jcrelha

Membro
  • #Conteúdo

    122
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por jcrelha

  1. Olá Os bêbados portam-se melhor se o grupo for maior, ficam mais corajosos e desinibidos, vindo um pouco mais para cima. Para o topo, como o vosso pH o permite, iria para as iriatherina (também não gosto particularmente dos guppies, mas como tenho 6 escalares, eles são óptimos para fornecerem alimento vivo - os alevins - aos escalares). Vistosos, para além dos escalares, tens os apistogrammas, gourami, ramirezi - pesquisa um pouco sobre estes. Os gertrudae são muito bonitos mas, à semelhança dos restantes Rainbow Fish, são muito pequenos (máx: 4cm), logo a sua beleza só ressalta quando em grupo.
  2. Se o aquário está desligado há algum tempo, as bactérias já morreram todas e não sabes bem em que condições está a água. Também sou da opinião de que o melhor era tirar a água toda, enchê-lo com água nova e iniciar o ciclo, de preferência só com comida e não com peixes.
  3. É preferível comprar aos 6 de cada vez e com um espaço intervalado de 1 a 2 semanas. Não só porque permite a adaptação da colónia de bactérias à nova população, mas sobretudo para evitar o risco dos peixes serem todos irmãos. Para a parte de cima tens os guppies, por exemplo. As iriatherina werneri são peixes muito bonitos, gostam de frequentar a parte de cima do aquário, mas gostam de pH ácido, à volta dos 6.5 - creio que o vosso aquário é alcalino, certo? Para além disso, como têm a boca muito pequena, tem que se ter cuidados especiais com a sua alimentação. Existe quem os alimente com comida para alevins. Antes de avançarem para eles convém terem mais informação, sobretudo sobre este último aspecto, tendo em conta a restante população. Botia palhaço. Mais um peixe muito bonito e problemático. Cresce muito e come-te os camarões e, se lhe couberem na boca, despacha as neritinas também. Mas também existem casos de convivência pacífica de bótias com camarões e caracóis. Deve ser bem ponderado, mas se optarem por colocar, elas gostam de estar com companhia.
  4. Já estive a ver o novo layout e só posso dizer: melhorou e muito. Agora está a ficar muito bonito
  5. Depende dos guppies. Geralmente com as fêmeas não há problemas, nem com machos pouco vistosos. Cheguei a ter 2 guppies macho lindos, e o betta deu cabo deles. Agora tenho um macho pequenote, sem grande beleza e cauda nada vistosa e o betta não lhe liga nenhuma, nem às 4 fêmeas.
  6. A foto não está nada de especial, mas aqui vai o meu:
  7. Tal como respondi, o betta dá-se bem com outras espécies, o problema é que o globo não tem capacidade suficiente para mais que 1 peixe. Se não queres que eles morram, não ponhas mais peixes. O betta embora não se chateie com outros peixes, também não convive com eles. É um peixe muito tímido. Não se vai importar de estar sózinho. Não é verdade que o betta seja um peixe de água fria. Aguenta? Sim, nós também aguentamos com tempo frio. Mas gostamos? Pois... Logo, betta - água quente - ideal à volta dos 25º. Kinguio - água fria - ideal entre os 15º e os 20º. Aguenta com água mais quente? Aguenta, mas o seu metabolismo aumenta, logo come mais, precisa de mais oxigénio e vive menos tempo O betta gosta de calma no aquário. O kinguio é um espalha-brasas O betta gosta de plantas para se esconder. O kinguio gosta de plantas para as comer. Sempre é melhor que nada
  8. Não te rias. O meu também parece estar apaixonado. Na verdade o que se passa é que eles são muito tímidos e gostam de aconchego. O meu, sempre que tenho que colocar a mão dentro de água, sobretudo por causa das plantas, dou quase sempre com ele a enroscar-se entre os dedos ou a aconchegar-se na palma da mão. Gosta que lhe dê comida à boca, etc. Tem um comportamento para com o seu "dono/tratador" muito interessante.
  9. O betta pode conviver com outros peixes de água quente, desde que o aquário tenha espaço para isso e locais para o betta se esconder pois é um peixe tímido que gosta de se sentir aconchegado. A menos que pretendas reprodução e sigas os rituais certos, NUNCA juntes outro betta a esse, principalmente nesse aquário, pois é porrada garantida. 2 Bettas machos, cada um vai definir o seu território e se não houver espaço para os 2, cada um o vai defender, até à morte se necessário. Betta macho com fêmea: o betta vai cortejá-la de tal maneira que de certeza que a vai deixar bem magoada. No caso da reprodução a fêmea só se junta ao macho na altura certa, quando o macho estiver com o ninho de bolhas feito e pronta para a receber. E deve ser retirada logo após o acto. Mas isto tem toda uma série de procedimentos rituais que deverão ser seguidos. Com outros peixes quase sempre o betta é pacífico, excepto com os guppies macho se estes tiverem caudas grandes e compridas que façam com que o betta o confunda com outro betta macho. Resumindo: o betta é vaidoso e não gosta de outros (principalmente caudas) vistosos por perto. Caso optes por colocar o betta no aqua de 150cm com outros peixes, é possível que dê para 2 machos, pois existe espaço suficiente para cada um ter o seu território. Caso queiras manter o globo (o que é de todo desaconselhável) o betta não fica de "rastos" por causa disso, desde que fique sózinho e com algumas plantas naturais para que ele se possa "sentir em casa". E é claro, filtro, areão, termostato e termómetro. Como já percebeste, a mistura do betta com o kinguio é uma péssima idéia, por muitos motivos. Se a loja onde os compraste os tinha juntos, te vendeu os 2 e ainda por cima num globo, já sabes. NÃO voltes a essa loja pois não é de confiança.
  10. Também concordo, até porque no seu meio ambiente natural é impossível a manutenção de temperatura constante durante todo o ano.. Mas já reparaste que estás a respondar a um post de 2004?
  11. Para que se consiga vem bem o efeito de cardume, e como são 250litros, eu diria entre 15 a 20 por espécie. Com já tens as corys que são peixes de cardume, mas que andam no fundo, acho que mais 2 cardumes seria óptimo. 1 de bêbados com 15 a 20 e o outro a escolha mas também com um número grande de indíviduos. Com menos de 10 passam um pouco despercebidos nesse volume de água.
  12. Olá, Quanto aos cardumes, dá uma vista de olhos também nos Nariz de Bêbado que, para mim, são o peixe com melhor comportamento de cardume, sempre atrás uns dos outros e com quem, por vezes, os cardinais também se misturam. No máximo colocaria 3 cardumes. Eu juntaria mais 3 otos e 5 corys, preferencialmente todas da mesma espécie. Os SAE machos podem ser um pouco agressivos entre si, pois gostam de mostrar quem manda no aquário, ainda assim colocaria 2 ou 3. Os CAE têm má fama. Trabalham pouco, são agressivos com toda a gente e crescem muito. Para mim, são de evitar. Os camarões, tudo depende das espécies que pretendes pôr no futuro, pois são a comida preferida de muitos peixes. Espero ter ajudado um pouquinho.
  13. No início também comprava na Ornimundo do Loures Shoping, mas depois de ver a falta de cuidado com os peixes, a quantidade e não retirada de peixes mortos, entre outras coisas que davam claramente a entender que ali só interessava facturar deixei de a usar. Actualmente só compro peixes na Aquaplante em Benfica. Não é nada barata, mas existe muita quantidade e qualidade. Para material não vivo, compro online na Crystal Red ou na Pet4You.
  14. Se com limpa-fundos entendes peixes que comem os restos de comida que ficam no fundo, as corydoras são as melhores. Mas essa gama de temperaturas não é de peixes de água fria (nem as corydoras).
  15. Se forem só peixes vermelhos, aproveita e adiciona 1 colher (de chá) com sal por cada 4 litros de água, que eles vão apreciar. Eventualmente trata também com esha2000. Um dos meus 4 kinguios (1 dos maiores) de repente também ficou apático junto ao fundo e sem comer. Não lhe via mais nenhum sintoma. Ficou assim durante 3 dias. Após isso coloquei-o à parte num hospital de 10l. Usei o sal e o esha2000 durante 3 dias. Depois voltei a colocá-lo junto aos outros (à 3 dias atrás) e ele agora parece estar bem. Também já notei que o outro kinguio grande anda armado em parvo. Por vezes expulsa e persegue os outros, particularmente quando os alimento. Pode ser que o doente tenha sido magoado por ele. Para meu azar, parecem-me ser todos machos.
  16. Também experimentei banana no meu comunitário, mas não lhe ligaram nenhuma. 1 hora depois tive que retirar o pedaço e estava exactamente como o tinha lá colocado. E tenho corydoras, otos, SAE e ancistrus. As petitelas ainda andaram por lá a experimentar, mas depois largaram. Andam muito esquisitos, muito finos. O Betta já se dá ao luxo de nem sequer tocar nos flocos e se os leva à boca por engano, deita-os fora. Fica à espera de outros petiscos (bloodworms, artémia, tubifex, por exemplo)
  17. Não só são comedores de algas, como fazem melhor trabalho que os CAE. Os oto são os típicos "limpa-vidros", com uma espécie de ventosa à volta da boca. Alimentam-se das algas existentes nos vidros, plantas, rochas, etc.
  18. Pois, também não me parece um oto, não é nada o comportamento deles. Tenho 6 e nunca os vi fazer tal coisa. São muito pacíficos, gostam de brincar uns com os outros e não se metem com os peixes de outras espécies. Gostam de companhia e não são territorialistas. Esse comportamento parece mais de um CAE.
  19. Não são necessariamente melhores. Um filtro interno pode perfeitamente dar conta do recado. Contudo, os internos têm sobretudo os seguintes defeitos (para mim, são os principais): ocupam espaço, são estéticamente desagradáveis e são muito mais difíceis de limpar, pois a sua limpeza facilmente devolve para o aquário muita porcaria lá acumulada.
  20. E que tipo de peixes são? Serão peixes vermelhos, kinguios, dourados, goldfish, etc (tanto nome para o mesmo peixe)? Que tamanho têm? É que este tipo de peixe cresce muito e depressa. Ao fim de 1 ano terão mais de 10cm, cada um, ou seja, quase nem se conseguem virar nesse aquário. Se de facto for este o tipo de peixe que tens, por favor não coloques mais nada lá dentro. E são peixes de água fria, logo não se darão bem no aquário de água quente. Se forem guppys, esses já não ficam tão apertados e devem ser passados para o de água quente. Caso queiras aproveitar esse globo, podes tentar com invertebrados (caracóis e/ou camarões).
  21. jcrelha

    Ajuda!!!!!!!

    Sempre é um pouco melhor, mas a esse valor ainda vais ter que retirar o espaço para o areão e algum espaço em cima, para que não transborde. Talvez fiques com 16l úteis, o que, com boa vontade dá para 4 guppys adultos, 1 macho e 3 fêmeas. Mas vais ter pelo menos 2 problemas: - Os guppys reproduzem-se com muita facilidade, por isso vais ter o aquário repleto ao fim de muito pouco tempo. Contudo, também podes optar por colocar só machos. Evitas o problema da reprodução e são muito mais bonitos que as fêmeas. Podem é entrar em stress sem companhia feminina, pois passam a vida a correr atrás delas - são "mulherengos" natos. Podes ainda optar por um betta ou por um aquário de invertebrados, como já te aconselharam. - Com essa dimensão é difícil manter o plantado estável, mesmo que se aguente vais andar quase sempre com problemas com algas, por isso convém plantas de baixa manutenção, tipo anubia, valisnérias, cabomba, egeria, etc. Mas as plantas para crescerem precisam de: luz, dióxido de carbono e nutrientes. De luz precisas de uma lâmpada de 18W. Dióxido de carbono: aqui tens 2 hipóteses - ou injectas CO2 ou usas o fornecido pelos peixes auxiliado com agitação da água da superfície, mas pode não ser suficiente. Nutrientes: alguns são fornecidos pelos peixes e pela comida, outros provavelmente terão que ser adicionados através da fertilização. Como vês, embora não seja nenhum bicho de sete cabeças, também não é algo do género: pôr as plantas lá dentro e já está. Dá trabalho e é preciso ter muita paciência e disponibilidade de tempo. Com conhecimento, paciência, tempo e trabalho podes conseguir uma coisa muito bonita. Com menos de tudo isto, podes conseguir um peixitos e algumas plantas para dar um arzinho de graça. Com pouco disto, deixa só ficar os peixes. E sim, dá mais trabalho cuidar das plantas que dos peixes. Outra coisa. Quando te pedirem informações sobre filtro, termostato, iluminação, medições, etc, nunca respondas que são normais. Se estás a pedir ajuda e, como afirmas, não és um pro, como tens a certeza que são normais? O que é uma coisa normal? Aquilo que julgas ser normal, poderá não o ser para alguém mais entendido no assunto, certo?
  22. Agora é que deste cabo de tudo. 7litros? Para peixes de água fria? Nem para um dá de forma minimamente decente e ainda queres acrescentar mais? Já agora, quais as dimensões do aquário e o que tens lá dentro?
  23. O ideal é escaldá-los primeiro. Como? Colocar os vegetais - cenoura, gourgette, pepino, etc. - num pires com um pouco de água durante 1 minuto no microondas.
  24. jcrelha

    Duvida de poda

    As minhas foram-me oferecidas por um membro do fórum e ele cedeu-mas cortando pedaços do rizoma (caule horizontal). Significa isto que podes cortar dessa forma e, se o desejares, podes voltar a "plantar" os pedaços cortados. Quanto às folhas, não te sei responder, pois ainda não tive necessidade de podar as minhas.
  25. jcrelha

    Ajuda!!!!!!!

    Tópico engraçado e de ultra difícil leitura. Nada dá com nada. Dizes de 13l a 15l mas as dimensões fornecidas dão apenas para cerca de 1,8l. Seria conveniente fornecer as medidas certas, porque se calhar nem cabe nenhuma planta lá dentro. E ler um pouquinho antes de colocar um tópico destes também era bom.