LUZES LIGADAS DE NOITE

Recommended Posts

Boas,

eu tenho as minhas luzes ligadas das 17h ate as 24h e depois das 7h ás 10h...

Não e muito normal mas e que não tenho co2 e com a luz elas crescem mais...a meu ver...não sei se ta correcto :?:?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Partilhar nas redes sociais

Vivas.

eu tenho as minhas luzes ligadas das 17h ate as 24h e depois das 7h ás 10h...  

Não e muito normal mas e que não tenho co2 e com a luz elas crescem mais...a meu ver...não sei se ta correcto  

A meu parecer parece-me um pouco estranho. Não farias melhor se as deixasses ligadas, tipo, das 14 às 24 (o que eu uso)??

Isso não te deixa os peixes stressados? Se calhar não, por já estarem habituados. Mas quando introduzes peixes novos no aquário eles não estranham um bocado?

Isto é a minha opinião. Como é óbvio, és livre de seguir as tuas ideias.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

A meu parecer parece-me um pouco estranho. Não farias melhor se as deixasses ligadas, tipo, das 14 às 24 (o que eu uso)?

Eu também tenho de usar 2 periodos de iluminação. Como só está gente em casa de manhã cedo e ao fim do dia tem de ser (por causa de alimentar os peixes).

Entretanto a luz do dia já ilumina a sala e esse "fotoperiodo do meio" já é mais a"atenuado"...

Até ver não tenho notado nada de anormal nos meus. :wink:

Julgo que é indiferente manter as luzes ligadas durante o dia ou durante a noite... Cada um define o fotoperiodo que lhe é mais conveniente (desde que não sejam ultrapassadas as 12h de iluminação).

Cumprimentos,

Nuno

Oi novamente.

Tal como disse, "acho estranho". Não que seja errado. Quando digo estranho, quero dizer fora do comum (na Natureza não é assim). Como é óbvio, se os peixes não se ressentem, nada indica ser um procedimento errado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Tal como disse, "acho estranho". Não que seja errado. Quando digo estranho, quero dizer fora do comum (na Natureza não é assim). Como é óbvio, se os peixes não se ressentem, nada indica ser um procedimento errado.

Luís, ninguém disse que era errado. :wink:

De facto não é comum... Mas enfim... quando tem de ser tem de ser. :arrow:

Cumprimentos,

Nuno

Oi Nuno Miguel.

Os peixes também se alimentam de noite (luzes apagadas), por isso não vejo qual o problema.

E na minha opinião nada melhor que tentar ao máximo repoduzir o habitat natural das nossas espécies.

Mas são opiniões.

Um abraço para todos

Em relação aos dois periodos de iluminação. Dizer que é errado é radical demais, cada um adapta-se como quer e pode.

No entanto as plantas têm comportamentos diferentes com dois períodos de luz e os seus ciclos são interrompidos se não forem as 10 a 12 horas continuas.

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Não me parece nada errado. Imaginem um lago ou rio na Natureza: é bem provável que ao longo de uma parte do dia este esteja à sombra durante uma parte do dia, provocada por alguma árvore ou rocha. Só algumas plantas mais exigentes é que se poderão ressentir.

Não me parece nada errado. Imaginem um lago ou rio na Natureza: é bem provável que ao longo de uma parte do dia este esteja à sombra durante uma parte do dia, provocada por alguma árvore ou rocha. Só algumas plantas mais exigentes é que se poderão ressentir.

Sem querer entrar em controvérsias, estar à sombra num período de tempo ou estar sem luz no mesmo período de tempo, não é a mesma coisa.

Embora seja literatura comercial, este pdf contem dados muito interessantes (na minha opinião claro) sobre configurações e considerações sobre iluminação entre as quais, e passo a citar:

Taking a "lunch break" in the lightning exposure is unnatural and interferes with the biorythm of the plants.

Podem fazer o download do documento neste link:

http://www.jbl.de/uk/downloads/uk_solar_light.pdf

Fiquem bem

Vlad!

na minha opinião acho que devemos "retratar" o mais fielmente possivel a natureza... eu tenho um programador diario que liga e desliga a luz de 12 em 12h...(são baratos nas lojas dos chineses ou dos marroquinos) liga as 11am, para não me acordar muito cedo e desliga as 11pm :wink: é simples barato e nao dá milhões :?

abraço

Gonçalo

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Ter um fotoperiodo de 12H e dar de comer várias vezes uma quantidade pequena. Dar de comer duas vezes por dia é apenas melhor do que dar uma vez, não quer dizer que seja uma regra de ouro, ao contrário dos tempos de iluminação.

Vlad!

Vivas.

Isso não te deixa os peixes stressados? Se calhar não, por já estarem habituados. Mas quando introduzes peixes novos no aquário eles não estranham um bocado?

I

Boas,

ainda a 2 dias introduzi uns Apistogramas cacuatoides "doble-red" e deram-se muito bem com este sistema de iluminaçao...mas so ah uma coisa...e que eu apanho luz directamente do sol prai das 8h ate as 18h...

Vejam o meu semi plantasdo e vejam onde esta situado...

Eu so ligo durante a noite porque as plantas de dia seguem todas para o lado da luz...e de noite compenso...

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Viva novamente.

Não querendo entrar novamente no assunto da interrupção, ou não, do fotoperíodo (leia-se: "não querendo bater mais na mesma tecla"), até porque já expressei a minha opinião acerca desse assunto, deixo agora uma nova pergunta:

Não tens luz a mais?? Óbvio que não pergunto por potência, mas sim por tempo. Fazendo as contas: das 7 às 10, mais o período "fraco" da luz solar até às 18 e mais o das 17 às 24; dá no total 17 horas de luz, tudo bem que não tem sempre a mesma intensidade, mas deve ser o necessário para manter os peixinhos acordados. E se eles forem como eu, dorminhocos, não devem gostar de ter apenas 7 horas de "sono" por dia. Como já referiram aqui, o período de iluminação não deve exceder as 12 horas.

Será que faz algum mal? Ou deixa apenas os peixes "acordados" durante mais tempo?

Cumprimentos

Luís Fortunato

oi!

ivanpantz acho que deve ser stressante para os peixes mas a médio prazo... isso acontece comigo quando, por exemplo, estou a semana toda a dormir apenas entre 5 a 7h por dia... ao fim da semana ando de rastos... nao por cansaço fisico mas por desgaste... penso que com os peixinhos deva acontecer o mesmo...

pelo menos eu nao gostaria de tar tanto tempo acordado... :P mas tambem se o aquario tiver algumas sombras ou locais onde eles se possam esconder, falcilmente vão dormir uma sesta, não? :roll:

Abraço

Gonçalo

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Sendo assim o que é que está "errado"?  

Comer 1x por dia e ter um fotoperiodo seguido de 12h ou comer 2x mas para isso ter de recorrer a 2 fotoperiodos?  

aqui não se trata de saber quem está certo ou errado mas sim trocar opiniões e experiências.

A minha achega para este debate é o seguinte: em muitos aquários de recife procura-se simular ao máximo o fotoperíodo, com o acender e desligar das luzes gradualmente, de forma a simular ao máximo o nascer e por do sol. Quanto à alimentação, muitos são os que alimentam os peixes apenas 1 ou 2 vezes por semana (na natureza o alimento também não abunda como nos nossos aquários...).

Pessoalmente, defendo que se deve simular os ciclos da natureza, o mais possível.

Mas isto é apenas a minha opinião e contribuição para este tipo de reflexão.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Eu tenho as minhas luzes ligadas da 8 da manha ás 9 da noite!

Para mim fonciona bem este sistema, e as plantas estão a cresçer muito bem. Na minha opnião tb axo que se deve manter o mais possivel de um ambiente natural!

Agora se está errado ou nao outros sistemas nao sei! Cada um sabe do que é melhor para si ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!