PROJECTO PLANTADO/REEF 600L


Recommended Posts

Boas Miguel,

 

De construção não percebo nada e por isso não poderei comentar se é ou não arriscado colocar o aquário onde pretendes.

 

Em relação aos acabamentos, admito que na zona da coluna seca é muito complicado ter acabamentos perfeitos pelo facto de ter pouco espaço de manobra. Para além da coluna seca, num aquário com essas dimensões e com vidro de 15 mm, nem sempre o silicone fica perfeito por causa de alguns factores, nomeadamente, quando acaba um cartucho de silicone e se começa outro, não esquecendo que todo o trabalho é executado manualmente.

 

Tenho que frisar que não gostei muito do facto de alguém que te acompanhou no levantamento do aquário ter frisado que à muito tempo que era vidraceiro e nunca tinha visto colagens tão más. Ora, sendo assim, porque é que pagaste os € 110,00 se tinhas um amigo vidraceiro?! Não entendi!

 

Não gosto de fazer publicidade e não o fiz na altura da Aquadecor, mas agora sinto-me na obrigação de defender quem executa este trabalho que não está a ser valorizado por ninguém. O aquário que ganhou a exposição da Aquadecor, bem como os 2 primeiros classificados do Concurso de plantados do 2º Aniversário do Fórum foram executados pela mesma pessoa que executou o teu.

 

Posso-te dizer que recebi grandes elogios da parte dos seus proprietários.

 

Se realmente achas que o trabalho ficou mal executado, eu, no teu lugar, tinha reclamado e não tinhas qualquer problema, pois o silicone seria removido e seria executada nova colagem. O que ainda vais a tempo de fazer!

 

De resto, espero que tenhas ficado satisfeito com o restante, nomeadamente, com toda a ajuda que te dei com as escolha dos vidros e medidas para corte e com a facilidade de trato que sempre tivemos.

 

Eu estou a basear-me nas tuas fotos, porque, sinceramente, não vi o aquário, porque, infelismente, não tive tempo para tal.

 

Que ele te dê muitas alegrias! Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Ricardo,

 

Para que não se faça muita confusão acerca disto, só te tenho a dizer aqui o seguinte:

 

Os acabamentos foram reclamados (e bastante) quando recolhi o aquário, ao que obtive a resposta de que "era normal" e que "na coluna seca n se consegue trabalhar muito bem" (tal como tu voltaste a referir).

 

A pessoa que foi comigo não é vidraceiro nem disse que o era, disse apenas que trabalhava muito com vidro (montagem de montras e janelas). Fi-lo contigo pois vi trabalhos teus na net que me pareceram bem feitos.

 

Ajudaste-me com as medidas dos vidros porque tínhamos um negócio combinado para montares o aquário pelo qual te paguei 110,00 (valor que me parece justo dado que te levei eu os vidros (já furados de fábrica) e te fui levantar o aqua ao Cacém. Ninguém nos ajudou nem na descarga dos vidros nem no carregamento do aquário. (ou seja - tiveste de pagar o silicone e as horas de trabalho de quem o montou).

 

Continuo a achar os acabamentos muito maus e cada vez mais solidifico a minha opinião dado que tenho comparado o aquário com outros aquários do mesmo tamanho.

 

O facto de teres feito bem o aquário que ganhou um concurso... dá os parabéns a quem o fez, agora se foi a mesma pessoa que fez o meu então, desta vez, não se esforçou tanto de certeza. Achas mesmo que o meu aquário ganharia algum concurso? Ah, é verdade... não o viste!

 

No que diz respeito a refazer o aquário, ele neste momento já está cheio (como aliás comentei na minha última mensagem) e acho engraçado só agora te ofereceres para essa intervenção dado que eu já pus a mensagem a queixar-me dos acabamentos há mais de 3 semanas :wink: . Obrigado pela oferta, mas tenho 600L de água e rochas e substrato lá dentro, foi uma trabalheira louca para o pôr onde está, e os peixes já lá estão dentro.

 

Responde-me só a isto sff (parece-me importante para quem ler este tópico e esteja a pensar requisitar os teus serviços. A montagem tem alguma garantia, se o aquário tiver uma fuga, ou assim? Vai lá alguém a casa reparar caso o silicone ceda?

 

Obrigado e um abraço,

 

Miguel Xavier Morato

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

Depois de tudo isto, só me leva a crer que ficaste muito desapontado com o trabalho executado.

Não sei se reparaste, mas à muito tempo que não venho ao Fórum por questões de foro pessoal e por isso só agora respondi.

 

Há alguns exemplos no Fórum de reparações que fizemos e penso que não há reclamações, nomeadamente, no início quando começamos a utilizar travessas transversais, alterámos todos os aquários que foram solicitados sem qualquer tipo de problema. Em relação a fugas, felismente, não tenho exemplos a dar.

 

Há um caso, que pode servir de exemplo do membro Aderito, que ao colocar um passa muros no vidro da base, forçou a entrada e partiu-o. Prontamente, trocámos o vidro, mas erradamente, e de acordo com o cliente, fizemos a colagem só da base. Mas, como era previsto, e sabendo que não se deve remendar silicone, tinha uma fuga! O Aderito trouxe-nos o aquário e descolamos tudo e voltamos a colar tudo novamente e ainda colocamos um extra que não vale a pena citar.

 

Como disse, em relação à coluna seca, é complicado! Nós sabemos disso e esperamos sempre uma tolerância da parte de quem é servido. Em relação à colagem do aquário, propriamente dito, estranhamente, ficou com irregularidades (como observei nas fotos), mas é como te digo, se quiseres nós colamos tudo outra vez, sem qualquer custo adicional! Mas terás que levar lá o aquário, pois como sabes não temos possibilidade de transporte. Aliás, foi assim que combinámos.

 

Não sei se achaste caro, mas quando me pediste o orçamento pareceu-me que ficaste bastante contente. Isto, porque estás sempre a frisar o preço. Isto não me escandaliza, até porque acho que, para montar um aquário desse tamanho o preço até foi muito bom.

 

Como disse na anterior mensagem, não entendi o comentário da pessoa que estava contigo porque se já tinha visto muitas colagens, independentemente de ser ou não vidraceiro, ele como teu amigo (penso eu) poderia ter-te aconselhado alguém que trabalhasse melhor!

 

Sim, os aquários têm garantia. E como é óbvio, quem arranja os problemas não se desloca a casa do cliente, não é por nada de especial, simplesmente, para arranjar uma fuga e para ficar a 100% o aquário tem de ser todo desmontado e ser todo colado novamente, e claro, esse trabalho não é apropriado para fazer em casa do cliente.

 

Não quero de forma nenhuma que fiques chateado comigo, só porque o trabalho não ficou a 100%. Independemente do que tenhas pago, o trabalho é para ser bem executado e se não estás satisfeito só tens que reclamar, tal e qual como eu o faria!

 

Como te disse, não sabia que não tinhas gostado do trabalho, pois só vi o post hoje! Além disso, tens os meus contactos pessoais e podias-me ter ligado, pois sempre me ligaste e eu sempre te atendi, sem qualquer tipo de constrangimento.

 

O que te posso prometer é que hoje mesmo vou falar com o pessoal do armazém a explicar o sucedido e pedir explicações, pois sou eu que dou a cara! Amanhã já coloco aqui, porque parece que é o que queres, qual a resposta dada por eles.

 

E sabes que mais, já forneci muitos aquários a membros aqui do Fórum, toda a gente sabe que não sou eu que os elaboro e quando postam acerca dos meus aquários é só para colocar criticas. Felismente, as criticas são muito poucas, ou então, há membros a engolir sapos!

 

Espero que não o façam, pois é com os erros que aprendemos a fazer melhor!

 

Sinceramente, se quiseres, nós voltamos a executar o trabalho! O meu único objetivo nos aquários é que os membros fiquem satisfeitos, caso contrário, acabo com isto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ricardo,

 

Olha vamos acabar com isto pois eu fiquei insatisfeito com os acabamentos mas trouxe o aquário na mesma para casa. E a verdade é que já o montei e que ele está absolutamente fabuloso.

 

Os acabamentos notam-se muito quando ele está vazio mas depois de cheio notam-se menos e sinceramente já não me incomodam por aí além.

 

O meu lema na vida é nunca reclamar e olha que a minha profissão é a de comprador, ou seja passo a vida a falar com fornecedores de tudo. O que eu faço é cortar caso n me dêem uma explicação satisfatória. Como a rapariga que me entregou o aquário, estava com um ar chateadíssimo quando fizemos o reparo do silicone mal colado, a minha atitude foi: OK, nunca mais.

 

Agora, acredito completamente que a culpa não é tua e acredito também que é muito difícil montar um aquário que pesa mais do que 2 homens adultos pesados. Eu quis salientar os acabamentos por uma questão de coerência com o que fiz com as peças anteriores. Não estou satisfeito, mas tb não recusei o material, por isso, não te estou a acusar de falta de honestidade.

 

Foste sempre honesto e correcto. Quem fez o trabalho secalhar também. Quem me atendeu (Marlene?) não foi uma simpatia mas também não foi agressiva.

 

Ou seja. O facto de eu não estar satisfeito não quer dizer que tu e quem faz os aquários estejam errados. Eu é que estava à espera de melhor.

 

O preço não discuto. Acho que é "o preço". Eu concordei com ele.

 

Agora porque é que te escolhi: porque um aquário desta litragem, como sabes perfeitamente não deve ser entregue nas mãos de quem não está habituado a fazê-los e eu não conhecia mais ninguém e, tal como já te disse, tinha visto os teus trablhos aqui no fórum e, no monitor, pareceram-me ter acabamentos perfeitos.

 

Ricardo, acho que já chega de falar disto. Tenho a certeza que o "teu" próximo aquário sairá melhor do que este. Este concerteza foi a excepção que confirma a regra.... Vamos prosseguir.

 

Ainda havemos de ir beber um copo e tu vens cá a casa ver o aqua, ok?

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK,

 

Passando a outros assuntos mais interessantes, aqui estão as fotos do dia da montagem.

 

Pic_677_2.jpg

O Substrato:

7 sacos de 9L Aquasoil Amazonia

1 Saco de 18L de PwerSand Special (só usei metade do saco)

10 Kg de areia branca para aquários de ciclídeos (alcalina)

 

Foram oferta, motivo pelo qual não ponho o preço... não me ficava bem perguntar, certo? :lol:

 

 

Pic_677_1.jpg

Já com "os penhascujitos" colocados ao fundo para fazer uma espécie de colina e os outros "penhascujitos" de separação, coloquei a areia no sítio.

 

 

Pic_677_3.jpg

Aqui percebe-se melhor

 

Pic_677_5.jpg

Aqui já com a Powersand no fundo

 

Pic_677_4.jpg

E aqui já com o AquaSoil Amazónia, os troncos e uma tira de água

 

Pic_677_39.jpg

Do outro lado.

 

Bem, amanhã ponho umas dele já montado pois a minha máquina ficou sem baterias depois do evento do fórum - Local onde todos aprendemos a

plantar uma fauna muito especial "as ervajitas"!!! :D :D :D :D

(eu sei que é mau... mas nã resisti :D ) O Sr. até era impecável! bigsmile

 

Abraços,

 

Miguel Xavier Morato

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

Tal como prometido, ontem fui pedir explicações a quem faz as montagens e ele próprio ficou muito chateado com o sucedido. A questão foi só uma e confirmasse o erro, o aquário foi terminado na Sexta feira às 21h00 e a intenção era no Sábado de manhã, antes de ires levantar, dar os retoques finais, nomeadamente, retirar o silicone em excesso e fazer acertos nas partes que não estavam perfeitas, não esquecendo que as colagens que se vêm tem 3 fases, 1º a colagem do topo dos vidros, 2ª fase o cordão de fixação dos vidros e 3ª cordão de acabamento, este acabamento tem que ser feito sem que seja retirada a pistola para que o silicone fique perfeito, mas no caso de aquários deste tamanho é díficil isso acontecer, porque nunca se sabe quando vai acabar o cartucho, mas quando há esse desnivelamento derivado à paragem e recomeço, posteriormente, e depois de ter secado, é acertado com excertos para que fique direito. Após toda a secagem, é retirado o silicone que fica em excesso, ou seja, para quem conhece, o silicone que sai fora do carreiro no bico do cartucho.

E o erro foi aqui, além de não ter sido acertado as fases de paragem e recomeço, também não foi retirado o silicone que estava em excesso. Tudo isto era para ser feito na Sábado de manhã, só que surgiu um imprevisto de última hora e tiveram que sair na manhã de Sábado e por esse motivo não estavam lá no armazém. Por norma, eles ajudam sempre a carregar o aquário e o Rui dá sempre uma grande ajuda bigsmile:lol:

 

Por isto mesmo, o rapaz que monta os aquários, o Rui, que já muitos membros conhecem, pede desculpa pelo sucedido e colocasse à disposição para arranjar o que for necessário.

 

Por mim, apresento as minhas desculpas, e claro que irei beber um copo!

 

Continuo à espera das fotos dele completamente decorado, pois parece-me que vai sair daí um belo amazónico.

 

Boa sorte também para o pequeno que irá nascer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas quero comentar que está a ficar giro e que os acabamentos ( se é que estão maus ) não se notam.

 

Também quero dizer que acho estranho teres reclamado dos acabamentos e não te terem dado uma solução na altura. Posso garantir que tive mesmo muitos problemas com o meu aqua, primeiro parti o vidro de fundo quando instalava o passa-muros e depois de prontamente reparado pelo Regal tive uma fuga. O Sr que monta os aquarios prontamente se disponibilizou para o desmontar completamente e remontar testando-o de seguida.

Posso dizer-te que o aquario em questão ficou ainda melhor do que da primeira montagem e não deu mais problemas.

 

Tive de comentar este assunto pois parece-me que a falar é que se resolvem as situações e no meu caso foram 5 estrelas no teu caso serão também não tenho duvidas.

 

Parece que a placa está a aguentar bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo,

 

Ricardo por mim, e isto muito sinceramente, o que me interessa agora é a segurança. Podes só perguntar ao Rui se ele está MESMO 100% seguro, dado que ele não acabou tudo?

 

É que se ele vaza vou ter prejuízos brutais, pois ele está no sotão e o buraco das minhas escadas está mesmo ao lado. Por baixo das escadas (abertas) tenho todo o meu equipamento de som e imagem (TV, DVD, Vídeo, aparelhagem, etc e tal). Isto para além de toda a mobília de sotão e sala bowdown

 

A parte estática, já estou conformado e agora que ele está cheio, já só olho para o recheio e não para o vidro.

 

Logo ponho fotos dele todo montado.

 

Só falta mesmo montar a calha do Ramirezi, a quem vou ter de pedir ajuda, pois sou um nabo com electricidade e ainda acabava pendurado a fazer de holofote para os peixes.

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à segurança, nisso podes estar descansado! O que faltava era só alguns acertos no silicone e retirar o excesso, nada mais! Aliás, se medires o abaulamento, se calhar vai ter um alívio!!!

 

Ele tem 60 cm de largura, já agora, vê quanto é que mede do centro do topo do vidro frontal ao centro do topo do vidro traseiro.

 

Aguardo pelas fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Desculpem não ter posto imagens antes, mas aqui vão as imagens da instalação da calha de iluminação.

 

Compreia ao user ramirezi. É uma 5XT5 de 400W. Custou 450€ +35€por cada temporizador.

 

Resolvi pôr 2 temporizadores para poder simular um pouco o nascer e o por do sol.

 

A calha é excelente (já a teho a bombar), mas tão útil como a calha em si, foi o aconselhamento técnico e toda a boa vontade e ajuda que o ramirezi (Rui Alves) me deu nesta montagem. Não só da calha, como de todo o aqua. - Para quem não sabe, o Rui é "O" grande mestre dos plantados. Vejam os aquas dele., Para além de ser a pessoa que conheço que mais percebe de iluminaçao para aquas, é super prestável e foi mesmo uma ajuda incrível. Sem ele o meu aqua ainda estava "pendurado"...

 

 

 

Pic_677_8.jpg

Aqui está o Rui a montar a calha (já arrependido de ter aceite o meu pedido de ajuda :cry: )

 

 

Pic_677_9.jpg

 

Ficou como podem ver. Mas ainda falta por uma foto de tudo pronto.

 

Amanhã tento fazer isso.

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente!!!

 

Consegui arranjar uns segunditos para fotografar o bicho a bombar.

 

Como podem ver ele tá um bocado Verde acastanhado, mas com quase 30Kg de troncos, não podia pedir já àgua limpida (da qual eu nem gosto muito - acho que fica pouco natural).

 

Agora é uma questão de esperar que as plantas cubram o fundo.

 

Pic_677_6.jpg

Frente da sala de estar

 

 

Pic_677_17.jpg

Lateral para corredor de passagem

 

Pic_677_10.jpg

Frente para escritório

 

 

Agora só falta mesmo por o pladur por baixo, mas isso só vou fazer para o mês que vem.

 

Até lá.

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel está a ficar muito porreiro.

 

A tua ideia é teres uma vegetação densa perto dos troncos e plantas rasteiras até aos limites do substracto fértil? Se for esse caso acho que nem te precisas de te preocupar com as mudas de água por causa dos discus. As plantas tratam bem disso.

 

O layout parece-me porreiro mas acho que devias colocar mais planta senão, com essa calha e tão poucas plantas vai dar sopa, já para não falar do sustracto... Mas isso já o master Rui te deve ter dito.

 

Os discus parecem bem à vontade com tanta luz por cima deles. Menos uma preocupação que tens. Vai colocando updates. Está aí um projecto bem arrojado.

 

Boa sorte.

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teus troncos são lindos!

 

Parabéns pela montagem!!!

 

Está muito boa! só falta riccia como tapete!

 

Parabéns

 

Onde arranjas-te os troncos?

Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel!

Esse aquário está no princípio e já transborda de beleza. Tenho a certeza que quando a eleocharis se espalhar vai ficar brilhante.

Como alguém já disse os troncos são lindíssimos e mais do que isso estão muito bem colocados na minha opinião.

Continua a fazer "updates" prá malta ver e boa-sorte Miguel.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Antes de mais obrigado pelos elogios e pelos avisos que aqui puseram.

 

Começando pelos prmeiros comentários:

 

A tentação que tenho neste momento é a de deixá-lo só com 4 discus. banana rock Estou é a pensar em pôr aqui alguns (3 - 2 fêmeas e 1 macho) ramirezis ou altispinosas. São peixes que adoro, mas que ainda não tive oportunidade de comprar, pois tenho visto alguns em algumas lojas mas sempre em mau estado :oops: . Estou à espera de achar uns cheios de saúde!

 

No que diz repeito a pôr mais plantas, sim tenciono fazê-lo, mas a minha ideia é precisamente ter eloacharis a nascer junto ao início da areia fina, e criar um efeito ascendente através do aparecimento de echinodorus quadricostatus magdalensis, echinodorus tenellus e de criptocorine, até chegar aos troncos mais altos com as plantas já de maior porte (gramínea, echinodorus Ozelot e talvez arrisque a blyxa nas zonas mais expostas è luz).

 

Estou neste momento a atravesar as dificuldades naturais de défice plantas, mas à velocidade que a eloacharis cresce, tenho a certeza de que o tapete total estará para bem breve.

 

Agora falemos dos elogios. Agradeço os de todos e espero que tenha ajudado e venha a ajudar a quem está a montar um aquário novo. Os preços que coloquei são efectivamente os preços que paguei e tenho a noção que podem ser úteis a quem pensa investir numa coisa deste tamanho.

 

Rui, os teus elogios têm uma importância especial, não só por seres o grande mestre de plantados que és, mas também porque não tenho dúvidas de que, sem a tua ajuda este aquário ou ainda estaria por montar ou já estaria montado mas a funcionar em condições muito menos favoráveis. Por tudo o meu MUITO OBRIGADO. (é verdade - o alicate que deixaste cá em casa diz que tá farto de andar a viajar no meu carro e que quer voltar para o saco de que percebe de electricidade :D ).

 

O meu próximo post será o da colocação do pladur (ou do MDF Hidrófobo) em volta da estrutura, bem como o da montagem do novo filtro.

 

Espero que antes do fim do mês!!! :oops:

 

Abraços a todos,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Bonito.

Meus Parabens Sinseros.

 

 

Essa Laje esta a aguentar? e as Rachas?

 

Marc05

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MIX,

Podes tirar uma foto à base do movel onde assenta o aquário?

 

Esse peso todo em cima de madeira, pelo que percebi flutante, se as cargas não forem bem distribuidas pelo chão vais ter problemas de afundamento do móvel na madeira.

 

Quanto ao peso na lage, como já deves ter visto eu tenho um mais ou menos como esses na sala e não tive problemas para já, pelo menos o vizinho ainda não disse nada :lol: se houver excesso de carga na lage tu vais dar-te conta disso, começam a aparecer rachadelas no tecto junto das paredes, se as rachadelas forem verticais não representam muito perigo se forem horizontais aí aconselho a tomares medidas urgentes :lol:

Quando se monta um peso desses em qualquer lage deve-se ter o cuidado de saber se temos algumas viga ou parede de betão estrutural da casa, se for junto de uma dessa paredes não temos problema.

 

cumprimentos,

PS: o aquário está 5* mesmo com esse excesso de silicone, é pena é que não seja para colocar uns africanos :lol::?::?

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas

1º Parabens pelo aquario está espectacular

2º Tou a pensar montar um aquario de 300 lts e a minha duvida é a seguinte movel em madeira ou como tu fizeste em metal para isso gostava de ver como ficaram os acabamentos que prometeste postar aqui :shock:. Quando tiveres um tempinho faz isso. :shock:

 

Já agora mete mais umas fotos dos discus

 

Abraço

APC#136

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse aquario esta 5*

o areão (ja agora onde se compra, quanto custa, e porque de teres posto areia branca alcalina?), os troncos (cheira-me que isso foi inspirado no aquario gigante do amano), e a calha.

quanto ao peso penso que apenas tens que te preocupar com o soalho flutuante, de resto, se dizes que tem uma parede por baixo ao comprimento do aquario acho que não há problemas (mas tambem o que é que eu sei sobre isso?).

 

abraço e continua a postar

 

p.s- Parabéns

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.