Projecto Tropheus


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá,

 

2 dias e mais uma postura dos mpulungu. Desta vez mais uma das fêmeas mais jovens.

 

 

Vejam no final a intromissão do macho dominado...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Deixo-Vos as fotos das duas embocadas...

 

Picture1_edited-88.jpg

 

Picture2_edited-82.jpg

 

A segunda ao fim de 3 dias parece-me que já tem a boca mais vazia. É natural, uma vez que se tratam de duas fêmeas bastante jovens.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal....

Da vontade de largar tudo (plantados) e montar um C. Africanos.

A tua dedicação é invejavel. Continua todo esse maravilhoso trabalho.

 

Apenas uma pergunta. A nivel de exigencia (dificuldade de manutenção) com classificarias um aquario como o teu relativamente a um plantado e a um salgado. A minha "impressão", de leigo completo neste tipo de biotopos é que dp de as coisas estabilizarem, torna-se algo relativemente facil de manter e sem grandes "preocupações" além da rotina normal. Estou correcto?

 

 

Olá,

As valisnérias são as mesmas de há uns 6 meses. Comprei a um membro do Fórum.

 

Abraço,

Diogo

 

Sim..essas valisnérias provavelmente tem uma decada......pelo menos a original, sempre descendencia de descendencia.

 

 

Abraços e parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Apenas uma pergunta. A nivel de exigencia (dificuldade de manutenção) com classificarias um aquario como o teu relativamente a um plantado e a um salgado. A minha "impressão", de leigo completo neste tipo de biotopos é que dp de as coisas estabilizarem, torna-se algo relativemente facil de manter e sem grandes "preocupações" além da rotina normal. Estou correcto?

 

Plantados foi coisa que nunca tive por isso não posso comprar. Agora comparando comum salgado (e esse tive durante muitos anos), eu diria que a exigencia rondará os 50%, desde, como dizes, mantenhas uma rotina.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Apenas para Vos dizer que as duas fêmeas, apesar de muito novas, mantêm as posturas. Estão agora de 13 dias...

 

Picture3-70.jpg

 

Picture2-81.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo boas, diz me uma coisa, visto teres ciclideos africanos, eu tenho um casal de Brichardi, num aqua de 80 litros, com muitas rochas e anubias, eles desovaram e eu gostava de saber se eles depois dos alevins nascerem ficam com os alevins na bouca ou não? tou te a perguntar isto pois já vi que lidas com ciclideos africanos.

 

Já agora diz me uma coisa qual o tamanho minimo de aquario qur aconselhas para os tropheus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo boas, diz me uma coisa, visto teres ciclideos africanos, eu tenho um casal de Brichardi, num aqua de 80 litros, com muitas rochas e anubias, eles desovaram e eu gostava de saber se eles depois dos alevins nascerem ficam com os alevins na bouca ou não? tou te a perguntar isto pois já vi que lidas com ciclideos africanos.

 

Já agora diz me uma coisa qual o tamanho minimo de aquario qur aconselhas para os tropheus?

 

Os brichardis não incubam os ovos na boca - colocam-nos em pedras e os peixes nascem e nadam livremente.

Para teres tropheus aconselho um aquário com pelo menos 120 cm de frente.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje para completar a colecção a última fêmea desovou. São agora 4 fêmeas de boca cheia.

 

Picture1_edited-89.jpg

 

O resultado de mais uma postura com sucesso:

 

Picture4_edited-72.jpg

 

Entretanto como já passaram 20 dias desde a primeira postura desta fêmea:

 

Picture3_edited-75.jpg

 

e desta 18 dias:

 

Picture2_edited-83.jpg

 

E como a boca da primeira estava enorme, resolvi fazer o parto às duas. O resultado, foram 16 pequenotes (12 da primeira e apenas 4 da segunda). Sendo ambas muito jovens, foi um enorme sucesso. Aqui ficam 2 vídeos, durante e depois do parto (as minhas desculpas pela qualidade, mas foram feitos pela minha filha de 6 anos. No segundo podem ver o dedo da minha outra filha de 4 anos - fiquei contente que tenham participado em mais este Evento!!!) e também duas fotos dos putos:

 

 

 

Picture5_edited-50.jpg

 

Picture6_edited-37.jpg

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como a boca da primeira estava enorme, resolvi fazer o parto às duas. O resultado, foram 16 pequenotes (12 da primeira e apenas 4 da segunda). Sendo ambas muito jovens, foi um enorme sucesso.

 

Parabéns, Diogo. A Pequenada está com excelente aspecto. saíram com um bom tamanho.

 

Se as fêmeas são jovens, 12 alevins é muito bom. As minhas black Pemba, nas primeiras posturas, conseguia tirar 5 ou 6...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, Diogo. A Pequenada está com excelente aspecto. saíram com um bom tamanho.

 

Se as fêmeas são jovens, 12 alevins é muito bom. As minhas black Pemba, nas primeiras posturas, conseguia tirar 5 ou 6...

 

É mesmo muito bom ainda para mais porque a fêmea não tem mais de 8 cm. O normal nesta fase seria o que a outra teve - como dizes e muito bem 4 ou 5 alevins.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo tou a curtir muito estes peixes, tou a pensar em fazer uma aqua só para eles

 

Pessoalmente acho que fazes muito bem! Se precisares de ajuda diz.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acho que fazes muito bem! Se precisares de ajuda diz.

 

Abraço,

Diogo

 

 

Então elucida-me Diogo, eu gosto dos tropheus pretos que tem uma mancha laranja, não sei o nome cientifico e na me apetece ir procurar :puppydogeyes:, mas sei são uns belos animais pois os já vi ao vivo.

 

 

1º- Formam apenas um casal ou tem que se ter um cardume/colonia?

2º- Se posso ter apenas essa especie ou é aconselhavel ter outras especies?

3º- Dimensões minimas do aqua?

4º- Parametros da água?

 

Quanto a parte da reprodução já dei para perceber que eles sozinhos tomam muito bem conta das crias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Então elucida-me Diogo, eu gosto dos tropheus pretos que tem uma mancha laranja, não sei o nome cientifico e na me apetece ir procurar :puppydogeyes:, mas sei são uns belos animais pois os já vi ao vivo.

 

 

1º- Formam apenas um casal ou tem que se ter um cardume/colonia?

2º- Se posso ter apenas essa especie ou é aconselhavel ter outras especies?

3º- Dimensões minimas do aqua?

4º- Parametros da água?

 

Quanto a parte da reprodução já dei para perceber que eles sozinhos tomam muito bem conta das crias.

 

Os peixes que falas devem os bemba (ou pemba). Tens que ter pelo menos 8 peixes (o ideal no meu ponto de vista é ter 12) num aquário de pelo menos 120 cm de frente. O ideal é ter 2/3 machos para 10/11 fêmeas, mas sõ é possível distinguir os sexos (e ainda assim complicado) em adultos.

 

Eu aconselho-te a teres os tropheus sozinhos. Embra existam casos de pessoas com tropheus em aquários comunitários do Tanganyika, no meu ponto de vista a sua vivacidade e necessidades especificas, fazem com que seja melhor mantê-los sozinhos.

 

Os parâmetros da água são os do Lago - embora não me preocupe muito com isso, o ideal é ter um Ph de 8-9 um gH de 12-15 e um superior a 10. A temperatura de 22-28º (ideal 26).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Os peixes que falas devem os bemba (ou pemba). Tens que ter pelo menos 8 peixes (o ideal no meu ponto de vista é ter 12) num aquário de pelo menos 120 cm de frente. O ideal é ter 2/3 machos para 10/11 fêmeas, mas sõ é possível distinguir os sexos (e ainda assim complicado) em adultos.

 

Eu aconselho-te a teres os tropheus sozinhos. Embra existam casos de pessoas com tropheus em aquários comunitários do Tanganyika, no meu ponto de vista a sua vivacidade e necessidades especificas, fazem com que seja melhor mantê-los sozinhos.

 

Os parâmetros da água são os do Lago - embora não me preocupe muito com isso, o ideal é ter um Ph de 8-9 um gH de 12-15 e um superior a 10. A temperatura de 22-28º (ideal 26).

 

Abraço,

Diogo

 

 

Obrigado diogo, vou pensar ver a questão monetaria de depois digo-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso tambem estou a pensar montar um tanganiyka :P

e os tropheus pemba seria uma das aquisiçoes...tambem queria inserir uns julidochromis, uns bichardi e uns conchiculas...

 

Se me permites, porque razao dizes que eles devem estar num aquario monoespecie?

 

Se assim for tenho de excluir ou os tropheus (coisa que nao me apetecia xD) ou os restantes (que tambem nao me apetecia lol)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

por acaso tambem estou a pensar montar um tanganiyka :)

e os tropheus pemba seria uma das aquisiçoes...tambem queria inserir uns julidochromis, uns bichardi e uns conchiculas...

 

Se me permites, porque razao dizes que eles devem estar num aquario monoespecie?

 

Se assim for tenho de excluir ou os tropheus (coisa que nao me apetecia xD) ou os restantes (que tambem nao me apetecia lol)

 

Tal como referi, conheço quem mantenha comunitários - a minha experiência diz-me que os tropheus vivem melhor sozinhos, não só porque criam com mais facilidade, como não stressam por ter os seus territórios ocupados. Como poderás saber os rockdwellers (julies e brichardi) não atacam os tropheus, mas não gostam de os ter nos seus buracos, afastando-os constantemente.

 

Com os conchiculas acontece o mesmo, embora os tropheus sejam mais indiferentes às zonas de conchas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje para completar a colecção a última fêmea desovou. São agora 4 fêmeas de boca cheia.

 

Picture1_edited-89.jpg

 

O resultado de mais uma postura com sucesso:

 

Picture4_edited-72.jpg

 

Entretanto como já passaram 20 dias desde a primeira postura desta fêmea:

 

Picture3_edited-75.jpg

 

e desta 18 dias:

 

Picture2_edited-83.jpgEspectáculo como sempre,só não concord´é quando dizes que as fotos não tem muita qualidade por ser a tua filha atirar,devias ser mais modesto,ela com 4 aninhos deu-te uma lição de como tirar fotos,força miuda,ensina o pai,abraço,ebeijinho ás filhotas,Paulo Elias.

 

 

E como a boca da primeira estava enorme, resolvi fazer o parto às duas. O resultado, foram 16 pequenotes (12 da primeira e apenas 4 da segunda). Sendo ambas muito jovens, foi um enorme sucesso. Aqui ficam 2 vídeos, durante e depois do parto (as minhas desculpas pela qualidade, mas foram feitos pela minha filha de 6 anos. No segundo podem ver o dedo da minha outra filha de 4 anos - fiquei contente que tenham participado em mais este Evento!!!) e também duas fotos dos putos:

 

 

 

Picture5_edited-50.jpg

 

Picture6_edited-37.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Se a minha filha de 4 anos tirasse fotos assim... era engraçado! Uma das minhas filhas filmou e não foi a de 4 anos!!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso tambem estou a pensar montar um tanganiyka :shocked028:

e os tropheus pemba seria uma das aquisiçoes...tambem queria inserir uns julidochromis, uns bichardi e uns conchiculas...

 

Se me permites, porque razao dizes que eles devem estar num aquario monoespecie?

 

Se assim for tenho de excluir ou os tropheus (coisa que nao me apetecia xD) ou os restantes (que tambem nao me apetecia lol)

 

Deixem-me só reforçar a opinião do Diogo, contribuindo com a minha experiência. Mantenho Black Pemba's sozinhos num aquário de 187 cms de frente... No passado, já os mantive num aquário de 120 conjuntamente com conchículas (Neolamprologus similis). Já mantive, também, colónias de Tropheus Red Moliro conjuntamente com similis.

 

Como o Diogo referiu e muito bem, é sabido que os tropheus são agressivos nas defesa dos seus territórios. Essa agressividade, na maioria dos casos, ocorre intra-espécie ou entre variantes diferentes de tropheus.

 

Da minha experiência, diria que os tropheus coexistem pacíficamente com conchículas. Os tropheus são peixes que ocupam a parte média e alta da coluna de água enquanto os conchiculas ocupam o fundo. Diria que é maior o incómodo para os conchiculas do que para os tropheus. Estes últimos, reagem com indiferença à presença dos conchiculas. Os encontros são inofensivos, e resumem-se a umas "bicadas" dos conchiculas sempre que algum tropheus mais curioso vai meter a cabeça dentro de alguma concha ;)

 

Já com outros Rock Dwellers, apesar de não ter nunca mantido, não arriscaria. Até podem não rivalizar uns com os outros, mas serão inevitáveis as disputas pelos territórios, por parte dos machos, aspecto que deverá ser factor de stress para a colónia de tropheus. Uma colónia de peixes em permanente stress não trás bons resultados.

 

Quem mantiver uma colónia de tropheus, creio que chegará à mesma conclusão de que os quer manter sozinhos, nem que seja porque uma colónia estável de tropheus é algo tão especial que nos faz perder a vontade de lá ter outros peixes dentro :shocked028: :shocked028:

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a perceber, obrigado pelas vossas dicas, tambem tive a ver e os tropheus sao totalmente herbivorus, e isso nao é bom visto que os restantes sao omnivorus ou carnivorus...

 

a minha ideia era criar 3 montes de rochas, uns para os bichardi, outro para os juli, e outro para os tropheus, mas nada me irá garantir que serão ocupados tal e qual como o que disse...

 

isto tras-me um pequeno dilema, optar por tropheus, ou juli e bichardi...

 

alguem que tenha mantido os juli ou bichardi me diz algum veredicto?

como sao em termos de comportamento? de sociabilidade?

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

isto tras-me um pequeno dilema, optar por tropheus, ou juli e bichardi...

 

alguem que tenha mantido os juli ou bichardi me diz algum veredicto?

como sao em termos de comportamento? de sociabilidade?

 

Eu já mantive ambas as espécies. Tanto os juli como os brichardi, assim que começam a criar formam o casal e não se largam. Nesta altura e principalmente quando têm alevins, tornam-se muito mais agressivos, intra e inter espécies. Se tiveres 3 peixes, o mais provavel é um deles ser morto (pelo menos no caso dos julies.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais