One Fish Standing


zlatan9

Recommended Posts

Boas,

 

 

Não tenho por hábito colocar fotos aqui no fórum, no entanto como tinha tempo livre aproveitei. :) O aquário tem estado um bocado desleixado, esta semana tem recuperado um pouco.

 

 

Setup:

 

Montagem: 17.09.08

Dimensões: 100x30x40

Litragem real: ~ 90 L

Iluminação: 2*39w T5

Aquecimento: 150w

Filtro: Eheim 2213

Substrato: Akadama normal

Co2: Sistema Caseiro c/difusor Boyu

Flora: Hemianthus Cuba

Hemianthus Micranthemoides

 

Fauna: 5 ottos

10 cardinais

1 ramirezi

 

 

 

 

 

 

IMG_1275.jpg

 

 

 

 

 

 

IMG_1272.jpg

 

 

 

 

 

 

 

IMG_1288.jpg

 

 

 

 

 

difcopy.jpg

 

 

 

 

 

 

IMG_1250.jpg

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Oi

 

O Tapete está muito bonito, essa parte direita é que tem pouca

coisa, acho que uns xistos a fazer um monte ou a lgo assim e

um pouco de musgo e anubias ficavam bem.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se houve se um concurso do tapete mais bonito o teu iria ganhar ja vi muito bonitos mas o teu ta um respirar de saude mesmo verde intenso tudo certinho e alinhadinho uma beleza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Zen, parabéns!

 

Gostava de ver uma foto de frente. Parece que a única coisa que peca aí é aquele corte a direito no tronco.

 

Um cardume bem maior de neons ficava a matar.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

C'um caraças!

A qualidade desse tapete está tão brutal quanto o desiquilíbrio plástico do aqua!

O tronco é lindo.

Quem me dera a mim sonhar com o know how para fazer um tapete dessa qualidade.

A atitude estética é de uma delicadeza formidável.

mas o equilíbrio visual não está lá!

Se a intencão plástica era mesmo só essa, então ou o tronco esté mal situado, ou o vidro tem um bom bocado a mais.

Falta defenitivamente algo para equilibar o conjunto, que diga-se com muita afirmação, está comum aspecto formidável!

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a regra de ouro é apenas uma fórmula para o equilíbrio de uma composição (talvez a mais básica e importante).

O equilíbrio plástico de um conjunto pictórico ou escultórico não é contudo assim tão reduzível.

Por vezes as grandes obras resultam de reintrepretrações dos cánones até então estabelecidos, mas todos acabam por obedecer a regras de equilíbrio visual / sensorial.

O que aconteçe neste exemplo é que temos um estraordinário exemplo de horticultura aquática, que nos encanta a todos pela saúde emanada pelas imagens.

Temos também um excelente elemento plástico que nos atrai visualmente e nos impele a referenciação visual da composição.

Mas se tentarmos observar analiticamente o todo, verificamos que 1/3 do enquadramento está lá a mais...

Se eventualmente estivessemos perante uma composição em que em vez de 1/3 a mais tivessemos, talvez 5/3, deveríamos assumir que estávamos perante uma atitude de "ruptura" perante os ícones visuais estabelecidos de forma intencional e provocatória.

Mas nesta proporção não se pode assumir essa atitude, é demasiado contida ou demasiado excedida...

 

PS: não estou a falar de aquariofilia, pois o nível do autor permite ir muito mais além. Estou a falar de atitude estética.

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por terem comentado. bigsmile

 

 

Segue o setup, adicionei também no 1º tópico:

 

 

Montagem: 17.09.08

Dimensões: 100x30x40

Litragem real: ~ 90 L

Iluminação: 2*39w T5

Aquecimento: 150w

Filtro: Eheim 2213

Substrato: Akadama normal

Co2: Sistema Caseiro c/difusor Boyu

Flora: Hemianthus Cuba

Hemianthus Micranthemoides

 

Fauna: 5 ottos

10 cardinais

1 ramirezi

 

 

O material - móvel, aquário e calha - é todo da Aquapor. Tirei a tampa e alterei a calha. E já vai fazer dois anitos. A montagem anterior tinha mais plantas, sobretudo de caule. Mas cortar semana sim, semana sim...dava-me cabo das costas. :roll: Então decidi montar este, com menos trabalho a nível das podas. Alterno sempre períodos de grande desleixo com períodos de fertilização diária e em que tenho que equilibrar as coisas.

 

 

O ramirezi está sozinho porque ficou sem companheiro(a) nos primeiros dias. Em termos de algas não tenho tido grandes dificuldades, exceptuando o Inferno das algas verdes nos vidros. :evil: Este mês, como vou trocar as lâmpadas, ainda os vou limpando. Depois lá terei que aguentar um mês sem ver os peixes para ver se as erradico. E pode não resultar... Tenho mantido o PO4 a 1 ppm e o NO3 a 10 ppm.

 

Estou também a fazer o tratamento aos troncos com Flourish Excel. Seguem agora as minhas dúvidas/problemas, pode ser que alguém me possa ajudar:

 

1)Tenho tido alguma dificuldade com as plantas de caule. O crescimento é sempre meio estagnado, não explodem. Na montagem anterior cortava a Hemianthus Micranthemoides junto ao substrato e passados 15 dias já estava cá em cima, a dobrar. E é daquelas plantas que compacta logo, sem grande necessidade de podas. Parece que crescem mais para os lados do que para cima.

 

Poderá ter a ver com a iluminação (Kelvin)? As lâmpadas têm 1 ano. Mandei 1 mensagem ao membro ramirezi, que é onde costumo adquirir o material, mas estou à espera da resposta.

Ou será que é alguma deficiência que me está a escapar?

 

 

2) A entrada de água no aquário é feita com aquela famosa flauta verde da Eheim. Acontece que costumo ter aquela camada gordurosa à superfície, quer seja pelo Co2 caseiro, pó ou pela proteína que se forma naturalmente. Tenho que ter a saída ao nível da água e fazer uma limpeza quase diária com o papel de cozinha para a circulação à superfície ficar em bons níveis.

 

Valerá a pena comprar uma nova saída, como fez o membro marc ?

 

 

 

filtro03.jpg

 

 

 

 

 

 

filtro02.jpg

 

 

 

 

Oi

 

O Tapete está muito bonito, essa parte direita é que tem pouca

coisa, acho que uns xistos a fazer um monte ou a lgo assim e

um pouco de musgo e anubias ficavam bem.

 

cumps

 

 

Também acho que está um pouco vazio, mas se colocasse ali algo iria acabar por retirar um pouco a graça à Cuba.

 

 

 

boas zlatan

 

nao tenho palavras e este jesto é puro e verdadeiro bowdown LINDO tapete ;)

 

agora so pra gente, derivado ao que vejo esse tapete cresceu em Hidrophonia correcto :) ????

 

abraço

 

Não, foi mesmo na Akadama! :wink: Fica uma foto dos primeiros dias.

 

 

 

 

aka.jpg

 

 

 

Muito Zen, parabéns!

 

Gostava de ver uma foto de frente. Parece que a única coisa que peca aí é aquele corte a direito no tronco.

 

Um cardume bem maior de neons ficava a matar.

 

O objectivo é que os troncos fiquem parcialmente cobertos pela Hemianthus, isso depois fica mais ou menos disfarçado, a ver se atino com ela!

 

São cardinais, mas ainda bem que falas nisso. Aumentar o nº de cardinais (saíria o ram) ou aumentar o nº de rams? Ambos? Se calhar ficaria já com peixes a mais com a última opção, não sei... Mas uma coisa é certa, a pessoa entra na sala e repara logo nos cardinais.

 

 

 

 

Boas!

 

Nao queria ser repetitivo mas tem mesmo que ser :mrgreen: esse tapete esta 5*, tambem quero um tapete assim...Estas a fazer algum tipo de fertilizaçao "especial"?

 

Cumps.

 

 

Não, fertilizo com micros, ferro, potássio, nitratos e fosfatos, quase tudo da marca HA.

 

 

C'um caraças!

A qualidade desse tapete está tão brutal quanto o desiquilíbrio plástico do aqua!

O tronco é lindo.

Quem me dera a mim sonhar com o know how para fazer um tapete dessa qualidade.

A atitude estética é de uma delicadeza formidável.

mas o equilíbrio visual não está lá!

Se a intencão plástica era mesmo só essa, então ou o tronco esté mal situado, ou o vidro tem um bom bocado a mais.

Falta defenitivamente algo para equilibar o conjunto, que diga-se com muita afirmação, está comum aspecto formidável!

 

 

Queres te explicar melhor?

 

Estás a falar da regra de ouro?

 

 

Pois, a regra de ouro é apenas uma fórmula para o equilíbrio de uma composição (talvez a mais básica e importante).

O equilíbrio plástico de um conjunto pictórico ou escultórico não é contudo assim tão reduzível.

Por vezes as grandes obras resultam de reintrepretrações dos cánones até então estabelecidos, mas todos acabam por obedecer a regras de equilíbrio visual / sensorial.

O que aconteçe neste exemplo é que temos um estraordinário exemplo de horticultura aquática, que nos encanta a todos pela saúde emanada pelas imagens.

Temos também um excelente elemento plástico que nos atrai visualmente e nos impele a referenciação visual da composição.

Mas se tentarmos observar analiticamente o todo, verificamos que 1/3 do enquadramento está lá a mais...

Se eventualmente estivessemos perante uma composição em que em vez de 1/3 a mais tivessemos, talvez 5/3, deveríamos assumir que estávamos perante uma atitude de "ruptura" perante os ícones visuais estabelecidos de forma intencional e provocatória.

Mas nesta proporção não se pode assumir essa atitude, é demasiado contida ou demasiado excedida...

 

PS: não estou a falar de aquariofilia, pois o nível do autor permite ir muito mais além. Estou a falar de atitude estética.

 

 

Epá, vou ser sincero, a nível de aquascaping nada percebo. :unsure: Conheço a regra de ouro, mas só em termos teóricos. É claro que depois acabamos por utilizar uma ou outra noção inconscientemente, como por exemplo a colocação dos troncos no lado esquerdo. De facto na foto ficam um pouco mal, até porque parecem colocados de uma forma muito artificial, mas como já tinha referido o objectivo é que o tronco seja um pouco "engolido" pela Hemianthus, escondendo também alguns pormenores menos agradáveis.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Epá, vou ser sincero, a nível de aquascaping nada percebo. :) Conheço a regra de ouro, mas só em termos teóricos...

Reconheço que fui bruto!

Eu de "aquascaping" também não entendo grande coisa. De pantas estou certamente muito aquém dos teus conhecimentos.

Mas composição e equilíbrio são peças fundamentais da minha formação e das minhas buscas quotidianas.

A regra de ouro é uma das fórmulas utilizadas para se obter uma composição equilibrada. É evidente que para a pores em prática terias de alterar a posição do tronco.

Mas isso não significa que não possas alcançar o equilíbrio visual sem fazer essa alteração. Há várias maneiras de lá chegar.

É fácil de entender que todo o peso visual da tua composição está concentrado num dos lados sem qualquer tipo de compensação do outro...

Equilibrar não passa por colocar simplesmente um elemento qualquer do outro lado do aquário para compensar a forte presença visual do tronco. Esse seria o caminho fácil e vulgar, que me parece que seria um desperdício neste caso...

Importa sim compensar o peso do tronco com algo do outro lado, mas de forma a não destruir a leitura horizontal que tu criaste, e sem tirar protagonismo ao magnífico tapete que aí tens. Talvez algo que o enfatize ainda mais...

 

Definitivamente acho que estás a um pequeno passo de conseguir algo diferente do vulgar "muito bom", por isso espero que entendas as minhas palavras como um desafio e não como uma mera crítica destrutiva.

Pensa nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reconheço que fui bruto!

Eu de "aquascaping" também não entendo grande coisa. De pantas estou certamente muito aquém dos teus conhecimentos.

Mas composição e equilíbrio são peças fundamentais da minha formação e das minhas buscas quotidianas.

A regra de ouro é uma das fórmulas utilizadas para se obter uma composição equilibrada. É evidente que para a pores em prática terias de alterar a posição do tronco.

Mas isso não significa que não possas alcançar o equilíbrio visual sem fazer essa alteração. Há várias maneiras de lá chegar.

É fácil de entender que todo o peso visual da tua composição está concentrado num dos lados sem qualquer tipo de compensação do outro...

Equilibrar não passa por colocar simplesmente um elemento qualquer do outro lado do aquário para compensar a forte presença visual do tronco. Esse seria o caminho fácil e vulgar, que me parece que seria um desperdício neste caso...

Importa sim compensar o peso do tronco com algo do outro lado, mas de forma a não destruir a leitura horizontal que tu criaste, e sem tirar protagonismo ao magnífico tapete que aí tens. Talvez algo que o enfatize ainda mais...

 

Definitivamente acho que estás a um pequeno passo de conseguir algo diferente do vulgar "muito bom", por isso espero que entendas as minhas palavras como um desafio e não como uma mera crítica destrutiva.

Pensa nisso!

 

Eu é que agradeço ó C Mocho!

 

 

 

Wow o promenor do tronco ;)

 

Isso não suja a agua toda? O Meu tá com o filtro meio marado tá com a agua turva.. :/

 

O peixe tem umas cores brutais, é reflexo da luz ou o sacana brilha mm às escuras?

 

 

Suja sempre nos primeiros dias, mas se a filtragem for boa, a água acaba por recuperar.

 

Quanto ao ramirezi, a cor está mais realçada por estar à sombra.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

De facto um tapete faz meio aquário, mas não passa de tapete...

Se tivesses optado por uma colocação melhor do tronco, algumas pedras e desviveis no substrato, o layout melhoraria e não seria preciso mais flora do que a que já tens.

 

Agora está... para a próxima sai melhor :P

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado canito e FAAO por terem comentado.

 

 

Neste momento a Hemianthus Micranthemoides já explodiu e parece que a Green Dust Algae desapareceu, pelo menos há 1 semana que os vidros estão limpinhos. Acrescentei ainda uns cardinais.

 

 

Haverá alguém com algum palpite sobre o sexo do ramirezi? Fica o link para a ficha: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=84825

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.