Viciado em material ..


Recommended Posts

Bom desde já peço desculpa se estou a colocar o post no lugar errado e se sim por favor algum admin. que mudo o tópico.Obr.

 

Bom o que se passa é que eu acho que sou viciado nisto da aquariofilia, e por vezes simto-me mal comigo mesmo é que eu gasto todos os €€€ que tenho livres com isto e ás vezes pergunto-me se só eu serei assim , bom eu não falo de tostões ,mesmo tipo para montar um áqua de 300lts gastei 2000€€ , preciso de saber se alguem tb é como eu para me sentir menos culpado... Adoro a aquáriofilia e vibro com isto ,adoro os peixes e o que podemos fazer por eles, pena não poder fazer disto profissão..

 

bom peço desculpa foi só um desabafo , a mulher chateia Bué quando gasto algum .. banana rock

 

quem sofrer dos mesmo sintomas que se acuse ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

Deve ser dos ares de Coimbra :D

 

Isto da aquariofilia é um bicho daqueles... um tipo começa com um aqua pequenito e depois é sempre a somar. Eu já vou com 2 aquas (60 e 200L) e já tenho em estudo um 3º.

E acredita que estou a fazer um esforço de autodisciplina para não ir comprar um aqua de 300 ou 400L para os meus peixes.

O problema é mesmo o custo destas coisas e dos equipamentos.

 

Mas acho que compreendo a tua mulher... 2000€ num unico aquário é muito muito dinheiro. Com 2000€ penso que montava na boa 3 a 4 aquas de 200L... o problema é que ficava com 800L de água na sala banana rock

 

Em relação a custos eu já investi perto de 400€ no meu aqua de 200L mas desse valor 100€ foram para a mesa e 120€ para o filtro.

O resto foi vidro, iluminação, termoestatos e peixes.

 

O que não faço de forma alguma é pagar o que me pedem na primeira loja que encontro e vou isso sim à procura do melhor preço (já encontrei em Coimbra filtros Eheim com diferenças de 200€ no preço :!::!:D.

Mas eu opto pela funcionalidade em detrimento da beleza e felizmente a funcionalidade é substancialmente mais barata.

 

Tudo isto para te dizer que não és o unico "maluquinho" por peixes. O dono e os funcionários da loja onde compro podem-te confirmar isso... e estou a pegar a maluquice à minha mulher... o aqua nº3 é para ela :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yeap... toda a gente passa por isso... :)

 

O problema é mais o arranque. :)

 

Depois de teres o equipamento todo e o aqua com peixes é apenas os custos de manutenção.

 

Claro que depois de teres um aqua completamente montado e com os peixinhos começas logo a pensar num segundo... e no terceiro... e no quarto... :D

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thanks Dario ..

Eu tb tenho consciencia disso dos preços mas é que eu levo aos extremos

ex para este áqua comprei

 

Luminária Arcádia 3 lampadas para fauna e flora

2 termostatos jaguer eheim

2 filtros um seco/humido e outro normal (eheim profissional ambos)

mandei fazer o móvel por medida com torneiras canalização etc..

o vidro

areias pedras troncos etc, etc

 

enfim uma catrefada de coisas que depois ponho-me a pensar e pergunto para q?? não sei se me entendem mas eu na altura acho que aquela é a melhor opc.

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... estas coisas de se comprar material XPTO são tramadas.

 

Nestas coisas e porque o material é carissimo o que faço é sempre procurar a melhor solução possivel. Pode não ficar muito bonito mas é sempre possivel chegar a um compromisso.

 

Por exemplo:

Dizes que mandaste fazer o móvel... não te lembraste de colocar tipo uma tampa onde pudesses aplicar umas fluorescentes?

Além de teres mais espaço de manobra e progressão dispensavas a compra da luminária que é bem carota.

 

Os filtros... porque não ponderaste uma sump? Para um aqua desse tamanho é bem melhor que os filtros. Até uma feita de um aqua de 60L só tem cerca de 10x mais capacidade que um filtro. Imagina a quantidade e qualidade de matérias filtrantes que podes ter numa sump dessas.

 

Este tipo de opções é que devem ser considerados... a gastar €€€€ que seja nos peixolas :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, nem sempre as respectivas esposas compreendem que isto é uma doença com fortes sintomas...e com um tratamento difícil, com muitas recaidas :)

 

No meu caso, o nascimento de um filho e as pressões da mulher levaram-me a uma pequena desintoxicação. Neste momento, consegui reduzir para apenas dois aquas (de 200 e 240 L), embora ainda mantenha um 3º a trabalhar por terem lá ficado 3 alevins esquecidos na última mudança para um espaço maior e que agora tenho receio de juntar aos pais.

