reprodução de bettas


29André

Recommended Posts

Olá

Se calhar o problema está na frequencia e o modo como estás a fazer as TPA´s.

Mas pode não ser isso...é dificil ajudar-te sem ter toda a informação.

Agora uma coisa sei: um macho saudável, sem situações de stress, num aquário estabilizado não tem nenhuma razão para não fazer ninho.

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 239
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

vou tentar ter mais cuidado com isso, mas creio que não estava a fazer nada de errado.

TPA´s semanal de 30%, num aqua de 7 ou 8 Litros, com àgua a uma temperatura semelhante àquela do interior do aqua (cerca de 26º / 27º)

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso o meu betta bastou eu colocar um espelho e ele começou logo a fazer o ninho,

mas tive de o mudar de aqua e coloca-lo num cubo sem filtro, porque com o filtro o ninho vai à vida...

 

boa sorte com esse, não desistas, ou melhor é arranjares outro macho :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Aparentemente estás a dar-lhe todas as condições necessárias para que ele seja saudável e que faça ninho, no entanto ele não faz. Pode realmente estar a sentir-se numa situação de stress como diz o António ou então haver algum impedimento.

Se bem me recordo à uns tempos atrás houve aqui um membro que fez de tudo para que o macho dele fizesse ninho e nada. Mais tarde apercebeu-se que o macho tinha um pequeno fio de silicone na boca que o impedia de fazer bolhinhas. Dificilmente teremos aqui um caso semelhante, mas nunca se sabe, visualiza bem se poderá haver algo que o esteja a impedir de fazer ninho.

Se não encontrares nada, sugestiono o seguinte:

Dado que tens outro o outro macho Plakat, noutro aquário, troca-os de aquário, a ver no que dá. Pode parecer estúpido, mas às vezes pode resultar.

 

Boa sorte e vai dando noticias! Ainda havemos de ver um ninho feito por esse menino!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e como é que fazes a reposição da agua ?

 

a reposição é feita muito lentamente, por vezes demoro 10 minutos a colocar uns 2 ou 3 litros. é mesmo muito devagar.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Aparentemente estás a dar-lhe todas as condições necessárias para que ele seja saudável e que faça ninho, no entanto ele não faz. Pode realmente estar a sentir-se numa situação de stress como diz o António ou então haver algum impedimento.

Se bem me recordo à uns tempos atrás houve aqui um membro que fez de tudo para que o macho dele fizesse ninho e nada. Mais tarde apercebeu-se que o macho tinha um pequeno fio de silicone na boca que o impedia de fazer bolhinhas. Dificilmente teremos aqui um caso semelhante, mas nunca se sabe, visualiza bem se poderá haver algo que o esteja a impedir de fazer ninho.

Se não encontrares nada, sugestiono o seguinte:

Dado que tens outro o outro macho Plakat, noutro aquário, troca-os de aquário, a ver no que dá. Pode parecer estúpido, mas às vezes pode resultar.

 

vou tentar também essa técnica.

 

Boa sorte e vai dando noticias! Ainda havemos de ver um ninho feito por esse menino!

 

isso é que era =D

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nestes últimos dias tenho passado mais tempo a observar o betta em questão, e não vejo nada que possa impedir a construção do ninho. Parece estar bem de saúde, mas não sei porque não o faz.

Tenho uma dúvida, existe alguma fase da vida de um betta em que este pare de se reproduzir, ou seja, comparando com os humanos seria como a menopausa ou melhor, a andropausa.

Se um betta for realmente velho, continua com as capacidades necessárias para conseguir suportar o esforço físico que é construir o ninho, mantê-lo e ainda cuidar dos alevins, passando vários dias sem comer`?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nestes últimos dias tenho passado mais tempo a observar o betta em questão, e não vejo nada que possa impedir a construção do ninho. Parece estar bem de saúde, mas não sei porque não o faz.

 

o meu HM tambem nao faz o ninho apesar de ser mais animado que o super delta :S

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

como nesta semana não tive muito tempo para me dedicar aos aquas cá de casa, decidi esperar que um dos macho fize-se um ninho grande, para ver o que dava.

O macho plakat cujas fotos estão postadas neste tópico construiu um ninho bem grande, mais completo e maior do que o anterior ( que foi destruido acidentalmente durante uma TPA) de sexta para sábado.

Como tal, vou tentar a primeira técnica que me foi aqui indicada, a de colocar o ninho de um outro macho no aqua do macho que pretendo reproduzir. Vou fazê-lo na terça, porque o plakat ainda anda a acabar o ninho.

 

Depois posto os resultados =D

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já coloquei o ninho do outro betta, mas o ,macho nem lhe liga, não fez diferença nenhuma.

Reparo que faz umas bolhas (sem influência do ninho, porque já as fazia antes), mas são grandes, e não são como as pequeninas do ninho. Elas não se destroem, mas são muito grandes, e poucas, apenas 3 ou 4. Isto é normal?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a todos.

Hoje de manhã, fui alimentar o meu betta, como de costume, e parti para a escola.

Á hora do almoço, chego a casa, e reparo que ele já começou a construir o ninho!!!!

Agora preciso de ajuda sobre o que fazer. Será que devo colocar a fêmea no cubo ao lado, para ele ficar mais empenhado? Ou mostro-lhe o outro macho?

 

Vou tirar umas fotos, e não tarda coloco-as.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado :)

sim XD

já tinha referido isso no teu post, que era igual á tua. A tua também tem os rebordos das barbatanas em azul?

 

O que sai deste cruzamento?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yup, é 100% igual... eu ia fazer com um CT e femea plakat mas ela morreu )):

 

agora terei de fazer como tu, depois diz me o que deu nisso heheh

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não queria reproduzir já já, uma vez que não tenho alimento para os pequenos.

Já agora, alguém sabe onde posso comprar daquelas saquetas da sera com artémia que é só juntar água?algum centro comercial ou assim?

 

PS:Boa sorte =D

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, juntei hoje a fêmea ao macho, e não aconteceu nada, apenas o ninho ficou um pouco reduzido, já que com uma ou outra correria o macho acertava nas bolhas.

A fêmea foi umas quantas vezes para de baixo do ninho, mas não aconteceu nada.

 

Fiz um video, mais tarde, depois de o editar, coloco-o aqui

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao achas que esse acasalamento ja esta a demorar demasiado tempo? talve seria melhor voltares a tentar com outro macho

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, então é assim, neste momento tenho de optar por uma de duas decisões:

1-escolho reproduzir o macho cuja fotografia se encontra postada em cima, com a fêmea anteriormente apresentada.

2-escolho reproduzir o macho que deu início a este tópico, o plakat, com a fêmea anteriormente apresentada.

 

Neste momento apenas tenho aquela fêmea, e não sei se consigo arranjar outra em breve.

Gostaria de obter opiniões sobre qual o casal escolhido para a reprodução.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais