PROJECTO PLANTADO/REEF 600L


Recommended Posts

Boas a todos,

 

Cá por casa, resolvi aumentar o espaço disponível - DENTRO DE ÁGUA :arrow:

 

Vou por isso passar os meus discus, L's, cardinais etc, para um sonho de plantado que terá cerca de 600 litros.

 

REEF, porque o vou construir, para que daqui a 2 anos, quando mudar de casa, poder aumentar o plantado e passar este para REEF.

 

 

A única coisa que tenho para já são os passa-muros (na minha opinião a primeira coisa a comprar antes de mandar fazer um aqua...) para pôr na coluna seca (que irá estar desativada durante estes 2 anos)

 

São 2 passa-muros de - 1 1/4 (polegadas) - € 14,47

e 2 passa-muros de - 2 (polegadas) - € 23,13

 

Comprei tb 2 tampas para os vedar enquanto estiver a usar o aqua como plantado (para o caso de me cair alguma àgua na coluna seca, não me molhar o chão)

 

2 Tampões Fêmea PVC de 2 (polegadas) - € 6,66

2 Tampões Fêmea PVC de 1 1/4 (polegadas) - € 3,90

 

Total de custos em PVC - € 48,17 (c/IVA) na A.A. Gonçalves Ferreira & CA. que é na Rua dos Lusíadas em Alcântara.

 

Pic_677_27.jpg

A foto de todas as peças

 

Posso-vos já adiantar que a construção do aquário ficará a cargo do membro Regal e que a iluminação está a ser feita pelo membro Ramirezi. A estrutura que suporta o aqua foi feita pela Aluzóia (serralharia).

 

Vou pôr preços e fotos de tudo na 2ª feira.

 

Aqui está o desenho do aqua propriamente dito.

 

 

Pic_677_26.jpg

 

Abraços a todos,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois é,

Parece-me que é desta que o vou receber :D !

 

Os gajos da vidreira que me furaram os vidros fizeram o favor de se enganar nas distâncias e puseram-me os furos a apenas 3cms do bordo do vidro - como dizem que o mínimo é de 6cm (e eu já estava disposto a arriscar nos 5,5 para ganhar mais 18L :oops:) mandei-o para trás e só agora o recebi de volta.

 

O Regal disse que ia ver se mo conseguia montar depressa mas não me deu o prazo exacto.

 

O que me está a preocupar é trazêlo para o sotão - os vidros pesam ao todo 170KG :oops::shock::shock::shock: !!!!!

 

Vou precisar de algo que me ajude a subir um vão de escadas. Já ouvi dizer que no AKI há uns carrinhos de transporte de mercadorias com 3 rodas que sobem escadas... :roll:

 

 

Para quem monta aquários grandes este é um problema que concerteza já enfrentaram. Como é que fizeram? Guindaste :D ?

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...tambem tenho um aqua mais ou menos com essas dimensões, que tambem foi montado pelo regal..

 

Pic_2389_9.jpg

 

Agora a parte dificil...foram preciso 5 gajos (bem constituidos) para levarem o aqua para o 1 andar; Aquilo tem de ser levado com mto cuidado para n bater nas curvas...

 

Se moras num predio aconselho-te a verificar o espaço que tens nas escadas..porque se não curvar...chapeu ...tens de chamar a grua...

 

PS: não te esqueças de oferecer o jantar à malta que for alencar com isso...ehehehhe

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

 

Já estou "um bocado" pró preocupado. Eu sabia que ia ser bastante pesado, mas nunca pensei que chegasse aos 170Kg só em vidro :D .

 

Vou ter de juntar uma tropa para me ajudar. Entretanto já tenho os troncos. São Lindos! Logo ponho um foto dos meninos ! :D

 

Abraços,

 

Miguel

 

P.S. - MigL se a tua vivenda tiver 2 andares e não tiveres elevador poderias ficar com um problema igual ao meu caso o quisesses lá em cima... (a minha casa tem 2 andares e eu fui remetido para o andar superior :shock: )

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

 

Tal como combinado aqui estão as minhas primeiras decorações. 2 tronquinhos um com 55X35cm e o outro 85X50cm.

 

O mais pequeno custou-me 20 euros e o grande 40 euros ambos comprados numa loja na Damaia.

 

Pic_677_28.jpg

 

 

Já agora mostro-vos o espaço destinado para o aqua.

