estás enganado... porque com a quantidade de ciano que tens deves ter os nutrientes zerados completamente. As pellets nem vão criar nenhumas bácterias para retirar nutrientes enquanto essas ciano andarem por aí. Para além disso com os peixes que tens neste momento não deves ter nitratos suficientes para dares o arranque nisso... mas isso é a minha opinião claro.

 

Em quatro meses o teu aquário já consumiu os nutrientes todos da água inicial... agora falta teres forma de os exportares. A presença das ciano indicam que eles não estão a ser exportados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Deixo aqui um tópico que encontrei rapidamente sobre o BM NAC7

 

- http://www.ultimatereef.net/forums/showthread.php?t=488482

 

Falamos de um aquário densamente ocupado e com todos os tipo de corais...

 

- http://www.manhattanreefs.com/forum/equipment/81215-bubble-magus-club-thread-2.html

 

- http://www.reef2reef.com/forums/equipment-lighting-hardware-diy-discussion/56107-bubble-magus-club.html

 

E existe um tópico só sobre Bubble Magus, com mais de 30 páginas onde este escumador é extensivamente falado... (se bem que nesta rápida pesquisa não o encontrei).

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo-te dizer que a escolha por cá em ATI, DELTEC, ATB e BUBBLE KING, não tem nada a ver com moda. São mesmo escumadores que têm muitas provas dadas cá... e lá fora também, é indiferente. São gamas totalmente diferentes de escumadores e não têm sequer comparação possível entre elas. O know-how que referes deve ser por falta de discussão... não quer dizer que as pessoas não saibam o que estão a fazer, e que por isso penses ser apenas "moda". Até te posso dizer que apesar de sermos muito pequeninos e comedidos nos gastos temos lá fora (nos forums internacionais) excelentes aquários... basta ires à procura. Não estou a dizer que seja mau investir num BM, mas a compra deve ser sempre no sentido de comprar muito sobre-dimensionado. Pelo preço sim... têm preços muito interessantes e conseguem fazer o seu trabalho satisfatoriamente, mas... mas...

 

Quanto à questão das pellets estás enganado... porque com a quantidade de ciano que tens deves ter os nutrientes zerados completamente. As pellets nem vão criar nenhumas bácterias para retirar nutrientes enquanto essas ciano andarem por aí. Para além disso com os peixes que tens neste momento não deves ter nitratos suficientes para dares o arranque nisso... mas isso é a minha opinião claro.

 

Em quatro meses o teu aquário já consumiu os nutrientes todos da água inicial... agora falta teres forma de os exportares. A presença das ciano indicam que eles não estão a ser exportados.

 

Boas!

Peço desculpa que não queria dizer falta de "know how", era falta de discussão sobre os produtos (devido ao mercado diminuto talvez). O que implica não haver base suficiente com alternativas de produtos para se poder comparar...

Isto por cá...

 

Então achas que a biopellets não me vão trazer qualquer benefício?

Eu posso rápidamente destruir as cyanos (caso seja necessário uso o antired da aquamedic, que é bastante eficaz), a questão é... ainda não o fiz porque pretendo saber o que se está a passar para elas aparecerem (houve uma altura que tinham já desaparecido).

 

Achas que será fosfatos e silicatos em presença? Apesar no meu teste de fosfatos ter transparente a coloração (ou seja não tenho...). Mas a verdade é que eu acho que devo ter na mesma os fosfatos...

Quando falas de exportação é os mesmos ficarem sempre cá em cima e não irem para baixo para o escumador correcto?

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em nenhum deles se vê fotos dos aquários... como podes saber que tipo de carga eles têm? A palavra em si é altamente relativa...

Só se vê imagens da trampa que eles tiram depois de serem ligados... se eu desligar o meu escumador 1 semana, quando o voltar a ligar vai tirar trampa que nunca mais acaba... isso não prova a sua eficácia. A eficácia prova-se com muito bons resultados nos vivos e na saúde do aquário

 

A questão aqui é simples... eu não digo que eles sejam maus escumadores e que não tirem porcaria do aquário. A questão é se chegam ou não para a necessidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho-te a ver um tópico no forum da concorrência acerca do uso de eritromicina "Secção geral...". No final tens lá a minha contribuição da discussão... lê o que lá está e acho que deves ficar esclarecido sobre o assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em nenhum deles se vê fotos dos aquários... como podes saber que tipo de carga eles têm? A palavra em si é altamente relativa...

Só se vê imagens da trampa que eles tiram depois de serem ligados... se eu desligar o meu escumador 1 semana, quando o voltar a ligar vai tirar trampa que nunca mais acaba... isso não prova a sua eficácia. A eficácia prova-se com muito bons resultados nos vivos e na saúde do aquário

 

A questão aqui é simples... eu não digo que eles sejam maus escumadores e que não tirem porcaria do aquário. A questão é se chegam ou não para a necessidade.

 

Boas!

Essa é a grande questão!!

Neste momento e visto que não podia despender muito guito (pois o escumador que tenho á muito andado a namorar é o ATI PowerCone 250i), era a melhor opção...

Não quer dizer que vá morrer com ele, mas se ele me der para o gasto, terei poupado alguns cobres e fará o mesmo serviço que outros.

 

Algo como eu tinha na minha casa... Tinha contratado: 6.9kva´s... tive assim durante 8 anos... Ontem vieram cá e mudaram-me para 3.45kva´s... Já tive a testar e para a utilização que se faz dá perfeitamente e o quadro não vai abaixo.

Claramente estava sobre-dimensionado para os meus gastos... no entanto andei durante 8 anos a pagar 10€ de aluguer mensal da potencia, quando poderia apenas ter gasto 5€ que é o que vou passar a pagar daqui para a frente.

 

Sim sou culpado, mas quando se está melhor na vida é possível estes desperdícios... Depois é que vem o wakeup call...

 

Sorry o offtopic!

 

Aconselho-te a ver um tópico no forum da concorrência acerca do uso de eritromicina "Secção geral...". No final tens lá a minha contribuição da discussão... lê o que lá está e acho que deves ficar esclarecido sobre o assunto

 

Sim eu vi e foi bastante elucidativo a explicação das várias causas das cyanos...

No meu caso qual achas que será a causa?

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Completamente de acordo... desde que saibas que estás limitado com ele está tudo na boa. Não é o escumador que vai trazer grandes problemas... desde que não abuses na carga.

 

Já não posso ter a mesma opinião da água da torneira... essa menina faz-te gastar mais dinheiro do que aquilo que pensas.

 

Por causa dela dá ideia que já compraste reactores, pellets, resinas, adicionas uma série de químicos no aquário, etc

E os peixes que já morreram pelos desequilíbrios, e os corais?

Com 70€ fazias a festa com uma osmose... e o aumento no consumo de água seria tipo 2€ ou 3€...

 

Quanto já gastaste por causa dela? E a desmotivação que já te trouxe? :/

Percebes a questão?? ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.