As duas ilhas...


Neon Tetra

Recommended Posts

Cumprimentos a todo o fórum.

 

Gostaria de aqui partilhar os vários passos da evolução deste meu novo projecto que , após alguns meses de preparação, juntando o material e ideias, ganhou forma na última semana.

 

Eis aqui a foto do primeiro dia de pois de cheio de água e da poeira assentar, para mais tarde recordar:

 

 

2009_05050024.jpg

 

Mas comecemos pelo aquário propriamente dito. Trata-se de vidro extra claro com 10 mm de espessura e sem qualquer travessa, com as dimensões de 120 ( C ) x 50 (L) x 50 cm (A). 300 litros brutos. Eis aqui recém chegado a casa, no meio da sala, que na verdade é o meu sótão, no seu móvel e já com a calha de iluminação Blau 4 T5's de 54 w e os dois troncos à experiência:

 

novoaqua.jpg

 

 

Depois chega o material de suporte: luz UV de 9 w da JBL, Filtro Eheim 2078 com media set, Reactor de CO2 da Aqua Medic e respectivo conta-bolhas, aquecedor externo Hydor 300 W ( queria ter o mínimo de tubos no aqua!)

 

2009_05090179.jpg

 

Eis o esquema de ligações que imaginei para isto:

Aqua.jpg

 

A ligação da garrafa de Co2, a electro-válvula, o conta-bolhas e o reactor externo atrás:

DSCF0751.jpg

 

Do lado direito, a saída do filtro a passar pelo aquecedor e, depois, a divisão para um ramal para o sistema de luz UV ( reduzido por uma torneira) e outro ramal para o reactor externo do CO2:

DSCF0755.jpg

 

Por fim, uma grande ajuda: bloco Gembird Silvershield de 6 tomadas com 4 temporizadores programáveis via USB a um PC ( estas para as luzes (2), o Co2 e o sistema UV):

DSCF0753.jpg

 

Agora vamos ao hardscape !

Decidi usar como base Humus Prodac e por cima Akadma Pro ( aprox. 20 L). À frente ficarão cerca de 10 kg de areia de sílica:

2009_05090148.jpg

 

Quanto às pedras fui procurá-las à Serra de Valongo, não muito longe da minha residência, pensado primeiro em xistos cinzentos , mas acabando por me decidir por estas mais claras e que parecem ser um conglomerado com algum quartz. Não reagem com ácidos fracos pelo que acho que não devem alterar os parâmetros da água ( já usei disto em montagens mais pequenas e não ocorreu):

 

Após algumas experiências nas traseiras de casa a estudar as pedras para o layout ( parecia aquele título do livro do Lobo Antunes, LOL):

De frente:

novoprojecto1.jpg

De lado:

novoprojecto1_direita.jpg

 

Parecia-me bem. Depois faria pequenos acertos.

Agora estava na hora de arregaçar as mangas e encher o dito cujo. Comecei pela base de humus atrás:

2009_05090149.jpg

 

Depois cobri o humus com alguma akadama:

2009_05090153.jpg

 

E comecei a por areia ( parece açúcar um pouco grosso):

2009_05090154.jpg

Será isto areia demais para a minha camioneta !

 

Em seguida coloquei as pedras de forma a criar mais ou menos duas ilhas distintas onde iriam pousar os troncos:

2009_05090159.jpg

 

Um pormenor da separação entre a areia e a akadama:

2009_05090162.jpg

 

Acho que esta fronteira me vai trazer algumas dores de cabeça...

Depois retirei o plástico separador e nem correu assim tão mal.

 

Tava na hora da plantação e aqui , peço desculpa, não tenho fotos da sequência pois nesta parte, estando cheio de pressa para não secarem as plantas ( oh ! onde é que está aquele maldito pulverizador para manter as plantas húmidas :rtfm: ) não podia estar a tirar fotos...

 

Usei algumas plantas que já tinha noutro aqua e outras que comprei nesse dia. A saber usei para já:

- no substrato: Eleocharis parvula, Blyxas japonica, Crypto "brown", Alternanthera lilacina

- nos troncos: Anubias nana, Microsorum sp., musgo Christmas

 

 

Queria arranjar umas Bolbitis heudeloti mas não consegui ainda nesta primeira etapa.

A fauna fica para depois.

 

Deixo também aqui uma visão dos inflow e outflow do aqua.

Do lado direito tenho os lilypipe de 17 mm da CAL AQUA:

lilypipes2-1.jpglilypipes1-1.jpg

 

Do lado esquerdo tenho uma saída para a água que passa pelo UV:

lilypipeUV-1.jpg

 

Por falar em UV, aqui está ele a bombar:

UVligado-1.jpg

 

Agora só me falta instalar o subwoofer e uns tweeter para à noite os peixes poderem abanar o capacete!! :character0050:

 

 

Gostava ainda de agradecer ao William, ao Canito, ao Carlos Dourado, ao José Miguel Gonçalves e ao Nuno Marques (Mania dos Peixes) pela paciência que tem tido e os sábios conselhos que sempre me souberam dar.

 

E assim acaba esta primeira fase. Para terminar deixo uma foto do aspecto final, ainda sem algumas pedras pequenas que tenciono por na areia à frente ( e antes de retirar umas pedras que precisei para fazer lastro nos teimosos troncos).

 

2009_05050023-1.jpg

Espero que tenham gostado e que façam muitas críticas e sugestões, que eu estou aqui para aprender !

 

Abraço

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 117
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bom dia,

 

Pena teres dado pouca profundidade ao aquário, com pouca colocação de substrato na retaguarda, acho que se tivesses feito isso estaria excelente.

As pedras trabalhaste-as bem, agora só te falta agarrar novamente no martelo e partir mais umas quantas pequenas para espalhares na sílica para dar pormenor, porque se nao fica artificial.

Boa ideia desse "reactor" assim o co2 fica bem dissolvido na agua, sempre gostei de ter um campânula dessas.

A blyxa ali ao meio foi boa ideia também, mas depois tens uma crypto de um lado e uma planta de caule do outro.. com tipos de folha completamente distintos, não tem nada a ver vai quebrar muito o layout quando crescer, então se colocares a bolbitis pior ficara porque vai tapar-te completamente os troncos.

 

Gosto sempre de comentar post de malta que faz bons investimentos, porque também já os fiz e sei o quanto custa, e não leves a mal os meus comentários, mas ja que investiste bom dinheiro nesse aquário talvez queiras melhorar alguns aspectos que ainda vais a tempo de corrigir.

 

Forte abraço

 

RR

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

 

Ricardo Rosa.....Pena teres dado pouca profundidade ao aquário, com pouca colocação de substrato na retaguarda, acho que se tivesses feito isso estaria excelente.

As pedras trabalhaste-as bem, agora só te falta agarrar novamente no martelo e partir mais umas quantas pequenas para espalhares na sílica para dar pormenor, porque se nao fica artificial.

 

Em relação ao substrato tentei de facto dar alguma inclinação, tendo uma altura de 5 cm na junção com a areia e atrás uns 9 cm, mas o efeito quase não se nota.

Agora já coloquei pedras mais pequenas em cima da areia para parecer mais natural e já retirei as que estavam a fazer lastro nos troncos.

 

Ricardo Rosa....A blyxa ali ao meio foi boa ideia também, mas depois tens uma crypto de um lado e uma planta de caule do outro.. com tipos de folha completamente distintos, não tem nada a ver vai quebrar muito o layout quando crescer, então se colocares a bolbitis pior ficara porque vai tapar-te completamente os troncos.

 

Na verdade essas plantas que referes são as que tinha que me pareciam que se adaptavam melhor. Entretanto coloquei HZ junto da Althernathera lilacina, atrás do tronco da esquerda, e Cabomba piauhyensis atrás do tronco da direita. A primeira porque acho que se adapta rapidamente e consume bastantes nutrientes nesta fase inicial. A segunda foi mais uma experiência e não sei se as vou conseguir aguentar... De facto tenho que repensar melhor as plantas. Mais algumas sugestões ? Tinha a ideia que as Bolbitis iam ficar bem nos troncos e que crescem bem devagar.

 

Vitor Pereira....Como substrato só pusseste o humus e por cima a akadama e mais nada?

 

Sim. Já vi outras montagens assim. Fico sempre com receio que o susbtrato ultra-fértil contamine a coluna de água no início que que venham daí desiquilibrios. Achas que devia ter posto uma camada de areia mais grossa por cima do humus ?

 

 

Mais uma vez obrigado a todos pelos comentários. Mais fotos com as novas plantas e mais detalhe e os primeiros habitantes durante a próxima semana.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante do layout. Tenho a certeza que irá dar um excelente aqua quando a flora começar a aparecer e a dar nas vistas.

Vou acompanhar a evolução. Fotos com actualização é que se pede :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam algumas actualizações. Desculpem mas o fotógrafo ainda é pior que o aquariófilo !

 

Depois colocar a HZ e Cabomba pyauhensis como tinha já dito arranjei finalmente Bolbitis heudeloti, que eu gosto muito. Agora não sei bem onde a colocar : se a coloco no tronco da ilha da esquerda virá a tapar a Althernanthera; se a coloco à direita vai acabar por ofuscar a Cabomba ( se ele aguentar !).

 

O que acham melhor ? (aqui a Bolbitis ainda está no vaso):

 

geral1-1.jpg

 

Em relação aos primeiro habitantes, comecei por dois otos e depois pús um SAE pequenino. Agora já juntei uns Caridina japonica e 6 white cloud ( Tanichthys albonubes ), pois já não podia olhar para aquilo sem ver algo a mexer....

 

Aqui fica a ilha da esquerda ( com a Bolbitis):

troncoesq.jpg

 

Como podem ver também pús uns pés de Lysimachia numularia "aurea" na base dos troncoms por que este verde claro faz um lindo contraste. Não sei bem que tipo de musgo é este (Christmas ?)

 

E agora a ilha da direita:

troncodir.jpg

 

Do lado esquerdo tenho duas Blyxas:

blyxaesq.jpg

 

E à direita está a Cryptocorine "brown":

cryptodir.jpg

 

Por fim uma diagonal ( esta não saiu lá muito bem.. ehehh):

diagonalesq.jpg

 

Gostaria de por umas fotos dos habitantes propriamente ditos mas ainda não lhe apanhei o jeito. Vou dissolver um xanax no aqua e volto já....

 

Como sempre aguardo críticas e sugestões.

 

Cumprimentos

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui está um bom exemplo de um aquário bem planeado e que o nivel de aquários plantados neste forum tem vindo a subir gradualmente.

 

Nota-se bem a preocupação no equipamento escolhido assim como na montagem.

 

Quando ao layout a lacuna que vejo é a mesma já apontada pelo Ricardo, foi não teres colocado uma maior quantidade de substrato na parte de trás de forma a conseguires dar uma maior profundidade ao layout.

 

Em relação à areia branca aviso-te que não vais ter uma tarefa fácil para a manteres separada do Akadama, quando começares com a fertelização também é provavel que comece a ficar esverdeada (principalmente se não tiveres peixes que remexam o fundo)

 

Agora é deixares evoluir as plantas para para depois poderes "acertar" o layout

 

Em relação aos bolbitis apesar de serem uma planta de baixos requesitos em relação a necessidades de luz e fertelização ressentem-se bastante quando algo não está bem, com os meus tive algumas dificuldades no inicio mas felizmente agora estao em força!

 

 

Abraço

 

 

William

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas !

 

Aqui ficam algumas actualizações deste meu projecto, ainda numa fase de aclimatação das plantas e com os previsíveis problemas de algas dada a sua juventude. Ainda estou à espera de novos inquilinos e por agora por lá vão passeando meia dúzia de Cardina japonica, 12 white cloud's , um otocinclus macropilus e dois pequenos SAE's.

 

Sempre arranjei uma segunda Bolbitis que coloquei no tronco da direita. A Althernathera cresceu imenso e ficou com umas folhas demasiado grandes, de que não gosto muito. As Blyxas parece que se aguentam nas canetas. A HZ começou agora a crescer imenso e a Cabomba pyauhensis tembém, pena é que tenha tantas raízes adventícias. Está tudo meio desalinhado e a precisar da primeira poda ( eu sei !)

 

Aqua300_1mes-1.jpg

 

Aquelas núvens verdes que andam por ali a flutuar são de Riccia flutuans que eu pús para consumir mais fosfato que estava em excesso.

 

Aqui fica um pormenor do tronco da direita:

Aqua300L_1mes_musgo.jpg

 

 

A Bolbitis parece estar a adaptar-se bem e aqui parece que se prepara para o Natal:

Aqua300L_1mes_pearling-1.jpg

 

Para isso é preciso isto:

Aqua300L_1mes_medirCo2-1.jpg

 

Agora um dos inquilinos apanhado em flagrante:

Aqua300L_1mes_camarao-1.jpg

 

E outros transeuntes que são difíceis de apanhar (quietos!):

Aqua300L_1mes_whiteclouds.jpg

 

 

Mais fotos porei logo que possível...ainda não lhe apanhei os truques da maquineta nem sei fazer edição.

 

O tapete de E. parvula é que cresce ainda devagarinho. Tenho alguns pés de E. acicularis misturados que, esses sim, já levam a dianteira e já me aparecem runners na areia !

Outra luta vai ser manter a separação entre a areia e akadama, como já se pode ver...

 

Querem dar alguns conselhos e opiniões ? Retiravam ou acrescentavam alguma planta ?

 

Que peixes me aconselhariam a adicionar. Hipóteses em vista:

- cardume de cardinais vs cardumes de neons. Quantos ?

- cardume de Hemigramus rodhostomus ( em vez dos primeiros ou a adicionar aos primeiros?)

- 6 Nanostomus - peixes lápis de três faixas

- 2 casais de Apistograma ( de preferência trifasciata) ou Mikrogeophagus ramirezi

- 4 escalares peruensis

 

Obrigado a todos que ajudaram até agora e com os quais tenho aprendido imenso.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito, alias cada dia mais bonito..

E essas plantas com uma cor espetacular.

 

Boa contivuação e vai colocando actualizações que vale bem a pena apreciar!!!

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

uma pergunta muito rapida, quantas bps (de CO2 claro) estas a debitar para obter essas taxas de CO2. é que estou muito curioso com esse reactor, já ouvi dizer que é bom mas rouba muita potencia ao filtro... seija como for se disolve o co2 sem perder muito fluxo do filtro então pode ser que venha a comprar um :music_singguitar: é que neste momento estou a testar varios metodos de dissolução no meu 150x50x50.

 

ps: já agora quanto aos peixes, com um aqua desses pelo menos um cardume de bebedolas é 5 estrelas (para mim o unico peixe que realmente faz cardume sem truques :)

 

Cumps

Victor Pinto

Cya Camaradas Camarões e restantes mariscos ;)

 

The balance of elements - aga 2009 contest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

uma pergunta muito rapida, quantas bps (de CO2 claro) estas a debitar para obter essas taxas de CO2...

Cumps

Victor Pinto

 

Olá !

 

Eu tenho o CO2 ligado entre 1,30 h antes das luzes ligarem até 1 h antes de apagarem. Quanto as bolhas comecei com as 15 b.p.m. mas fui aumentado até ás 30 b.p.m até encontrar aquela cor verde no medidor (fiz também o cálculo que com base num pH=6.5 e kH = 3 dK deveria ter umas 28 ppm de Co2 dissolvido). Estou muito satisfeito com reactor e a ideia até é muito simples...ver aqui.. Acho que até exagerado para o volume do meu aquário. Existem modelos para aquários mais pequenos mas preferi este pois o membro William tinha também uma boa experiência com ele.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. :tongue:

Muito bom ... os meus parabéns.

Excelente evolução .... deixa lá isso crescer .... bigsmile

Em relaçao à escolha de plantas .... vou-te apenas dar a minha opinião .... cheers

Eu ... muito provavelmente ... optava por ex ... por HM, rotala green ou Rotundifolia. São plantas que formam moitas bastante compactas e que te dariam uma maior profundidade ao aquario, devido a serem plantas de folhagem pequena.

A Alternanthera lilacina ... por ex ... fica com umas folhas enormes.... :P ... e a Furcata ... não a devias deixar crescer tanto .... :P

Em relação à peixeirada ..... a minha escolha vai para um cardume de Hemigramus rodhostomus. Os cardinais tambem são uma excelente opção ... apenas acho que os rodhostomus dão mais vida a um aquário, sempre em cardume e constantes correrias. Os cardinais .... já se escondem mais .... mais "paradinhos"... :roflroll2:

Depois complementava ... com os 2 casais de Apistograma ou ramirezis.

Os peruensis .... dão mais nas vistas .... tambem uma excelente escolha .... mas aviso-te já que os camaroes vão todos à vida ... assim como algumas das plantas mais "tenrrinhas" ... a HZ por ex ... é capaz de levar uma podazinha .... surprised

Vai actualizando e mostrando mais fotos. :D

Abraço.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o CO2 ligado entre 1,30 h antes das luzes ligarem até 1 h antes de apagarem

 

 

Não necessitas de ligar o CO2 antes das luzes do aquário ligarem pois quando as luzes estão desligadas o cliclo inverte-se e as plantas passam a consumir O2 e a produzir CO2, logo quando as luzes acendem já tens a água carregada de CO2 produzido pelas plantas :crazyeyes:

 

Estou muito satisfeito com reactor e a ideia até é muito simples...ver aqui.. Acho que até exagerado para o volume do meu aquário. Existem modelos para aquários mais pequenos mas preferi este pois o membro William tinha também uma boa experiência com ele.

 

 

Sem duvida que tem uma dissolução muito maior que os difusores internos convencionais, retira um pouco de "força" ao filtro mas nada de especial ;)

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fiz a primeira poda.

 

aqua300L_1mes_poda.jpg

 

É impressionante como se desenvolveu a riccia. Quando comecei era um simples punhado e em pouco mais de uma semana...

 

diag_dir_1m.jpg

 

Já repararam também no tamanho da Althernathera lilacina.

 

dir_1m.jpg

 

Vejam quem veio aqui parar !! Estes senhores são uns desalinhados..pensei que trazia o exército russo e afinal saiu-me o brasileiro...LOL

 

Cumprimentos

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neon,

Estou aqui com algumas duvidas em relação ao UV,tens isso a trabalhar 24h por dia ou só algumas horas diarias??

A lilypipe que faz a saida do filtro UV tanbem é de 17mm ou é a mais estreita de 13mm,ou por outra,as mangueiras para a entrada/saida do UV são do mesmo diametro que as de saida do 2078 (16mm se não estou em erro) ou são mais estreitas?? :)

Desculpa se te fôr chagando um pouco,mas como te disse por PM estou com uma montagem na calha muito semelhante(alias só variam as dimensões do aqua e a calha de iluminação pq de resto...) a essa e tudo o que fôr informação e boas ideias será pra mim muito util. :)

Não sei quantos meses levaste a planear o teu,mas eu comecei a pensar no meu em meados de Fevereiro e de lá pra cá tenho vindo a juntar equipamento e €€€ para o que falta,mas como deves ter percebido isto leva cacau que se farta e tá dificil,vamos lá ver se pra Julho/Agosto a coisa arranca. :D

Um forte abraço. :)

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está cinco estrela, gostei muito da tua montagem,

ficou um aquário muito bonito.

Tens equipamento, todo de grande qualidade, gasta-se

uma pipa de massa, mas depois ficamos muito satisfeitos

com os resultados.

 

Gostei de tudo.

 

Parabens

Sologt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neon,

Estou aqui com algumas duvidas em relação ao UV,tens isso a trabalhar 24h por dia ou só algumas horas diarias??

 

Olá !

Inciei com apenas 6 horas nocturnas. Entretanto na 3ª semana tive um boom de algas e liguei aqui 24/24 durante 1 semana. A água ficou de facto "cristal" . Agora baixei para 12 h...e vamos ver

 

A lilypipe que faz a saida do filtro UV tanbem é de 17mm ou é a mais estreita de 13mm,ou por outra,as mangueiras para a entrada/saida do UV são do mesmo diametro que as de saida do 2078 (16mm se não estou em erro) ou são mais estreitas?? :eusathink:

 

Como podes ver no esquema acima no 1º post a saída do filtro é de 16 mm e vai dar a um T com ligação a dois tubos de 12 mm; o da esquerda tem o caudal reduzido ainda por uma torneira semi-fechada, e vai passar no UV e retorna ao aqua por um lilypipe de 13 mm; o da direita passa no reactor de CO2 e depois liga-se a um tudo do 16 mm que sai no aqua por um lilypipe de 17 mm.

 

 

Não sei quantos meses levaste a planear o teu,mas eu comecei a pensar no meu em meados de Fevereiro e de lá pra cá tenho vindo a juntar equipamento e €€€ para o que falta,mas como deves ter percebido isto leva cacau que se farta e tá dificil,vamos lá ver se pra Julho/Agosto a coisa arranca. :priere:

 

Acho que estás a planear bem a coisa. :mrgreen: Comecei a preparar isto no dia 1 de Dezembro depois de abandonar a ideia de remodelar o meu aqua anterior. Fui estudando o projecto :alberteinstein: e juntando equipamento , quase todo por encomendas online. Andei à procura de calhaus em Valongo vários dias até me decidir por estes, levando a família atrás ( primeiro queria usar seyriu stone mas depois de ver o problemas aqui no forum e o preço/Kg!). Encomendei o aqua em Janeiro e estava em casa no dia 6 de Fevereiro. Faltava sempre alguma coisa. Os troncos não cabiam na panela e tive-os de molho quase um mês. No fim já tinha tudo mas não arranjava as plantas que queria. Algumas aproveitei do meu outro aqua. Acabei por plantar no dia 1 de Maio ! 6 meses e alguns (bastantes) euro$ depois...! Isto nunca está acabado..quando estiver começa-se outro... :wink:

 

 

Cumprimentos cheers

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Neon,

Houve alguma razão em especial para teres começado com o UV no periodo nocturno em vez do diurno? :D

O boom de algas que tiveste foi de que tipo de algas?As famosas verdes em suspensão que fazem o famoso "caldo verde" não?!...é que greespots,de penacho ou filamentosas que estão bem agaradas, o filtro não lhes faz nada. ;)

Qual foi o problema com as Seiryu stone que ouviste???Eu fora a questão preço não tinha ainda ouvido nada de negativo. :shock4:

Abraço.

 

 

 

PS-Reparei agora que tál como eu te iniciaste nisto dos plantados com um aqua bem pequeno e modesto (tál como eu e o meu ainda éra mais pequeno lol),não deixa de ser incrivel o salto que destes a nivel de equipamento e de custos associados,tál como eu estou tanbem a ter...é preciso sermos mesmo um pouco malucos. :wacko:

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.