reprodução de bettas


29André

Recommended Posts

  • Replies 239
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas a todos, trago novidades fresquinhas!!!

Hoje de manhã, andava o macho, como referi no post anterior, a reconstruir o ninho, obra esta que começava a tomar grandes proporções.

Por sua vez, a fêmea, estava muito inchada na zona do ovipositor, com o ponto branco bastante saliente, e apresentava ainda um conjunto de riscas verticais negras ao longo do corpo, embora que se verificassem apenas de um dos lados.

 

Posto isto, decidi junta-los e ver no que dava, porque nunca tinha visto a fêmea tão inchada.

 

Faço a ambientação da fêmea, e mal o macho a vê, começa a enviar bolhas para o ninho que nem um louco!

 

Quando liberto a fêmea, ela vai logo para de baixo do ninho, e não se verificam perseguições nem ataques. Começam por dar uns dois ou três abraços, mas não saem ovos. Depois, finalmente, alguns ovos são libertados, mas prontamente comidos pela fêmea. Ao fim de mais ou menos 30 minutos, o macho decide apanhar alguns ovos, sempre com muitos abraços pelo meio, e deposita-os no ninho. Foi uma coisa linda de se ver!

 

Mais espantoso ainda é que a fêmea foi colocar os ovos que apanhou no ninho também, e pelo que li, esta não é uma prática muito comum =D

 

Agora, o macho está a cuidar dos ovos, a fêmea a recuperar noutro aqua, e eu vou amanhã comprar comida liquida, e começar a preparar a eclosão da artémia para os alevins, que espero que vinguem =D

 

Deixo agora umas fotos do ninho, que ficou bastante danificado com "os amassos e com os abraços", mas no qual se vêm claramente os ovos:

 

dsc09089.jpg

 

 

dsc09090.jpg

 

EDIT:

As fotos não são grande coisa, mas na realidade são bastante visíveis os ovos, e são muitos =)

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, estou a pensar colocar a fêmea dentro de um recipiente no aqua de criação, durante toda a noite, e depois amanhã de manhã solto-a e tento de novo.

 

O que acham??

 

 

VES??????

e querias ja tu recomeçar tudo de novo.... Tens de ter calma com isto, se nao da uma vez tentas outra ...

mas fico feliz de ter dado certo Andre:)

assbettaportugal.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a primeira fase já está, agora é que vem a parte mais complicada =S

 

Já agora, alguém me sabe dizer como é que o macho fertiliza os ovos?

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então os ovos colocados pela fêmea no ninho também estão fertelizados?

 

sim em preencipio... mas nao comeces a fazer contas a todos !!

alguns podem nao eclodir e outros vao morrer... isto nao é uma coisa exacta... na minha ultima reproduçao so se safaram 15...

assbettaportugal.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim em preencipio... mas nao comeces a fazer contas a todos !!

alguns podem nao eclodir e outros vao morrer... isto nao é uma coisa exacta... na minha ultima reproduçao so se safaram 15...

 

 

Sim, não queria saber para contar, ainda é muito cedo para isso, era só para ter a certeza, uma vez que a fêmea ainda colocou uma boa quantidade de ovos, e se não tivessem fertilizados, era uma grande perda.

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aleluia, Aleluia, lol

 

Os meus parabéns desde já!

 

Força nisso agora é evitar distúrbios perto do aquário do teu betta para evitar que ele coma os ovos ou os futuros alevinos.

Depois é só cuidares muito bem deles!

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aleluia, Aleluia, lol

 

Os meus parabéns desde já!

 

Força nisso agora é evitar distúrbios perto do aquário do teu betta para evitar que ele coma os ovos ou os futuros alevinos.

Depois é só cuidares muito bem deles!

 

Boa sorte!

 

Obrigado ^^

 

Podes dizer-me quando é que devo deixar a luz ligada?agora ou quando eles eclodirem?

 

PS:

Lindo betta que tens na foto =D

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ^^

 

Podes dizer-me quando é que devo deixar a luz ligada?agora ou quando eles eclodirem?

 

PS:

Lindo betta que tens na foto =D

 

ja ouvi muitas opinioes quanto a luz...

eu deixo a apagada (no meio selvagem eles nao a têm) e digo te que tenho os alevins na varanda e de dia tapo os claro k entra luz (e tipo uma estante comvarios aquarios e uma cortina tipo as do duche em volta) entra luz por cima nao ficam as escuras... é que se levam com o sol...mortalidade sobe e algas no aquario é uma praga, ouve mais opinioes e decide

assbettaportugal.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo deixar a luz acesa 24H por dia, até retirar o macho.

No entanto, não creio que seja propriamente necessária, acima de tudo se houver alguma janela por perto por onde possa entrar a luz do luar e logicamente durante o dia a luz do sol.

Eu só deixo a luz ligada, pois foi assim que fiz na primeira criação e correu bem, então agora por descargo de consciência deixo sempre acesa.

 

P.S. Já tenho o betta do meu avatar a algum tempo, mas só esta semana é que tive oportunidade de andar a fotografar os meus bettas e esta foi uma das melhores fotos que consegui! :angelic008: (Obrigado)

Editado por Rúben Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso uma lampadas de 6 w night da philips. É mais do que suficiente.

Mas tb acho que sinceramente seja desnecessário.

É mais para não ficar a pensar nisso durante a noite :)

Tapa mesmo bem por cima e ..."paparoca" com conta e medida.

boa sorte

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então providenciar uma luz, embora fraquinha, durante a noite, apenas como descargo de consciência.

 

A comida é que está pior, não consegui encontrar hoje a comida liquida, embora tenha artémia, penso que não se deve dar logo.

 

O que usam para os primeiros dias? Infusórios? ou mesmo comida liquida?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu coloco umas gotas de comida liquida (JBL) quando retiro o macho e nos dias seguintes. (É mais por descargo de consciência)

Meto também na mesma altura alguns microvermes e artémia recém eclodida. Muito sinceramente na minha opinião eles já são capazes de comer estas duas e não precisam de comida liquida para nada, mas pronto eu ponho lá nos primeiros dias umas gotas, para que os mais fraquitos possam comer.

 

P.S. Eu carrego bem o aquário com fetos de java e musgo, ou seja suponho que deva ter bastantes infusórios na água quando eles nascem o que serve também de alimento nos primeiros dias. Talvez seja por isso que eu dispense um pouco a comida liquida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais