reprodução de bettas


29André

Recommended Posts

pois, não sei quanto a ti, mas é mesmo a primeira vez que tento isto e sou um completo nabo :D

 

só espero não fazer nada de mal para não prejudicar os :animal_fish: :animal_fish:

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 239
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

pois, não sei quanto a ti, mas é mesmo a primeira vez que tento isto e sou um completo nabo :D

 

só espero não fazer nada de mal para não prejudicar os :animal_fish: :animal_fish:

 

eu ia fazer criaçao mas nunca fiz, já a umas boas semanas que nao faço nada xD apenas estou a comprar tudo primeiro e montar para depois fazer criaçao, visto que de 9 bettas so tenho 3 LOL

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não houve grande evolução na coisa. O macho não construiu mais bolhinhas.

 

Será que se retirar a fêmea, mostrar-lha de vez em quando, e tentar de novo no fim-de-semana é uma boa ideia?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não houve grande evolução na coisa. O macho não construiu mais bolhinhas.

 

Será que se retirar a fêmea, mostrar-lha de vez em quando, e tentar de novo no fim-de-semana é uma boa ideia?

 

ele nao faz mais ninho porque nao é capaz ou por outros motivos? alimentaçao? temperatura? (antes de mostrares femea claro)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei, a alimentação que lhe dou é granulado e minhocas vermelhas especiais para bettas, e a temperatura da água, como disse acima, está a 27 graus e a coluna está a 10cm.

 

A comida sei que não é a melhor, mas não consigo arranjar larvas de mosquito quer era o que pretendia =/

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não houve grande evolução na coisa. O macho não construiu mais bolhinhas.

 

Será que se retirar a fêmea, mostrar-lha de vez em quando, e tentar de novo no fim-de-semana é uma boa ideia?

 

 

Olá

Para conseguires reproduzir bettas splendens tens que conjugar vários factores na mesma altura. Se não tiveres um deles não vale a pena stressar o peixe com mudanças.

Os factores principais são: casal em boas condições fisicas, ninho e femea ovada. Sem isto....bem podes tentar que não consegues.

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, passada uma semana, e com a fêmea devolvida ao comunitário à algum tempo, reparei que um dos machos estava a construir um ninho. Mudei-o ,logo para o aqua de criação, e ele fez um pouco mais no vidro. Depois, juntei a fêmea dentro de um copo, e deixei-os ficar assim de noite.

Hoje de manhã, notei que ele largou o ninho do vidro, e construiu um colado ao copo. E agora? O que faço?

Vou ter de deixar ficar o copo?Ou posso deslocar o ninho?

 

EDIT:

A fêmea apresenta o ovipositor bem visível.

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, passada uma semana, e com a fêmea devolvida ao comunitário à algum tempo, reparei que um dos machos estava a construir um ninho. Mudei-o ,logo para o aqua de criação, e ele fez um pouco mais no vidro. Depois, juntei a fêmea dentro de um copo, e deixei-os ficar assim de noite.

Hoje de manhã, notei que ele largou o ninho do vidro, e construiu um colado ao copo. E agora? O que faço?

Vou ter de deixar ficar o copo?Ou posso deslocar o ninho?

 

EDIT:

A fêmea apresenta o ovipositor bem visível.

 

supostamente quando se coloca o copo, deve ser depois de ele construir em algum sitio e o copo nao pode ter nada a beira ou acontece-te isso, vais deixar o copo?

 

podes tentar mas nao sei

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebi muito bem o que disses-te, mas ele já tinha construido um no vidro, e depois iniciou outro no copo, mas tenho medo que ao tirar o copo, destrua o ninho.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso uma rede para separar o aquario de reproduçao de bettas. num lado ta o macho e no outro tenho a femea. e quando a femea ta pronta pronta para o "acto" eu tiro a rede com cuidado... e se o ninho for danificado so um cadito, o macho depressa o repara...

 

 

Cumps.

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Com uma colher junta as bolhas todas num só sitio (sem ser colado ao copo)!

Em principio ele depois deverá continuar a fazer nesse sitio o ninho. Se quiseres garantir isso coloca um copo cortado ao meio por cima da zona onde vais colocar todas as bolhas. Instintivamente ele vai achar o sitio mais indicado, devido à humidade que é criada entre o copo e a água.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, agora com as férias vou dedicar-me a isto a sério. =D

 

Dúvida:

Quando o macho está a fazer o ninho, não devemos mostrar-lhe um espelho ou outro macho? Isso vai estimulá-lo ou por outro lado, desfazer o que já tinha construído até então?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faxo assim, meto o macho e a femea numa caixa de vodafone, mas eles tao com uma rede a separar ao meio, deixo eles axim durante a noite toda. e no outro dia de manha vou la ver se a femea ja ta pronta e se tiver, tiro a rede com cuidado e o macho vai logo ter com a femea para ela ir para baixo do ninho.

 

ja agora durante a noite quando eles tao seperados o macho constroi sempre um bom ninho...

 

nunca usei espelho nem nada dixo...

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas tu queres acasalar o betta macho com outro macho ou com uma femea?

 

 

ele com a femea exercita as barbatanas muito bem...

 

 

devias fazer como te digo... se metes um espelho e ele ve outro macho, perde o interese de ir ter com a femea. pq ve o outro macho e quer defender o seu territorio...

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas tu queres acasalar o betta macho com outro macho ou com uma femea?

:D

 

 

Eu sei que a fêmea é o melhor para excitar o macho, logicamente. Mas não vou estar a tirá-la todos os dias do aqua para a juntar ao macho, não o acho correcto.

 

O espelho não é para a altura em que pretendo reproduzir, apenas para o macho ver outro, e delimitar o seu teritório, defendê-lo, exercitar as barbatanas, etc.

 

Um espelho 30 minutos por dia, é apenas isso. É utilizado por muitos users, e os resultados são bem visíveis.

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao consegues meter o mecho e a femea juntos mas separados, para eles se verem um ao outro?

 

é pk dessa forma nunca mais consegues fazer criaçao... pk o macho e a femea tem que se verem um ao outro... é como tu e uma miuda, tens que a ver e ela tem que te ver. para acontecer alguma coisa...

 

pensa la bem nisso que te estou a dizer...

 

isso do espelho é bom é para ele de vez em quando ele exercitar as barbatanas... mas nao é bom para o acasalamento de dois seres vivos...

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu nunca disse que o espelho era para o acasalamento!!!

 

Logicamente o peixe não vai acasalar com macho e muito menos com um espelho!

 

O que estava a tentar perguntar, e que se calhar não foi percebido, foi se ajudava ou não o macho ver outro macho durante a construção do ninho. Claro que para acasalar será precisa uma fêmea, eles não são hermafroditas, tipo peixe-palhaço :D

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas é o que tas a dar a entender...

 

tipo ele ao ver outro macho nao aguda muito... o que ajuda para fazer o ninho é a femea... ixo do espelho é so para as barbatanas nao tarem sempre baixas, para exercitar uma pouco.

Editado por teo

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

OS bettas fazem ninhos por duas razões: marcar território e para criação.

Portanto poderás usar o espelho no inicio para "picar" o macho e ele iniciar o ninho mais rapidamente.

Quando ele der inicio ao ninho podes então colocar a fêmea de forma que ele a veja, mas sem se poderem tocar. A partir deste momento, não voltas a mostrar o espelho em frente do macho.

 

Força nisso, vamos lá ver se é desta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

OS bettas fazem ninhos por duas razões: marcar território e para criação.

Portanto poderás usar o espelho no inicio para "picar" o macho e ele iniciar o ninho mais rapidamente.

Quando ele der inicio ao ninho podes então colocar a fêmea de forma que ele a veja, mas sem se poderem tocar. A partir deste momento, não voltas a mostrar o espelho em frente do macho.

 

Força nisso, vamos lá ver se é desta.

 

 

AH!!!!

obrigado, era mesmo essa a minha dúvida!! Se o macho ao ver outro macho (ou neste caso, o espelho) iria ou não apressar a construção do ninho!

 

Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais