Colisa

Membro
  • #Conteúdo

    59
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre Colisa

  • Aniversário 05/14/1977

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Portalegre

Colisa's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Eu sei que já passou imenso tempo, mas como diz o ditado, mais vale tarde que nunca. Por isso deixo apenas o preço total do móvel, porque as facturas de compra dos materiais ... já nem sei o que foi feito delas. Depois de pronto ficou em cerca de €200.
  2. Colisa

    "Malibu"

    Parabéns pelo aquário que criaste. Está muito bonito esse layout. Como se têm dado os Discus?? Acho que é a minha próxima aquisição, mas tenho receio por serem sensíveis.
  3. Colisa

    As duas ilhas...

    Olá Neon. Parabéns!! Tens aí um belo jardim sim senhor. Também tive alguns problemas com algumas plantas que, após a primeira tesourada, perderam o vigor e a forma inicial. O que tenho feito nas plantas de caule, é cortá-las junto ao substrato e plantar de novo. CONTINUA. E vai postando mais fotos.
  4. Olá. Acho que conseguiste uma disposição dos troncos muito boa. Eu não mexia mais. O que interessa mesmo é que tu fiques satisfeito com o resultado final. Agora queremos ver isso tudo plantadinho, e já agora umas fotos da evolução. Força nisso e bom trabalho.
  5. Colisa

    Novas fotos

    Olá a todos. Quando decidi que iria criar um aquário plantado, foi com a intenção de adquirir conhecimentos suficientes nesta àrea da aquariofilia. E queria adquirir conhecimentos à minha custa, porque embora exista uma enorme quantidade de informação na Net, nunca aprendemos sem "fazer". O post original está aqui E se eu tinha dúvidas antes de começar... agora tenho muitas mais. Mas acho que isso até é positivo. Esta montagem tem servido para experimentar vários tipos de plantas, a iluminação necessária, os parâmetros adequados da água, as podas, fertilizantes, etc, etc,... Acontece que a falta de tempo ditou alguns erros. A "Cuba" foi toda à vida. Perdi a planta por completo, mas penso que se deve ao facto de ela não se segurar com esta areia tão fina. Aparecia constantemente ao cimo da água. As plantas parecem carecer de uma iluminação mais exigente em termos de temperatura de côr. Como não consegui criar o tão desejado tapete de cuba, estou a pensar noutras hipóteses para "povoar" a zona frontal e central do aquário. Talvez a pogostemon helferi seja uma das soluções. A Blixa Japónica para substituir a Hemiographis Exótica que teima em continuar a definhar do lado esquerdo. Deixo umas fotos do estado actual do aquário e, venham de lá essas dicas/criticas. Ah e já agora, quem quiser umas algazinhas é só dizer. Tenho aqui pra dar e vender. Este é um problemas que tenho desde o inicio da montagem, penso que tem a ver com os posfatos ou o potássio. Cumps
  6. Colisa

    x-100

    Viva. Antes de mais parabéns pelo bonito aquário que tens. Quanto à concentração de bolinhas de CO2 (é mesmo CO2), hoje de manhã tinha o mesmo no meu aquário. Basta provocar mais agitação à superfície que espalha por si só. Por exemplo, dirigindo a saída do filtro para a superfície de modo a criar mais movimento. Quanto à película transparente, aconteceu-me o mesmo nos dois aquários que montei recentemente. Solução: tempo. Nada de preocupações que isso desaparece. Pesquisa sobre o tema que encontras a razão para isso aparecer. Abraço e boa sorte com o aquário.
  7. Olá a todos. Deixo aqui mais duas fotos do estado em que está o aquário neste momento. Confesso que já esteve melhor, mas... até está bastante bom para os cuidados que lhe presto! Falta de tempo :D Mas isso é, infelizmente, um mal dos dias de hoje. De inicio apareceram as malditas algas castanhas nos vidros, pedras, etc. Com a evolução e o aumento do CO2 a coisa foi ao lugar. Agora deu-se um "boom" daquelas algas que parecem cabelos: Plantas, pedras e substrato tudo cheio de cabelos acastanhados. Parâmetros da água: pH - 8 (igual ao pH da água da rede. Tenho de baixar isto com turfa) NO2 - 0,0 NO3 - 5 Faço uma TPA semanal de 30% da água (30l) Tenho fertilizado ultimamente com Aquacare da Tropica (N e P). Acho que a razão para este boom de algas é um desequilibrio entre Nitratos e Fosfatos. Se alguém tem outra solução faça favor de chutar. As minhas plantas agradecem. Fotos: Um dos meus 3 ramirezis. Cortesia do Exabyte.
  8. Antes de mais bem vinda à comunidade! Acho que tomaste a opção correcta em soltar os "piquenos". Essas maternidades de plástico não permitem a circulação da água. Dá-lhe nas TPA's uma vez que o Nitratos estavam a 50. Boa sorte com a pequenada. Daqui a nada esse aquário parece uma Cresce .gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />
  9. Olá a todos. Este aquário fez 1 mês no passado dia 25 de Abril. Tirando a parte das algas, até aqui tem corrido tudo bem com esta montagem. Até porque é o meu primeiro aquário plantado e tenho ainda muito que aprender sobre o tema. Aqui vão algumas fotos: Dia 26 antes da poda Aqui já depois de uma pequena poda Falta plantar ainda uma ou outra planta para completar o Layout. Continua a faltar-lhe o fundo que, em principio, será preto. Desculpas pela qualidade das fotos... e do fotógrafo. Cumps.
  10. Viva!!! Bem... isso nem parece o mesmo aquário. Só pelo facto de teres retirado todos os "plásticos", estás de parabéns. Falta-lhe só umas plantas do lado direito para ficar mais preenchido e depois aguardar pela evolução. Abraço
  11. Olá a todos. Bem, parece que finalmente as malditas algas começam a recuar. Desde o dia 16 de Abril que se nota perfeitamente uma diminuição das algas castanhas nos vidros, pedras e substrato. Até a HC já tinha destas algas!!! O que fiz eu pra combater as algas??? Como não estava satisfeito com o CO2 caseiro a entrar no aqua através de uma normal pedra difusora, porque me parecia que pouco gás era dissolvido, resolvi comprar uma pequena bomba de circulação de água (mesmo pequenina), de uns 150l/h, que tem uma saída que permite ligar um tubo de ar. Nessa saída liguei o tubo do CO2, coloquei a bomba sensivelmente a meia altura da coluna de água e agora sim, tenho muito mais CO2 dissolvido na água. Além disso, comecei a fertilizar com o que tinha à mão: Plant Gro da Hagen. Resultado: As plantas parecem mais viçosas e as algas começaram a desaparecer gradualmente. Poderá não ter sido somente pelas alterações que eu fiz. Poderá também querer dizer que o próprio aquário está a estabilizar. Ainda não consegui acertar os parâmetros da água no que toca aos Nitratos, uma vez que rondam os 2,0 - 2,5. E falta-me o teste dos fosfatos. Portanto, não sei se existe algum desequilibrio entre estes factores. Não faço ideia se a batalha está ganha. Mas por agora estou em vantagem. Vou colocar fotos assim que as fizer. Cumps.
  12. Viva! Passado quase um mês desde a montagem do aquário, as algas apareceram e continuam a resisitir. Tenho apostado nas TPA's ( 2 por semana de cerca de 30l) e também adicionei bactérias para ajudar o ciclo a completar. As plantas crescem a olhos vistos, excepto a Cuba que está mais preguiçosa. Desde que introduzi as plantas já lá vão duas podas. Isto vai dar trabalho!!!! Neste momento tenho os seguintes valores: NO2 = 0,0 NO3 = entre os 0,0 e os 5 pH = entre os 7,5 e os 8 (não consegui baixar ainda) temp. = 26º Não sei é se já se deu o pico de NO3. Tenho de continuar a fazer testes pra ver se o ciclo já está concluído. Apareceram aquelas algas castanhas nos vidros, nas pedras, na areia e até nas plantas. Também apareceu aquela a que se constuma chamar de "cabelos de velha" e a solução foi eliminar as duas folhas de uma planta onde a dita cuja se instalou. O aparecimento deste tipo de algas é normal em montagens novas!? Devo esperar que desaparecam naturalmente, ou há algo a fazer? Não tenho fotos porque o raio da máquina não tem pilhas.
  13. Não entrem em pânico com esses seres misteriosos. São uma dieta óptima para os peixes. Os meus escalares adoravam-nos. Mal detectavam um bichinho desses a passear pela coluna de água... abriam a boca e já está! Uma redução na comida que se dá aos peixes ajuda a eliminar esse problema. Cumps.
  14. Olá amigo! Pois, tenho de conseguir uns Ottos, mas por aqui não é habitual ver esses peixes à venda. O peixe que me levaste até se está a portar bem. Sempre a bulir. Mas na hora de dar comida aos outros, ele vai até ao cimo da água e serve-se à vontade. Os platys estão a crescer a bom ritmo. Tudo a rolar. Vamos ver como evolui isto. Vê lá se colocas umas fotos do teu aqua que eu quero ver como ficou Cumps
  15. Boas!!! Desde já agradeço agradeço os vossos comentários. Neste momento já tenho alguns parâmetros medidos: pH: 7,5 NO2: 0,3 Amónia: qq coisa entre 0 e 0,5 Tempetatura: 25º Os nitratos não revelaram um valor muito preciso. Falta-me verificar os fosfatos e a dureza. O aquário encontra-se ainda a compeltar o ciclo inicial. Introduzi o Cycle da Nutrafin a ver se acelera o processo. Os peixes estão saudáveis e as plantas trepam até ao cimo da água a grande velocidade. Significa que a tesoura entra em acção semanalmente. A Cuba está muito tímida e algumas porções estão a perder-se e outras a desenvolver lentamente. Mas claro... é Cuba!!! Tem de haver paciência, nutrientes, CO2 e montes de luz. As algas verdes nos vidros e nas pedras também já fizeram a sua estreia, mas penso que é normal no inicio de qualquer montagem. Até breve.