PROJECTO PLANTADO/REEF 600L


Recommended Posts

  • 5 semanas depois...
  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas a todos,

 

Desculpem-me pela demora na resposta mas estive de férias e só agora recuperei a minha máquina fotográfica.

 

 

Podes tirar uma foto à base do movel onde assenta o aquário?

 

Esse peso todo em cima de madeira, pelo que percebi flutante, se as cargas não forem bem distribuidas pelo chão vais ter problemas de afundamento do móvel na madeira.

 

A foto da estrutura já aqui está (na 1ª página deste tópico). A base é diferente da parte de cima, pois não tem as barras perpendiculares.

 

No que diz respeito ao afundamento do soalho, ele realmente aconteceu, mas foi discreto e não se nota a não ser que se ande à procura de alguma coisa. :D

 

No que diz respito ao custo do substrato, não posso dizer pois foi uma prenda e eu não sei. Deve ter sido bem carote (a rondar os 400 ou 500€).

 

Quanto ao preço dos vidros, não sei exactamente mas ficaram por cerca de 280€ ou 300€ (comprados directamente à fábrica e sem as arestas feitas).

 

No que diz respeito à areia alcalina, foi uma solução foleira até "apanhar" uma areia branquinha não alcalina (estava a ver se evitava a Rio Negro Sand que é uma fortuna) mas não consegui e já estava desejoso de o encher :) .

 

Não tive qualquer problema com algas mas também faço mudanças de 40% 2 vezes por semana :lol: .

 

O meu maior problema começou mesmo a ser o PH!

 

Ontem tirei a areia toda pois o PH começou este mês a subir com regularidade (o substrato e os troncos compensaram isso no inicio, mas agora acabou-se :lol: ). Fiquei com o aqua todo branco (parecia um salgado em arranque :D ) durantre 1 dia, mas já está outra vez normalizado. Devo ter o filtro cheio de areia, mas enfim, os discus não tinham culpa do dono irresponsável... :D :)

 

Entretanto, para tirar toda a areia arranquei um montão de eloacharis e de criptocorynes que estavam perto do areal.

 

Agora está um bocadinho fanhoso, mas vou postar umas fotos para verem como evoluiu. Quando achar uma areia boa, bonita e barata (será realmente possível???) fica bonito de novo :? .

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

Porque não colocas mais Aquasoil em alternativa à areia? Pessoalmente acho que, neste layout que fizeste, tudo com o mesmo subtracto ficaria melhor por 3 razões: primeiro não conseguirias controlar o crescimento da Eleocharis e outras plantas que se propagam por runners impedindo a propagação para a areia, o que te levaria a que a areia ficasse toda tapada por essas mesmas plantas e deixasse de se ver como, penso eu, não seja a tua intenção ( que ela fique tapada); segundo porque não existe um limite físico entre os dois substractos como pedras ou troncos, o que, na minha opinião, dá um ar pouco natural e mais tarde ou mais cedo haverá mistura de substractos quando, se calhar, esse não é o efeito pretendido; terceiro porque retirarias a causa da subida do pH.

 

Mudas de 40% 2 vezes por semana? Isso dá à volta de quê, 200 litros??? Autch. Fazes isso por causa dos discus ou por causa das plantas? Porque pelas plantas não precisas de te preocupar muito. Basta uma TPA pequena para repor alguns nutrientes em falta. Será que os discus precisam de tanta percentagem de água mudada? Não percebo nada de discus mas começo-me a interessar e sei que as trocas são importantes no seu desenvolvimento, mas pensava que isso referia-se sobretudo a aquarios poucos plantados ou mesmo sem plantas nenhumas.

 

Estou curioso pelos updates. Quando tiveres tempo força nisso.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Realmente essa hipótese (de pôr + substrato em vez de areia) já me ocorreu. Mas sabes que não é uma decisão fácil, pois gosto muito da minha praia. Quanto à mistura do substrato com a areia, acho que tens razão: é difícil de evitar! Mas não impossível através de umas bonitas rochas cobertas com hemiantus ou com riccia.

 

O meu maior problema é mesmo o ph. Só me falta mesmo o $ para a Rio Negro Sand...

 

 

Quantos aos 400L semanais de TPA, faço-os pois ainda não tenho o aqua estável e o filtro ainda tinha poucas massas filtrantes (cerca de 2/3 da capacidade). As plantas estavam com um pouco de algas e a água um pouco turva.

 

Agora que já enchi completamente o Filtro - O EHEIM PROIII tem 3 cestos que supostamente seriam para encher 1 com efimech e 2 com ehfisubstrat Pro. Ee troquei e pus 2 com mech e 1 com substrat. - creio que vai estabilizar um pouco mais.

 

Logo ponho as ditas fotos.

 

Abraço,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

Tal como combinado, aqui estão as fotos actualizadas.

 

A areia foi (quase) toda removida e tive de redistribuir o espço junto à praia, facto que justifica a não existência de plantas (eloacharis) nessa zona.

 

Quanto à gordura na àgua, deve-se ao facto de estar a fazer uma desparazitação (de rotina) nos discus e tenho usado mais comida congelada.

 

Pic_677_12.jpg

Frente que dá para o escritório (desculpem o reflexo do monitor)

 

Pic_677_13.jpg

Lateral

 

Pic_677_14.jpg

Provavelmente o maior SAE do mundo!!! :lol::lol::lol::lol:

 

Pic_677_15.jpg

Frente que dá para a sala

 

Como podem ver a eloacharis cresceu bem, mas o maior e mais surpreendente crescimento foi o das criptocorynes (arranquei no Domingo alguns 6 pés :shock: ).

 

A polisperma está sempre a bombar (quando vim das 3 semanas de férias ocupava-me quase todo o aqua) VEJAM:

 

 

Pic_677_16.jpg

Do outro lado estava igual :?

 

Agora espero pelo pladur, pela Rio Negro Sand e pelo repovoamento da eloacharis. Depois descanso :D

 

Abraços e não me poupem a todas as sugestões.

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tá muito porreiro. Um senhor aquário mesmo!!

Só faltam umas cadeiras de lona e uns guarda-sois para os discus abancarem nessa praia.

 

O que dizer... está lindo.

 

Já agora, qual é a fauna desse teu aquário?

 

Desde já obrigado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Quando houver concurso de aquários dessa categoria já sei em quem votar (se concorreres...) :shock:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís,

 

Obrigado pelas tuas palavras.

 

No que diz respeito à fauna temos:

 

4 discus de 15 cm (1turquesa 1white pigeon 1snakeskinred e 1pigeon comum)

1 Altispinosa (10 cm)

1 Botia Palhaço (9 cm)

2 Ancistus Dolicopteros (11 cm)

2 hipancistus Zebra (5 cm)

2 L18 (Golden Nuggets) (15 cm)

1 Queen Arabesque (11 cm)

40-50 Cardinais

15 caridinas japonica

 

Ando a ponderar na hipótese de acrescentar mais 2 discus, mas estes andam tão bem que tenho medo de estragar a harmonia e sobrecarregar demasiado o sistema. O layout também precisa de respirar...

Ando a pensar nisso.

 

Abraços,

 

Miguel

 

Abraço

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou mais do que suspeito quanto a esse tema :roll: mas porque não colocares um leito de folhas secas na tua praia?

 

Além de ser "biotopicamente correcto", dá um efeito estético particularmente atraente e ajuda a tamponar o pH à custa dos ácidos húmicos.

 

O aqua está um espectáculo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

mas porque não colocares um leito de folhas secas na tua praia?

 

Além de ser "biotopicamente correcto", dá um efeito estético particularmente atraente e ajuda a tamponar o pH à custa dos ácidos húmicos.

 

Como assim? Podes-me explicar/mostrar o que queres dizer com o "leito de folhas secas"? Pode ser uma ideia.

 

Obrigado e abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes-me explicar/mostrar o que queres dizer com o "leito de folhas secas"?

 

Está tudo aqui ;)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23807

 

Se tiveres dúvidas diz.

 

Acho que aquela parte da praia ficava LINDA se desembocasse em 2/4 cms de folhas. Se estas fossem bem escolhidas de modo a terem cores e formas variadas então era excelente (sobreiro, azinheira e carvalho).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois é,

 

As folhas também ficam muito bonitas (parabéns).

 

Tenho de tomar uma decisão. Estou a pensar "rachar" um saco de Rio Negro Sand com um amigo. Se ele aceitar vou mesmo por aí.

 

 

Senão acho que vou pelo Aquasoil ou pelas folhas (sempre dá menos trabalho na manutenção, porque isto das praias é um filme de manter em condições).

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fixe :twisted:

 

acho que ficava ai a matar uma tiger lotus no meio do aqua (perto das crypto), as plantas que tens não precisam de muita luz por isso não devem ressentir-se da falta de luz.

 

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No que diz respeito à colocação da tiger lotus, não concordo. Se reparares tenho usado apenas plantas longilíneas, que acompanhem os ramos do tronco. As únicas plantas mais arredondadas que pus são as anubias nana, mas quero ficar por aí.

 

Reconheço no entanto que poderia ficar uma abordagem interessante, mais numa aproximação ao estilo holandês.

 

Como estou mais numa de Nature, vou tentar fugir a isso. :crazyeyes:

 

Entretanto o pladur etá finalmente a chegar. Quero ver se neste fim de semana fica tudo prontinho.

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim Mendez,

 

Então temos:

 

Eloacharis acicularis - a espalhar-se por todo o substrato, estando com alguma relutância a entrar pelas zonas de sombra por baixo dos troncos;

 

1 Echinodorus uruguayensis - Quero ver se compro mais. Adorei esta planta.

 

7 ou + Cryptocorynes - São uma praga. Mas bonita ... :lol:

 

4 Echinodorus Ozelot "Green" - muito pequeninas, nas zonas de sombra (estavam quase a morrer no meu antigo aqua e agora estão a recuperar.

 

Hygrophila polysperma - Estão como podem ver, sempre a crescer alucinantemente junto à coluna seca e por cima dos troncos. Podo-as todas as semanas sob risco de me começarem a cobrir o aqua todo.

 

Anubias nana - Puz algumas (6) espalhadas nos troncos grandes e uma no pequenino junto à praia (não gostei muito deste e vou tirá-la dali e juntá-las às outras).

 

 

Musgo de Java - Coloquei um bom bocado na semana passada para ver se tenho desova das Caridinas. Está a atorfiar um bocado (espero que seja só a adaptação...)

 

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Fiquei espantado com a Hygrophila polysperma... Nunca pensei que crescessem tanto  :shock:

 

Eu também! Já sabia que ela crescia muito e depressa, mas triplicar em 3 semanas é obra!!! :roll:

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas a todos,

 

Infelizmente vou ter de vender este menino porque a minha casa nova não o comporta mesmo. :crazyeyes:..

 

Mas vou fazer outro, mais pequenino, mas também ambicioso. Depois ponho fotos.

 

Abraços a todos os que participaram nesta discussão tão proveitosa.

 

Até breve,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá MIX

 

Apesar da dimensão "generosa" do teu aquário, dá para ver que ele se situa entre o que parecem ser dois pilares da estrutura da moradia, e que se trata de uma habitação com pouca idade, ou seja, construída não há muito tempo, o que em termos de processo construtivo garante alguma tranquilidade no que se refere à qualidade da sua estrutura.

 

Nas condições de apoio que referi, após o carregamento (enchimento do aquário), alguns sinais exteriores como pequenas fissuras nas paredes, o aquário aparecer desnivelado, etc, significam que as cargas se estão a redistribuir e não que a estrutura está em colapso eminente, o que penso não vir a acontecer.

 

A estrutura tem seguramente reserva de resistência para se adaptar a essas cargas. O que significa é que o coeficiente de segurança, ou coeficiente de "cagaço" como já foi designado aqui no forum noutro tópico, ficará abaixo dos valores regulamentares e que em caso da ocorrência de um sismo mais violento poderá ter alguns reflexos negativos, sendo que um deles será o aquário romper e vazar a água, mas não passará daí.

 

Seguramente que irás ter alguns problemas com o pavimento flutuante em madeira uma vez que o peso do aquário irá impedir que a madeira se dilate nessa zona devido ao aumento do atrito aparecendo eventualmente algumas juntas entre tábua abertas e ainda a possibilidade de a madeira se deformar aparecendo zonas mais baixas ou mais altas do que outras. No entanto não passará daí.

 

Convém durante algum tempo manteres observação cuidada sobre a eventual evolução das fissuras nas paredes e na laje do tecto do piso inferior (na zona sob o aquário), que em condições normais tenderão a estabilizar e a ser resolvidas com uma simples pintura. No entanto se persistir alguma preocupação telefona-me (962002252) que eu estou disponível para ir a tua casa analisar o assunto e ajudar a resolver algum problema que possa ocorrer.

 

Deixando de lado a questão estrutural da tua casa, quero-te dar os parabéns pelo projecto e desejar que rapidamente a "bicharada" se desenvolva em paz.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde José Manuel,

 

Agradeço imenso os conselhos e a disponibilidade para te deslocares e analisares a questão pessoalmente, mas agora, tal como disse à 2 posts atrás, vou vendê-lo.

 

Ele esteve 2 anos no sotão de minha casa (um duplex no 4º andar de um edifício) e realmente apareceram umas ligeiras fissuras na parede, mas que passado 2 ou 3 dias do aqua cheio nunca mais cresceram e nunca me senti em perigo, nem vi desnivelamentos ou afundamentos no chão.

 

Agora, como também já disse, vou fazer um bem mais pequeno (100X50X50) e por isso nem vou ter de pensar neste tipo de problemas! ;)

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.