Por onde começo? Montado o 1º Aquário


Rikhard

Recommended Posts

primeiro que nada quero dar os parabens à pequena Diana que faz aninhos.

Então como está o vosso aqua?

Quanto ao maximo de peixes o que nos ensinaram é que é a soma do comprimento dos peixes (cm em tamanho adulto ) = aos litros de agua do aqua

 

 

 

:P

Editado por putogiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 191
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

Muito obrigado pelos Parabéns!

O aqua está na mesma, os peixes lá presentes estão aparentemente bem! E também a Neritina!

Os testes feitos agora são os seguintes:

Amonia - 1

Nitritos - 0

Beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola bom dia.

tenho sido um leitor assiduo deste tópico e tem-me levantado algumas dúvidas.

o aquário é para a filha ou para os pais????

é que eles estão mesmo entusiasmados.

lol

estou a brincar, é que este mundo fascina mesmo.

Força com isso.

peço desculpa por não ter escrito ontem mas estive sem net.

uM BEIJÃO grande à filhota e muitas felicidades para ela. E para os pais também.

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

o aquário é para a Diana ver os peixinhos e para os pais se divertirem com este fantástico HOBBY e admirarem os peixes também!

sem dúvida estamos ambos bastante entusiasmados!!!! bowdown

fiz agora mesmo os testes e os resultados são os seguintes:

 

amonia - 0.3

nitritos - 0

nitratos - 0.5

 

acham que faça tpa a 20% com agua do LIDL (PH mais baixo)?

as 3 cory e o oto e a neritina estao de saude (pelo menos aparentam)!

 

beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não fazia tpa nenhum, a amonia que ja esteve a 0.6 e depois a 1 já desceu para 0,3 mas ja devias de ter nitritos, vai verificando os nitritos que devem de estar a aparecer, se não aparecerem é porque matas-te a colonia de bacterias com os tpas.

 

Cumps

boas

 

dsd já parabens à pequenita que teve uma ideia que está a dar algumas dores de cabeça aos pais.

 

agr voltando ao tópico, será que as bactérias em cápsulas nao poderiam ajudar grandemente neste problema todo???

 

era criá-las e pô-las lá para acelerar isto tudo visto que os peixes ja la estao... isto é uma duvida (tentar ajudar... brainstorming rula!)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de usar bacterias, ainda agora, para mudar o fundo do meu aqua, tirei imensa água.

 

Mesmo metendo alguns bons litros que tinha, não dispensei acrescentar bacterias.

 

Ainda não fiz testes à minha água, a ver se faço hoje.

 

Agora no início custavos controlar os valores, mas não se assustem mais uns tempos e é quase tudo a olho.

 

Quando a água estiver equilibrada vai ser muito mais fácil.

 

bowdown

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim pode colocar bacterias que vai adiantar o processo mas não se livra dos picos de amonia e nitritos.

 

Cumps

 

nao se livra dos picos mas ira amenizar os efeitos nos peixes visto que ja la vao estar as bacterias em vez de esperar que elas se multipliquem por reacção ne?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Uma pergunta estupida, que me esta a fazer confusao.... Ja tive amonia e ja tive nitratos... mas ainda nao foi acusado nos testes os nitritos... podera ter sido produzido nitritos mas terem sido consumidos pelas plantas, bem como os nitratos?

Pelo que ouvi devo fazer o teste aos nitratos antes de se acender as luzes do aqua, para as plantas ainda nao terem consumido os nitratos... certo?

Espero sinceramente que o ciclo comece a andar.... gostava de tentar por uns peixes dentro em pouco tempo...

Quais os peixes mais resistentes, tendo em conta que tenho um oto e corydoras (peixes de fundo), os peixes que gostava agora de por (para dar vida ao aqua) sao peixes de cima e de meio do aqua.

Quais as especies resistentes?

Beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Uma pergunta estupida, que me esta a fazer confusao.... Ja tive amonia e ja tive nitratos... mas ainda nao foi acusado nos testes os nitritos... podera ter sido produzido nitritos mas terem sido consumidos pelas plantas, bem como os nitratos?

Pelo que ouvi devo fazer o teste aos nitratos antes de se acender as luzes do aqua, para as plantas ainda nao terem consumido os nitratos... certo?

Espero sinceramente que o ciclo comece a andar.... gostava de tentar por uns peixes dentro em pouco tempo...

Quais os peixes mais resistentes, tendo em conta que tenho um oto e corydoras (peixes de fundo), os peixes que gostava agora de por (para dar vida ao aqua) sao peixes de cima e de meio do aqua.

Quais as especies resistentes?

Beijinhos

 

Por enquanto ainda nenhum peixe , espera mais um pouco , mas visto que queres um aquario de aguas acidas e gh baixo começa por ai . neons talvez nariz de bebado para meia agua ...

uma pergunta que por acaso me lembrei agora, o teste da amonia é de que marca ? è que por exemplo o da sera , marca o amonio e não a amonia , e este valor da amonia é conseguido através de uma escala conforme o ph , por exemplo ph 7 , amonio 0,5 mg/l , amonia 0,003mg/l ( edit ) e quanto mais acida a agua menor o conteudo de amonia..

Com os melhores cumprimentos Filipe cruz ( e parabens atrasadissimos á filhota , nem me tinha apercebido ups)

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, mais ou menos... mas pergunta estupida que fiquei sem resposta... podera ter sido produzido ja nitritos e ter sido consumido pelas plantas, por ex? ou simplesmente se existiu nitritos tem de ser acusado nos testes ou ser convertido em nitratos?

txs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... e tinhas razao quanto ao teste, os valores que falo são de amonio e não de amonia, o que quer dizer (PH 6.:roflroll2: que tenho muitíssima pouca amonia, certo?

tambem não aparecem nitritos, mas aparecem nitratos!

como tenho mtas plantas, podem ter sido maior parte deles consumidos, certo?

o que me leva a pensar que o meu pico de amonia ja existiu a uma semana, quando a medi na loja da mania dos peixes. A verdade é que passados 2 dias me morreu uma neritina e os red cherry todos!

ou seja, corrijam-me se estou errada, devo estar na fase terminal do ciclo, onde tenho pouca (mto pouca) amonia.... o aqua já está a rodar à mais de 3 semanas!

como posso ter certeza disto? meter peixes e ver se não morrem?

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estão com tantos problemas por causa da ciclagem, porque não terem uma ajuda de alguém que more perto deles e arranjarem-lhe água "velha" de tpa's. Costumo fazer isso quando faço novas montagens de aquas e nunca tive problemas. Da última vez que utilizei água velha duma tpa num novo aqua foi para um aquário de camarões. Num aqua de 60l, coloquei o substrato e as plantas; o filtro era novo e não tinha colónia de bactérias nas ceramicas, mas mesmo assim coloquei 30l de água velha e 30l de água de garrafão da mais barata. Coloquei cerca de 30/40 red cherry e posso dizer que não morreu um único camarão. Possivelmente vão dizer que tive sorte e não se deve fazer coisas destas, mas o que é certo é que resultou.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so mais uma nota.

iinfelizmente, os testes que fiz a amonia foram sempre na loja. a ultima vez q o fiz la foi na passafa 2a feira. foi-me dito que estava com o pico de amonia e passados 2 dias os red cherry tinham ido todos.

so na 5a feira2 e que comprei os testes a amonia e nitritos, ou seja, se tinha amonia ou se ja tive nitritos nao sabia pk nao tinha os testes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem,

estou a ficar com pouco CO2... caseiro! ja reparei que vou ter de fazer mais...

por isso o PH subiu para 7.0, digo eu!

 

AMONIO - 0.6

Nitritos - 0

Nitratos - 5

 

espera por uma opiniao mais segura, visto que eu tou tambem a aprender

 

mas creio que isso seja o pico de nitratos

 

pico de nitratos significa que o ciclo está no fim.

 

com o ciclo no fim, poderas começar a por os peixitos pa filhota ( 2 ou 3 de cada vez)... se calhar mesmo 1 ou dois...

 

agora é ires fazendo as tpa's para que os nitratos nao fujam mt

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ha pico de nitratos, os nitratos sobem sempre por isso devemos de fazer tpas, mas esses nitratos a não ser que atingam os 50 são inofensivos.

O amonio como lhe chamas é o nh4 mas ja avisei que não sabemos até que ponto não serão nefasto para a fauna, por isso pergunto, quanto te da o teste na leitura directa?

Qual ha marca do testes que estas a usar?

São de gotas ou de tiras?

 

O fosforo e nitratos so se começa a medir ao fim de um mes quando o aquario esta estavél, antes com tantas trocas de agua e variações de outros parametros tornam essas medidas inuteis alem disso o que interresa de momento é acabar o ciclo, não te disperses com outros pormenores.

 

Cumps

 

peço descula pela info errada.

 

entao pergunto agr a diferença ao isménio que tem acompanhado este tópico

 

qual a diferença entre o amónio e a amónia?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ha pico de nitratos, os nitratos sobem sempre por isso devemos de fazer tpas, mas esses nitratos a não ser que atingam os 50 são inofensivos.

O amonio como lhe chamas é o nh4 mas ja avisei que não sabemos até que ponto não serão nefasto para a fauna, por isso pergunto, quanto te da o teste na leitura directa?

Qual ha marca do testes que estas a usar?

São de gotas ou de tiras?

 

O fosforo e nitratos so se começa a medir ao fim de um mes quando o aquario esta estavél, antes com tantas trocas de agua e variações de outros parametros tornam essas medidas inuteis alem disso o que interresa de momento é acabar o ciclo, não te disperses com outros pormenores.

 

Cumps

 

os testes são da nutrafin, de gotas! o teste da nh4 (amonio) 0.6 mg/l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto as vezes le-se um pouco a correr.

 

Não fiques contente por so teres o NH4 "amonio" , um aquario ciclado não tem amonio nem amonia o teste da nutrafin tem de dar o inicio da escala que é perto do zero salvo erro.

 

Cumps

 

AH ok.

 

entao o amónio (nh4) é a relação da amónio com o ph da água, estou certo?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.