As duas ilhas...


Neon Tetra

Recommended Posts

  • Replies 117
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, estive a ler este tópico do inicio ao fim, e tenho que te dar os parabéns pelo aquário... está espectacular! ;)

 

Agora vê lá se metes mais fotos actualizadas para o pessoal ir vendo... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas ! Peço desculpa por não actualizar o topico ultimamente :laugh: . É que a aquariofilia real já me retira uma boa parte do tempo livre que tenho para o hobby sobrando menos para a aquariofilia digital, se é que me faço entender.

 

O aqua está quase a fazer um ano e por isso mais dia menos dia tenho que por aqui as fotos da praxe. A fauna habitante mantem-se bastante estável, tirando um ou outro acidente ( coisas de ter o aqua aberto). Dos três escalares peruensis tive a sorte de se formar um casal que está sempre a fazer posturas. Já consegui safar uma delas e qualquer dia mostro os rebentinhos que já estão crescidos.

 

As plantas é que são mais difíceis de dominar...umas crescem demais e abafam as outras, fazem muitas sombras, consomem muitos nutrientes.

 

Como diria o Tom Barr:

 

Muita luz + muito CO2 = Muito consumo de nutrientes = Taxas de crescimento muito elevadas = Mais podas ( menos algas ?) = menos tempo + menos dinheiro !

 

 

Já aprendi muitas coisas com este aquário. Estou ainda a procurar o equilibrio, reduzindo à luz,ao CO2 e à adição de fertilizantes de forma a permitir um crescimento saudável sem ter de fazer muitas podas nem criar algas. E já agora deixar mais água livre para os peixes nadarem... :laugh: Como alguém mais avisado já me prevenira vou ter de abdicar de algumas plantas.

 

Não há fórmulas mágicas.

 

Conto colocar umas fotos dentro em breve. Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, tenho dois ramirezis iguais ao teu macho, com umas barbatanas enormes, venderam-me como sendo Mikrogephagus ramirezi "long fin", será?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !

 

Os ram comem o mesmo que os outros. geralmente granulado para ciclideos da Sera e por vezes Spirulina, Larva vermelha ou artémia congeladas.

 

Em relação às variedades não sei. Sempre procurei as versões standard ou o mais próximo possivel dos selvagens mas não são nada fáceis de encontrar nem de manter.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
  • 7 meses depois...

Viva. O tempo passa depressa. Os três anos de montagem aproximam-se a passos largos...as férias foram fatais...grande molhada de plantas..ficar sem CO2...sem ferts...muita luz (4lampadas novas). O substrato fértil deve estar exaurido (...hehe..convem sempre usar estes termos menos usuais para a malta ficar a pensar). A areia sugar está a ficar malhada de pontos pretos e algas (onde param os meus camarões?). É o principio do fim...

 

E agora? Sugestões?

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

agora sugeria uma remodelaçao completa ou parcial se dizes que o aqua esta assim tao mal seria o melhor.

mas é contigo.

cumps

os meus 2 aquarios, plantados.

120L com ramirezis

80L com especie a decidir brevemente devido a remodelaçao.

http://www.aquariofi...howtopic=183821

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem. Não está assim tão mal. Não tenho problemas de algas, tirando as greenspot nas anubias. Mas as plantas apresentam sinais de carencias várias e acho que não vão recuperar em condições. Fiz uma grande poda.Vou tentar colocar uma foto panoramica.

 

De qualquer forma na aquarioflia temos que andar sempre a mexer em qualquer coisa se não o interesse esmorece. Por isso penso já num novo layout. Acho que apesar de tudo os materiais de marca compensam a longo prazo. Tenho que pensar bem e orçamentar as mudanças. Em termos de preços estive a pensar no Aqua Soil da ADA. Devo precisar de uns 3 x 9 L. O substrato fértil não sei bem ainda. Devo manter um ou os dois troncos. As pedras ficam ou troco para Seiryu. Plantas a incluir...hummm...estou a pensar...quero manter o amazónico mas não preciso de ser fundamentalista usando apenas plantas daquela zona. Nada muito exigente espero. Humm...isto sou eu a pensar ( sonhar) em voz alta...

 

Agradeço opiniões.

 

Abraço a todos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.