Oceanário ou talvez não! [NOVAS FOTOS] 21 Julho


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Depois de um amável convite para jantar de um dos grandes aquariofilistas da nossa praça, nada melhor do que Vos mostrar algo que me deixou de boca aberta...

 

As descrições por vezes podem parecer exageradas mas só depois de eu o Domingos e o Alexandre o testemunharmos é que realmente acreditámos.

 

Nas próximas fotos podem ver alguns momentos bem passados com o Rui Ferreira de Almeida e o seu impressionante projecto. A primeira foto mostra o sistema quase completo, que apesar de ainda faltar muito é já impressionante (a mesa de snooker é ao tamanho real!!! cheers:P )

 

O pequeno aquário que podem ver no meio tem apenas 160x60x70 cm!!!

 

Pic_2400_23.jpg

 

Para terem uma melhor noção do tamanho do aquário destinado aos peixes, nada melhor do que colocar um "Leitão" lá dentro...

 

Pic_2400_21.jpg

 

Pic_2400_24.jpg

 

Mesmo com oa aquário ainda vazio o "Leitão" teve um encontro imediato com um bicho de sangue frio...

 

Pic_2400_22.jpg

 

Por fim uma foto daquilo que os peixes poderão ver num futuro próximo no aquário com 3000 litros...

 

Pic_2400_25.jpg

 

 

Os meus mais sinceros parabéns ao Rui pelo seu arrojado projecto e a garantia que o irei acompanhar de perto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 332
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Que peixe mais feio! :P

Parabéns ao Rui pelo imenso projecto ! cheers

Esperamos todos pelo "report" detalhado da construção e respectivo enchimento do bicho!

 

Um abraço !

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é,

 

Ele diz que o bicho de sangue frio é feio, mas eu consegui apanhá-lo mais à noitinha e nessa altura ele não lhe disse isso...

 

Pic_2400_26.jpg

 

cheers:P:) :D :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ja nao conhecesse o Leitao arriscava dizer que ele era anao :lol::lol: (até rimou) isso é mesmo MUIIIIIITTOOOOO grande ja vi piscinas mais pequenas :lol::lol::lol::lol:

Isso é mesmo um Piscinão. Espero que seja bem aproveitado para CA's : 8) ou entao nao...

Quando for grande quero uma coisa assim :lol:

Pras proximas fotos ponham o Leitao ja a tomar banho, com isso cheio era mais engraçado glup glup cheers:P:) :D :lol::lol::lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pras proximas fotos ponham o Leitao ja a tomar banho, com isso cheio era mais engraçado glup glup cheers  :P  :)  :D  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

 

Na próxima foto vais ver o Diogo o Alexandre e o rui lá dentro de máscara posta e a limpar os vidros por dentro enquanto eu tento que eles me oiçam cá fora a dizer..." MAIS PARA A ESQEURDA !!! MAIS PARA A DIREITA!!!" :lol:

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É páh isso está mesmo em grande Rui. cheers

 

Quando isso estiver a bombar vai ser brutal...

 

 

Fez-me pensar em comprar uma nova casa para ter um aquário assim... :P

 

:)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cheers

 

Pois é...parece que a aquariofilia em Portugal está mesmo a crescer....é só aquarios cada vez maiores...

 

Parabéns...tens ai o sonho de muita gente.

 

A este ritmo daqui a uns anos: " Esta é a sala, este é o quarto dos miudos, este com porta de vidro é o aquario, ao lado da casa de banho e da sala de preparação de mergulho..."

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem que projecto brutal... imagino quando isso tiver tudo up and running, deve ser um sonho.

 

Boa sorte para o projecto.

 

PS: Por um leitão a nadar é que não tá com nada.... ele não estribuchou muito? ehehehehe

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Txé...

Ah, agora já sei Rui. A lesão foi propositada, para teres tempo de montar um "bichinho" destes... hmmmmmm :shock:

Só falta a prancha de mergulho. Parabéns pela coragem de um projecto destes, que certamente irá ser acompanhado por muita gente aqui do fórum.

 

Cump's

 

(PS - Já pensaste nos preços do bilhete para ir aí visitar o aqua??? É que vão haver romarias até casa só pra ver o aqua :roll: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande espectáculo. Muito bom mesmo!

Também quero ir ver isso!

O leitão também tem de ir mas da próxima quero vê-lo com o aquário cheio de água e com a tampa fechada!! :lol::lol:

Só uma curiosidade que ainda não percebi: na última foto do leitão com o crocodilo, a cara do leitão é de prazer ou de dor??? Estará o leitão ainda de posse de todos os seus membros? :lol::lol::lol::lol:

Espero que o aquário tenha sido limpo depois! :D :lol::lol:

 

Grande projecto, sim senhor!!!

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá RFA,

 

 

MUITOS mas MUITOS PARABÉNS. É bom, muito bom até, ver aquários destas dimensões em Portugal, com a garantia que será um sucesso, sendo montado e mantido por ti. Assim por alto tens uns 5000 litros de água certo? Isso é um insulto ao comum mortal :lol: Faz qualquer grande aquário uma mera bacia :D

 

Força nisso!!

 

 

Grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente só vendo mesmo ao vivo é que dá para ter a real noção do tamanho deste sistema.

Deviam ver era a espessura do vidro :D !

O leitão quase que amuou enquanto não o deixaram ir lá para dentro. Parecia um puto a fazer birra. Depois foi a cena do crocodilo, não saiu de dentro do aquário enquanto não lhe demos o crocodilo para "brincar" um bocadinho. Só visto....

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso sim e pensar em GRANDE!!! 5000L (segundo o Vitor...)! DAÇ! (sem querer ser "mal-criado")

 

Eu a pensar montar um aquario de 250L e vejo isto... :D ate fico com vergonha de dizer que os meus aquarios actuais tem 120L, 150L e 7L ... :lol:

 

Mas parabens! :lol:

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários .

O objectivo de ter escolhido um sistema tão grande, particularmente o aquário de 450x80x80 cm foi o de manter peixes anjo e borboletas ( especialmente o Chaetodon semilarvatus ) que são peixes que me fascinam. Pretendo também ter neste aquário corais moles nomeadamente Sarcophytons, Sinularias e Cladielas os quais geralmente são pouco apreciados pelos peixes anjo e borboleta.

Gostaria também de fazer com que este sistema se aproxime , de facto, com o que acontece num ecissistema de recife , com uma zona de recife propriamente dita com corais duros alguns moles e peixes adequados( representado pelo aquário de 160x70x80 cm,com uma parede de "frontreef" ); uma zona de lagoa com àguas mais calmas onde cresce "Seagrass" numa DSB ( 15 cm )cheia de detritivoros e alguns corais como Heliofungias e Gonioporas e eventualmente cavalos marinhos( representada pelo aquário de 160x60x60 cm ); um refugio com um mangal e uma zona de algas como caulerpa ou Chaetomorpha e eventualmente U. lettuca ( representada pelo aquário de 160x40x35 cm o qual tem uma divisão longinudinal a meio fazendo uma decantação de Trás para a frente; na parte de trás estão os mangues e na parte da frente as algas; e claro uma zona periférica do recife (representada pelo aquário de peixes com450x80x80cm).

O aquário de peixes tem 2 saídas para a sump ( 120 x80x80 em PVC) e uma para a Lagoa .

O aquário de recife tem igualmente 2 saídas para a sump e uma para a lagoa .

A lagoa encontra-se entre os 2 aquários maiores e tem 3 saídas para a sump.

Por cima da lagoa e encostado atrás encontra-se o Refugio e Mangal com uma entrada da sump e duas saídas laterias, uma para o aquário de peixes e uma para o aquário de recife .

As saídas têm todas 50mm excepto as do refugio que têm 32 mm.

A entrada para o aquário de recife será feita por uma bomba exteriro Deltec de 4500 lt/hora. A entrada para o aquário de peixes será feita por 2 bombas Iwaki de 4500 Lt/hora. A lagoa apenas receberá água escoada pelo aquário de recife e pelo aquário de peixes. O refugio e Mangal será alimentado por uma Tunze de 2200 Lt por Hora ( é o aquário que está mais alto)dividida por 2 entradas.

a circulação interna do aquário de Recife será assegurada por 2 Tunze Stream de 12500 lt/h. A circulação no aquário de peixes será feita através de 2 Tunze Stream de 20000 lt/h em cada extremo e uma de 12500 Lt/ h central.

O escumador será um Deltec AP 1004 e será alimentado por uma das saídas do aquário de peixes .

A alcalinidade e o calcio serão assegurados por um reactor de calcio e um reactor de Kalkwasser ,ambos da Deltec.

Será usado um oozonizador por causa do aquário de peixes ( grande carga biologica ) .

Iluminação :

aquário de recife - callha com 2x 250 W E40 aqualine 13000K e 4x T5 54 W ( 2 actinicas e 2 6500K)

aquário de peixes - 2 calhas com 6x T5 80 W cada . com uma mistura de Temperaturas de côr

lagoa - 2x T5 80 W ( uma de 6500K e uma de 4500 K)

refugio - 2 projectores com 70 W cada com lampada de 4500 K

Nos aquários de recife e peixes teremos 3 a 4 cm de areia viva .

A sump está ao pé de um ponto de água e esgoto . Ao pé da sump teremos um deposito com 400 lt para água de osmose e outro para fazer água salgada .

A água será proveniente de uma Osmose da Kentmarine High Flow 450 lt por hora com 4 estagios ( incluindo resina desionização).

A rocha viva será a qb para fazer um front ref no aquário de recife e varios montículos separados com grutas e pasagens no aquário de peixes.

A temperatura será assegurada por 2000 W de termostatos . Como o aquário está numa cave fresca esperemos que no verão não seja necessário um Chiller. O aquário grande será tapado ,pelo menos no inverno para reduzir a evaporação e humidade assim como a sump.

 

Isto é o projecto . Levará vários meses até estar pronto a receber os peixes e corais mais exigentes.

O facto de ser grande permite mais erros ( factor diluição ), mas os principios serão os mesmos de qualquer aquário de recife.

O facto de ser grande não quer dizer que seja bom e bonito. Vou tentar que venha a ser com a ajuda e conselhos de muitos de vós .

Existem minireefs espetaculares como se tem vindo a evidenciar neste forúm .

Cumprimentos

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem me atrevo perguntar o custo de tudo isso :s para não me assustar hehe. Pelo que percebi os aquas irão estar todos interligados, mas as ligações entre eles estão feitas apenas para passagem água, ou também de peixes? Cada aquário que se vê não tem vidro lateral da parte que tá encostada ao outro, neste caso a lateral direita de cada aquário e a esquerda do gigante, e tão colados? Ou ~são todo sindividuais e os furos ainda irão ser feitos?

 

:D

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São todos individuais e comunicam entre si ( ou melhor a água cai do de recife e do de peixes para a lagoa )através de um furo de 50 mm com uma protecçaõ para não passarem os peixes . O objectivo é, apesar de a água ser a mesma, os peixes predadores estarem afastados dos corais e dos outros invertebrados.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, assim vai haver muitas lojas a corar de vergonha porque o Rui tem mais litros de àgua salgada em casa, do que eles ao público :)

Os meus parabéns pela tua coragem de iniciar um projecto desse porte, é que vais ter aí muiiiiiiiiiiiiiiiiiito trabalhinho...

Espero e acho que também vais retirar frutos desse trabalho, pra começar vais poupar para ai uns 9 euros cada vez que olhares para ele. É que escusas de ir ao oceanário...

 

Espero que esse teu pé esteja bem melhor que da primeira e última vez(até hoje) que nos encontrámos!

 

abraço

alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas! parabens pela coragem, gostava de saber 1 valor aproximado de todo o projecto (só equipamento) por interesse futuro, e também a espessura dos vidros dos 3 aquas e se possivel o preço do oceanário, isto se nao for problema.. (mp tb pode ser =P) espero ver fotos desse desenvolvimento brevemente abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.