 

Pic_677_30.jpg

Por tras das cadeiras do lado esq.º está uma caixa filtro - começa exactamente aí e vai até à parede do lado direito.

 

 

Aqui podem ver mais de perto

Pic_677_31.jpg

 

É da ponta da caixa do filtro, passando pela futura sump, até ao futuro refúgio :D :D :D (tou a brincar!)

 

Abraços a todos,

 

Miguel

 

P.S. - É verdade, a estrutura vem da galvanização amanhã! :)

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons projectos, grandes aquas, tambem quero um desses :D :lol::oops:

 

Mix fiquei curioso, tens o avalo tecnico do arquitecto da casa pra montares um aqua desse calibre no sotão? Vê lá se depois n chegas a casa e dás com o aquário cá em baixo no meio da sala e os peixes sentadinhos no sofá a verem o National Geographic. :) :D :D

 

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo,

 

Tens a certeza que consegues arranjar maneira de por o aquário na sala? É que parece uma água furtada e geralmente não existe muitos bons acessos e muito mais para por um aquario com essas dimenções (peso),

eu tenho um aqua de 200x50x65 e foram 4 gajos para alancar com isso até 1º andar e acredita que é MESMO MUITO PESADO. Todos nós ficamos estourados!!

 

aaDSCF1775.jpg

 

....pensa bem .... mesmo muito bem !!!!

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

 

Eu o aval técnico não tenho. O Sotão tem placa e como o aqua fica entre uma parede e uma coluna pensei que não havia problema.

 

O meu maior receio é que foi aberto um roço para canalizações mesmo por baixo do sítio onde ele ficará :? .

 

Não sei quem é que me poderá dar esse aval técnico, pois eu deste prédio só conheço o empreiteiro e o gajo é um tangas :wink: .

 

 

Qualquer arquitecto está habilitado para isso?

 

Abraços,

 

 

Miguel

 

P.S. - Rui, os teus aquas não precisam de ser grandes, já são lindos ! :D

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te quero assustar mas aconselho a não meteres ai o Aqua, pois as lajes estão calculadas em média para aguentarem cerca de 200Kg por m2.

Fazendo contas

Vidro - 180Kg

Água - 60x185x50=555Kg

Areão e fertilizante - 60x1.85x10cm(altura do areão)=11Kg

Filtros e massas - cerca de 10Kg

Móvel - cerca de 25Kg

Rochas e madeiras - cerca de 40Kg

Total 180+555+11+10+25+40=821Kg

 

Área de assentamento do Aqua-

185x60= 1,11m2

 

Ou seja 1,11x200Kg= 222Kg (essa zona onde queres meter o Aqua foi calculada para aguentar 222Kg e não 821Kg

Mesmo que a laje esteja sobredimensionada poderá aguentar o dobro 444Kg.

Já vi Aquas em situações parecidas mas isto não passa de um conselho meu.

 

Um abraço e manda um Mp caso tenhas lido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Agora conseguiste-me assustar a sério :cry:200Kg?.

É que ainda por cima fizeste mal as contas :( . As reais são bastante superiores a isso:

 

Vidro - 170Kg

Água - 60x185x55=610Kg

Areão e fertilizante - 60x1.85x8cm(altura do areão)=63Kg

Filtros e massas - cerca de 30Kg

Móvel - cerca de 40Kg

Rochas e madeiras - cerca de 20Kg

Total 170+610+63+30+40+20 = 933Kg !!! :cry::cry:

 

Área de assentamento do Aqua- 185x60= 1,11m2

 

841Kg p/ m2 :? é sem dúvida muito longe desses 200Kg :)

 

O meu antigo pesava 450Kg numa área de 120X45cm (o que dá 0,54 m2).

 

Mas isto tb dá 833 Kg por m2... (e esta é uma medida muito comum em casa de toda a gente, certo? Tens a certeza disso dos 200Kg?

 

Já vi Aquas em situações parecidas mas isto não passa de um conselho meu.

 

E o que aconteceu nesses casos que viste?

 

 

 

Aproveito para pôr mais umas fotos (já com a estrutura) para que os experts de contrução possam dar o seu parecer. Se não o puder pôr aqui não o poderei por em mais lado nenhum 8) .

 

 

Pic_677_24.jpg

De um lado - Reparem que tem um pilar logo à esquerda e a parede á direita

 

Pic_677_33.jpg

Do outro lado oposto

 

Pic_677_32.jpg

O pilar à esquerda é a chaminé das cozinhas (é um 4º Andar) o da direita é de estrutra mestra e a parede ao fundo é de separação para outro prédio.

 

O que acham?

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas de novo,

 

Fui buscar o aquário ontem de manhã ao Cacém, à "oficina" do user Regal. Apesar dos avisos, perdi a cabeça e trouxe-o mesmo cá para cima.

 

Aqui está ele já com a minha peixinha de 4 anos (desculpem Nuno e Diogo mas isto realmente pegou e já é moda!!! :) :D 8) )

 

Pic_677_34.jpg

 

Lá atrás está a equipa de transporte de 4 peixões (+ a minha peixa-mor com o meu futuro novo peixinho de 5 meses na barriga ;) ) que, para além de mim MUITO, mas MESMO MUITO, se esforçou para o conseguir por cá em cima. Estamos TODOS partidos e nunca mais me meto numa destas. Desaconcelho vivamente quem quiser seguir o meu exemplo (eu sei não me posso queixar de não ter sido avisado :lol: ).

 

 

 

Agora um pormenor ainda menos agradável e que eu gostava que comentassem. Achei os acabamento do aquário mesmo muito maus. Não sei se será costume em aquários destas dimensões mas acho que estão muito estranhos. Vejam e comentem por favor para eu saber se devo reclamar ou não:

 

Pic_677_35.jpg

 

Pic_677_36.jpg

 

Pic_677_37.jpg

 

Pic_677_38.jpg

 

Dei 110€ ao Regal para me montar os vidros que eu lhe levei...

 

O que é que acham disto?

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te quero assustar mas aconselho a não meteres ai o Aqua, pois as lajes estão calculadas em média para aguentarem cerca de 200Kg por m2.

 

Não sou engº. mas já por diversas vezes tive conversas deste género com aquariófilos e sempre que eles falaram com o construtor da casa/apartamento, normalmente as lajes estavam calculadas para 500kg por m2.

 

Alguém que seja engº nesta área que se acuse :)

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Em questão de peso, o aqua terá quase o dobro desses 500kg p/m2... banana rock

 

Espero não me vir a arrepender. Estou só a arriscar porque passa uma parede mesmo por baixo dele, no mesmo sentido, no andar de baixo e conto que isso lhe dê o suporte extra que será necessário.

 

E estes acabamentos ninguém comenta?

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que os acabamentos podiam ter ficado mais perfeitos....

 

Em relação ao peso do aqua, pergunta ao regal se ja montou mais aquas do genero do teu em apartamentos ese houve consequencias drasticas? banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E estes acabamentos ninguém comenta?

De facto parece que exageraram um pouco no silicone... No entanto podem ter feito isso devido ao facto do aquário ser grande e ser necessário mais "resistência".

 

Mas só quem comprou aquário feitos nessa "fábrica" é que te pode dar um feedback mais concreto.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

epá liguei de proposito para um eng civil para colocar a questão do peso e a resposta foi que uma lage aguenta bem esse peso, sendo que o problema às vezes são as cargas localizadas. Ainda mais, tu tens esse aqua encostado a uma parede, logo é acompanhado por uma estrutura na parte inferior;

 

Além disso se reparares nos posts anteriores podes concluir o sgte:

o membro ruialexpedro escreveu " eu tenho um aqua de 200x50x65 e foram 4 gajos para alancar com isso até 1º andar "; eu proprio tenho um dessas dimensões conforme podes ver e está encostado a uma parede e num primeiro andar;

 

conclusão: as lages (minha e dele) aguentam...logo a tua tambem em principio aguenta.. (estamos a falar de betão certo?..não sei que tipo de predio é o teu mas se for antigo convem teres a certeza de que existe betão por baixo (e não madeira)...

 

em todo o caso consulta alguem da tua confiança e com conhecimentos da matéria (por ex um construtor civil...)

 

qto aos acabamentos tenho de convessar que não primam pela perfeição.

Segurança é que não falta.

podes acertar o silicone das travas com uma lamina já que o silicone inferior será coberto por areão (caso seja) e como tal não fica visivel.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficaram manhosos os acabamentos, mas também por terem sido com silicone transparente, se fosse a preta se calhar não se notava tanto.Também tou com um problema, em montar um de 150*60*60, com medo que a placa não aguente, pois é no R/c duma vivenda a qual tem outro andar por baixo....

 

:D

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi a todos só agora vi o tópico por isso só agora respondi. para esclarecer uma questão....uma estrutura quando é calculada é tida em conta as cargas permanentes e as cargas variáveis (entre outros....). as c.p. são aquelas que estão sempre presentes e as c.v. são aquelas que só às vezes estão presentes: num andar pode-se dizer que uma c.p. são os móveis, peso da laje,etc. e as c.v. são por exemplo quando temos a casa apinhada de gente. Ou seja passando a ter aí um aquario pode-se passar a considerar isso uma c.p..

Bem os cálculos quando são efectuados, admite-se um coeficiente de majoração na ordem dos 150%, ou seja essa laje teoricamente poderá aguentar com o seu peso + mais metade do seu peso = (1,5xpeso dela) + os tais 200 + metade de 200.

Se isso for uma laje de pelo menos 15cm, essa laje pesará 0,15x2500(peso do betão)= 375 kg/m2, ou seja esta actualmente a suportar esse peso e ainda consegue suportar + 375/2 + 200 + 100 = 490 kg/m2, isto tendo em conta ainda se realmente foram considerados os tais 200, porque em sotão poderá ser até menos....

Ou seja isto são contas redondas mas basicamente acho arriscado colocar esse aquario aí....

Agora se realmente está uma parede por baixo aí o caso muda de figura porque será um suporte adicional e a parede à compressão não deve ceder. De qualquer maneira toma cuidado....Atenção que se uma laje ceder não significa que ceda no proprio dia!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MAN!

 

 

VAIS DAR CABO DO SOALHO FLUTUANTE TODO!!!

 

Sério se isso é soalho flutuante como parece isso vai afundar o flutuante todo!

 

Vai deixar de flutuar para afundar!!!

 

Pensa nisso!

 

Bom projecto

Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Acabei de ler o resto do tópico, e além do pouco tempo que tenho para responder (neste caso perguntar), gostava de perguntar o que é que os construtores percebem de cargas exercidas??? Maior parte deles não passam de uns patos bravos e as únicas contas que sabem fazer são as de somar :wink: (não vou dizer que não é o suficiente para o fundamento deles (fazer guita).

Se as lajes acabam por resistir é uma coisa, que não as danifica é outra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é,

 

Bem à placa, na grande maioria dos casos, não faz de certeza.

 

Eu já enchi o meu (depois ponho fotos) e apareceram-me umas pequenas rachas na parede que como devem imaginar me deixaram EXTREMAMENTE desconfortável :wink: .

 

Agora estou em fase de espera para ver se elas se agravam, ou se foi só a estrutura a acomodar-se aos seus novos 800 "kilinhos".

 

Neste momento estou a "rezar". Já pensei em esvaziá-lo, mas resolvi dar mais um tempo para ver se a situação se agrava.

 

Só espero não vos dar tristes notícias num futuro mais ou menos breve.

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado, MUITO CUIDADO!

 

Pois pode haver o caso em que a estrutura entra em ruptura sem fraturas externas visiveis e as piores é quando se dão ao nivel do chão em fracturas horizontais do tipo bolo de mil folhas!

 

Espero que nada disto esteja acontecer, mas se for o caso tudo pode desabar em minutos.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não arriscava com esse peso num sotão onde os cálculos são feitos para cargas menores mas acho que estrutura vai aguentar... e não sendo (ainda) engenheiro pergunta a um o que pensa do caso.

Essas rachas que apareceram são normais face a tal carga mas nao quer dizer que vá cair alguma coisa...

E quanto ao miguel silva, cargas exercidas explicou bem o brunex. tanto pode haver aquarios, como pianos, como rochas como nada... é tudo uma média nas cargas variáveis. Se puderes ter uma casa onde informes o eng. do que vais la ter é sempre melhor mas nem sempre possivel... Construtores e engenheiros é diferente e como em tudo ha os sérios e os menos sérios... o engenheiro não faz uma casa a pensar que se puser mais betão vai ganhar mais dinheiro... antes pelo contrário, o bom engenheiro é o que faz algo bem com o minimo orçamento possivel. Depois metes mais fotos disso mix.

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.