Projecto Tropheus


Diogo Lopes

Recommended Posts

São lindos, Diogo como é na altura da alimentação? Podes indicar quais os procedimentos nessa altura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

São lindos, Diogo como é na altura da alimentação? Podes indicar quais os procedimentos nessa altura?

 

Abro a porta do armário e coloco a comida!!!! :flick_tongue:

Desculpa a piada, mas não percebo a tua pergunta...!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Optei por juntar 12 ikola aos nkonde e aos duboisi. O aquário ficou com muita animação!

 

Logo à noite faço umas fotos e um vídeo.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL Se tens alguma forma de dar/saber se comem todos (visto ainda serem alguns) e a nível de voracidade qual o comportamento nessa altura? Lutam por comida? quem come primeiro? etc etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

LOL Se tens alguma forma de dar/saber se comem todos (visto ainda serem alguns) e a nível de voracidade qual o comportamento nessa altura? Lutam por comida? quem come primeiro? etc etc

 

Faço uma breve observação para ver se estão todos a comer (mas é algo que não faço todos os dias). Há sempre aqueles que pela sua hierarquia comem mais, mas não há quem coma primeiro - comem todos, uns mais que outros.

 

Os dominantes curiosamente acabam por comer menos - isto porque na sua necessidade de defenderem os territórios acabam por se preocupar mais em afastar os outros do que em comer!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tal como prometido aqui ficam as fotos e vídeos do aquário já com os novos habitantes. de destacar a primeira foto que considero umas das melhores que fiz até hoje! Não só pelo momento que tive a felicidade de captar, como pelo enquadramento e luz conseguidos:

 

O título que lhe dou é: "cuidado, vou te comer!!"...

 

Picture1_edited-1-3.jpg

 

Espero que gostem tanto dela como eu! :)

Quando coloquei os ikola dentro do aquário, aconteceu algo de estranho (uma vez que eles já estavam juntos antes) - começaram a guerrear entre eles de uma forma muito intensa. No fim estabeleceram os seus territórios e um dos vencedores, depois de ter lutado com o nkonde e duboisi dominante, é agora o rei do aquário (coloco um vídeo dele para que possa ver).

 

Aqui ficam mais algumas fotos:

 

Picture6_edited-36.jpg

 

Picture2_edited-77.jpg

 

Picture3_edited-69.jpg

 

Picture4_edited-66.jpg

 

As fêmeas:

Picture5_edited-47.jpg

 

Picture7_edited-28.jpg

 

Picture8_edited-20.jpg

 

Picture9_edited-12.jpg

 

E duas fotos de conjunto:

 

Picture10_edited-13.jpg

 

Picture11_edited-6.jpg

 

E os vídeos:

 

 

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

 

Sem duvida uma das espécies de tropheus mais bonitas que existe! Os duboisi também são fantasticos!

 

Nota se que trazem uma nova vitalidade ao aquário.

 

Mas gostava de deixar algumas perguntas... Consideras então os ikola a especie de tropheus mais agressiva que tiveste? Sobre reprodução, costumas ter posturas nesse aquário? Como se comportam na sua altura de reprodução? E sendo peixes de hierarquias, acasalam por casais alfas ou o macho dominante tem um harem?

 

Acho que é tudo... E sim aquela foto ficou fenomenal!

 

Parabéns pelas aquisições

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razão, Diogo.

 

Os meus parabéns pela 1ª foto! bombástica! O momento é muito bem apanhado!

 

Os Ikola estão fantásticos. Ainda tenho 4 desses juntos com os meus Pemba... agora no novo aquário começam a exibir umas cores mais intensas... aliás, observei isso em todos os peixes... não sei se foi por mudarem para um aquário maior, se foi pela diferença de côr dos backgrounds (no aquário anterior o back era preto e neste é acastanhado), o que é facto é que as cores que exibem neste novo aquário são muito mais intensas! eles lá saberão! cheers

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado aos dois pelo feedback.

 

Mas gostava de deixar algumas perguntas... Consideras então os ikola a especie de tropheus mais agressiva que tiveste? Sobre reprodução, costumas ter posturas nesse aquário? Como se comportam na sua altura de reprodução? E sendo peixes de hierarquias, acasalam por casais alfas ou o macho dominante tem um harem?

 

Os ikola e os kiriza são dos mais agressivos que já tive. Neste aquário já tive diversas criações, mas estes ainda são todos juvenis. De notar que a criação é mais frequente em aquários monoespécie.

 

Normalmente há um ou no máximo 2 machos dominantes (depende do espaço que têm e dos companheiros). Estes atraem as fêmeas para o seu espaço e induzem-nas a desovar. Há fêmeas dominantes, mas na altura em que estão prontas a desovar, estas apenas têm mais atenção dos machos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De notar que a criação é mais frequente em aquários monoespécie.
Pois foi o que eu pensei, acaba por ser como a maioria dos ciclideos. Os pequenos que mostras na pagina anterior sao red moliro certo? Quais é que ainda nao conseguiste reproduzir? E apontas alguma razao? Pergunto porque tambem como nos apistogrammas, muitas vezes há espécies que mesmo parecidas a nível de necessidades uma consegue se reproduzir e a outra nao...

 

Depois reparei uma coisa nas fotos, os 2 exemplares que fotografaste a lutar, sao sempre os mesmos nao sao? Sao portanto os 2 machos mais fortes, certo? Achei interessante a diferença entre o padrao dos 2, que num o amarelo chega à barbatana caudal e no outro não chega ao pedúnculo.

 

Outra coisa que reparei nos videos é que sao peixes que apenas se interessam em nadar livremente, as rochas acabam por servir apenas para os "aconchegar" e decorar o aquário ou costumas ve los por entre as pedras?

