Plantas amarelas e com buracos


Apoxyomenos

Recommended Posts

Nas pesquisas que fiz li vários relatos sobre a falta de potássio...

 

Eu tenho substracto fértil e faço fertilizações com Nutrafin PlantGro... Acham que com estas duas coisas ainda tenho falta de nutrientes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem dois, o plant Gro NPK que são tb macros e o plant gro que são só micros.

 

Se for só plant gro não estás a fertilizar com potássio e como tb não sei o substrato fértil que foi utilizado, quanto tempo tem, quantidade utilizada, poderá estar mesmo em falta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ummmm.....

Acho que é apenas Plant Gro...

 

Usei substracto fertil da Tropica (7.5 kg) para 300lts.

Presentemente tenho echinodorus, anubias, anubias nana e crinum calamistratum e as que apresentam problemas são as ehinodorus. As outras apresentam apenas um pouco de algas filamentosas.

 

gallery_18634_1850_281174.jpg

 

Este era o aspecto na altura da montagem. Agora está ligieramente diferente, mas nada de significativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem razão para o substrato fértil dar problemas, pode ser algo fraco não sei, tenta comprar aquelas barras que se enterram junto das raízes (barras de NKP) e retira as folhas velhas e verifica como a planta se dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se será falta de potássio. A falta de potássio causa clorose, um amarelecimento das margens da folha em folhas antigas, assim como uma clorose ferrica nas folhas novas.

 

Pela tua imagem, direi que são as folhas mais antigas que estão em pior estado correcto? Sendo assim, é bem possivel que o que está em falta é o zinco. A sua deficiencia causa um amarelecimento das folhas antigas a partir das pontas, pois a planta está a mobilizar esse nutriente para folhas mais jovens, destruindo essas folhas mais antigas no processo.

 

De quanto em quanto tempo adubas o teu aquário para os micros e macros?

 

Visto haver uma desvitalização e destruição do tecido da folha também é possivel que estejas com deficiencia de manganês. E quem sabe o que mais.

 

Eu no teu lugar cortava as folhas afectadas, e revia o meu plano de fertilização. Eu tive um problema semelhante há umas semanas atrás, aumentei um pouco a dosagem da dose semanal, e a meio da semana faço um pequeno reforço dos macros (que no meu tanque estão constantemente nas lonas, nitratos e fosfatos).

 

Dá uma espreitadela no sistema do Tom Barr, iniciei um sistema adaptado a partir do dele, e notei diferenças substanciais.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo post Gervas

 

Neste momento acabou o fertilizante. Mas, regra geral fazia a fertilização aconselhada no frasco do Nutrafin Plant Gro: 8,5 tampas para 300lts uma vez por semana.

 

Já andei a ler o sistema do Tom Barr mas confesso que não percebi uma data de coisas... vou tentar ler melhor...

 

Que fertilizantes aconselham comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Buracos e amarelas penso que seja falta de potássio.

Subscrevo em absoluto a opinião do Hugo.

 

... é bem possivel que o que está em falta é o zinco...também é possivel que estejas com deficiencia de manganês. E quem sabe o que mais...

Pois é gervas, também tens razão no que dizes, mas continuo a achar que o mais provável será a falta de Potássio, até porque os micros estão presentes no substrato, no Plant Gro e até na agua das TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo post Gervas

 

Neste momento acabou o fertilizante. Mas, regra geral fazia a fertilização aconselhada no frasco do Nutrafin Plant Gro: 8,5 tampas para 300lts uma vez por semana.

 

Já andei a ler o sistema do Tom Barr mas confesso que não percebi uma data de coisas... vou tentar ler melhor...

 

Que fertilizantes aconselham comprar?

 

 

Há uma enormidade de possibilidades. Desde caseiro, ás marcas da praxe. Eu uso os fertilizantes bifaseados da Elos, juntamente com o reforço de K a meio da semana(antes fazia o doseamente diário, mas a paciencia e o tempo para ir olhar para o meu tanque nem sempre me deixam fazer isso).

 

Basicamente peguei nas teorias do senhor Tom Barr, e passei a fazer o Fase 1 e 2 ao sabado, com uma dose para a semana toda, e depois dou o K40 - na quantidade correspondente ás doses de domingo, segunda, e 3a feira. Depois na quarta faço lá o teste aos nitratos(é o unico que me dou ao trabalho de testar, segundo conselho do Sô Mário não testo os fosfatos, pois faço mudanças de água bisemanais, e com o meu plantado "algo" denso, nunca tenho problemas com demasia de fosfatos, ou seja o que for, quando muito tenho é deficiencia). Depois na quarta feira o que faço é dar 1/4 da dose do fase 2 (visto que o NO3 está sempre nas lonas, raramente vão acima dos 2 ppm, normalmente 0.5 - 1ppm com muito sorte, quando medidos na 4a feira antes da adubação), 1/3 do fase 1, e uma dose de K40 correspondente ás doses de quarta, quinta e sexta. Depois de 2 em 2 semanas faço mudanças de 20 a 30% de água, por vezes lá me esqueço, ou estou sem tempo para fazer mudanças de água, mas nem os peixes nem as verduras se queixam. Felizmente tenho peixes mais resistentes actualmente, não sei como funcionaria para peixes mais picuinhas.

 

Algas não tenho visto nenhumas, somente o ocasional greenspot, ou a fuzzy algae nas folhas de plantas em zonas com menos corrente (mas a minha equipa de limpeza lá trata do assunto)

 

Não sei se os restantes membros concordam com o meu plano para o meu tanque, mas é o que se arranja, até porque o tempo nem sempre abunda, turnos é complicado XD.

 

Há muita gente que usa seachem, que também ouço que é bastante bom, se vires na secção de fertilização encontrarás mesmo um plano com esses productos.

 

Há também quem faça o método caseiro, com compra e dissolução de quimicos comprados em casas que vendam produtos quimicos, que me dizem tem um efeito quase tao bom, se não mesmo melhor que os fertilizantes de compra. No entanto implica que faças dissoluções, doseamento manual e individual, e um plano de fertilização adequado etc.

 

É um caso de estudares o que funciona para ti, tanto economicamente, como em termos de gastos de tempo, mas mais especialmente Economicamente, pois os fertilizantes xpto são caros, e nem todas as carteiras os conseguem comportar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela info Gervas

 

Vou ter de dar um salto à loja para ver que fertilizantes têm.

 

São portanto da opinião que o problema são falta de nutrientes e que além da fertilização liquida deveria colocar fertilização sólida para enterrar perto da raíz das plantas.

É isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais