Projecto Tropheus


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá,

 

Como poderão ter reparado estou fascinado pelos Tropheus! Assim, em breve tenciono avançar com algumas mudanças em alguns dos meus aquários.

 

Idealmente daqui a 1 mês a realidade será esta:

 

Picture1-7.jpg

 

O que acham?

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como poderão ter reparado estou fascinado pelos Tropheus! Assim, em breve tenciono avançar com algumas mudanças em alguns dos meus aquários.

 

Idealmente daqui a 1 mês a realidade será esta:

 

Picture1-7.jpg

 

O que acham?

 

Abraço,

Diogo

Acho mal... e passo a dizer porquê:

 

No aqua 2, estado final, 4 adultos + 19 juvenis dá 23 sp black "kiriza" e não 19 :D

 

De resto, tens aí uma fauna de respeito e com esses meninos dificilmente conseguirás melhor... a não ser que voltes aos salgados...

 

Abraço e continua a postar! ;)

 

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho mal... e passo a dizer porquê:

 

No aqua 2, estado final, 4 adultos + 19 juvenis dá 23 sp black "kiriza" e não 19 :D

 

:D ::D:::D:::D:::D:::D:::D:::D:

 

Ok... na verdade enganei-me é no número dos juvenis! São 15 e por isso o total são mesmo 19.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Só tenho uma sugestão, no primeiro aquário vais ter 30 adultos para 1.65m de frente, acho muito. Desses 30 possivelmente vais ter uns 6 machos.

 

Teoricamente concordo contigo. Na prática, 30 peixes dão-me algumas garantias de que as agressões são minimizadas. Trocas de água generosas semanais e uma filtração excelente resolvem o resto.

 

Neste momento tenho uma sump com uma bomba de retorno de 5000 l/h, um filtro externo de 1200 l/h e uma excelente circulação. Tenciono adicionar mis um filtro. Estou a tentar arranjar um filtro de lago de elevada potência!

 

Apenas como referência - no aquário 2 tenho um Eheim 2260 que dá para aquários até 1500 litros! Filtração nunca foi demais!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não tenho muitas novidades, sem ser que as kiriza estão de novo de boca cheia. Além disso, depois da confirmação de disponibilidades na importação da airfish, resolvi dividir as espécies pelos aquários da seguinte forma:

 

QuadroTropheus.jpg

 

Nota - como podem verificar optei por usar também o aquário grande do fishroom para os tropheus juvenis.

 

Gostava de ter tropheus moorii lufubu, mas infelizmente ainda não é desta!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

1 mês e meio depois de terem entrado no aqua, os tropheus moliro finalmente fizeram as primeiras posturas! Tenho uma fêmea com a boca cheia e mais 2 se preparam para desovar.

 

Aqui ficam duas fotos (as possíveis dado o local onde ocorreu a desova)..

 

Picture1-49.jpg

 

Picture2-39.jpg

 

E o resultado...

 

Picture4-31.jpg

 

Picture5-29.jpg

 

Entretanto os red moliro pequenotes já começaram a ganhar alguma cor...

 

Picture6-26.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Agora que os moliro e os kiriza estão a desovar, resolvi deixá-los no aquário principal. Assim a divisão dos peixes, com a chegada dos novos inquilinos, será a seguinte:

 

AQUA 1 (165x60x50cm)

17 Tropheus sp red “moliro“ (10 adultos + 7 juvenis 3/5 cm)

8 Tropheus moorii “nkonde” (8 adultos selvagens)

19 Tropheus sp black “kiriza” (4 adultos + 3 juvenis 5/7 cm + 12 juvenis 3/5 cm)

 

Picture1-8.jpg

 

Neste aquário o objectivo é deixar crescer tanto os moiro como os kiriza juvenis e ficar com mais algumas fêmeas.

 

AQUA 2 (130x45x50 cm)

10 Tropheus sp black “ikola” (10 adultos)

10 Tropheus moorii “murago” (10 juvenis 5/7 cm)

 

Picture1-9.jpg

 

Aqui quero fazer crescer os murago e manter apenas estas duas espécies, que tudo indica, deverão conviver pacificamente.

 

AQUA 3 (200x60x30 cm)

8 Tropheus sp black “bemba” (juvenis 5/7 cm)

8 Tropheus moorii “chaitika” (8 juvenis 5/7 cm)

 

Picture3-2.jpg

 

Aqui o objectivo é deixá-los crescer e quem sabe aumentar o número de cada uma das espécies com sangue novo.

 

AQUA 4 (60x60x50 cm)

8 Tropheus moorii golden “kazumba” (8 juvenis 3/5 cm)

 

Picture4.jpg

 

Um resumo, onde podem ver o que já tenho comigo...

 

QuadroTropheus-1.jpg

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pena nao dar para ver

 

O que é que não consegues ver?!?!?

 

Enquanto não chegam os ikola e porque hoje fui buscar mais 8 murago, o aquário 2 tem agora 13 murago (entre 3 e 6 cm) e 8 bemba com 5 cm.

 

Tirei apenas uma foto... amanhã há mais!

 

Picture1_edited-6-1.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Então aqui ficam as prometidas fotos dos murago, bemba e golden kazumba!

 

Os murago e os bemba

 

Picture1-50.jpg

 

Picture2-41.jpg

 

Picture3-35.jpg

 

Picture4-32.jpg

 

Picture5-30.jpg

 

Picture6-27.jpg

 

Os golden kazumba...

 

Picture1_edited-6.jpg

 

Picture2-40.jpg

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Costumas vender os Tropheus que crias?

 

Até agora apenas criei kirizas e moliros - tenciono como é óbvio vender ou trocar por espécies que me interessem. Quero ter algumas espécies menos comuns e também mais caras, permitindo assim que mais pessoas tenham acesso a elas, sem terem que dispender avultadas somas de dinheiro.

 

O meu objectivo final passa por montar mais 2 aquários com uma litragem suficiente para manter duas colónias adultas. Em principio serão 2 aquários de 120x50x50 cm. Ainda tenho algum tempo, até porque muitos dos peixes que tenho são ainda pequenos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Até agora apenas criei kirizas e moliros - tenciono como é óbvio vender ou trocar por espécies que me interessem. Quero ter algumas espécies menos comuns e também mais caras, permitindo assim que mais pessoas tenham acesso a elas, sem terem que dispender avultadas somas de dinheiro.

 

O meu objectivo final passa por montar mais 2 aquários com uma litragem suficiente para manter duas colónias adultas. Em principio serão 2 aquários de 120x50x50 cm. Ainda tenho algum tempo, até porque muitos dos peixes que tenho são ainda pequenos.

 

Abraço,

Diogo

 

Diogo,

 

Se estiveres interessado em vender em breve diz qualquer coisa, pois estou a pensar adquirir alguns tropheus para o meu novo aquário tanganika. Tenho tido alguma dificuldade em encontrar estes peixes nas lojas, pelos menos nas que conheço.

 

Abraço,

Tiago.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

E aqui fica um vídeo dos Murago e Bemba...

 

 

Abraço,

Diogo

 

Mto nice...dá prazer ficar a olhar para os sacanas :twisted:

 

Já consegui comprar pelo menos dois tropheus bemba, mas ainda juvenis. Como é que se distingue os machos das fêmeas?

 

Abraço,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já consegui comprar pelo menos dois tropheus bemba, mas ainda juvenis. Como é que se distingue os machos das fêmeas?

 

Vais mesmo ter que arranjar mais sob pena de teres problemas. São peixes, que em aquário têm que viver em cardume para reduzir as picardias entre eles.

Em juvenis é muito complicado de distinguir. Embora os machos fiquem com mais cor que as fêmeas e o seu comportamento é normalmente mais belicoso, nada garante que se trate de um macho...

 

Há formas de ter a certeza, observando as partes genitais, mas em pequenos torna-se mais complicado. Aqui fica um link muito útil...

 

http://www.fishhead.com/articles/ventsex.htm

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diogo. Vou ver se adquiro mais uns quantos.

 

O único peixe que partilha o espaço com estes amigos é um Neolamprologus Cylindricus adulto. Espero que não haja "conflitos" :mrgreen: entre eles. Por enquanto prevalece apenas a curiosidade, mas cada um já tem o seu espaço bem definido.

 

Abraço,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Preparando a entrada dos Tropheus moorii nkonde yelow já no final da semana, resolvi retirar do aquário grande todos os juvenis. Sairam no total 12 kiriza e 7 red moliro. Para que tal fosse possível, praticamente tive que desmanchar o aquário!

 

Assim, quando remontei tudo, optei por fazer algumas alterações. Vejam o resultado e digam coisas...

 

Picture1-51.jpg

 

Picture2-42.jpg

 

Picture3-36.jpg

 

Picture4-33.jpg

 

Entretanto com novos territórios os 2 machos moliro dominantes voltaram a resolver as coisas entre eles...

 

Picture8-13.jpg

 

Picture6-28.jpg

 

Deixo-Vos também duas fotos de duas das fêmeas mais coloridas...

 

Picture7-19.jpg

 

Picture9-14.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui ficam 3 vídeos e um ponto de situação em relação às existências...

 

AQUA 1 (165x60x50cm)

10 Tropheus sp red “moliro“ (10 adultos)

7 Tropheus sp black “kiriza” (4 adultos + 3 juvenis 5/7 cm)

 

 

Para entrar:

8 Tropheus moorii “nkonde” (8 adultos selvagens)

 

AQUA 2 (130x45x50 cm)

17 Tropheus sp black “bemba” (juvenis 5/7 cm)

12 Tropheus moorii “murago” (juvenis 5/7 cm)

 

 

AQUA 3 (200x60x30 cm)

 

A entrar…

8 Tropheus moorii “chaitika” (8 juvenis 5/7 cm)

10 Tropheus sp black “ikola” (10 adultos)

 

AQUA 4 (60x60x50 cm)

8 Tropheus moorii golden “kazumba” (juvenis 3/5 cm)

6 Tropheus sp red “moliro“ (juvenis 3/5 cm)

12 Tropheus sp black “kiriza” (juvenis 3/5 cm)

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, desde o final do teu aqua salgado ate agora que tenho acompanhado este topico.

 

o teu aquario principal, a meu ver, é fenomenal, mesmo.

 

 

tambem acabei com um reef a semana passada, e queria-me meter nos malawi, ja tenho a agua a ciclar e algumas plantas, e gostava de ter umas pedras do mesmo genero que as tuas, que sao brutalissimas, podes-me dizer onde as arranjaste ?

 

 

parabens pelo teu grande projecto, nao so o aquario principal mas todos os outros.

 

 

um abraço, joao oneill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Obrigado pelas tuas simpáticas palavras!

 

...gostava de ter umas pedras do mesmo genero que as tuas, que sao brutalissimas, podes-me dizer onde as arranjaste ?

 

As pedras arranjei na Redfish mas sei que na Ericeira arranjas com fartura.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Obrigado pelas tuas simpáticas palavras!

 

 

 

As pedras arranjei na Redfish mas sei que na Ericeira arranjas com fartura.

 

Abraço,

Diogo

 

 

 

vou entao procurar na redfish, tenho de descobrir onde é a loja primeiro lolol, senão vou em trabalho de campo para a ericeira cheers lolol

 

 

se possivel gostava que me ajudasses na escolha da fauna, no layout, etc. tens muito jeito e muita experiencia, se puder usufruir nem que seja 5% disso ja fico satisfeito :) de qualquer forma senão for possivel a tua ajuda, vou-me basear no teu aquario principal, que para mim, volto a dizer, esta mesmo fenomenal.

 

 

 

um abraço, joão oneill :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais