As duas ilhas...


Neon Tetra

Recommended Posts

Boas Neon,

Houve alguma razão em especial para teres começado com o UV no periodo nocturno em vez do diurno? :rolleyes:

 

Não sei bem onde foi mas li algures que o UV inutiliza nutrientes pelo que é melhor ligá-lo na fase em que as plantas estão precisar menos; depois com tanta coisa ligada de dia aquilo que puder estar ligado de noite já entra no horário "vazio" da EDP. Acho que também a utilização continua do UV implica ter de comprar uma lampada nova mais depressa....

 

O boom de algas que tiveste foi de que tipo de algas?As famosas verdes em suspensão que fazem o famoso "caldo verde" não?!...é que greespots,de penacho ou filamentosas que estão bem agaradas, o filtro não lhes faz nada.

Na verdade tive muitas filamentosas e tinha algumas green no vidros. Verifiquei que os fosfatos estavam demasiado altos e corrigi o problema. Também liguei o UV 24 h . Desapareceram umas e outras. Não sei de que foi.

 

Qual foi o problema que houviste com as Seiryu stone que ouviste???Eu fora a questão preço não tinha ainda ouvido nada de negativo. biggrin

Abraço.

O problema das seyriu é que fazem aumentar muito o GH, pelo menos numa fase inicial, pelo que por vezes é necessário usar um softnezir (?)...isto está descrito em vários tópicos ( ver exemplo)

 

 

PS-Reparei agora que tál como eu te iniciaste nisto dos plantados com um aqua bem pequeno e modesto (tál como eu e o meu ainda éra mais pequeno lol),não deixa de ser incrivel o salto que destes a nivel de equipamento e de custos associados,tál como eu estou tanbem a ter...é preciso sermos mesmo um pouco malucos.

Não sei se se gasta assim tanto mais. Quando se inicia fazem-se muitas asneiras e depois também se gasta a corrigi-las. Por outro lado ele há hobbys bem mais caros (TT, mergulho, caça). Ainda assim às vezes parece um 2º casamento...(a minha mulher vai pensar que eu arranjei uma amante)...mas isto fica bem mais barato :)

 

Cumps

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 117
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não sei bem onde foi mas li algures que o UV inutiliza nutrientes pelo que é melhor ligá-lo na fase em que as plantas estão precisar menos; depois com tanta coisa ligada de dia aquilo que puder estar ligado de noite já entra no horário "vazio" da EDP. Acho que também a utilização continua do UV implica ter de comprar uma lampada nova mais depressa....

 

Na verdade tive muitas filamentosas e tinha algumas green no vidros. Verifiquei que os fosfatos estavam demasiado altos e corrigi o problema. Também liguei o UV 24 h . Desapareceram umas e outras. Não sei de que foi.

 

 

O problema das seyriu é que fazem aumentar muito o GH, pelo menos numa fase inicial, pelo que por vezes é necessário usar um softnezir (?)...isto está descrito em vários tópicos ( ver exemplo)

 

 

 

Não sei se se gasta assim tanto mais. Quando se inicia fazem-se muitas asneiras e depois também se gasta a corrigi-as. Por outro lado ele há hobbys bem mais caros (TT, mergulho, caça). Ainda assim às vezes parece um 2º casamento...(a minha mulher vai pensar que eu arranjei uma amante)...mas isto fica bem mais barato :)

 

Cumps

Boas Neon,

Pois,eu tanbem já li que o UV afecta a qualidade da fertilização e foi isso mesmo que pensei,mas isso é se já estiveres a fertilizar na coluna de agua,já começaste?? :rolleyes:

De qq modo tanbem tenho o Bi-horario da EDP e vou ter que jogar com isso pra minimizar os custos energeticos.

Só por curiosidade,usas agua de osmose??Qual é o Ph e Kh da agua da rede nessa região?

Como uso osmose se há coisa que tenho é "agua macia",um pouco de aumento do Gh não vai fazer grande mál,antes pelo contrario. :wink:

Essa da amante tanbem já a ouvi e ainda com mais propriedade,é que tenho um amigo meu que montou um salgado e que com o mesmo dinheiro dinheiro comprava um carro novo ou sustentava uma amante "topo de gama". biggrin:)

grande abraço.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Neon,

Pois,eu tanbem já li que o UV afecta a qualidade da fertilização e foi isso mesmo que pensei,mas isso é se já estiveres a fertilizar na coluna de agua,já começaste?? ;)

Nem sei se é verdade que o UV altera os nutrientes. Não sei qual a explicação pois acho que a radiação UV só deveria afectar os sistemas biológicos complexos (algas, bactérias, pela disrupção das ligações do DNA/RNA) e não nutrientes que são moléculas simples. Talvez alguém mais informado nos explique isto melhor.

Para já adiciono apenas 5 ppm diários de KCl e 5 ml de Seachem excel.

 

Só por curiosidade,usas agua de osmose??Qual é o Ph e Kh da agua da rede nessa região?

Não uso água de osmose. A vida já é suficientemente complicada sem ela. Eu uso água directamente da torneira com uma mangueira lá para dentro. Acrescento sempre Seachem prime primeiro. A água da minha zona tem um pH=7-7,5 e uma dureza em GH que chega aos 7 ºdH. No meu água tenho tido água pH 6,0-6,5 ( da injecção CO2?) mas um gH de 4 ( e KH =3 ) - não sei explicar isto?

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uso água de osmose. A vida já é suficientemente complicada sem ela. Eu uso água directamente da torneira com uma mangueira lá para dentro. Acrescento sempre Seachem prime primeiro. A água da minha zona tem um pH=7-7,5 e uma dureza em GH que chega aos 7 ºdH. No meu água tenho tido água pH 6,0-6,5 ( da injecção CO2?) mas um gH de 4 ( e KH =3 ) - não sei explicar isto?

 

Cumprimentos

Olá Neon,

Pois,eu tanbem estou a ponderar deixar de usar agua de osmose pq o desperdicio de agua é brutal,no entanto é algo que me deixa preocupado pq a qualidade da agua aqui deixa muito a desejar,já nem falo no PH e dureza altissimos (o PH rebenta a escala,facilmente supera os :rolleyes:,aqui á uns anos quando tinha um salgado lenbrei-me de medir os silicatos e aquilo rebentava a escala,mais tarde vim a descobrir que éram meio caminho andado pra fazer proliferar as "famosas" BBAs :tongue: ,quando passei a usar osmose deixei de ter problemas,mas TPAs "á grande" com osmose num aqua de 230lt...vai doer. ;):eusathink:

Acho que vou ter que falar com o pessoal cá da zona pra ver como é que eles andam a fazer(vou já chatear o Milton Leopoldo lol).

Vai actualizando o topico que está a ser agradavel ver essa evolução. :)

Um forte abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha única crítica seria para o exagero de variedade de plantas... mas, vendo melhor, acho que o crescimento das plantas que tens no fundo do aqua vai acabar por harmonizar um pouco o "verde".

 

de resto está muito bom. :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos !

 

Aqui ficam algumas novidades dos habitantes:

 

Em primeiro lugar a malta do 2º e do 3º andar ( Tanichthys albonubes e Paracheirodon innesi):

 

peixes.jpg

 

São os indisciplinados do costume. Mas acho que se aguentam bem.

 

neon-1.jpg

 

Mais abaixo, no rés-do-chão, o meu peixe mais antigo, agora com quase 3 anos. Penso que é um Ancistrus mas não sei a espécie.

 

ancistrus-1.jpg

 

E depois uma das recentes aquisições - um Aspidora pauciradiatus de um cardume de 6 que adquiri há 2 dias. São peixes engraçados e que realmente patrulham o aqua em cardume....

 

aspidora.jpg

 

E por fim outro novo inquilino ( Mikrogepphagus ramirezi) , para já sozinho. É solteiro e bom rapaz e procura companhia para relação séria...

 

ram1.jpg

 

 

Ainda me faltam os Apistos e os desejados escalares peruenses. O que acharam ?

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Isso é tudo muito bonito amigo Neon,mas parece-me que estás a caminho de uma "salada de frutas" em termos de fauna,tens que te auto-disciplinar um pouco mais senão daqui pouco... :rolleyes:

Pra dizer a verdade eu tenho alguma inveja das dimensões desse aqua,se o meu tanbem tivesse pelos menos o 1.20m eu nem tinha duvidas,éra um pequeno cardume de Altuns e o resto só malta da câmara pra limpezas,infelizmente por restrições de espaço só vou poder fazer com 90cm e é curto para os Altuns. :)

 

E a flora?...vál lá não tenhas medo,mostra lá isso com algas ou sem elas. ;)

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tanichthys e neons sem duvida nao é boa opçao para formar cardumes , por experiencia propia que tambem cometi o mesmo erro.

sao peixes bonitos mas que se espalham bastante, apesar de que os neons se for em um numero grande já formam melhor cardume.

 

tetras pinguim ou bebados e rasboras sao as melhores opçoes.

 

bota lá uma panoramica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes demais parabens pelo aqua, vou começar agora um prjecto também mais ou menos com essas dimensoes.

 

E gostei da tua calha, já agora e como também sou de gaia, não me podes dar informações especificas sobre essa calha(medidas / preços / etc), ou até mesmo se poderes dizer a loja ou site onde a compraste agradecia-te, pois o meu problema neste momento está em encontrar a calha po aqua que vou montar de 135x35x55.

 

De resto e desculpa ter fugido ao assunto, continuação de um bom progresso para esse aqua, gostei dele e acho que está num bom caminho. Em relação a fauna não posso opinar muito, pois ainda não percebo bem quais as especies que se dao melhor entre elas ou nao.

 

 

cumpts e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes demais parabens pelo aqua, vou começar agora um prjecto também mais ou menos com essas dimensoes.

 

E gostei da tua calha, já agora e como também sou de gaia, não me podes dar informações especificas sobre essa calha(medidas / preços / etc), ou até mesmo se poderes dizer a loja ou site onde a compraste agradecia-te, pois o meu problema neste momento está em encontrar a calha po aqua que vou montar de 135x35x55.

 

De resto e desculpa ter fugido ao assunto, continuação de um bom progresso para esse aqua, gostei dele e acho que está num bom caminho. Em relação a fauna não posso opinar muito, pois ainda não percebo bem quais as especies que se dao melhor entre elas ou nao.

 

 

cumpts e boa sorte

Olá diasbrun,

Desculpa estár-me a meter na tua conversa com o Neon,mas não pude deixar de reparar,135x 35x 55???Os 35cm são de altura ou de profundidade??

Aconselhava-te a rever essas medidas pra algo mais practico como por ex. 135x45x45 que são medidas que já te permitem dár alguma profundidade ao layout,alem disso mais que 50cm de altura num plantado acho um exagero,já que te vai dificultar tanto as plantações como pódas ou mesmo arranjos no fundo.

Espero que não leves a mál ter dado a minha opinião.

Um abraço.

 

 

PS-Neon desculpa o off-topic.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá diasbrun,

Desculpa estár-me a meter na tua conversa com o Neon,mas não pude deixar de reparar,135x 35x 55???Os 35cm são de altura ou de profundidade??

Aconselhava-te a rever essas medidas pra algo mais practico como por ex. 135x45x45 que são medidas que já te permitem dár alguma profundidade ao layout,alem disso mais que 50cm de altura num plantado acho um exagero,já que te vai dificultar tanto as plantações como pódas ou mesmo arranjos no fundo.

Espero que não leves a mál ter dado a minha opinião.

Um abraço.

 

 

PS-Neon desculpa o off-topic.

 

 

Boas,

 

Nao tem mal luis, é na boa...e ja agora desculpa tambem o off-topic neon.

 

as medidas sao 135(comp)x35(larg)x50 ou 55(altura) ( digo 50ou 55 porque ainda não mandei fazer o aqua e estava indeciso na altura, mas sendo assim obrigado pela dica. Quanto aso 35cm de largura, não tenho mesmo hipoteses de aumentar, o movel que tenho que foi comprado novo para o meu antigo aqua tem 35cm de largura, agora é que resolvi investir num aqua maior, mas quanto a largura não tenho mesmo hipoteses de aumentar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Neon, está muito boa a tua montagem, só não gostei muito das pedras, mas gostos são gostos!!

 

Como já foi falado podias tentar fazer umas moitas na atrás dos troncos para conseguires obter um aspecto mais carregado... e deixar a frente mais solta!!

 

O equipamento foi muito bem escolhido..

 

E esses lily pipes.. dão trabalho? Sujam se depressa?

 

Cumps

 

Boas,

 

Nao tem mal luis, é na boa...e ja agora desculpa tambem o off-topic neon.

 

as medidas sao 135(comp)x35(larg)x50 ou 55(altura) ( digo 50ou 55 porque ainda não mandei fazer o aqua e estava indeciso na altura, mas sendo assim obrigado pela dica. Quanto aso 35cm de largura, não tenho mesmo hipoteses de aumentar, o movel que tenho que foi comprado novo para o meu antigo aqua tem 35cm de largura, agora é que resolvi investir num aqua maior, mas quanto a largura não tenho mesmo hipoteses de aumentar.

 

Abraço

 

Olá, penso que no futuro vais te arrepender, 35 de profundidade.. não dá para conseguires ter um aquario a nivel de layout... as dimensões não são compativeis!!!

É preferivel juntares mais uns €€€ e comprares um movél à medida do aquario que queres.. do que comprar um aquario à medida do movel que tens!!

 

Acredita que posteriormente vais te arrepender das medidas que escolheste... 120Cx50Px50A ou 120Cx60Px50A são medidas excelentes tanto para layouts como para os peixes!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medidas a parte que não para isso que serve o teu tópico tenho só a dizer que gostei muito dos teus peixes. Fiquei fascinado com o Aspidora pauciradiatus. Quanto aos Tanichthys albonubes e os Paracheirodon innesi não me parece que fiquem mal juntos até porque não é uma combinação inédita. Só tenho um comentário a fazer e espero que não me leves a mal mas o teu ram não me parece muito saudável. Para além de estar magro e ter um corte na barbatana o que me preocupa e que tem a barriga muito encolhida que é umas das coisas que se deve verificar quando se compram rams. Fica atento e vê se ele se alimenta bem. Esta desparasitado?

 

Cumps e continua o bom projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís Carrilho: ....estás a caminho de uma "salada de frutas" em termos de fauna,tens que te auto-disciplinar um pouco mais senão daqui pouco...[]

E a flora?...vál lá não tenhas medo,mostra lá isso com algas ou sem elas.

 

Acho que tens razão amigo Luís ! Até porque gostava mesmo de ter escalares (peruensis) e vou ter que mudar alguns destes peixes para outros aquas.

 

Não tenho algas nenhumas e até nem sei como. Também ainda estou a fertilizar muito timidamente e por isso não tenho fosfatos mensuraveis. Depois do boom inicial veio a bonança. Deve ser por isso que a Cabomba entretanto está a patinar....eheh!

Logo que faça a próxima poda prometo postar a panôramica da praxe.

 

Kripticall: .... tetras pinguim ou bebados e rasboras sao as melhores opçoes.

 

bota lá uma panoramica.

 

Obrigado Tiago pelos comentários e dicas preciosas que tens dado neste e noutros forums. De facto só descobri os tetra pinguins e o seu comportamento recentemente, se não.... Bêbados também são uma boa opção. Será que escapam aos escalares ?

 

Logo, logo colocarei mais fotos !

 

diasbrun:...E gostei da tua calha, já agora e como também sou de gaia, não me podes dar informações especificas sobre essa calha(medidas / preços / etc), ou até mesmo se poderes dizer a loja ou site onde a compraste agradecia-te, pois o meu problema neste momento está em encontrar a calha po aqua que vou montar de 135x35x55.

 

Obrigado pelos parabéns diasbrun. É sempre bom conhecer membros do forum aqui de Gaia. Em relação à calha é melhor mandar-me MP para eu te explicar a loja. Em relação ao teu projecto eu também acho que com 35 cm de profundidade vais ficar muito apertado para desenvolver o layout de um plantado. Por outro lado com mais de 50 cm de altura vais precisar de uma calha com HQI para teres plantas de tapete. Já mandas-te fazer o aqua ? Acho que devias tentar vender o móvel e comprar ou fazer outro que tivesse pelo menos 50 cm de profundidade. A alternativa era comprares apenas o tampo de 50 cm e aplicá-lo nesse móvel. Acho que já vi post aqui no forum a discutir o tema e parece não haver problema. Acho que vale a pena ir com calma. O meu projecto demorou mais de 6 meses e fui adquirindo o material aos poucos.

 

Godlike: Como já foi falado podias tentar fazer umas moitas na atrás dos troncos para conseguires obter um aspecto mais carregado... e deixar a frente mais solta!!

 

O equipamento foi muito bem escolhido..

 

E esses lily pipes.. dão trabalho? Sujam se depressa?

 

Obrigado pelos teus comentários Godlike. As moitas atrás dos troncos eram para ser com Cabomba pyahauensis à direita e a Althernathera lilacina à esquerda. A primeira está dar-se mal e acho que estagnou depois da primeira poda. Receio que faça melting. A segunda está pujante demais e as folhas estão muito grandes. A planta já cresceu tanto que tem um parte emersa aí de 7 cm. Em baixo desenvolveu muitas raizes adventícias. Não gosto muito. Tenho que pensar noutras escolhas. Alguém dá alternativas ? Rotala rotundifolia, Limnophila aromatica ?

 

Em relação aos lily pipes é verdade estão mesmo a precisar de uma boa "faxina". Ando a ganhar coragem para os retirar sem os partir. Se calhar vou comprar umas torneiras para os desconectar mais facilmente.

 

Glovy....o teu ram não me parece muito saudável. Para além de estar magro e ter um corte na barbatana o que me preocupa e que tem a barriga muito encolhida que é umas das coisas que se deve verificar quando se compram rams. Fica atento e vê se ele se alimenta bem. Esta desparasitado?

 

Obrigado pelo aviso, Glovy. Não tinha ainda reparado . Acho que ele come mas é muito lento em relação aos neons que papam quase tudo enquanto ele fica pasmado a ver. Para além disso aquela mancha amarelada que na parte antero-lateral esquerda do dorso que já vê na foto junto à risca preta da barbatana dorsal parece estar a formar um nódulo. O que será ? Gosto muito deste peixe. Foi-me dado pelo dono da loja pois o casal de rams que lhe tinha comprado morreu na fase da aclimatação ( ainda dentro do saco). Ando a procura de companheira. Como é que aconselhas a desparasitação ?

 

 

Mais uma vez obrigado a todos!

Cumprimentos

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bebados também são uma boa opção. Será que escapa aos escalares ?

 

Bom certesas absolutas nao sei , há casos e casos mas o canito tem bebados com escalares e tudo na boa.

e os bebados tambem ganham um tamanho razoavel em consideraçao aos outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho no meu comunitário 6 escalares com cerca de 4/5 cm (sem contar com as barbatanas) e 13 bêbados de 3cm sem qualquer problema de compatibilidade. Os escalares não lhes ligam nenhuma. Mas os meus escalares também devem ser estranhos, porque por vezes vejo-os a comerem as folhas mais pequenas ou finas das plantas.

 

Os bêbados em cardume são um espectáculo, sempre sincronizados, mas quando os escalares em grupo se encontram no seu caminho, voltam para trás (o respeitinho é muito bonito).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas os meus escalares também devem ser estranhos, porque por vezes vejo-os a comerem as folhas mais pequenas ou finas das plantas.

 

desculpa o offtopic Neon Tetra.

 

jcrelha dá-lhes comida á base de spirulina que abrandas um pouco isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde ! Aqui fica uma sessão fotográfica depois da 2ª poda, com cerca de 9 semanas. Depois de retirar o phosgard e posteriormente a riccia, nem sinais de algas significativos para já. O tapete de E. parvula parece estar a compor-se.

 

 

 

 

panorm_1607.jpg

 

 

Os camarões teimam em arrastar a akadama para cima da areia e não consigo ter aquilo arrumado....

amano1_1607.jpg

 

Outro aspecto do lado esquerdo:

panorm4_1607.jpg

 

A althernathera cresceu mesmo muito e já podei outros ramos que estavam ainda maiores que este

althernan_1607.jpg

 

Agora um pormenor do lado direito:

panorm3_1607.jpg

 

Aqui ainda a estrela da companhia, para já ainda sozinho:

centro3_1607.jpg

 

Espero que gostem da evolução. Tenho tido algumas dificuldades não esperadas . Vou ter que desistir da Cabomba ? Que alternativas sugerem para planta do fundo à direita ?

 

Que outras coisas modificariam ?

 

Cumprimentos

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante...

Acho que cada dia está mais composto, no bom caminho.

 

Gosto em especial da Blyxxia ( parece me) do lado Esq. e tambem do tronco do lado direito..

 

Já agora que tipo de musgo é esse do tronco?

 

Boa continuação..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vais desistir das Furcatas derivado ás suas raizes adventicias ??

 

Pelo que tenho lido e pela pouca experiencia que tive com elas há 2 ipoteces

Ou a planta adaptou-se por uma absorçao mais facilitada de alguns nutrientes desponiveis na coluna de agua e nao fazendo tanto esforço pela sua raiz.

Ou falta-lhe algo no substrato e teve que vir á procura na coluna de agua. ( fico mais inclinado nesta )

 

Podes exprimentar o seguinte , tiras a planta fora e tiras essas raizes laterais ou com a mao ou cortas rente com uma tesoura,

e exprimentas ao plantar de novo agarrar o caule da planta com a pinca junto com uma pastilha de nutriente e enterras no substrato,

fazes isso em dois ou três pés.

 

Se nao tornar a aparecer já sabes que é falta de paparoca lá em baixo :shocked028:

 

Ja agora estas duas pedras fazem-me um pouco de comiçhao lol experimenta alterar dessa forma junto das outras para ver como fica e enterra-as mais um pouco.

 

Estou a gostar do aquario, mas acho que a alternathera tambem está com um porte exagerado para a montagem em questao.

 

Tens que rever bem as plantas de caule a usares bang

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado wesley_boy pelos comentários

 

Obrigado também Tiago pelas opiniões. A Cabomba estava muito bem quando tinha os fosfatos muito altos. Após a primeira poda e com o Phosgard no filtro e a franca expansão da Riccia o PO4 caiu a pique e a Cabomba começou a estagnar, os caules aprodeciam os pés soltava-se. Alguns ficaram progressivamente dobrados pois as raizes adventícias mergulharam no akadama. Talvez a própria sombra da Riccia tinha reduzido a iluminação o que não fez grnade mal a outras plantas.

 

Ainda não arranjei um bom esquema de fertilização e não há meio de subir o NO3 e o PO4. Acho que é por isso que não tenho algas...Sim já retirei o Phosgard...Segui as recomendações da Seachem. Feitas as contas para o meu aqua não me parecem bem as doses de PO4 e de NO3 que eles recomendam (pelo menos não parece ser 10.5:1 no K.N.P). Só não ponho cálcio e Mg porque acho que eles já existem no Fluorish ou no Trace. Tenho de experimentar isso das pastilhas nas raízes. Podem ser as da Sera ?

 

Ok. Também vou experimentar o efeito da mudança das pedras centrais como sugerido.

 

Em relação às plantas de caule o que é que aconselhariam ? Rotalas ? Cyperus helferi ?

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não arranjei um bom esquema de fertilização e não há meio de subir o NO3 e o PO4. Acho que é por isso que não tenho algas...

 

 

Podem ser as da Sera ?

 

entao se nao tens algas optimo e só manter como está na coluna de agua :tongue:

 

poder pode mas... :techi:

 

plantas de folhagem mais pequena dá sempre a sensaçao do aquario parecer maior alem de fazerem moitas mais compactas é só por isso, porque a planta está bem bonita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá ! Já algum tempo que não trago aqui novidades. Comprei um trio de Apistograma agassizi ( acho eu) formado por um macho e duas fêmeas. O macho lá vai dominado o território do terço inferior, passando o ramirezi a navegar pelo terço médio com muito respeitinho. As fêmeas estão quase sempre escondidas e uma delas nem sei bem se ainda por cá anda...

 

Em relação a plantas não há grandes novidades. A Cabomba pyauhsensis do lado direito decididamente não vai vingar. A Althernathera por outro lado farta-se de crescer e deu de estar a lançar raízes adventícias pelo caule que é um disparate. Também noto grande desenvolvimento na Bolbitis e qualquer dia vou ter de a podar e não sei como o fazer...Os fetos no tronco da direita estão a procriar e de cada folha rebentam novos conjuntos. Não sei se se acabam por se soltar ou se tenho de os arrancar. O tapate de E. parvula lá vai progredindo mas um pouco tímido.

 

Bem chega de conversa que o pessoal quer é as fotos da praxe....

 

Aqui fica a visão geral:

2009_08120020.jpg

 

Note-se que arrumei as pedras do meio uma para cada lado seguindo os conselhos do Tiago ( Kriptical) e parece-me que fica melhor. :bs_quesexclaim:

 

As seguintes fotos ficaram um pouco escuras mas pretendem ilustrar o lado direito e esquerdo com um pouco de mais pormenor.

esquerda1-1.jpg

direita1.jpg

 

Aqui um pormenor de um oto a comer bolinhas de O2 ( acho eu, ::D:)

pearling_oto.jpg

 

Agora, minhas senhoras e meus senhores apresento-vos os Apisto's:

 

apistos.jpg

 

...Ou pelo menos dois deles. Como há muitos esconderijos nas pedras e troncos as fêmeas raramente aparecem na praia...

 

Aqui mais umas poses do Sr . Apisto:

2009_08110039.jpg

Apisto2.jpg

 

Está por aí outro Apisto ?

2009_08100010.jpg

 

Ele aí vai...

Apisto4.jpg

Apisto3.jpg

Apisto1-1.jpg

 

 

Gosto muito do meu Apisto como já perceberam... :oops:

 

Espero que também tenham gostado, do peixe e do peixanário...

 

Venham de lá essas opiniões...

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.