As duas ilhas...


Neon Tetra

Recommended Posts

Evoluções ? 8 meses depois do início ....Bem...cá vamos andando. Ou melhor, as plantas vão mandando mais do que o dono. Bem sei que as podas deviam ser mais frequentes e decididas. O resultado não é bem aquilo que eu esperava mas pelo menos vai-se mantendo saudável...sem algas significativas!

 

Aqui fica uma actualização da panorâmica .

 

diagonal1.jpg

 

diagonal2.jpg

 

Ponto da situação em relação à fauna:

3 escalares var. peruensis (Pterophylum scalare) selvagens ou quase ( F0 ou F1)

8 neons tetras

9 neon bebados

7 neons chineses

2 SAE's

5 Nannostomus beckfordi

2 Mikrogeophagus ramirezi (casal)

2 Apistograma agassizi ( casal)

1 Ancistrus sp

8 Otocinclus afinis

3 Aspidora pauciradiatus

6 Neocaridina japonica

 

Ponto da situação em relação à flora:

Eleocharis parvula

Anubias barteri ver. nana

Microssorum pteropus

Microssorum pteropus "narrow"

Microssorum pteropus "Windelov"

Bolbitis heudelotii

Blyxa japonica

Proserpinca palustris "Cuba"

Eusteralis stellata ( pogostemon stellata)

Hemianthus micranthemoides

Lysimachia nummularia "aurea"

Cryptocorine wendtii "brown"

Cryptocorine parva

Riccia flutuans

(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes

 

Venham mais fotos:

 

casal.jpg

 

2010_01240013.jpg

 

2010_01240014.jpg

 

2010_01240016.jpg

 

2010_01240019.jpg

 

2010_01240020.jpg

 

2010_01240017.jpg

 

2010_01240018.jpg

 

2010_01240047.jpg

 

9.jpg

 

frente1.jpg

 

Como puderam observar acabei por retirar a Althernathera lilacina de trás da ilha da esquerda. Ficou grande demais e formava muitas raízes adventícias. Foi pena pois o contraste vermelho que fazia atrás agradava-me.

 

Sei que há muita coisa a fazer. Não querem dar umas sugestões ? O que fariam a partir daqui ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 117
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá

 

Estive a ver as fotos iniciais do aqua bem como olhando para o titulo, parece-me que agora é muito mais dificil distinguir essas duas ilhas que inicialmente estavam bem demarcadas.

 

Pessoalmente e se seguisse a linha orientadora inicial, realizaria uma boa poda por aí para que as ilhas pelo menos se notassem mais assim como os troncos que são bonitos e estão bem escondidos.

 

Repara que eu acho que não deixa de estar bonito, no entanto e do pouco que eu percebo disto, penso que deverias fazer a tal poda.

 

Os peixes estão muito bonitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários, João Paulo.

 

É verdade vou ter mesmo que por a tesoura a trabalhar mais. Acho que já nem sei bem como são os troncos....LOL. Com CO2 e fertilizações as plantas crescem a uma velocidade incomportável para o tempo que disponho para andar em cima delas. Depois com as posturas do casal de escalares que entretanto se formou também não quis estar a mexer demais. O mais inteligente era reduzir à luz, ao Co2 e aos fertilizantes e poupava uns euro$ e fazia menos podas...bonito (isto seria o verdadeiro nature aquarium..)...ainda hei-de lá chegar...é que aí será mais dificil controlar as algas, não ?

 

Na verdade perdeu-se o efeito das duas ilhas. Depois não se distinguem as plantas do plano posterior. Alguém viu a Eusteralis ? E a Proserpinaca atrás da ilha da esquerda ? E a Ludwigia arcuata ? Preciso de trabalhar melhor essa parte. Queria uma planta com vermelhos mas que não fizesse folhas tão largas como a Althernathera. Sugestões ?

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, que matagal, não se nota as duas ilhas mas, não deixa de estar bonito na mesma...

 

Já agora, eu terei visto Blyxa japonica no segundo andar da "construção"... :smile2:

 

 

 

 

 

 

PedroC.

Editado por pc_one
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bastante interessante, na medida em que os peixes ficam escondidos, e podem aparecer a qualquer momento, ou seja nao estão expostos, o que a meu ver no aquario real (nao o da foto) o aquario ganha interesse. de um aspecto artificial e cliche para um aspecto totalmente selvagem e muito agradavel. Os meus dois cêntimos: Umas mexidas sim, mas sem exageros.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Na verdade tenho que confessar que a intenção não era mesmo esta. :x As plantas foram-se desenvolvendo. Quis criar sombras...As podas, por uma razão ou outra, foram e são adiadas.

 

Já agora, eu terei visto Blyxa japonica no segundo andar da "construção"...

 

Sim é verdade. Este é um problema das Blyxas. Elas vão à procura da luz, deitam muitas raizes para fora do substrato e esticam os caules... não há outra solução se não cortar e replantá-las de novo rente ao solo.

 

Outro caso é o das Proserpinaca palustris e da E. stellata. Cresceram tão bem no início, com caules tão robustos que quando as tive de podar porque começavam a sair da água fiquei com verdadeiros cepos que nunca mais chegaram a recuperar o aspecto nromal da planta. Deveria ter feito também a poda, arrancado a parte inferior e voltado a plantar a parte superior.

 

Ninguém gosta que o seu jardim se transforme num matagal...

 

É certo que se não fosse roubar espaço para os peixes circularem até poderia dar um ar mais natural....isto é, mais próximo do que se encontraria na natureza. Mas de facto não é isto que gosto mais de ver (acho que a maioria não gosta). Nesta nossa tarefa de jardineiros aquáticos procuramos o equilíbrio, a porporção de ouro... a estética. Na natureza por vezes ( raramente) isso ocorre por obra do acaso. No aquário não devemos contar com isso. É preciso idealizar, escolher as plantas adequadas , adivinhar como vão crescer e as formas e os espaços que vão tomar...claro, assegurando que crescem saudáveis e que não damos muitas oportunidades às algas ( que também aparecem frequentemente na natureza). Tudo isto requer uma aprendizagem, tentativas e erros, observar os bons exemplos, escolher bons materais. Acho que é por isto que o forum é excelente. Mostramos os nossos erros e sucessos e aprendemos uns com os outros. Noutras palavras...evoluímos.

 

É por isso que eu peço o vosso feedback. Então não há mais opiniões dos experts dos plantados ? Já nem falo dos puristas dos biótopos ou dos mestres aquascapers..ui! ui!

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neon.

 

Parabéns!! Tens aí um belo jardim sim senhor. :music_singguitar:

 

Também tive alguns problemas com algumas plantas que, após a primeira tesourada, perderam o vigor e a forma inicial. O que tenho feito nas plantas de caule, é cortá-las junto ao substrato e plantar de novo.

 

CONTINUA. E vai postando mais fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus Parabens...

 

Esta muito bom! Adorei...

 

Sera que me sabes dizer com conseguiste esses troncos, e que tipo de madeira é!? :bs_quesexclaim:

 

comprimentos

 

 

Obrigado Filipe.

 

Os troncos são raizes Red Moor wood ( não sei bem de onde provêm) e vendem-se em muitas lojas de aquariofilia, mesmo online. Um deles comprei num anúncio no forum . Cumps :thumbup3:

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Filipe.

 

Os troncos são raizes Red Moor wood ( não sei bem de onde provêm) e vendem-se em muitas lojas de aquariofilia, mesmo online. Um deles comprei num anúncio no forum . Cumps :bs_quesexclaim:

 

ola neon.

 

desde ja os meus parabens pelo teu aqua, esta muito bonito.de facto essa plantas tiveram um crescimento enorme.

 

gostaria de te perguntar como fizes-te com as pedras, isto é, qual o tratamento que lhes destes para as poder colocar no aqua e se alteram de alguma forma os parametros da agua?como sou da zona de gondomar tambem devo recorrer a essa opçao.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tu estas metido num belo molho de brócolos !! Essas plantas cresceram mais do que o pretendido!! grande parte das pessoas se queixa que é dificil manter as plantas mas tu es é um grande exemplo de que isso é mentira é preciso é arranja uns dinheiros porque este tipo de materiais sao muito caros!!!

 

Mas parabéns !! o projecto tem uma evolução fantástica

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

gostaria de te perguntar como fizes-te com as pedras, isto é, qual o tratamento que lhes destes para as poder colocar no aqua e se alteram de alguma forma os parametros da agua?como sou da zona de gondomar tambem devo recorrer a essa opçao.

 

cumps

 

Viva ! As pedras foram apanhadas na Serra de Valongo. Indo eu à procura de xistos acabei por encontrar estes calhaus que julgo serem conhecidas por "pedra mole". Fiz o teste do vinagre e não houve reacção. Escovei as pedras com uma escova de arame ( tipo das que usamos limpar as grelhas do forno) e fervi bem as pedras em água com algum sal. Et voilá ! É só servir à mesa....

 

Ilhas, que ilhas???? Isso está o verdadeiro matagal

 

Pois é Petty. Já viste o que cresceram as tuas Blyxas :(...Também lá estão no meio do matagal. As fotos ficaram muito escuras o que ainda dá um aspecto mais denso e confuso ao plantio. Tens de vir ver isto ao vivo e, já agora , trazes a tua tesoura....Vou ver se me lembro de guardar um "six pack".

 

E então não há sugestões de plantas para a parte de trás ? Vermelhas ?

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está um espectaculo :thumbup3: bastante natural...

 

 

Obrigado pelo comentário DMC :music_singguitar: .

 

Estou mesmo decidido a fazer um desbaste nesta densa massa vegetal chainsaw . Em primeiro lugar vou replantar as Blyxas que subiram. Vou reduzir às flutuantes e cortar mais ramos de Bolbitis.

 

Ainda tenho que resolver que plantas colocar atrás da ilha da esquerda...imagino umas plantas vermelhas mas que não tenham folhas muito largas (para não acontecer como a Althernanthera). As candidatas são:

 

1. Ludwigia glandulosa

2. Ludwigia repens "Rubin"

3. Limnophila aromatica

 

Não sei qual destas escolher ou se haverá outras mais apropriadas. Aguardo as vossas sugestões.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tenho que resolver que plantas colocar atrás da ilha da esquerda...imagino umas plantas vermelhas mas que não tenham folhas muito largas (para não acontecer como a Althernanthera). As candidatas são:

 

1. Ludwigia glandulosa

2. Ludwigia repens "Rubin"

3. Limnophila aromatica

 

Não sei qual destas escolher ou se haverá outras mais apropriadas. Aguardo as vossas sugestões.

 

Cumprimentos

 

Boas.

Para o teu aquário... pessoalmente, entendo que a melhor opção... é a Ludwigia repens "Rubin"

É uma planta fácil, que mesmo com luz moderada e poucas ferts, facilmente, fica "vermelha".

E portanto... está mais de acordo com o resto da flora que actualmente tens.

 

A aromatica... para ficar vermelha... precisa de luz forte/intensa... e ferts mais "carregadas".

A glandulosa... não faço ideia... :P

 

Mas... devido ao tamanho do teu aquário (e altura) qualquer uma destas 3 plantas... pode ficar com grande porte.

Mas prontos... nada como exprimentares.

Mas eu escolheria a Ludwigia repens "Rubin.

Abraço. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

embora a que mais goste é a Limnophila aromatica mas, não posso deixar de concordar com o Canito a melhor opção para o teu aquário será a Rubin.

 

 

 

 

Abraço e já agora se fores podar a Bolbitis avisa, sou menino para ficar com uns pézitos

 

 

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo Neon tetra, há muito que não vinha ver umas fotos do teu aquario, bolas que isso crescem mesmo, hehehe as ilhas!!! isso está uma verdadeira floresta, mesmo como eu gosto. Abraço amigo

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Os meus parabéns, um belo aquário! De salientar a óptima saúde das plantas, espectacular, um estilo muito nature como gosto.

 

É claro que uma poda faz falta, mas só para dar o molde do layout e não um desbaste senão perde o ar nature!

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Muitos parabéns, o aquário e os peixes estão com um aspecto muito bom!!!

Gostei, tanto no inicio como agora, acho que podas ou não depende do teu gosto pessoal, pois tu é que o vês todos os dias em casa, ele fica bonito das duas maneiras, agora vai do gosto de cada um...

Eu costumo gostar dos aquários mais "wild", mas aqueles que parecem autênticos jardins também são muito bonitos de se ver... O que interessa nisto tudo é que estás de parabéns pois planeaste tudo como deve de ser, e, acima de tudo os peixes estão bem... São seres vivos que estamos a manter num pequeno espaço, o minimo que podemos fazer é dar-lhes boas condições de vida!

Continua com as actualizações e boa aquariofilia.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.