 

Quanto à massa que já gastei...perdi-lhe totalmete a conta. Como tenho os aquas na sala, tive de investir algum na estética (novamente a esposa a pedir um móvel a condizer com os restantes, uma calha bonitinha... :D )

 

Ainda vou tentando poupar algum $$, recolhendo pedras, trocos e areão na natureza, alimentos caseiros e compras em lojas alemãs on-line, onde os preços são bem diferentes. Onde não poupo é nos equipamentos (filtros e aquecedores baratinhos trazem, por vezes, alguns dissabores) e nos peixes (só em lojas com condições e que sabem o que estão a vender).

 

Enfim, não é um vício barato mas há outros bem piores :)

 

O maior problema é, como aqui disseram, a necessidade de ir aumentado as doses ("só mais um aquário...este é mesmo o último...") :oops:

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ares de Coimbra têm destas coisas...a culpa deve ser da cimenteira em Souselas :)

Contudo acho que o Darius disse uma coisa muito importante:

O que não faço de forma alguma é pagar o que me pedem na primeira loja que encontro e vou isso sim à procura do melhor preço (já encontrei em Coimbra filtros Eheim com diferenças de 200€ no preço )

Para alem da tomada de decisoes correctas ou apropriadas e da avalicao das varias alternativas existe um "mal" que convem combater, "mal" esse que ja deu para ver de que sofre muita gente em Coimbra: uma espécie de "cegueira" na hora de ver preços! Gastar 60 contos num filtro que custa menos 40contos em muito sitio só pode ser "cegueira"! Acho que o Darius pensou o mesmo que eu: "se compraste tudo o que disseste numa determinada loja - acho que todos os membros do forum desta zona ja sabem de qual eu estou a falar- nao foi uma tarefa dificil!"...pensaste nao foi Darius?

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes crer que pensei Coimbra :)

 

Até os desgraçados dos testes são em média 2 a 3 € mais caros. Pode ser que a concorrencia faça baixar os preços mas não acredito muito pois a concorrência directa lá perto ainda está muito verde e a mim pelo menos não inspira muita confiança (não pela qualidade mas pela falta de experiência... e peixes tingidos artificialmente :evil: ) .

A outra concorrência já é outro caso... tivessem eles mais espaço para ter mais aquas com peixes... ui ui. Mas aos poucos acho que se estão a afirmar o que é muito bom.

Fala-se também numa mega loja no parque industrial de Taveiro mas até ela chegar muita água vai correr debaixo da ponte.

E depois... considerando quem é o falado dono dessa mega loja e pelas atrocidades que já vi nas outras lojas dessa pessoa, peixes de lá nem dados.

 

Falando agora no capitulo das esposas pode-se dizer que tenho sorte...

 

A minha ainda não é esposa "oficial" mas já falta pouco :)

Ao inicio torceu um bocadito o nariz à ideia de um aquário e de ter peixitos mas não me impediu.

Muito rapidamente o aqua de 60L mostrou-se pequeno, muito por culpa dos peixes visto que, apesar de serem apenas 2, o maior estava a massacrar um bocado o mais pequeno e tive medo que o matasse de pancada.

 

Daí a investir num aqua de 200L foi uma questão de dias. Entretanto como fiquei com o de 60L livre calhou perguntar à minha sócia se ela não queria ter uns peixitos só dela...

E pronto... ela gosta dos guppys e assim ficou com o aqua de 60L para os guppys.

Acontece agora que precisamos de uma maternidade/hospital/quarentena pois quando se tem "coelhos" num aqua e "terroristas" noutro surge no horizonte a possibilidade de mais um aquário.

Neste caso iremos para mais um de 200L (não tenho autorização para que seja maior :oops: ) que será dedicado a guppys, com muita pena minha que preferia mais ciclideos africanos :)

 

E vamos ficar pelos 2 aquas grandes e 1 pequeno que vai servir de maternidade/hospital . Não é por falta de vontade mas simplesmente porque moro num apartamento...

Mas quando um dia for morar para uma vivenda ninguém me vai impedir de ter uma fishroom... 4 aquas de 1,5M... 1 tanganika, 1 mbunas, 1 utakas e 1 de guppys... Haja €€€€€ :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... :oops:

eu compreendo e concordo com tudo aquilo que foi dito no entanto depois de ler isto tudo não me sinto muito melhor :)

 

De qualquer das maneiras é muito mau se realmente os preços são assim tão diferentes, podem crer que se se confirmar ele já perdeu um cliente ..

eu não procurei e confiei este secalhar foi o meu mal.. :D

 

De qualquer das maneiras fiquei alerta e afinal ainda não comprei as plantas nem os peixes . :wink: que me pareceram tb bst caros ex:

um discu tipo 90€ cada, daqueles maiorzinhos ..

 

Já agora aconcelham alguma pet shop onde eu não seja "enganado"

por mp claro..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... acho piada qd voces se queixam das vossas esposas lol Eu só tenho um aquariozito de 80cms e o meu namorado já se passa qd eu faço as TPA lol ah e diz que desde que conheci este forum so falo de peixes eheheh Então, pudera agora que percebo alguma coisa disto tb tenho que o instruir não é? :oops: Qd se queixarem das vossas esposas pensem que eu posso-vos "emprestar" o meu namorado por uns dias eheheh aí as vossas esposas pareceram anjos :D ahahha

www.salveumgato.web.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um discu tipo 90€ cada, daqueles maiorzinhos ..

Os discus de qualidade são bem carotes... por isso 90€ não é de espantar.

O problema da loja que eu e o Coimbra estavamos a falar é mesmo o equipamento que é carissimo e os testes,comidas,etc.

 

Nos peixes e plantas eles nem carregam muito. Eu é que não compro lá peixes nenhums porque me senti duplamente enganado quando comprei lá peixes.

Primeiro porque o peixe estava doente e depois porque me afirmou que o podia colocar em ph 8 e não era verdade pois era um peixe de ph 7 no máximo.

 

Normalmente em enganos sou muito radical e não perdoo. Logista que me engane não só perde o cliente como entra para a minha lista negra, e as lojas da minha lista negra eu não só não recomendo como digo porque motivo o faço e assim as pessoas podem julgar por elas próprias.

 

@Tcorisca: A minha futura esposa é um anjo... mas não me deixa ter mais um aquário para ciclideos do lago tanganika :D

Era só mais um... :oops:

E Tpa's... são só 60L todas as semanas, mas o chão da sala é tijoleira pode-se molhar à vontade.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tcorisca: A minha futura esposa é um anjo... mas não me deixa ter mais um aquário para ciclideos do lago tanganika  

Era só mais um...

 

Só mais 1??? Já reparaste q no espaço de 3 meses passamos de 0 aquários para 3 e 2 deles de 200L cada?

E nem penses q vou mudar coelhos para terroristas...pois eu cá gosto muito dos meus coelhinhos . :D :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol :wink::) :D

 

Bom já me sinto mais bem disposto.

Eu acredito que se eu a "engraixar " mais um bocado a coisa vai mas tb tenho que admitir que ela afinal tinha alguma razão.. Fui enganado e sinto-me injustiçado...

Bom mas a mim só me enganam uma vêz....

Em relação ao resto já "lhe pedi" para comprar um áqua de 60Lts para quarentena e sabem que mais .. acho que vai ser dificil.. :oops:

 

mas continuo a dizer que com jeito vai..

 

á desde que não seja naquela Loja !!!! ..... :D

 

Thanks..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente isto é uma doença das graves... mas pensem como eu... compro sem problema desde que haja $ e dp começo a pensar que é um investimento pois no futuro ao tirar criação dos peixes e das plantas posso ganhar uns trocados(embora ainda não tenha conseguido, porque tudo o que cresce nele fica bem dentro dele :roll: )...

 

Enfim... povo enganado eh eh eh... ao menos não me deixa a pensar o quanto gastei.. pelo menos nakele momento... LOL

 

Força

 

Obg

 

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou viciado, mas não gasto muitos €€, isto comparando com outras despesas mensais aqui de casa:

Prestação da casa, carros e despensas constantes.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

acho que foi tudo dito.

 

Eu comecei em Maio de 2004 com um aq de 240 l, depois um de 100 L e em Agosto comprei uma bateria de aq com sump de 1200 L.

 

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também acho que tou a ficar um pouco aquáriodependente :wink: , tenho é falta de espaço, mas nunca tou satisfeito com o meu aqua, tem sempre algo para alterar. :roll:

Uma bateria dessas até que me dava jeito, tou a pensar contruir uma, vamos ver se consigo fazer uma coisa em condições.

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sharkin,

 

é verdade, tenho uma dispensa só para a bateria de aquários.

Confesso que estou a ficar viciado na Aquariofilia e mais concretamente em Discus.

Repara comecei em Maio de 2004, e já tenho 24 discus, sendo 2 um casal que fez uma desova com ovos brancos e uma segunda desova, nescendo +- 50 alevins.

Tento evitar sair, senão compro mais um ou dois discus, como sabes são carissimos.

 

Além dos peixes tb tenho 150 pombos num pombal de 12 m de comprimento e 1.5 de largura. Esses pombos destinam-se a concursar em provas de velociodade/meio-fundo/fundo e grande-fundo......

Enfim.......

 

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jsousa..

 

Bom .. eu fico-me por um singelo áqua de 300lts no qual tb queria por discus.. :oops:

 

Sou apaixonado por estes peixes .. :wink:

 

Acredito que deve de ser um espectáculo ter assim tantos discus..

Pelo que pesquisei aqui no forum existem colegas que possuem áquas simplesmente magnificos, eu só espero que o com dinheiro que gastei e que me foi tirado ;):lol: eu consiga fazer algo de parecido..

 

em relação aos pombos eu moro num apartamento 8)

 

Thanks..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Gostei bastante de ler este titulo, pois faz-me lembrar tempos idos. Mais ou menos ha 15 anos.

Comecei também com um de 25 l. Com gupys, peixes espadas, combatentes, etec.

E..............agora, estou com cerca de 10 aquarios, (450;7X100;2X250) todos a funcionar para os meus 30 discus incluindo 5 casais.

Posso dizer que gastei alguns $$$ mas também foi um prazer fazer a bricolage para isto tudo.

E o pior da fita, estou a ficar cansado de não ter férias.De se saír estar preocupado pois tenho de vir a horas de dar de comer a esta peixeirada toda.

Para além disto tudo também tive criação de cães, mais precisamente pastores alemães. Felizmente que já parei e só tenho agora um pastor alemão e outro pastor belga.

Embora a minha mulher não se importe ,também é certo que não me ajuda.

E finalmente, já mais do que uma vez estive para me desfazer de tudo, pois estou reformado e agora o desejo de passear é maior, pois os filhos já estão criados.

Qualquer dia................. lá vai tudo.

E por agora é tudo.

Até à proxima

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Grande post, sim senhor...

 

Também eu sou um dependente do caraças ;)

 

Comecei com o globo, fui para o de 20L, passado uma semana tinha um de 120L ainda em casa dos meus pais, quando fui para a minha, obviamente que tinha que aumentar a litragem e lá comprei um de 250L, até aqui tudo bem, mudei novamente de casa e: é agora que compro o de 1.50m e lá montei o de 450L, muito dinheiro investido mais tempo gasto e a loucura estava para chegar, CONHECI ESTE "MALDITO" FORUM, porra, aqui é que foi, bateu bem forte, trocar ideias, ver projectos magnificos, sonhar em ter um igual aquela gajo que era o supra dos plantados (o Ramirezi e o sérgio veterano foram alguns dos culpados), compra iluminação, cO2, plantas, etc,etc...

 

Ah pensavam que tinha acabado???

Como senão bastasse meti um grande amigo meu no vicio e passado pouco tempo lá vai disto, uma cave alugada para fazer criação de Escalares e lá estavam 15 aquários ;) , até tinha pesadelos quando os pais comiam as posturas, a minha mulher diz que eu falava durante a noite nas palavras, artémia, filtragem, etc...

Tive que abandonar, andava a dar cabo do meu curto tempo com a familia

 

Quanto ao dinheiro gasto, que foi muito mesmo, tive que arranjar uma solução pois parar com o vicio NUNCA, vender plantas, comprar comida em doses maiores e vender o restante de maneira a reduzir os custos, criação disto e daquilo, de tudo vai valendo, mas parar é que NÃO, pois se paro...

 

Quanto á minha mulher, é um anjo e cá me vai "aparando" os golpes, ao menos ando por casa :P

 

Um grande abraço a todos os menos ou mais viciados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thanks Dario ..

Eu tb tenho consciencia disso dos preços mas é que eu levo aos extremos

ex para este áqua comprei

Luminária Arcádia 3 lampadas para fauna e flora

2 termostatos jaguer eheim

2 filtros um seco/humido e outro normal (eheim profissional ambos)

mandei fazer o móvel por medida com torneiras canalização etc..

o vidro

areias pedras troncos etc, etc

enfim uma catrefada de coisas que depois ponho-me a pensar e pergunto para q?? não sei se me entendem mas eu na altura acho que aquela é a melhor opc.

help

 

É pá... o aquário era para ficar exposto? Tipo na sala? Fizeste bem! Essas calhas, por exemplo, não têm nada a ver com o que por aí se vê... eu estou agora a montar um para a sala e também tenho comprado material bom e bonito (bons acabamentos, etc).

 

Optei por uma calha Giesemann, suspensa, eheim 2080 + eheim 2329 (termofiltro seco-húmido). Aquario Aquanaturals 840 L com vidro de 19 mm, sem travessas. (nem quero somar para não me assustar)

 

Tens é de ver os preços das coisas, claro. Uma coisa é gostar de qualidade e bons acabamentos, outra é ser "parvo"... tenho mandado vir quase tudo da Alemanha e, caso não o fizesse, quase que aposto que gastaria pelo menos mais 50%.

 

Vale a pena? Para mim sim... não ia colocar um "mamarracho" no meio da sala...

 

Quanto ao vício... bem vindo ao clube!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Como senão bastasse meti um grande amigo meu no vicio (...)

 

Isso é que é imperdoável... desgraçaste o rapaz! help

 

EhEh!

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.