Por onde começo? Montado o 1º Aquário


Rikhard

Recommended Posts

Boas!

feitos novos testes, os resultados são os mesmos:

ph - 6.8

no3 - 0

fo4 - 0.5

kh - 4

amonia - 0,3

no2 - 0

Os peixes estão de boa saúde mas encontrei alguns red cherry mortos (os mais pequenitos)... Será que está relacionado com a amónia? Falta de alimento?

Obrigado!

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 191
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

eu acabei de ler o topico tdo com muita atenção pois estou prestes a começar a minha aventura nisto.

 

depois do f-d-s começa a montagem.

 

por acaso pareceu-me que o problema dos primeiros peixes foi que apanharam com o pico do ciclo.

 

mas eu nao sou entendido. agr dos red cherrys, eu perguntaria a que temperatura tens a agua? eles sao fulanos trabalhadores mas podem nao tar com a agua ideal.

 

pelo pouco que sei, eles comem algas, mas precisam de mais, pois raramente as algas estão em quantidade suficiente. como o aqua é novo, poderiam ainda nao ser em quantidade para eles se alimentarem.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

temperatura 26.

comida de peixes, conforme disse acima!

 

26 n m parece mau para eles. mas eu sou novo aqui...

 

ao que julgo saber eles teem comida propria artémia, larvas de mosquito vermelha, comida em comprimidos para invertebrados

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei de ver as fotos do teu aqua, mas eu acrescentava mais algumas plantas e talvez um pouco de musgo de java nas pedras ( fica um espectaculo).

Não te esqueças de ter atenção a quantidade de peixes que vais pôr, para não exceder a capacida do aqua. Não me lembro agora como se fazem os calculos, mas amanhã já te digo, tambem podes perguntar ao teu amigo, uma vez que ele tem muita expriencia deve saber.

Até amanhã

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

o aqua está a ser complicado. esta noite os red cherry foram todos a vida! :whip: e uma das duas neritinas... :P

hj de manha qdo fiz o teste tinha amonia a 0.6, no2 a 0 e no3 a 0.5... a amónia matou-os todos!

fiz uma TPA de 40L com água do Lidl (PH 6.2) pois a água da minha torneira tem PH a 7.8...

isto realmente não é fácil no inicio.... estou triste... a minha filhota faz anos domingo e se tiver os peixitos no aqua já vamos com sorte!

curti tanto os camarões, dão um ar tão animado ao aqua... :(

beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há que ter paciencia com o aqua , tens de lhe dar tempo para estabilizar e os invertebrados são sensiveis , especialmente a cobre e amonia...desculpa dizer isto mas foi um erro colocar estes numa fase tão recente do aqua.Tenho acompanhado o topico , e estava a ver se tudo corria bem embora não quisesse dizer nada em relação a estes em que a minha intuição provou estar correcta.

Uma maneira de prevenir isto é através da colocação de mais plantas que absorvem amonia , as melhores são as que absorvem nutrientes através das folhas , geralmente plantas de crescimento rápido e folhas finas ,como riccia flutuante ou hygrofilas e egerias , que tem um crescimento mais rápido e são de simples manutenção.

Essa agua turva é um sinal que o aqua ainda não esta estavél, podes colocar comprimidos de bactérias no substrato . eu sei que dia 26 esta proximo mas evita pôr mais animais para já .

Viste se por acaso a temperatura do aqua não aumentou muito nos ultimos dias ?

Cumprs filipe.

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o ciclo ainda nem atingiu o pico de amonia logo deve de estar no inicio.

O aqua levou os peixes no dia 14 deste mes e estamos a 24, a amonia começa pelos testes a dar o ar da sua graça, basta fazerem o teste de amonia todos os dias, não gastem o resto dos testes que não vale a pena.

Colocar a agua do LIDL não é boa ideia, pior que o ph da torneira não ser certo são as variações do ph (isso mata mesmo os peixes)

Colocar CO2 num aquario destabilizado não é boa ideia.

Fazam uma coisa de cada vez ou isso corre mal.

 

Cumps

boas ,penso que o co2 não seja má ideia ,para estabilizar o ph e acelarar o metabolismo das plantas (consumirem mais nutrientes).Não se ponham a fazer mudas de agua á toa porque essa amonia que têem é´normal nesta altura do campeonato ,não e´por mudar muito a agua a agua que ela vai desaparecer .Sou apologista que no 1º mês não se deve mudar agua para as bacterias se establecerem como deve ser .Como vos tinha dito só deveriam de ter p+osto 2 ou 3 peixes ao fim de 8 dias de montado e depois deixar ciclar pelo menos mais 1 mês para não terem problemas.

Boa sorte,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não discordo que o co2 seja ma ideia, mas para quem se esta a iniciar penso que não devia de complicar, mas para descer o ph é o melhor e as plantas se alem do co2 tiverem boa iluminação agradecem.

 

Cumps

 

lamento pelos peixinhos. dia 26 está proximo mas isto pelos visto nao se pode mesmo acelerar. uma duvida que me surgiu com isto:

 

quando ha picos de amonia é normal a agua ficar turva e algo leitosa?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que eu sei penso que é.

 

Tens aqui uma boa explicação Ciclo do azoto com grafico

 

Cumps

optimo artigo. explica muito bem o processo.

 

continuando com as pergundas, acelararei o processo se, depois de montado o aquario, o encher e deitar aquelas capsulas de bacterias la para dentro?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lamento pelos peixinhos. dia 26 está proximo mas isto pelos visto nao se pode mesmo acelerar. uma duvida que me surgiu com isto:

 

quando ha picos de amonia é normal a agua ficar turva e algo leitosa?

 

 

Isso normalmente acontece quando há morte de bacterias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

optimo artigo. explica muito bem o processo.

 

continuando com as pergundas, acelararei o processo se, depois de montado o aquario, o encher e deitar aquelas capsulas de bacterias la para dentro?

 

 

è sempre melhor o ciclo pela via natural ,mas há quem faça isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

antes de mais obrigado pelas criticas/comentarios/opinioes.

neste momento tenho uma neritina e 3 corydoras (com saude duvidosa pois não as vejo) e ainda um oto (que também não o vejo).

de qq forma, fiz o teste a amonia e está ainda a 0.6.

a minha pergunda é só uma, tendo em conta que queria evitar a morte destes peixinhos....

nao faço mais TPA's até o ciclo estar completo?

de manha tinha 0.5 de nitratos, não sei se quer dizer que o ciclo já está a começar a rolar....

beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

antes de mais obrigado pelas criticas/comentarios/opinioes.

neste momento tenho uma neritina e 3 corydoras (com saude duvidosa pois não as vejo) e ainda um oto (que também não o vejo).

de qq forma, fiz o teste a amonia e está ainda a 0.6.

a minha pergunda é só uma, tendo em conta que queria evitar a morte destes peixinhos....

nao faço mais TPA's até o ciclo estar completo?

de manha tinha 0.5 de nitratos, não sei se quer dizer que o ciclo já está a começar a rolar....

beijinhos

 

mais uma vez, nao leves as minhas palavras como certeza pois sou mais inexperiente que tu.

 

mas parece-me que o ciclo ja começou e que ate avançou depressa visto que la puseste muitos peixes, ou seja, as bacterias foram obrigadas a produzir-se mais depressa.

 

neste caso, pode ser que com mais uns dias os valores estabilizem.

 

pelo que eu tenho entendido, ha uma media para as TPA's mas depende muito do que o aquariofilista sente do seu aquario. eu n m relembro se ja mediste os valores da torneira, mas se calhar uma tpa, (n esquecer de deixar a agua a repousar pois cloro é veneno certo) poderia ajudar aos valores da agua.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem concordo que não vale a pena estar a fazer tpas grandes pois a amonia vai ser produzida na mesma , podes colocar as plantas para absorver , o kh de 4 ja impede mudanças subitas de ph , agora resta não colocar peixes , e esperar , pois ele acaba por se estabilizar , leva é tempo, tb não limpes muito os filtros para as colonias de bactérias estabilizarem-se tendo em conta que deves lavar sempre estes com agua do aquario , por exemplo guardada quando se faz uma tpa.

 

Eu sou apologista que um aquario deve estar meses a iniciar , só plantas e um ou dois peixes para iniciar o ciclo, e quando dizem que este tarda apenas 10dias acho que só mesmo num cubo da vodafone que agora esta na moda :) ... um aquario maior é mais estavel a longo termo mas tb leva mais tempo a estabilizar por completo ...

 

Agora que , na minha opinião ja fizeste tudo o que podias , resta ter paciencia e esperar , sem grandes mudanças de agua etc. podes ir colocando acelaradores biologicos , da waterlife ou os carissimos da ada.( são os unicos que para mim funcionaram)tens o bacto da ada que é bom.

Tem paciência com o aquario , para domingo não deve dar mas a jovem tb deve preferir ver os peixinhos sempre vivos , com quatro aninhos não se compreende ainda as coisas mas tb ja tem um ou outro a nadar .

 

Há e não vale a pena assustar-se com a amonia , pois é quase certo que aumente , para o qual deve retirar a neritina e pedir á alguem com um aquario estavél que a sustente por uns tempos .até lhe limpa as algas do aquario...

A amonia é menos toxica para os peixes do que invertebrados.

Quanto ao c02 não coloque para já pois não estabiliza o aquario , pode é baixar o ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

a agua da torneira não sai com nitratos e ainda por cima sai com o ph 7.8...

com o ph assim tao alto e com a amonia toda que tenho, e fatal para os peixes (e para a neritina). por isso optei hj por fazer uma TPA com agua do garrafao...

quanto ao co2, esta a bombar o caseiro (segundo o meu indicador está OK).

beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

a receita que usei do co2 e a caseira, com fermento e sem gelatina! irei fazer da proxima vez com a gelatina!

vi agora as 3 cory que estao bem de saude, bem como o oto e a neritina!

ainda estou na primeira fase do ciclo, certo? acham que a amonia ainda vai subir mais?

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

a receita que usei do co2 e a caseira, com fermento e sem gelatina! irei fazer da proxima vez com a gelatina!

vi agora as 3 cory que estao bem de saude, bem como o oto e a neritina!

ainda estou na primeira fase do ciclo, certo? acham que a amonia ainda vai subir mais?

bjs

 

esperemos que nao. mas aguenta agora isso o mais estavel possivel.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

testes actuais:

 

ph - 6.8

no3 - 0.5

fo4 - 0.5

kh - 3

amonia - 0,6

no2 - 0

 

A amonia continua igual e nao tenho n02. no entanto no3 0.5... como é possivel ter mta amonia, nao ter nitritos e ter nitratos? pergunta de newbie...

beijinhos

 

ps- ta tudo vivo ainda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

testes actuais:

 

ph - 6.8

no3 - 0.5

fo4 - 0.5

kh - 3

amonia - 0,6

no2 - 0

 

A amonia continua igual e nao tenho n02. no entanto no3 0.5... como é possivel ter mta amonia, nao ter nitritos e ter nitratos? pergunta de newbie...

beijinhos

 

ps- ta tudo vivo ainda!

 

porque ainda nao tens bacterias suficientes que transformem a amónia. e os poucos nitritos que vais tendo tao a ser tratados pelas plantas

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.