 

Como sao peixes que se alimentam raspando as algas das pedras/rochas no seu habitat natural, ja pensaste em tentar envolver um pedra com aquela alga normalmente redonda, Cladophora? Há quem a mantenha quase como tapete... Talvez eles gostassem de a raspar... Não sei...

 

Desculpa la tenta pergunta mas a culpa é do puro interesse...

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois foi o que eu pensei, acaba por ser como a maioria dos ciclideos. Os pequenos que mostras na pagina anterior sao red moliro certo? Quais é que ainda nao conseguiste reproduzir? E apontas alguma razao? Pergunto porque tambem como nos apistogrammas, muitas vezes há espécies que mesmo parecidas a nível de necessidades uma consegue se reproduzir e a outra nao...

 

Os pequenos da página anterior são red rainbow (seriam supostamente os mais dificeis de reproduzir) - todos os que tive exemplares adultos reproduzi.

 

Depois reparei uma coisa nas fotos, os 2 exemplares que fotografaste a lutar, sao sempre os mesmos nao sao? Sao portanto os 2 machos mais fortes, certo? Achei interessante a diferença entre o padrao dos 2, que num o amarelo chega à barbatana caudal e no outro não chega ao pedúnculo.

 

São 3 peixes diferentes em que 1 deles é sempre comum (que penso ser um macho). Quanto ao facto de estarem a lutar, isso não indica que sejam machos. Já vi duas fêmeas a lutar e mesmo 1 fêmea e 1 macho.

 

O amarelo é mesmo uma característica específica daquele peixe.

 

Outra coisa que reparei nos videos é que sao peixes que apenas se interessam em nadar livremente, as rochas acabam por servir apenas para os "aconchegar" e decorar o aquário ou costumas ve los por entre as pedras?

 

Eles usam as rochas para se esconder e cada peixe dominante tem o seu buraco favorito.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

em primeiro lugar parabéns tem os seus Tropheus mesmo muito bonitos, LINDOS!!!!

Sou "fã" deste tópico pois também temos tropheus Kiriza, Red Moliro e Red Rainbow tal como o Diogo :tapfoot: . Adoro as fotos! Mais uma vez parabéns!

 

 

Cumprimentos

 

Cristiana

Cristiana Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

em primeiro lugar parabéns tem os seus Tropheus mesmo muito bonitos, LINDOS!!!!

Sou "fã" deste tópico pois também temos tropheus Kiriza, Red Moliro e Red Rainbow tal como o Diogo :) . Adoro as fotos! Mais uma vez parabéns!

 

Obrigado pelas tuas palavras! Ficamos à espera de fotos dos teus peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

tenho duas perguntas, 1- porque é que deixaste os aquarios de agua salgada visto que tinhas tanto sucesso e 2- porque é que gostas tanto desses peixes os tropheus do lago tanganyica

 

Em primeiro lugar gostaria de te dizer que seria interessante saber com quem estou a comunicar!

Tive aquários de água salgada mais de 15 anos e resolvi mudar. Optei pelo Tanganyika porque era um biotopo que nunca tinha tido. Depois de ter tropheus não quis ter mais nada - não sei explicar, mas é um peixe fascinante. Acho que só tendo é que se entende!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

é verdade... isso de gostar de Tropheus é mesmo inexplicavel. São verdadeiros "pestinhas" sempre em acção, nunca param e sempre na brincadeira. Ficamos com o "bichinho" dos Tropheus graças a um amigo e ainda bem!!! :whocares:

 

 

Cump.

Cristiana Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo puxar o tópico para off-topic, também deixo aqui o meu testemunho. tive plantados durante muitos anos, depois comecei pelos conchiculas e após os meus primeiros tropheus (Um grupo de red moliro), atingi o ponto de não retorno :puppydogeyes:

 

também não sei explicar o porquê do fascínio... mas os tropheus têm tudo... beleza, temperamento, personalidade, não sei... o que é facto é que, com o passar do tempo, o meu desejo de ter mais tropheus aumenta de dia para dia ;)

 

Como diz o Diogo, acho que só tendo um grupo é que dá para perceber...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

eu gostava imenso de poder tirar umas pequenas dúvidas será que posso Diogo? Poderia abrir um Tópico mas prefiro perguntar ao Diogo visto conseguir criar tão bem os Tropheus. Estamos a mudar o aquario de 400 para 900 lts e fiquei agora com algumas dúvidas após ter visto o seu Tópico umas 3 vezes!!!!

 

 

 

Obrigada

Cristiana Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

eu gostava imenso de poder tirar umas pequenas dúvidas será que posso Diogo? Poderia abrir um Tópico mas prefiro perguntar ao Diogo visto conseguir criar tão bem os Tropheus. Estamos a mudar o aquario de 400 para 900 lts e fiquei agora com algumas dúvidas após ter visto o seu Tópico umas 3 vezes!!!!

 

Adiciona-me no MSN (diogoclopes@hotmail.com) e eu ajudo no que puder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Na semana passada entraram no aquário 6 tropheus duboisi adultos (que troquei pelos ikola). Não tinha tido tempo para lhes tirar fotos - aqui estão...

 

Picture5_edited-49.jpg

 

Picture4_edited-68.jpg

 

Picture3_edited-71.jpg

 

Este macho tem perto de 15 cm...

 

Picture2_edited-79.jpg

 

Picture1_edited-83.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Depois do início de um episódio de bloat, hoje, que vou precisamente a meio do tratamento, sou surpreendido com o seguinte...

 

 

Aparentemente o metronidazol e o sal está a fazer-lhes bem!!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais