nf98977a

Membro
  • #Conteúdo

    645
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por nf98977a

  1. Boas, só posso sugerir a utilização de flagyl... Combate as doenças causadas por bactérias ou outros que se instalam no interior do peixe; o esha2000 parece-me ser útil para combater doenças a nível externo...
  2. nf98977a

    o Fim?

    Boas, concordo que não deveriam fazer a barragem; pois como o vídeo refere isso iria acartar uma série de consequencias negativas para o meio ambiente; mas também algumas positivas. O fornecimento de energia é uma delas, se bem que podem e tem outras fontes alternativas que não teriam tantas e tão grandes alterações ao nível da transformação do território junto ás margens do rio. Outra consequencia positiva seria a formação de uma reserva de água doce não contaminada que iria ser habitada por espécies dependentes da água que podem estar em risco de desaparecer, mas que com o aumento da área do seu "território" poderiam prosperar outra vez. Eu sou português, mas sempre tentei perceber as escolhas que o governo brasileiro faz quando tem que "actuar" na região do Amazonas... Eu acho que o Brasil teve "azar" em ter á sua responsabilidade uma das últimas florestas virgens do planeta. Já que as outras que desapareceram foram arrasadas em prol do desenvolvimento, pelos países ocidentais ou com a ajuda destes; o Brasil tenta como qualquer outro país faz; aproveitar o melhor que consegue do seu potencial energético. Muitos dos governos que criticam o Brasil neste aspecto, esquecem-se que nos seus próprios países já se fizeram projectos similares que também alteraram a forma de viver de populações e fizeram com que desaparecessem algumas espécies animais; hoje em dia já temos outro tipo de conhecimento que nesses momentos poderia ter feito com que não se tivessem construído ou posto em prática alguns dos projectos em causa. Mas hoje em dia temos que viver com eles... E alguns até foram positivos. É muito difícil, como todos sabem; adequar algo que vá satisfazer as necessidades da raça humana e que ao mesmo tempo não altere o meio ambiente de forma a que não existam consequencias negativas para as outras espécies endémicas da zona onde irá ser feita essa alteração... Só temos que esperar que se tomem as decisões o mais correctas possíveis, e se não forem aquelas que esperávamos; respeitá-las... Pois nem sempre se pode agradar a todos. A minha visão do mundo não se cinge só ao meu ponto de vista, também tento ver a mesma situação que estou a analisar; se estivesse do outro lado da barreira. Bom feriado para todos.
  3. nf98977a

    Just a aqua..

    Este post fez-me relembrar um problema que tive á uns meses; os meus escalares também "comiam" o musgo de java que tinha no aqua onde eles habitavam... Eu via o musgo a desaparecer, mas nunca suspeitei qual seria o verdadeiro motivo até os apanhar literalmente com a boca na botija... E olhem que falta de alimento não era. Comiam de tudo, artemia e bloodworms congelados, papa caseira, flocos de artemia, base e spirulina: granulado, red cherry's (quando os apanhavam)... Por isso não entendo qual o motivo que os levava a fazer aquilo... Cumps.
  4. Para mim nada como umas neritinas para comerem as algas dos vidros; tenho red cherry's que se não tiverem alimento noutro lado comem essas mesmas algas... Também tenho otos, mas o problemas é que esses peixes são apanhados na natureza e depois, quando entram num aqua tem que reaprender a comer; isto é, tem que descobrir que os vidros tem alimento para eles; alguns aprendem, outros não; e estes últimos acabam por morrer á fome... Também tens que decidir qual a espécie adequada; consoante vários factores (ph da água, tamanho do aqua, flora e fauna existente no aqua, entre outros). Cumps.
  5. Bem, os cacatuoides gostam de "filtrar" o areão, os meus passam o dia nisso; poem um grão de areia na boca e depois cospem; e se vais por duas femeas e um macho, convem teres esconderijos para a femea que não esteja a ser cortejada pelo macho. Essa femea vai ser agredida se estiver no campo de visão do casal... Cumps.
  6. Hmm, parece-me que a fauna não está muito bem escolhida... Tens peixes num mesmo aqua com necessidades muito diferentes em termos de parametros da água... Á quanto tempo tens esses peixes misturados? Mais tarde ou mais cedo algo vai correr mal... E os peixes vão sofrer...
  7. nf98977a

    Escalar vs Neons

    Tenho escalares á dois anos juntos com neons, cardinais e nariz de bebedo e nunca, mas nunca vi sinais de agressividade dos escalares para com os peixes de cardume que possuo. Pode ter a ver com o facto dos peixes terem crescido juntos... Mas também posso dizer que em dois anos todos cresceram e agora os neons, cardinais e nariz de bebedo estão grandes o suficiente para não caberem na boca de escalares com dois anos e alguns meses de vida... Senão fosse esse aspecto talvez agora não tivesse peixes de cardume...
  8. Bem, está muito bom. Para um primeiro aqua não se pode dizer que cometeste erros de principiante. Gostei bastante do contraste entre os dois tipos de areão (escuro e claro) e o toque de Midas da rocha branca no areão escuro e a rocha escura no areão claro. Talvez essa separação de areão não se vá manter por muito tempo (digo eu), mas agora dá um toque visual fantástico. Agora é só esperar que a flora se desenvolva. E a ajuda na identificação não será muita da minha parte; mas á frente do lado esquerdo parece-me uma cryptocorine, já tive essa planta que tens atrás do lado esquerdo, mas agora não me recordo do nome (pesquisa em www.tropica.com) e certifica-te que a planta que tens com a parte de trás das folhas de cor roxa é 100% aquática... Gosto bastante do tronco/raíz que tens no aqua e a forma como colocaste o musgo, as rochas também são muito bonitas e a sua disposição parece-me harmoniosa; na minha opinião o bambu não se enquadra muito bem no aqua; mas gostos são gostos e cada um tem o seu sentido estético. De resto, talvez tenhas alguma dificuldade em fazer a manutenção do aqua, devido á forma como o posicionaste em relação á secretária onde tens o portátil. Talvez seja boa idéia colocares co2 caseiro e fertilizares, para que a flora se desenvolva mais rápido (nota-se uma diferença grande, mesmo se for co2 caseiro). Continua, estás no bom caminho. Cumps.
  9. Azia (pelo menos para os adeptos do fcp e scp).
  10. nf98977a

    Aquario de novatoo

    Boas. O ph é alterado pelas rochas, consoate as rochas que colocares; os discus são peixes que preferem águas com ph ácido. Portanto basta não colocares rochas calcárias, essas é que sobem o valor do ph. A anúbia talvez não tenha apodrecido ainda, porque o areão tem uma granulometria que permite aos rizomas "respirarem", mas com a continuação do crescimento a deterioração da anúbia iria acontecer. Então, sendo tu um novato nestas andanças, desejo-te uma boa evolução neste hobby apaixonante... Cumps.
  11. nf98977a

    Aquario de novatoo

    Boas. O aqua está agradável á vista. Mas cometeste alguns erros na minha opinião, para além do aquário ter um ar um pouco artificial. A anúbia está enterrada, assim vai apodrecer... Tens que a prender a algo, e não enterrá-la. Depois, as plantas verdadeiras são muito mais bonitas, e ajudam a manter o aqua mais saudável para os peixes, as rochas artificiais também não me agradam (não precisas gastar dinheiro em pedras, dás um passeio pelo campo; et voilá, pedras á descrição). Tens peixes com necessidades diferentes em termos de parametros no mesmo espaço. A luz solar directa poderá dar-te problemas relacionados com algas. É a minha opinião, mas se está ao teu gosto, continua... Cumps.
  12. As instruções que estão na bula do esha200 são mais fáceis de compreender; mas também está correcto...
  13. Normalmente, quando se fala em cardume, o mínimo são seis... Mas se tiveres espaço e dinheiro disponível podes por mais...
  14. nf98977a

    Escalares

    Existem muitos peixes compatíveis com escalares, primeiro tens que ter em conta os parametros da água e depois tens que ter em conta o tamanho dos peixes que vais colocar no mesmo aqua. Não podem ser muito pequenos, nem maiores que os escalares... No comunitário que tenho de 240l tenho: escalares, nariz de bebedo, corydoras, plecos, otos, neritinas, bótias, SAE's, CAE's e colisas. Mas como te disse, poderias optar por uma imensidão de peixes... Pesquisa, ve os que te agradam e conhece-os para ver se se adaptam aos mesmos parametros. Vai a este site (www.aquahobby.com), vai-te dar uma ajuda. Cumps.
  15. Tens aqui (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=87057) em PT...
  16. nf98977a

    BICHO ESTRANHO

    Por aqui chamam-se corta unhas...
  17. nf98977a

    aquariver

    Tem cuidado com o aquário, o mais certo é partir... Se o aqua aguentar até o móvel chegar, como é que estás a pensar em colocá-lo lá? Olha que um aqua desse tamanho com substrato e um mínimo de água pesa bem mais do que estás á espera... Para além disso durante o processo existe o perigo real do vidro de base do aqua onde o peso todo recai, partir... Devias ter esperado pelo móvel para poder dar início ao projecto. Boa sorte com isso... Não queria estar na tua pele. Cumps.
  18. nf98977a

    Preço??

    Boas. Comprei um casal dessa espécie por 20.00 á dois meses, e já tiveram descendencia... Acho que o preço foi bom, tendo em conta que já começaram a reproduzir-se... Cumps.
  19. Boas. Tens várias hipóteses: - fazes como eu e pedes a um familiar que dê comida aos peixes; se achares que a pessoa em questão poderá dar comida a mais, distribuis a comida na quantidade necessária para dar uma vez por dia; eu tenho seis aqua e é um sobrinho meu com doze anos que faz isso, a minha esposa é fotógrafa e arranjou-me embalagens vazias de rolos fotográficos, é só colocar a comida adequada dentro de cada um e fechar. - compras um alimentador automático (é caro, mas quando tem que ser...). - compras comida especial para férias, normalmente esse tipo de comida é colocado no aqua e vai-se "desfazendo" pouco a pouco permitindo os peixes alimentarem-se; este tipo de comida também, penso eu só dará para uma semana. Espero ter ajudado. Boas férias. Cumps.
  20. Bem, então é assim; os meus apistos cacatuóides estão num aqua de 60l densamente plantado, com troncos, areão preto de quartzo e uma metade de uma casca de coco com uma abertura onde só entra a femea (nunca vi o macho a entrar). Adquiri o casal á pouco tempo (em Maio), e passadas duas semanas de os ter cá em casa vi alevins perto do coco (foi a única vez que os vi); a femea de tres em tres semanas "desaparece" para dentro do coco e raramente sai (depreendi que sempre que ela fizesse isso estaria uma desova a decorrer). Estou a criar condições para passar o casal para outro aqua, onde estarão sós... Um pormenor importante será o facto de nas primeiras quatro semanas em que foram introduzidos no aqua, o macho e a femea dizimaram-me uma população de red cherry's (cerca de 50/60)... Tal como disseram aqui, será que a existencia de alimento de qualidade e em quantidade fez com que acontecessem desovas num tão curto espaço de tempo? Também estou curioso para saber o que acontecerá quando os passar para o outro aqua... Cumps.
  21. Hmmm, alguém disse aqui que os cacatuóides só desovam entre 6 a12 vezes por ano?! Pois os meus de 3 em 3 semanas desovam... É algum novo record mundial? Lol...
  22. Boas. Desde já parabéns pelo recem casal... Lol... Depois, e seguindo a lógica do teu racicínio; é muito difícil (quase impossível por assim dizer), que esses ovos passem a alevins, e depois de formados possam chegar a juvenis. Nas condições em que a postura foi feita,concerteza que, se não for comida pelos pais enquanto estão na fase dos ovos ou depois na fase de alevim, serão comidos pelos outros habitantes do aquário. Eu crio escalares e só consigo ter exito na sua sobrevivencia, quando tenho um casal sozinho num aqua, ou quando mudo os ovos/alevins para outro aqua onde não exista fauna capaz de comer os mini escalares. O meu conselho é: não faças nada... Deixa o casal ganhar experiencia com esta postura. E se realmente quiseres fazer criação de escalares, compra um aqua mais pequeno para onde possas transferir a desova ou os alevins depois de uma nova postura. Normalmente os escalares depois de um casal formado, desovam mais ou menos de duas em duas semanas, Boa sorte... Cumps.
  23. Os brancos não foram fertilizados. Os ovos fertilizados tornam-se acastanhados. Portanto parece-me a mim que o macho não cumpriu o seu papel... É normal, á duas semanas tive uma primeira postura dum recém casal e aconteceu o mesmo; este fim de semana desovaram outra vez... Mas desta vez já vejo muitas caudas a abanar. Tem paciencia... Vai ter que ficar para a próxima. Cumps.