Por onde começo? Montado o 1º Aquário


Rikhard

Recommended Posts

Boas

 

Há alguns dias fui surpreendido pela minha filha que vai fazer quatro anos, que me disse que de prenda de aniversário queria um aquário (com peixinhos, plantas e ... água). A princípio achei que era coisa passageira, mas o facto é que ao invés de esquecer o assunto, cada vez falava mais nele. A princípio achei que queria um daqueles globos com um coitado de um peixe solitário, mas ontem fui com ela a uma loja de animais e ficou claro que o que ela quer mesmo é um aquário. Sei que para uma miúda de quatro anos é muito provável que depois de o ter, passe o entusiasmo e esqueça, mas uma vez que, já há muito tempo que eu pensava um dia em ter um aquário, esta é a oportunidade de finalmente iniciar esse projecto.

Disto isto, convém dizer que de aquários só sei que são de vidro e têm lá dentro peixes e água. Por isso impõe-se uma pergunta: - E agora? Por onde começo? Comecei a ler alguma coisa na "FAQ - Peixes para principiantes" (http://faq.thekrib.com/pt/fish-popular.html). Pelo que li parece que me pode ajudar, no entanto opiniões e conselhos nunca são demais. Já agora, a minha filha faz anos a 26 de Julho. Ainda dá tempo de preparar tudo para nesse dia pôr alguns peixes no aquário?

 

Obrigado pelos vossos comentários.

Editado por Rikhard
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 191
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

1º-comprar um aquári de mais ou menos 100 litros com lampada incluida(dá sempre geito)

2º-comprar um filtro, um termostato, um termómetro, um areador, cascalho , pedras para enfeitar, troncos...

3º-comprar testes para o Ph, amónia e nitratos e nitritos.

4º-comprar plantas aquáticas( elódeas são as mais básicas para cuidar)

5º-encher o aquário e esperar duas semanas

6º-passadas duas semanas intruduzir o primeiro peixe( aconselho um peixe barato e resistente )

7º-acrescentar 3 a 4 peixes de 4 em 4 dias até ter o numero de peixes desejado( não te esqueças que se pode ter um cm de peixe por cada litro de água)

8º-ficar tardes a alhar para o aquário com cara de parvo lol

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Poderás sempre aproveitar bons preços aqui no forum, aquários completos, incluído filtragens já cicladas, que significa que ajudará na mais rápida introdução dos habitantes no aquário.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Há alguns dias fui surpreendido pela minha filha que vai fazer quatro anos, que me disse que de prenda de aniversário queria um aquário (com peixinhos, plantas e ... água). A princípio achei que era coisa passageira, mas o facto é que ao invés de esquecer o assunto, cada vez falava mais nele. A princípio achei que queria um daqueles globos com um coitado de um peixe solitário, mas ontem fui com ela a uma loja de animais e ficou claro que o que ela quer mesmo é um aquário. Sei que para uma miúda de quatro anos é muito provável que depois de o ter, passe o entusiasmo e esqueça, mas uma vez que, já há muito tempo que eu pensava um dia em ter um aquário, esta é a oportunidade de finalmente iniciar esse projecto.

Disto isto, convém dizer que de aquários só sei que são de vidro e têm lá dentro peixes e água. Por isso impõe-se uma pergunta: - E agora? Por onde começo? Comecei a ler alguma coisa na "FAQ - Peixes para principiantes" (http://faq.thekrib.com/pt/fish-popular.html). Pelo que li parece que me pode ajudar, no entanto opiniões e conselhos nunca são demais. Já agora, a minha filha faz anos a 26 de Julho. Ainda dá tempo de preparar tudo para nesse dia pôr alguns peixes no aquário?

 

Obrigado pelos vossos comentários.

 

 

Boas!

 

Em termos de material o pessoal já te indicou...depois há uns pormenores na escolha de alguns mas a medida que vais tendo duvidas pergunta aqui!

 

No entanto antes de escolheres isso(material) tudo covem veres bem que tipo de aquario queres ou seja, se queres plantas ou nao e que peixes queres. Por exemplo se quizeres um aquario plantado convem comprares uma boa calha(este assunto dá pano para mangas...mas vou tentar resumir....) Para teres plantas pouco exigentes(anubias , fetos de java, musgo de java, etc) basta teres uma calha com uma lampada fracota, mas se quiseres ter plantas mais exigentes tens de comprar uma calha com mais lampadas...o ideal seria algo que desse 1 w por cada litro de agua do aquario. Para teres uma ideia das plantas ve este site : www.tropica.com e depois carregas nos nomes das plantas do lado direito. No entanto nao basta teres só luz e areao de rio para fazeres um plantado....precisas de substrato fertil(tropica , saccem flourite, etc) e Co2 que pode ser caseiro( feito com uma mistura que fazes em casa) ou pressurizado(garrafa+manometros, etc).

 

Por outro lado se quizeres fazer um aquario de ciclideos nao precisas do que escrevi anteriormente.

 

Acho que devem dar uma olhadela no sub-forum "fotos e videos" para teres uma ideia das possibilidades que existem e podes ver os setups dos aquario para saberes o que precisas de comprar para o teu.

 

Espero ter ajudado.

 

1Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ainda estou na fase de projecto. No próximo fim-de-semana, ou no seguinte penso comprar o material e iniciar o ciclo de azoto.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Estou quase a começar.

Já tenho aquário 1030x450x550 (+/- 250 lt), filtro, termoestato, substrato, areão, pedras, troncos e plantas.

Amanhã vou tentar montar.

Depois coloco fotos e dou novidades.

Já agora uma questão. As entrada e saída do filtro dentro do aquário devem estar como? Afastadas uma da outra? Em termos de imersão na água, mais ou menos a meio ou no fundo?

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[boas

 

Acabei de montar o aquário.

 

IMG_8877.JPG

 

IMG_8878.JPG

 

IMG_8880.JPG

 

IMG_8881.JPG

 

IMG_8882.JPG

 

IMG_8873.JPG

 

Agora só faltam os peixes.

Comentários, críticas e sugestões são bem-vindos.

 

Fiquem bem.

Editado por Rikhard
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para primeiro aquário está um espanto!

 

Equilibrado, simples e bonito! :P Parabéns...

 

Agora é esperar para introduzir os peixes e a tua filhota vai ficar toda feliz!

 

Continua a postar actualizações!

:P

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Acho que está na altura de me apresentar! Eu sou a mãe da Diana, a menina que "criou" este aqua!

Nunca fui apaixonada por aquarios e por peixes (sou mais de cães e gatos) mas a minha filhota contagiou-nos a todos!!! Nunca pensei ir comprar um livro de aquarios para APRENDER qq coisa (comprei para o ricardo... na... foi desculpa pk eu é que percebo ainda menos que ele!!).

Bom, certo é que andamos todos super entusiasmados com a ideia e a Diana hj qdo acordou e viu o seu aqua com plantinhas ficou SUPER feliz (ja lhe dissemos que peixinhos vai ser devagar e só daqui a uns dias)!

Como praticamente tudo ca em casa, tirando a Diana (para ja), acho que mais cedo ou mais tarde vamos ter outro aqua (2 caes, 2 gatos, lol).

Bom, mas para ja so temos um, que é da Di e esta pela mao do ricardo (isto é o q ele pensa) e ontem tivemos divertidos a monta-lo.

O que acho que esta mal e lhe disse é o fundo que nao gosto. Não realça as plantas!

O areao confunde-se com as pedras, acho que vamos ter de mudar de pedras, apesar de achar estas giras!

Quanto às plantas, têm mto poucas. A ideia é irmos por um bocadinho de cada vez, para ver a evolução! De qq forma, do lado esquerdo do aqua é mm para ficar sem nada (aberto)! Gostava de por "relva" mas isso para ja deve ser pedir de mais (segundo o Nuno da Mania dos Peixes isso implica CO2 etc...) Vamos indo devagar!

Mas acho que com um pouco mais de plantas e sem o fundo o aqua fica fixolas (fala uma newbie)! Mas que da mta vida à sala dá!

Deixo já aqui uma pergunta:

 

Que peixes meter para iniciar o aqua daki a uma semana? A ideia sera introduzir 3-4 de cada vez...

 

Os peixes que EU gostava la são: Molly, Otos, Nariz de Bebados, Botias (palhaco provavelmente), Corydoras (o adolfoi prov), espadas, LDA 25 Pitbull, Escalares, Discos, Neons....

 

Se me puderem dizer aquilo que posso por primeiro, peixes menos sensiveis e que fiquem bem nas dimensoes do aqua agradeço!!

 

E para ja e tudo!

Tanto eu como o ricardo agradecemos comentários (criticas são sempre benvindas, para aprendermos e melhorarmos o aqua)!

 

Beijinhos

Deiota

 

PS: deixo mais umas fotos....

 

DSC05121.JPG

 

DSC05122.JPG

 

DSC05123.JPG

 

DSC05125.JPG

 

DSC05129.JPG

 

DSC05130.JPG

 

DSC05131.JPG

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olaaa

 

Uma sugestão em vez de areão no fundo, podem meter areia branca própria para os aquarios, fica espectaular e por fim meter uns camarões dão sempre vida ao aquario!!Bem fica aqui as minhas dicas!!Boa sorte

 

 

Não é por nada, mas imaginas a dificuldade em trocar o areão nesta altura por areia? Significa tirar tudo e começar de novo. Não é propriamente uma boa sugestão.

Peço desculpa pela intromissão, mas não é das coisas que gosto mais de ler. Como sugestão alguém dizer, deita tudo fora e pôe antes isto porque eu gosto mais? Fica mais espectuacular? Como sabes que os autores gostam mais de areia branca (eu pessoalmente também gosto mais e faz melhor contraste com as pedras - mas é mais fácil trocar as pedras que o areão)? Dá para perceber pela thread que já viram imagens de outros aquários, logo, já devem ter visto o efeito da areia branca, logo, se não usaram é por se calhar não foi o que gostaram mais.

 

Quando alguém pede sugestões, julgo que pretende obter opiniões sobre pequenas alterações que podem ser feitas para melhorar em termos estéticos ou correcções técnicas, aspectos errados, etc. Não é propriamente algo do género: Eu não gosto assim, se fizeres assado fica mais ao meu gosto.

 

Mete camarões, dão sempre vida ao aquário???? É um aquário de 250l, certamente que não foi montado para ter apenas invertebrados. Parece-me que estão mais inclinados para Discus, Escalares, Botias... Pois, com estes peixes os camarões não dão vida nenhuma ao aquário pois andam sempre escondidos. Quanto muito, dão mais saúde aos peixes que os comerem :D :D

 

Desculpem pelo desabafo, devo ter acordado com os pés de fora.

 

PS: Upss, já que me meti, pelo menos devo comentar algo mais construtivo:

Quanto à disposição do filtro: A entrada tanto pode estar de um dos lados e a saída do outro, como estarem os dois no mesmo lado. Já vi fotos e sugestões do Takashi Amano (considerado um guru por estes lados) em que surgem ambas as soluções. De qualquer forma, em geral a saída de água do aquário deverá ficar a cerca de 5 a 10 cm do fundo do aquário - como o vosso fundo é areão, talvez os 5cm seja melhor para ajudar a recolher os detritos. Os 10cm são melhores para a areia para evitar que a mesma seja sugada. A entrada de água deverá estar perto da superfície para também ajudar na troca gasosa através da agitação da água.

Também acho a "paisagem" traseira um pouco inadequado, dá um ar pesado.

A pedra do lado direito também me parece um bocado "quadradona", uma martelada nisso deve resolver.

 

Dos peixes que pretendem, parece-me que as corydoras são as mais adequadas para ajudar no início do ciclo, mas só daqui a 1 semana, como o aquário é grande podem começar logo com umas 4 (assim já dá para a filhota ver peixinhos no aniversário). Até lá vão colocando alguma comida para que as bactérias se alimentem e desenvolvam. O normal é que a comida que se deixa ficar apodreça, pois é isso que gera bactérias. Antes de adicionar o primeiro peixe convém retirar do aquário os restos de comida podre, pois não é lá muito saudável para os coitados.

 

O Botia palhaço é muito bonito mas cresce muito (30cm), atenção a esse pormenor para não terem que se desfazer deles mais tarde. O botia striata também é muito bonito e não cresce tanto (10cm).

 

Com essa litragem um cardume grande de beberolas (cerca de 20) fica um espectáculo, para quem gosta de ver cardumes em natação sincronizada.

 

Beijos à filhota

Editado por jcrelha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Quanto ao areao, para já fica! O que queremos substituir são as pedras, por basalto ou qq coisa escura :D

O fundo também já saiu (descolou e eu aproveitei a deixa...). Deveremos por acrílico branco OU preto!

Hoje vamos fazer a primeira TPA e aproveitar e por as anubias presas no tronco (como as pedras são para mudar mais cedo ou mais tarde, não me parece sensato ter plantas...).

Beijinhos

Deiota

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Foi feita a primeira TPA e aproveitamos e alteramos as anubias (metemos agarradas ao tronco, em vez de enterradas).

Tambem já tinha tirado o fundo (para já não tem nenhum, ainda estamos a decidir o que por, branco ou preto)!

Amanhã iremos fazer o primeiro teste à água, se tiver adquada iremos colocar os primeiros peixes (provavelmente corydoras).

Deem mais dicas / criticas / sugestões!

PS- Fotos aqui!

Beijinhos

Deiota

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Foi feita a primeira TPA e aproveitamos e alteramos as anubias (metemos agarradas ao tronco, em vez de enterradas).

Tambem já tinha tirado o fundo (para já não tem nenhum, ainda estamos a decidir o que por, branco ou preto)!

Amanhã iremos fazer o primeiro teste à água, se tiver adquada iremos colocar os primeiros peixes (provavelmente corydoras).

Deem mais dicas / criticas / sugestões!

PS- Fotos aqui!

Beijinhos

Deiota

Boas, também comecei mais ou menos como vcs. O meu filho e a mãe dele, minha esposa ofereceram-me um aquário no dia do pai de 2008; um de 60l. Agora tenho 4 aquas (240l,60l,60l e 40l). Posso dizer que fiquei viciado, e quanto mais se sabe sobre aquariofilia, mais sede tens de aprender mais. O processo de viciação tem várias etapas; mas posso-te dizer que só pelo facto de já estares registada neste fórum vai fazer com que cometas menos erros, e assim poupar uns euros e a vida a alguns peixes (sei do que falo, já cometi a minha quota parte de erros). Sendo assim e indo buscar inspiração á minha experiencia aconselho-te a plantares melhor esse aqua com plantas de baixa manutenção como as anúbias que já tens, musgo de java e fetos de java; também te aconselho algumas cryptochorynes. A questão da "relva" já é mais complicada, pois normalmente as plantas que formam tapete exigem mais, tanto em termos de experiencia, como fertilização e co2; mas isso como vão aprender não é nenhum bicho de 7 cabeças. Em relação a fauna, fazes bem em por 3/4 peixes de cada vez para não alterar o equilibrio biológico do aqua, que ainda não deve estar muito estável. Aconselho-te a começar com guppys, platys, corydoras e algum tipo de peixe de cardume, como neons ou nariz de bebedo. Em relação a otos ou lda25, como se alimentam de algas só os deves introduzir passado algum tempo, a não ser que os alimentes com pastilhas de fundo.

Boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Peixes que consideramos por no aqua (a curto / medio prazo e poucos de cada vez) serao corydoras, bebados, neons, escalares (4 provavelmente), mollys, espadas, barbos... Entretanto vamos pesquisando e vendo mais especies, pode ser que depois vejamos outros...

Gosto dos botia mas ficam mto grandes :yahoo:

Beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com os barbos eles vao fazer a vida negra as molis e aos espadas. Nao tentes fazer uma salada de peixes, pois misturar escalares (ph acido) com molis e espadas (ph alcalino) nao vai ser facil arranjar um ph neutro. E que tal umas 6 corydoras os 4 escalares e um cardume de bebados ou pinguins ou rasboras?? Olha que da um efeito espetacular.

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Editado por Nuno Toste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite a todos

 

Sou novo aqui no fórum, e sempre tive uma paixão por peixes, na verdade, não tenho muita experiência com aquário, mas procuro sempre estar por dentro do assunto. Estava lendo este post, e Deiota, parabéns pelo seu Aqua, por ser o primeiro, está muito bom.

achei boa a sugestão do Nuno, pois escalares (àcará-bandeira)são muitos bonitos e tem uma resistència razoável para iniciantes, apenas tome cuidado com alterações bruscas na qualidade da água, principalmente com as TPA's, não sei se os demais tem alguma experiência para relatar, mais quando a qualidade da água altera muito os escalares ficam sentidos, e começam a aparecer sinais de doença, principiando pelas nadadeiras, no demais, sua criação é tranqüila.

Só mais um ponto, posso estar errado, mais não seria melhor introduzir peixes de fundo, depois que o Aqua, estivesse habitado por uns dias ?

 

Abrçs.

Alph@

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais um ponto, posso estar errado, mais não seria melhor introduzir peixes de fundo, depois que o Aqua, estivesse habitado por uns dias ?

 

A vantagem das corydoras para ajudar na ciclagem do aquário é que são resistentes, aceitam uma boa variedade de pH e no início nem sempre se tem o ph ainda estabilizado, aguentam relativamente bem os picos de amónia e de nitritos iniciais, até porque não fazem muita porcaria, e comem de tudo.

Já os otos, por exemplo, sem algas para comer podem ficar mal, e começar a dar-lhes comida própria de início não é bom, porque depois habituam-se e já não ligam às algas.

Claro que o ideal era ciclar o aquário sem peixes, mas não é para todos ver o aquário vazio durante um mês.

Neste caso específico, eles pretendem ter algo que se veja no dia 26, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Sim tens razão, o dia 26 está a chegar e gostavamos de ter alguma coisa no aquario, para alem de plantinhas e pedrinhas!

Aproveito para perguntar onde compro basalto ou xisto (pedra escura) na zona do Porto!!!

A Diana todos os dias pergunta quando tem peixinhos no aquário... e para além disso, como queremos fazer a introdução dos peixes devagar, queriamos começar desde já!

Como foi referido acima, iremos fazer hj análise à água e se tiver com as condições minimas, espero trazer uns peixitos (provavelmente corydoras).

À noite dou mais notícias!

Beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.